10 LIÇÕES SOBRE JACÓ E ESAÚ.


No tempo dos patriarcas não existia divisão de herança, o primogênito era o sucessor natural e assumia a responsabilidades no cuidar da família, administrar os bens, proteger todos os membros e perpetuar o nome da família. E é por causa do direito dessa primogenitura que Jacó e Esaú vão travar uma batalha dentro e fora de casa que vai perdurar por longos anos. A história dos dois se concentra mais em Gênesis capítulos 25 e 27.

1… ESTE DESCONFORTO É PORQUE VOCÊ ESTÁ GERANDO ALGO GRANDE.

Em Gênesis 25.22 a bíblia diz que “os filhos lutavam dentro dela; então ela disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao SENHOR.” As duas crianças no ventre de Rebeca causavam tanto desconforto que ela chegou a questionar a perguntando se aquele desconforto era normal. E Deus respondeu dizendo que aquele desconforto era porque ela estava gerando algo grande para o futuro. Deus disse que ela estava gerando Nações dentro dela, ou seja, algo grande. Toda vez que estivermos gerando algo grande, vamos sentir desconforto. Aquilo que nos confronta é o que nos faz crescer. É o desconforto de ter que dormir tarde e acordar cedo. Desconforto causado por renúncias, por lutas existenciais, perseguições, tribulações, tudo isso é porque Deus está gerando algo grande em você.

2…JACÓ, ESAÚ E A LUTA DA CARNE E O ESPÍRITO. 

A luta que se travava no ventre de Rebeca, é um símbolo da mesma guerra que se trava dentro do nosso interior. O homem velho (Esaú era mais velho que Jacó), contra o novo homem ( Jacó era mais novo). Gálatas 5:17 ► diz “que a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.” Nesta guerra vence quem estiver mais forte. E isso depende de quem eu mais alimento. Nosso espírito é o nosso homem interior, e ele só pode ser alimentado pela palavra. Assim como Rebeca tinha luta porque estava gerando, nós também temos esta luta dentro de nós porque Deus está gerando através de Cristo uma nova pessoa. Esta é  A LUTA do velho contra o novo; Do certo contra o errado; do céu contra o inferno. Da luz contra a escuridão. Então, não abaixe a guarda e jamais pare de lutar. Deus está gerando algo grande e novo dentro de você.

3…UMA COISA É COMETER E OUTRA É VIVER NO PECADO.

Nunca confunda quem comete um pecado com quem vive na prática do pecado.

Jacó enganou Esaú roubando a benção, mas não viveu roubando o que não era seu e não viveu na prática do engano. Assim como 

Moisés matou um egípcio, mas não passou a vida cometendo assassinatos.

Davi cometeu um adultério terrível aos olhos de Deus, mas não passou a vida como um adúltero. Pedro negou Jesus três vezes, mas se arrependeu e não passou a vida como um traidor. Por isso, nunca confunda quem comete um pecado com quem vive na prática do pecado. Não julgue uma pessoa por um tropeço, mas sim pelo caminho que ela vive e como busca viver diante de Deus. Estenda a mão mas não aponte o dedo para quem caiu hoje, pois se houver arrependimento, Deus a pode colocar em um futuro de glória!

4…PRATO DE LENTILHA NÃO DEIXA LEGADO.

O prato de lentilha trouxe apenas uma satisfação momentânea a Esaú, mas o direito de primogenitura deixava um legado para a próxima geração, para sua descendência. E  Hebreus 12:16 nos alerta sobre isso dizendo: ►e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura.” O prato de lentilha é como o pecado envolvente, atraente, seduz os olhos e o coração, mas conduz à morte e não deixa nenhum legado para seus filhos e sua família. Só existe uma forma de vencer o pecado: vivendo no Espírito. Na carne não dá,  a carne só quer prato de lentilha. A carne só quer satisfazer a sua vontade sem medir as consequências. Viva na presença de Deus como disse o salmista no 

Salmos 128:1 “BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.”

5…QUEM SOFRE COM AS BRIGAS É A MÃE.

Em Gênesis 25.22 a bíblia diz que Jacó e Esaú lutavam dentro de Rebeca; a ponto de Rebeca não aguentar e perguntar o porquê daquela luta interna.”

Enquanto os meninos brigavam no ventre quem sofria era Rebeca. Rabeca é a igreja é Jacó e Esaú são os irmãos (os cristãos) dentro dela. Enquanto os irmãos brigam, a igreja sofre. Não há coisa mais nociva e perigosa para a igreja do que a contenda entre irmãos. Contendas afetam o corpo todo.  Provérbios 6:16 diz que existem 7 coisas que Deus odeia, mas a sétima é a pior. E sabe qual é a sétima? Está lá no versículo 19 que é aquele “que semeia contendas entre irmãos.” Aí você reflita comigo: se Deus odeia, o maligno ama.

6… DEPOIS QUE A FOME VAI EMBORA A FICHA CAI.

Em Gênesis 25:34 diz as seguintes palavras: “Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” Parece que o texto de Gênesis 25.34 quer dizer assim: e foi por esta coisa tola que Esaú desprezou a sua primogenitura. Irmãos, Esaú desprezou a sua herança quando vendeu o seu “direito de primogenitura” por causa de um momento.

A primogenitura dele dava a ele o direito de Liderar a adoração a Deus e chefiar a família, Dupla porção da herança paterna e Direito à benção do concerto, conforme Deus prometeu a Abraão. Então repare que ele não está desprezando qualquer coisa, na verdade, se tratando da grandeza de valores, ele está trocando o tudo pelo nada.

Tem pessoas que só se dão conta da besteira que fizeram depois que a fome vai embora. E é na sua fome , na sua carência, na sua necessidade que o maligno quer te pegar. A bíblia diz que o filho pródigo caiu em si. Então, se abastança de Deus pra ter resistência pra dar ao maligno, e ele fugirá de vós. Então, NÃO SEJA LEVADO PELO MOMENTO.

7…DEUS NÃO TEM FILHOS PREFERIDOS, DEUS TEM PROPÓSITOS DIFERENTES.

O problema na história de Jacó e Esaú começou com a preferência que Rebeca tinha por Jacó e Isaque por Esaú. Isso é um erro que acontece em muitas famílias. Mas Deus não é assim. Deus não tem filhos prediletos porque Deus não faz acepção de pessoas. Olha o que está escrito lá em  Atos dos Apóstolos 10:34 e 35 “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.” Se Esaú se voltasse pra Deus, com certeza DEUS tinha planos pra ele também. Só que na sua eterna onisciência, Deus já sabia que Esaú desprezaria sua primogenitura, por isso Deus contou com Jacó. Deus tem um propósito glorioso com cada pessoa, mas infelizmente umas se voltam pra Deus e outras não. E aí, vai tomar posse do chamado de Deus em sua vida ou vai trocá-lo por um prato de lentilha?

O PAI NÃO TEM FILHOS PREFERIDOS, MAS SIM FILHOS QUE PREFEREM O PAI.

8… ABRA A BOCA E FALE.

Em Gênesis 25:23 diz que Deus havia falado com Rebeca: “Duas nações há no teu ventre,… e o maior servirá ao menor.” Deus já havia falado para Rebeca que o maior serviria o menor. E porque ela não comunicou isso pra Isaque? Era sentar, conversar e explicar. Teria resolvido o problema sem precisar gerar tanto desconforto e brigas beirando a morte na família. Ei, abra a boca e fale. Se Deus encher o seu coração pra falar com alguém, pra alertar alguém, seja boca de Deus pra essa pessoa. Rebeca tem uma mensagem do céu, mas não fala. Tem mensagem do céu, da palavra em seus lábios? Então fale!

9… NÃO PRECISA SE PRECIPITAR, JÁ EXISTE UMA PROMESSA.

Percebam a precipitação de Rebeca e Jacó. Deus já havia dito que o maior serviria o menor. Já havia uma promessa. A bênção já estava garantida, estava tudo certo, não precisava se desesperar. Muitos se precipitam e agem de forma atabalhoada e complicam tudo. É o famoso pensamento: “JÁ QUE AS COISAS NÃO ESTÃO ACONTECENDO, VOU FAZER DO MEU JEITO.” Assim como a forma de Rebeca e Jacó não resolveu, mas só complicou, a nossa forma também. Então, fique plantado(a) no território da vontade de Deus.

10… É DEUS QUE DEFINE QUEM É VOCÊ.

Jacó tinha 3. Jacó que era o seu nome de nascimento. Esaú, que era o nome que Jacó mesmo se deu pra enganar seu pai Isaque quando seu pai perguntou, o próprio Jacó disse que era Esaú. E o nome que Deus deu a ele no vau de Jaboque, que era Israel. Os homens lhe deram um nome, Jacó se auto nomeou, mas quem definiu mesmo quem realmente ele era, foi Deus. Para Esaú e os outros Jacó era trapaceiro e usurpador, mas pra Deus ele era aquele que luta ao lado de Deus. Então, não precisa se parecer com ninguém como se estivesse buscando aceitação. E também não precisa se preocupar e nem tentar provar nada pra ninguém, Deus sabe quem você é, e o seu valor vem dele. Nem tudo que sai da boca dos homens ao teu respeito é o que sai da boca de DEUS. Fica firme!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *