10 LIÇÕES SOBRE DORCAS / TABITA.


Dorcas ou Tabita era uma mulher notável e cheia de boas obras. Sobre ela a bíblia diz em Atos 9:36  “Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.” Acompanhe as lições sobre esta discípula do Senhor Jesus que tem muito a nos ensinar sobre o nosso trabalho e vida com Deus. Leia Atos 9.36.

1…O MILAGRE ESTÁ MAIS PERTO QUE IMAGINAMOS.

A bíblia diz no v.38 que “Lida (a cidade que Pedro estava) ficava perto de Jope (onde o corpo de Dorcas estava),” com isso eu aprendo que Pedro estava mais perto do que podia imaginar. A solução estava mais perto do que se podia imaginar. É isso que acontece conosco, tem sonhos que a gente considera sonhos distantes. Curas que consideramos curas distantes, portas e consideramos portas distantes. Mudanças que consideramos longe demais. Mas sabe qual é o segredo que faz com que tudo do céu fique perto de você? É estar perto de Deus como dorcas e safa, a Bíblia diz que ela era uma discípula de Jesus. Por isso não foi uma coincidência, Pedro estar perto. Pedro está perto porque Dorcas viveu uma vida perto do Senhor. Viva uma vida perto de Deus, e tudo que é de Deus para sua vida estará perto de você tanto bem. Salmos 145:18 “Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.” Deus está perto de quem está perto dele.

2… MORREU, MAS AINDA NÃO FOI ENTERRADA.

Olha que coisa linda irmãos, os amigos de Dorcas e as pessoas que estavam à sua volta, não sepultaram ela assim que ela morreu, sabe por quê? Porque eles acreditavam que o milagre ainda podia acontecer, eles acreditavam que algo extraordinário da parte de Deus podia acontecer. Pare de enterrar os seus sonhos, pare de decretar a morte daquilo que ainda tem esperança. Algo pode até não acontecer mas em seu coração a sua fé continua inabalável. Não perca suas esperanças facilmente. O salmista aconselhou a alma dele no Salmos 42:11 dizendo: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma?

Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”

3… ELA NÃO ESTAVA CHEIA DE PALAVRAS, ELA ESTAVA CHEIA DE OBRAS.

Tem muita gente cheia de palavras, cheias de promessas, mais estéreis de obras. Tem pessoas que só prometem que vão fazer, mas não fazem. Tem pessoas só prometendo que vão ser, mas não são. Dorcas não falava, dorcas fazia. Ela não pretendia fazer, ela fazia. A vida de Dorcas não estava no campo das palavras mas no campo do fazer, no campo das obras. E ela não só fazia, mas ensinava a palavra também. Ela atuava no espiritual e atendia no social cuidando das viúvas. Ei, vai lá e faz. Está na hora de você transformar desejos em ações, palavras em ações e propósitos em ações no reino de Deus. Há uma missão te esperando, há um Reino que conta com você.  Então saia do campo das palavras e venha para o campo da prática.

Tiago 2:16 Se vocês não lhes dão o que eles precisam para viver, não adianta nada dizer: “Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem.”

4… É TARDE DEMAIS PRA CHAMAR O MÉDICO, MAS NÃO É TARDE DEMAIS PRA CHAMAR A DEUS.

Era tarde demais para chamar um médico, mas não era tarde demais para chamar Deus. Camaro médico depois da morte é um absurdo, mas chamar a Deus depois da morte de alguém é um ato da fé sobrenatural. Pedro entrou dentro daquela casa cheio da Unção de Deus. E olha que até aqui nesta passagem não havia nenhum registro de que os apóstolos tivessem sido usados por Deus para ressuscitar alguém. Isso mostra que os irmãos daquela igreja não tinham fé suficiente para crer que Deus não só curava mas ressuscitava também. Sempre que se deparar com uma situação difícil ou impossível, lembre-se que nunca será tarde demais para convidar Deus para entrar nessa batalha contigo. Pra Deus nunca é tarde demais. 

5… DORCAS COMPLETAVA A AÇÃO. 

No versículo 39 diz que as viúvas mostravam para Pedro as túnicas e vestidos prontos que Dorcas fazia. Dorcas não começava a fazer E parava, ela completava a ação. Ela não fazia o bem pela metade. E não podemos começar algo bom e parar. Não podemos ser como aquela semente que caiu no meio das Pedras e que começou a crescer, começou algo bom mas parou. 2 Coríntios 8:11 “Agora, completem a obra, para que a forte disposição de realizá-la seja igualada pelo zelo em concluí-la, de acordo com os bens que vocês possuem.” Como o texto que nós acabamos de ler diz, que haja forte disposição para começar e não parar o que é bom.

6… AS OBRAS CHEGARAM PRIMEIRO QUE DORCAS.

Quando Pedro entrou no quarto alto onde Dorcas estava, as viúvas mostraram as túnicas e os vestidos que Dorcas faziam. Com isso eu aprendi que antes de Pedro chegar em dorcas ele se deparou com as obras que ela fazia, ou seja, as obras de dorcas chegaram primeiro que ela. Ela era conhecida pelo que ffazia.As obras dela da lavra. As viúvas tão somente seguraram as túnicas e as roupas que ela fazia e não disseram nada porque aquilo que ela fazia era uma pregação. Nossas obras falam por si só. Nossas obras dizem quem realmente somos. A árvore é conhecida pelas folhas, mas sim pelos frutos. Pelos nossos frutos as pessoas sabem quem nós somos.

7… MORREU TRABALHANDO.

Dorcas morreu no auge do seu ministério. Dorcas morreu fazendo a obra de Deus, fazendo aquilo que agradava ao Senhor. Por isso que a Bíblia diz em 1 Pedro 4:15 Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;” Coisa linda é chegarmos no final da nossa caminhada fazendo a obra. Coisa linda é terminar o Bom Combate, acabar a carreira e guardar a fé. Coisa linda é terminar na fé. Ei, você não foi chamado para começar na fé e terminar na incredulidade, você não foi chamado para começar na fé, no espírito e terminar na carne. Que o teu final seja trabalhando e não parando. Continuando e não desistindo.

8… CHEIA DE FÉ, CHEIA DE OBRAS.

A fé não vem das obras, mas as sobras são resultados da Fé. Já que Dorcas era uma mulher cheia de obras, também era uma mulher cheia de fé. É impossível ter fé em Deus e ficar de braços cruzados em relação à obra e em relação ao próximo. A fé em Cristo nos impulsiona na direção do próximo e na direção da obra de Deus. As obras é a fé em ação, as obras são a fé de dentro de um coração colocadas do lado de fora. Nós não seremos salvos pelas obras, seremos salvos somos salvos pela fé, mas mas é impossível ter a fé verdadeira e não fazer nada e não ter obras para Deus. Tiago 2:17 “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.”

9… AS LUTAS TE COLOCAM EM NÍVEIS MAIS ALTOS.

Assim que Dorcas morreu colocaram ela em um quarto alto. E eu aprendo que esse quarto alto aponta para níveis altos, lugares altos. Nós só estamos lendo, estudando e aprendendo sobre Dorcas porque uma situação difícil bateu na porta dela. São situações difíceis que batem na nossa porta que nos levam para Lugares Altos, lugares de mais intimidade com Deus. Elas não têm autoridade para nos matar, mas sim para nos aperfeiçoar, nos modelar e deixar no formato que Deus quer de nós. Além de Deus não nos deixar sermos tentado além do que podemos suportar,  junto com a tentação, junto com a provação, vem a presença dele para nos fortalecer em todos os momentos da vida.

10… SE NÃO DER DE UM JEITO, VAI DAR DE OUTRO.

Ela é elogiada pelas esmolas que dava e pelas roupas que fazia. Se ela não pudesse ajudar financeiramente ela ajudava com o que ela sabia fazer mas ela não deixaria de ajudar alguém. Se não desse para ajudar de um jeito, ela ajudaria de outro, mas de alguma forma ela ajudaria. Não deixe a obra de caridade para trás, não deixe passar a chance de ser benção na vida de alguém.

Tiago 2:14 Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo? Há sempre um jeito de ajudar, há sempre uma forma de se fazer presente na vida de alguém.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *