10 Lições sobre Davi

O estudo bíblico “10 Lições sobre Davi”, está registrado em 1⁰ Samuel 15, 16 e 17. Davi, era conhecido como o menor da casa de seu pai. O pastorzinho das ovelhas. Alguém improvável e de pequena relevância. Aquele que ninguém apostava suas fichas nele, porém, para o Senhor ele era um homem segundo o coração de Deus e um jovem que sabia tocar, não apenas harpa, mas também o coração de Deus e o coração das pessoas. Davi foi o improvável que se tornou um “matador de gigantes”. O pastor de ovelhas que se tornou o rei mais relevante de Israel. O jovem que ficou 10 anos fugindo das lanças enciumadas de Saul e o heroi improvável. Sua história tem muito a nos ensinar e edificar.

Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre Davi” fale ao seu coração.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª 10 Lições sobre Davi: DE UMA SIMPLES MISSÃO, PARA UMA MEGA OPERAÇÃO.

Primeiramente, vale destacar que tudo começou quando Davi aceitou a simples missão de levar lanche para os seus irmãos na batalha. Depois desse lanche, Davi enfrentou o gigante e a história de Davi nunca mais será a mesma. Davi não saiu de casa para matar Golias, ele estava indo alimentar seus irmãos em obediência ao seu pai. Isso nos ensina que enquanto fazemos o comum, Deus nos move para realizar o extraordinário. DEUS USOU DAVI, O RAPAZ DO IFOOD, DO LANCHE. Então, aceite o simples sem murmurar e sem reclamar. Se você é fiel nas coisas simples, Deus conta contigo para missões mais complexas e maiores. Tudo que você faz para Deus é especial. Missão simples ou mega operação, tudo é especial.

2ª 10 Lições sobre Davi: UNGIDO, MAS ACEITA LEVAR LANCHE.

Conforme 1 Samuel 16:13, “Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu Davi no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi;…” Mesmo depois de ungido, Davi continuou exercendo os trabalhos de antes. Certamente, Davi nos entrega uma grande de lição de humildade, pois, mesmo depois de ungido, ele continuou cuidando das ovelhas de seu pai e levou lanche para seus irmãos na guerra. Muitos no lugar de Davi diriam: “Isso não é trabalho de rei.” Com humildade e sem pisar em ninguém, Davi esperou o tempo de Deus. Então, não permita que a graduação, promoção, consagração, conquistas e vitórias subam para cabeça e te tornem um péssimo ser humano. Seja humilde como Jesus que, sendo Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se a si mesmo.

3ª 10 Lições sobre Davi: ENFRENTE OS GIGANTES, MAS FUJA DO PECADO.

De acordo com 1 Samuel 17:32, Davi aceitou o desafio, enfrentou e venceu o filisteu Golias. Davi, na força do Senhor, estava certíssimo em enfrentar aquele gigante que afrontava o exército do Deus vivo. Porém, em 2 Samuel 11:1, registra a queda de Davi com Bete-Seba. Certamente, Bete-Seba era o gigante que Davi deveria ter fugido. Os dois casos requerem coragem, tanto para enfrentar quanto para fugir. José fez certo em não enfrentar a mulher de Potifar. Isso nos ensina que com o pecado não se brinca. E nos dois casos precisamos da força do espírito para vencer. Corajoso é quem foge do pecado e sábio é quem o evita.

4ª A ÚNICA VEZ QUE DAVI SE ABAIXOU FOI PARA PEGAR PEDRAS.

Em momento algum Davi se prostrou diante de Golias. A única vez que Davi se abaixou foi para pegar pedras no Ribeiro, justamente para encher o alforje de munição e ir para a batalha. Então, faça como Davi, não se curve diante dos gigantes, prostre-se diante de Deus, pois diante dele somos fortalecidos na batalha. Quem não se refugia em Deus, acaba se prostrando diante das adversidades. Sendo assim, faça de Deus o seu refúgio e fortaleza no dia mal.

5ª VITÓRIA SECRETA E VITÓRIA PÚBLICA.

Segundo as próprias palavras de Davi em 1 Samuel 17:34, “Quando ele apascentava as ovelhas de seu pai; feria e matava ursos e leões que atacavam o rebanho.” Certamente, estes eram grandes feitos que, até então, eram ocultos aos olhos do povo. Estas vitórias de Davi são símbolo de nossas vitórias ocultas aos olhos das pessoas. É aquele jejum, leitura da palavra, pecado vencido, orações pela madrugada e outras conquistas. Estes são os altares que edificamos para Deus que ninguém sabe. A vitória de Davi sobre o urso e Leão ninguém viu, mas a vitória sobre o gigante Golias foi presenciada e conhecida por toda cidade. Quer um conselho? Continue obtendo vitórias particulares, pois são as Vitórias particulares que geram vitórias em público.

6ª GIGANTES REVELAM A NOSSA ESSÊNCIA.

O gigante revelou quem verdadeiramente era Davi e quem era Saul. Golias expõe para todo mundo que Davi era corajoso e Saul um medroso. O gigante revelou o caráter firme e temente que Davi tinha em relação a Deus, e a fé fraca e duvidosa de Saul. OS GIGANTES REVELAM A NOSSA ESSÊNCIA.A forma como nos apresentamos no dia das adversidades, revela como está a nossa FÉ. Na paz e na calmaria todo mundo confia em Deus. Fora da fornalha todos são crentes, porém, é o dia mal que revela como realmente está a nossa FÉ. Então, se abasteça de Deus todos os dias de sua vida, pois só assim não temerás o dia mal.

7ª SE OLHAR PARA O GIGANTE VOCÊ CAI, SE OLHAR PARA DEUS O GIGANTE CAI.

Antes de mais nada, vale destacar que em momento algum passou pela cabeça de Davi focar no gigante, pois seu foco estava em Deus. Enquanto o exército de Israel olhava para o gigante e temia, Davi olhou para Deus e encontrou coragem no meio dos covardes. Isso nos mostra que, se olharmos para Deus, os gigantes se tornam anões diante de nossos olhos. Sem Deus, pequenos problemas conseguem nos vencer, mas com Deus vencemos grandes problemas.

Para quem você está olhando? Mesmo que esteja difícil, olhe para DEUS nesta hora, e verás que o gigante não é maior que o seu Deus. 8ª DESAFIOS SÃO PROCESSOS DE CRESCIMENTO.O urso preparou Davi para enfrentar o Leão; O Leão preparou Davi para vencer Golias; Golias preparou Davi para enfrentar Saul e Saul preparou Davi para assumir o trono. Deus permite situações desafiadoras em nossas vidas para nos preparar, pois os desafios são processos permitidos por Deus para nos fazer crescer cada vez mais. Cada desafio vencido te promove para a próxima fase de uma vida vitoriosa.

9ª DEUS SÓ DEU AS ARMAS DEPOIS QUE DAVI SE DISPÔS A LUTAR.

Conforme 1 Samuel 17:38, “Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.” Porém, esta não era a arma pela qual Davi venceria, a estratégia viria do céu. Com a armadura de Saul, Davi não conseguiu dar um passo, por isso, deixou a armadura de Saul no palácio e foi ao Ribeiro onde pegou 5 pedras polidas. Isso nos ensina que as armas humanas são limitadas demais e por isso precisamos da unção de Deus em nossa vida. Assim como Davi só recebeu a estratégia depois que se dispôs a lutar, só receberemos a direção quando aceitarmos o chamado. Não se preocupe como ou de forma vencerá, apenas comece. Primeiro você começa, depois Deus melhora e lhe dá a estratégia.

10ª DAVI NUNCA VIU DEUS.

Mesmo sendo chamado de um homem segundo o coração de Deus, Davi nunca viu Deus face a face. Davi não precisava de sinais visíveis para crer em Deus. Da mesma forma, não precisamos de milagres ou experiências sobrenaturais para crermos em Deus. A Bíblia diz que todo aquele que se aproxima de Deus basta crer que ele existe. E isso já é o suficiente para vivermos um relacionamento de muita intimidade com Deus. As pessoas exigem cada vez mais sobre Deus, mas na verdade, a FÉ é tudo que elas precisam.

Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre Davi” tenha lhe edificado.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima