10 Lições sobre Gideão

10 Lições sobre Gideão

O estudo bíblico “10 Lições sobre Gideão”, está registrado no livro de Juízes 6 e 7. Depois de 40 anos de paz, a nação de Israel voltou a fazer o que era mal aos olhos de Deus. E assim, os midianitas tiveram êxito sobre o povo de Deus e passaram a prevalecer contra Israel. Os midianitas eram tão terríveis que saqueavam a novidade, os mantimentos, as ovelhas e os bois. Plantar e não colher se tornou uma realidade triste para Israel. Foi neste cenário de tristeza e sofrimento que Deus fortaleceu um homem chamado Gideão. Na ocasião, Deus disse: “HOMEM DE VALOR, DEUS É COM VOCÊ”A partir deste dia, a história de Gideão e da nação de Israel, nunca mais seria a mesma. Deus animou um homem e através dele salvou uma nação.

Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre Gideão” edifique a sua vida.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo

1ª 10 Lições sobre Gideão: “NESTA” OU “NESSA?”

De acordo com Juízes 6:14, “ O SENHOR olhou para Gideão, e disse: Vai NESTA tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas;…” Há uma diferença entre a palavra NESTA e NESSA. Segundo a nossa língua portuguesa, NESTA aponta para aquilo que está perto de quem fala. Quando o Anjo disse: “vai NESTA tua força”, ele estava se referindo a uma força que não era de Gideão, e sim de quem falava com ele: Deus. O máximo que a força de Gideão conseguia era malhar trigo no lagar, porém, a força de Deus o levaria a vencer um grande exército inimigo. Saiba que não é NESSA (na sua força), mas NESTA (na força de Deus) que vencerás. A força para vencer não vem de nós, mas de Deus, pois só Ele é a nossa força! Então, se abasteça de Deus e esqueça o medo de perder essa batalha.

2ª 10 Lições sobre Gideão: ANTES DE MUDAR A REALIDADE, DEUS MUDA NOSSA MENTALIDADE.

Segundo Juízes 6:12, “o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: ‘O SENHOR é contigo, homem valoroso’.” Antes de mais nada, vale a pena frisar que Deus é especialista em despertar o potencial dEle em nós. Por isso, a frase “varão valoroso” chegou na hora certa. O propósito de Deus era mudar a mentalidade de Gideão, mudar como Gideão se via diante daquele problema.

De acordo com Romanos 12:2, “Devemos ser transformados pela renovação do vosso entendimento, através da Palavra.” Ou seja: a partir da renovação do entendimento, podemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Primeiramente Deus renovou a mente de Gideão e em seguida ele provou a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Então, renove a sua mente pela palavra e mude a sua realidade caótica nesta hora. É possível vencer, creia que esta história terá um final feliz. Para isso, basta mudar sua mentalidade!

3ª 10 Lições sobre Gideão: VOCÊ É A FERRAMENTA.

Conforme o versículo 15, “Gideão perguntou com o que livraria Israel.” Ou seja, Gideão se referia a que tipo de armamento que Deus iria prover para que ele vencesse os midianitas. Porém, o que Gideão não sabia é que ele seria a própria ferramenta, o instrumento nas mãos de Deus. Isso nos ensina que, nas mãos de Deus, qualquer pessoa se torna uma arma contra o inferno. Você é uma ferramenta do céu para destruir as fortalezas do mal. Então, vai nesta tua força e não se preocupe com os meios ou como Deus vai agir. Somente vá no nome do Senhor Jesus!

4ª APRENDA A MALHAR TRIGO NO LAGAR.

Sabemos que o local ideal para malhar ou debulhar o trigo não é o lagar, e sim a eira.O lagar tornava o trabalho mais penoso, porém, salvava os alimentos das mãos do inimigo. Saiba que em dias difíceis precisamos aprender a usar o inapropriado (malhar trigo no lagar) em busca dos nossos e dos objetivos de Deus em nossas vidas.

Trabalhar e estudar é penoso, mas te proporciona um futuro melhor. Ler a bíblia mesmo cansado, é difícil, mas te aproxima de Deus, blinda o seu coração e alimenta a sua alma. Malhar trigo no lagar é fazer a obra de Deus, mesmo sem recursos. Nem sempre teremos toda equipagem de som para um culto ao ar livre, mas a obra de Deus tem que ser feita e o evangelho precisa ser pregado. É difícil perdoar quem nos ofende, mas o perdão liberado que te aproxima de Deus e te torna livre da mágoa. Aprenda a malhar trigo no lagar. Nem sempre estaremos numa zona de conforto em todas as áreas da vida, porém, sempre teremos Cristo ao nosso lado.

5ª EM TERRA QUE DEUS SEMEIA, O INIMIGO NÃO COLHE.

Gideão malhou trigo no lagar, mas não perdeu para os inimigos. O propósito de Gideão era este: “Malho trigo no lagar, mas ninguém vai levar o que Deus me deu”.Malhar trigo no lagar era difícil, pior ainda era ver o inimigo levando o alimento. Que este seja o seu lema em todo tempo de sua vida. Ninguém levará o que Deus me deu. A família é minha, o ministério é meu, os filhos são meus, o trabalho é meu e ninguém vai levar. Tome posse do que Deus te deu.

6ª SECO OU MOLHADO SOMOS ABENÇOADOS.

De acordo com Juízes 6:37, Gideão pediu a Deus um sinal: “Se o pedaço de lã, colocado na eira durante a noite, estiver molhado e a terra ao seu redor estiver seca e vice-versa; então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como o Senhor disseste.” Isso nos ensina que em Deus somos como este pedaço de lã. Devemos estar prontos para os dias de abundância de água e os dias escassez. Existem dias de alegria, paz e vitórias, porém, há dias que os problemas agigantam-se de tal maneira que não temos vontade de nos levantar da cama.

Até em dias assim temos que nadar contra a maré e fazer o que nos edifica mesmo sem vontade. É assim que o quadro muda, a vontade vem, e o dia que tinha tudo para terminar ruim, termina uma bênção de Deus. Somos um pedaço de lã durante a noite dependendo do orvalho do céu. E se o orvalho descer somente ao nosso redor, ainda assim adoramos a Deus.

7ª O LAGAR NÃO É VITRINE.

O lagar é uma espécie de piscina, ele é usado para pisotear uvas. Quem está dentro do lagar não é visto na superfície, por isso, Gideão usava-o como esconderijo. Se estivesse em um lugar de fácil visualização, ele seria presa fácil para os midianitas. Ou seja, o objetivo de Gideão no lagar não era aparecer, e sim malhar e defender o trigo. O lagar não é vitrine de exposição para ninguém. Assim como aquilo que fazemos para Deus também não é vitrine de autopromoção. Não somos nós quem devemos aparecer, mas sim Deus. Nós estamos escondidos nele. Ele é o esconderijo diante dos midianitas da vida.Quem faz para aparecer se torna presa fácil para soberba e o orgulho nocivo. O nosso objetivo deve ser o mesmo de Gideão: MALHAR SEM APARECER. Ajudar, orar, pregar, etc, sem aparecer.

8ª DEUS DESTROI VÁRIOS PROBLEMAS COMO SE FOSSE UM SÓ.

Deus com uma estratégia venceu 135 mil inimigos. Venceu 135 mil problemas como se fosse um só. Se os 300 tivessem que lutar contra os midianitas, seriam 450 midianitas para cada um soldado israelita. Certamente, Israel amargaria uma grande derrota. Mas com Deus na frente, é diferente. O impossível acontece! Então, não deixe que o desespero tome conta de você. Deus tem surpresas maravilhosas para sua vida, mas não deixe a vontade de querer as coisas para ontem e do seu jeito, tomar conta do seu coração e roubar a FÉ. Confie no SENHOR!

9ª QUANDO A CRISE NASCEU, DEUS JÁ TINHA UM SACRIFÍCIO.

Deus pede que Gideão sacrifique o segundo boi de seu pai (por que o primeiro já estava oferecido a baal). O boi tinha sete anos, o mesmo tempo da crise. Enquanto a crise nascia, Deus já tinha preparado o sacrifício. Antes de Adão e Eva pecarem, DEUS já havia preparado um sacrifício, JESUS CRISTO. Deus tem uma solução para cada problema, pois Ele está à frente da história da humanidade e de tudo na vida daquele que crê.

10ª GIDEÃO PENSOU FORA DA CAIXINHA.

Já que os midianitas devoravam tudo que viam pela frente, podemos concluir que Gideão pensou fora da caixinha e bolou um plano para proteger o alimento. Ore a Deus nesta hora e peça uma estratégia do CÉU para solucionar problemas que surgiram e tiram a sua PAZ. Às vezes, você vai precisar acreditar contra tudo e contra todos para alcançar os resultados desejados. Deus já falou ao teu coração? Então, vá nesta tua força e não temas!

Espero que o estudo “10 Lições sobre Gideão” tenha lhe ajudado.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima