10 LIÇÕES SOBRE ESTÊVÃO.


Ele viveu de uma forma excelente e morreu de forma exemplar. Ele foi apedrejado por uma multidão ensandecida e morreu de joelhos na presença de Jesus que estava de pé em um céu aberto. Separei 10 lições sobre este homem de Deus que era cheio de fé, de sabedoria e cheio do Espírito Santo. Leia a passagem que está em Atos capítulo 6.

1… OLHE PARA A PEDRA E NÃO PARA AS PEDRADAS.

Haviam várias pedras irmãos na terra e Estevão podia olhar para cada uma delas e lamentar, chorar, reclamar, murmurar, desistir e desanimar, mas ele olhou para o céu e viu uma rocha, a Rocha eterna, a rocha inabalável, a Rocha de pé. Você também tem a mesma opção, ou você olha para as pedradas ou você olha para Cristo a nossa Rocha. Olhar para Rocha é firmar a nossa vida, a nossa casa espiritual em cima dela. E a Bíblia diz sobre a casa que estava edificada sobre a rocha, que veio prova do alto, veio prova dos lados e veio prova ao derredor, mas ela continuou inabalável. E a minha oração para tua vida nessa hora é essa, olhe para a Rocha para não perder o foco. Olhe para Cristo.

2… SE FOR PRA CAIR, CAIA DE JOELHOS.

O versículo 60 diz que Estêvão “caiu de joelhos e bradou”. Graças a Deus que Estevão não caiu no pecado, Estevão não caiu no desânimo, Estevão caiu de joelhos.

É melhor cair de joelhos do que cair no pecado. Quem não cai de joelhos no chão acaba caindo no pecado. Quem não cai de joelhos no chão acaba se rendendo às  provações da vida.  Se for pra se render, se renda aos pés de Jesus. Não se renda para o mundo, não se renda para o pecado e nem para as circunstâncias difíceis. Quem pensou que você ia cair nessa prova, quem pensou que você ia se dobrar ao manjar do rei e se deleitar no pecado, vão se surpreender, porque ao invés disso você vai cair de joelho, ao invés disso seus joelhos tocarão na terra e o céu se abrirá no local onde você estiver.

3… CRISTO ESTÁ DE PÉ PRA MOSTRAR COMO A FÉ DE ESTÊVÃO DEVE ESTAR, DE PÉ. 

No versículo 56 Estêvão disse: “Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus”. Irmãos, Cristo está de pé justamente para mostrar para Estevão qual é a postura que ele deve continuar na terra, de pé. Assim como Jesus estava de pé, Estêvão deveria estar de pé firme na presença do Senhor também. E eu aprendo que é olhando pra Jesus que a gente descobre qual é a postura que ele quer de nós. Jesus é o nosso maior exemplo, extraia dele todo exemplo que você precisa quando o assunto for fé, quando o assunto for vencer as afrontas, quando o assunto for vencer o pecado, quando o assunto for tudo aquilo que alimenta sua alma. Olhe pra Jesus e se espelhe nele.

4… O CÉU É O NOSSO MODELO.

Quando Estêvão olhou para o céu, ele se espelhou em Jesus para continuar firme diante dos seus opositores. Infelizmente as pessoas estão querendo obedecer a Deus olhando para a Terra. A terra não é parâmetro de comparação para nossa fé, nosso espelho e parâmetro de comparação continua sendo o céu. Continua sendo aquilo que diz a palavra para nos guiar nessa terra. Olhe para Jesus e baseie o seu comportamento no comportamento que Jesus apresentou enquanto esteve aqui, e o final disso é um dia você está onde Jesus está. Sabe aonde? ao lado de Deus, mas para isso você precisa se orientar pelo céu, pela palavra através de Cristo Jesus. O nosso modelo é o céu, por isso que Estêvão olhou para o céu.

5… QUEM ESTÁ CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, TAMBÉM ESTÁ CHEIO DE FÉ E CHEIO DA PALAVRA.

No versículo 55 diz que “Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus,” Esta era uma realidade na vida de Estêvão: cheio de fé e de palavra proveniente da presença do Espírito Santo de Deus na vida dele. Só para os irmãos terem uma noção, Estêvão era tão cheio de fé que a bíblia diz que em Atos 6:8 as seguintes palavras: “E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.” E ele também era tão cheio da palavra de Deus que no capítulo 7 ele cita de cór e salteado a história bíblia começando de Abraão e os patriarcas, passando por José, Moisés e o povo no deserto, Josué, Davi até chegar em Jesus Cristo. Que homem cheio da palavra. É por isso que devemos buscar ter intimidade com o Espírito Santo. Ser cheio do espírito santo nos proporciona uma vida cheia de fé e cheia da palavras. Então, nutra sua comunhão com o Espírito Santo, ele é o agente de Deus para esse tempo difícil em que nós como igreja estamos enfrentando. Ninguém ficará de pé sem o Espírito Santo.

6… O BRILHO TESTEMUNHA ANTES DAS PALAVRAS.

Em Atos dos Apóstolos 6:15 diz assim: “Olhando para ele, todos os que estavam sentados no Sinédrio viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo”. E é interessante notar que Estevão só vai começar a pregar a palavra de Deus a partir do Capítulo 7, aqui ele ainda não tinha começado a sua pregação, mas o seu rosto já brilhava. E eu aprendo que antes das nossas palavras as pessoas precisam testemunhar o brilho do Espírito Santo na nossa vida. As pessoas precisam testemunhar que somos de Deus, para que não haja repulsa contrária das pessoas pela palavra de Deus por causa de maus testemunhos. Que nossas palavras sejam reflexo do brilho do Espírito Santo de Deus em nossa vida. E um outro detalhe importante é que as pessoas viram, não foi Estevão que disse que o rosto dele estava brilhando.

7… REJEITADO NA TERRA E RECEBIDO NO CÉU.

Uma outra lição que eu aprendo com o fato de Jesus estar de pé, é que ninguém abraça alguém sentado. Geralmente ficamos de pé para recepcionar alguém. E Jesus de pé era justamente a posição que apontava para a recepção que Estêvão estaria recebendo naquele exato momento. É melhor ser rejeitado na terra e recebido no céu do que ser recebido na terra e rejeitado no céu. Infelizmente estamos vendo vários cantores gospel e vários nomes da mídia evangélica preferindo ser abraçado na terra por ideologias satânicas, do que ser abraçado no céu por Jesus. Não deixe nada nessa terra te abraçar, aleluia!!!

8… RECEBA A FÉ DE UM MÁRTIR.

Mártir vem da palavra martirion, que significa aquele que está disposto a morrer para defender o fato testemunhado. E Este foi o caso de Estevão e outros homens e mulheres de Deus, eles estavam dispostos a morrerem para defender o fato testemunhado. E o fato testemunhado aqui no caso de Estêvão, é que ele era uma testemunha verdadeira de que Cristo era o Messias. E para defender esse fato de que Cristo era o Messias, ele estava disposto até mesmo a morrer para defender que ele era uma testemunha fiel do Deus verdadeiro encarnado em Cristo Jesus nosso salvador. Quem tem a fé de um Mártir não abandona Jesus por nada. Receba a fé de um mártir para acompanhar Jesus até o final.

9… O SUCESSO DA PREGAÇÃO NÃO DEPENDE DE NÓS. 

Em atos 2, Pedro prega e quase três mil almas se rendem a Cristo. Já Estevão fez uma bela ministração de Abraão até Jesus e ninguém se converteu. E eu aprendo que os apóstolos, os pioneiros do Evangelho não estavam preocupados se haveria conversões ou não, eles não estavam preocupados com a teologia dos resultados, eles se preocupavam em alertar o povo e pregar a verdadeira palavra. Nós também precisamos nos preocupar mais em empregar a palavra do que em pensar em resultado. Quem faz a obra é o Espírito Santo, ele é quem convence o homem do pecado do juízo e da Justiça. Nós somos canais pelos quais ele usa para pegar a palavra aos ouvidos, mas só o Espírito Santo fala aos corações. I Cor 12:4 “…ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo

10… USE AS PEDRAS PARA EDIFICAR ALTAR DE ADORAÇÃO A DEUS.

Enquanto as pedras eram arremessadas, Estevão preparava um altar espiritual com elas, e ele era a própria oferta, ele era o próprio sacrifício. Aproveite essas pedras para subir degraus, para fazer degraus de adoração a Deus na sua vida. Pega essas pedras que estão te atingindo como a pedra do desânimo, a pedra da porta fechada, a pedra da oposição ou a pedra das tempestades, para edificar o altar onde você é a própria oferta. Aprenda a adorar a Deus em meio as pedradas, aprenda adorar a Deus em meio a circunstâncias difíceis. O verdadeiro adorador é reconhecido na luta e não na bonança. Deus procura verdadeiros adoradores.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *