10 Lições sobre Ana

O estudo bíblico “10 Lições sobre Ana”, é baseado em 1⁰ Samuel 1 e 2. O sonho de Ana era ser mãe, porém, a esterilidade era a atormentava. O sofrimento de Ana é parecido ao de muitas pessoas que têm um sonho, buscam ano após ano, dia após dia e perseveram em oração. E como se não bastasse isso, ela tem que conviver com UMA COMPETIDORA DENTRO DE CASA, Penina. Uma coisa é ter competidores no trabalho, na igreja ou fora de casa, outra é conviver com o competidor dentro de casa.

Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre Ana”, edifique sua alma.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª 10 Lições sobre Ana: ANA NÃO NASCEU ESTÉRIL.

De acordo com 1 Samuel 1:5, a esterilidade de Ana não era de ordem natural, e sim sobrenatural, Deus fechou a madre de Ana. A palavra “fechou”, significa que Deus impediu o ventre de Ana de gerar por um determinado tempo e propósito. O propósito de Deus era conceder a Ana um nascimento sobrenatural. Era fechar e abrir através de um milagre, de maneira que, assim, Samuel nasceria com testemunho para contar e Deus realizaria seus projetos. Afinal, Deus tinha um propósito maior, o Senhor queria que o filho de Ana fosse o próximo sacerdote, pois os sacerdotes Hofni e Finéias haviam se corrompido.

Ana, certamente não consagraria Samuel ao SENHOR se o nascimento de Samuel não fosse fruto de muita oração e fé. Isso nos ensina o real propósito de Deus fechar a madre de Ana. Na vida do cristão, tudo tem um “PORQUE” ou um “PARA QUÊ”. Há momentos em que Deus não permite que as coisas sejam fáceis em nossa vida, justamente por causa de um propósito: Deus escolheu o caminho do milagre. Não é fácil justamente para ser fruto de oração e Glória para Deus.

2ª 10 Lições sobre Ana: DEUS FECHOU A MADRE DE ANA, MAS ANA NÃO SE FECHOU PRA DEUS.

Mesmo sem ter filhos e com a madre fechada, Ana não se fechou para Deus. Ela continuou orando e caminhando para o templo. Para muitos, no lugar dela, o caminho natural é se fechar para Deus. Mas não faça isso, quando as portas se fecharem. Não entre na caverna da solidão, não reclame, não se desvie e não perca a fé, mas se abra para Deus, mesmo quando tudo parecer o fim.

3ª 10 Lições sobre Ana: NÃO É GERAR PARA DISPUTAR, É GERAR PARA ADORAR.

Conforme o versículo 6, Penina é chamada de competidora, ou seja, o objetivo de Penina é gerar filhos para competir e não para glória de Deus. De acordo com o legado deixado por Jesus, vivemos para glória de Deus, por isso, jamais devemos fazer visando status. Isto não é uma atitude cristã, tudo deve ser feito para louvar a Deus. Inicialmente, Ana estava esperando no “joguinho” de Penina, pois ela queria um filho para mostrar que também podia atender aquele padrão.

A história de Ana só mudou a partir do momento que ela deixou de competir e voltou seu propósito para o céu. A chave virou quando, no capítulo 1:11, Ana revelou que Samuel seria do Senhor. Então, não faça nada no Reino com propósito ilegal. Costumo dizer que, aqueles que disputam comigo, já venceram, afinal, eu não estou disputando com ninguém. É como se no ringue estivesse só um lutador, pois a minha luta é contra principados e potestades.

4ª QUAL O NOME DOS FILHOS DE PENINA?

Com certeza, esta pergunta não tem resposta. Eu não sei e, a bíblia não diz, um nome de um dos filhos de Penina. Mas eu sei, você sabe e a bíblia faz questão de dizer o nome de um dos filhos de Ana, Samuel. Isso mostra que quem vive para humilhar as pessoas e faz a obra com o coração inflamado pelo egoísmo, não entra pra história e não é digno de ser lembrado. Afinal, os frutos gerados com a motivação errada não prosperam. Quem faz com segundas intenções não será abençoado por Deus.

5ª NO CAMINHO DE TODA ANA SEMPRE EXISTIRÁ UMA PENINA.

Assim como na vida de todo Davi tem um gigante, na vida de Ana tem uma penina. Mas não devemos nos preocupar com os gigantes e nem com as “Peninas” que entram em nossa frente, pois eles têm a missão de nos impulsionar para os propósitos de Deus. Penina e os gigantes só aumentam o tamanho danossa Vitória. Só endossam mais ainda o nosso testemunho. Eles nos levam a buscar mais, a lutar e não desistir do sonho que parece impossível.Penina não é um mal, é um instrumento de mudança para nossa vida.

6ª PENINA FAZ CHORAR QUEM NUNCA A FERIU.

Ana nunca fez mal a penina, não há relato algum de Ana dirigindo a palavra à Penina. Porém, Penina é o tipo de pessoa que precisa provar que é melhor que os outros, nem que para isso precise usar os meios mais sujos. Penina gosta de ofender, de magoar e não tá nem aí se suas palavras ferem e fazem os outros chorar, afinal, ela gosta de diminuir as pessoas. Pessoas assim precisam de um encontro real com Deus. Segundo Mateus 5, bem-aventurado são os que choram e não aqueles que fazem os outros chorar.

7ª NÃO PERCA SEUS HÁBITOS.

Segundo o versículo “Ana chorava e não comia”. Comer é um hábito alimentar de todo ser humano, porém, a vida de Ana estava tão conturbada, que ela estava deixando seus hábitos para trás. ANA VAI PRO CULTO E NÃO COME. Talvez, essa é a sua realidade, vai para o culto e não sente nada. Os problemas estão roubando os seus hábitos.Tem problemas que nos tiram a vontade de comer, mas não perca seus hábitos. Não deixe que os problemas roubem o seu apetite pela oração, pela palavra e sua fome de Deus. Orar, mergulhar na palavra e se consagrar, são hábitos de uma vida cristã saudável. Então, não perca seus hábitos de fé, em nome de Jesus.

8ª OS PROBLEMAS NÃO TIRARAM ANA DO ALTAR.

Mesmo enfrentando dias difíceis, Ana não deixou de ir para o culto buscar a presença de Deus. A madre de Ana estava fechada, mas as portas da presença estavam abertas. A primeira coisa que as pessoas fazem quando estão passando por tempestade, é deixar de ir para o culto, orar e ler a palavra. Com isso, vão ficando mais fracos e se desviam da presença do Senhor. Por que as pessoas sacrificam o espiritual quando passam por problemas? Muitos deixam de buscar a Deus, quando na verdade deveriam intensificar mais ainda sua busca pela presença DELE. Então, não deixe que os problemas te tirem do altar.

9ª O PROPÓSITO DE ANA ERA TER UM FILHO, MAS O DE DEUS ERA UM SACERDOTE.

Inicialmente, Ana queria um filho para mostrar para Penina que ela também era capaz de ser mãe, mas o propósito de Deus era maior que o de Ana. Enquanto Ana queria um filho para mostrar, Deus precisava de um sacerdote para usar. Os sacerdotes daquela época, Hofni e Finéias, estavam caídos em seus pecados. Por isso, Deus já tinha um sacerdote sendo preparado no ventre de Ana. Os propósitos de Deus são maiores do que os nossos. Então, que se cumpra os planos de Deus em nossas vidas.

10ª A CHAVE QUE ABRIU A MADRE DE ANA SE CHAMA CORAÇÃO.

Não se esqueça que Ana perseverou em oração. Conforme 1 Samuel 1.12, Ana perseverou em oração.Depois de perseverar em oração e receber a bênção de Deus, Ana não voltou para outra casa, senão a sua casa. Convivendo com a mesma Penina e com as mesmas provocações. Porém, o semblante de Ana era outro, não só o semblante, mas principalmente a estrutura que a oração lhe deu era outra. Então, jamais se esqueça que a oração é a chave. Ela orava só por um menino, mas Deus lhe deu muito mais que um filho. Além disso, depois dos processos, Ana saiu mais forte do que antes. Por isso, persevere em ORAÇÃO!

Espero que tenha gostado do estudo bíblico “10 Lições sobre Ana”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima