10 LIÇÕES SOBRE A MULHER SAMARITANA. Parte 2


Em um dia comum, quando parecia que nada especial pudesse acontecer na vida daquela mulher, lá estava a beira do poço um homem diferente no olhar, diferente no falar e diferente no tratar. Era o Cristo vindo plantar uma fonte inesgotável dentro da mulher samaritana. Leia João 4.

1…TEM COISAS QUE SÓ JESUS FAZ.

O versículo 4 diz que: “E era-lhe necessário passar por Samaria.”  ERA NECESSÁRIO JESUS PASSAR EM SAMARIA E Não os  DISCÍPULOS. E não mais alguém passar, só Jesus era necessário, era Jesus e mais ninguém.  Nem os discípulos mais chegados, Pedro, Tiago e João era necessário passar. Está vendo porque as pessoas às vezes somem? Ninguém te socorreu ainda porque é necessário Jesus passar aí. Esse negócio aí é com JESUS.

2.. USOU UMA MULHER PRA CONQUISTAR UMA CIDADE, MAS NÃO USOU OS DOZE.

Os discípulos entraram na cidade, mas eles ainda não estavam preparados devido à aversão que os judeus e samaritanos tinham um do outro. Um dia os discípulos venceriam esta barreira do preconceito, mas agora era a vez daquela mulher. O mistério de Deus era com ela. Deus contava com ela pra levar uma cidade aos pés de Jesus. Pra cada missão Deus conta com pessoas das mais variadas características. Jesus precisou de pouco tempo e palavras para preparar aquela mulher. Já com uns, JESUS precisa investir mais tempo. Independente do tempo, JESUS vai investir em você até te deixar prontinho para a missão. Deixe Jesus quebrar todas as suas resistências que atrapalham o processo do trabalhar dele na sua vida.

3… JESUS TROUXE A FONTE DE BAIXO PRA CIMA.

A fonte de todo poço está no fundo, na parte de baixo. Mas Jesus sentado à beira do poço era como se ele trouxesse a fonte que estava embaixo pra perto, pra cima. 

O que antes precisava jogar caçamba, Jesus fez a obra, a água vem até nós. A água no poço era a lei. A lei era de difícil acesso, mas Cristo à beira do poço representa a fonte da graça que veio até nós. A graça está aí pertinho de você. Não vivemos mais debaixo da lei, mas a graça DELE nos basta. Então, mergulhe nesta graça e extraia dela a unção do Espírito Santo que você precisa. O perdão que você precisa. A cura, a libertação, o livramento que você precisa. 

4… DEIXA ESTE CÂNTARO PRA TRÁS.

A bíblia diz no versículo 28 que a mulher “Deixou, o seu cântaro, e foi à cidade,…”. Aquele cântaro fazia parte da dura rotina e realidade difícil de enfrentar que aquela mulher vivia. O ato dela deixar pra trás aquele cântaro representa os traumas ficando pra trás. O que você precisa deixar pra estar na cidade? Na nova Jerusalém com JESUS? E que cântaro você precisa deixar pra ser uma bênção nas mãos do Senhor? O cântaro dos traumas do passado, traumas da infância, mágoas, desânimo,… Deixe este cântaro pra trás agora e siga firme na direção de Jesus. 

5… É MUITO BOM PREGAR PRA QUEM TEM SEDE.

É nítida a sede daquela mulher. Por isso que no versículo 13 Jesus responde e diz: “Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;” Aquela mulher tem uma sede espiritual. E quando a pessoa tem sede tudo fica mais fácil. Difícil é quando a pessoa acha que não têm sede. Quem acha que não têm sede, chega todo armado no culto. Qualquer coisinha é motivo para julgar. 

Salmos 42:2 diz: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” A nossa falta de sede nos faz criticar mais e absorver menos.

6…JESUS TOCA NO ASSUNTO PORQUE ELE TEM PODER DE MUDAR.

No versículo 18 diz: “Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.” Jesus tocou no assunto relacionado à vida sentimental daquela mulher porque ele quer ajudar e tem poder pra mudar. Tem gente que toca, entra em assuntos particulares da nossa vida, não porque quer ajudar, mas tão somente por curiosidade. Com Deus é diferente todo assunto que Deus toca na bíblia, ELE pode mudar. Deixe Jesus tentar nesta causa, ele tem poder pra mudar tudo.

7…QUEM NÃO ENTENDE COMPRA PÃO. 

O versículo 8 diz que “os discípulos tinham ido à cidade comprar comida.” Até nesse detalhe Deus está trabalhando. Os discípulos não entenderiam o fato de um homem judeu estar conversando a sós com uma mulher samaritana de vida imoral. E aí eu aprendo que se eu me tornar um crente que julga todo mundo, crente torrão, Jesus me manda comprar pão. Comprar pão é uma tarefa simples, ou seja, JESUS NÃO pode confiar grandes missões à cristãos julgadores.

8.. JESUS NÃO SE ESQUECE DOS ANÔNIMOS.

O mesmo Jesus que conversa com um doutor (Nicodemos) em João 3, é o mesmo que dá atenção a um anônima na beira de um poço. O mesmo Jesus que pregou para uma multidão, também passa horas conversando com uma anônima e samaritana. Ele é aquele que ouve suas orações e faz a leitura de suas lágrimas. Você não precisa ser conhecido na mídia pra ele te ouvir, basta você ser conhecido no céu. 

9…NÃO CORTE CAMINHO 

Por causa do conflito entre judeus e samaritanos, muitos não passavam por Samaria quando estavam a caminho da Judeia. Mas pra Jesus era necessário passar por Samaria, então ele não se desvia pra outro caminho. Ele não passa de largo, ele é bom samaritano.  Já havia um conflito entre judeus e samaritanos que ninguém queria resolver. Havia um lugar que ninguém queria passar. Jesus entende que cortar caminho não resolve o problema. Tem coisas na vida que é necessário passar por elas. Não era uma necessidade geográfica,  era uma necessidade espiritual. Se Deus te permitir passar, fique em Deus, ele sabe o que faz. Em Cristo você não passa em nenhum lugar sozinho.

10…QUANDO PARECIA QUE NADA ESPECIAL PUDESSE ACONTECER, ACONTECEU.

Parecia ser mais um dia como qualquer outro dia. Na agenda daquela mulher não havia nada de especial pra acontecer. Só parecia que seria um dia como outro qualquer. Na agenda dela não, mas na agenda de Deus havia uma mudança extraordinária pra acontecer. Que esta expectativa esteja no seu coração. Que a esperança do céu inunde o seu coração para que você jamais deixe de crer que algo extraordinário do céu possa ACONTECER. Deus te abençoe!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *