O estudo bíblico “10 Lições sobre Jefté”, se baseia na vida do juiz de Israel, filho de uma prostituta, cuja história está localizada em Juízes capítulo 11 e 12. Jefté foi expulso de sua própria casa, desta forma, ele não tinha mais direito a herança. Porém, não adianta rejeitar quem Deus escolheu. Após passar por apertos na guerra, tiveram que chamá-lo de volta e ele foi nomeado como juiz em Israel, e mais tarde entrou na lista dos herois da fé em hebreus 11. Espero que o esboço “10 Lições sobre Jefté” seja um divisor de águas em seus estudos.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo
1ª 10 Lições sobre Jefté: NÃO DEIXE O “PORÉM” TE PARAR.
De acordo com Juízes 11:1, “Jefté era um homem valente, “PORÉM”, filho de uma prostituta”. Perceba que no meio das qualidades de Jefté havia um bloqueio. Desta forma entendemos que sempre haverá um porém na vida de quem tem um chamado. O “porém” de Ana era sua esterilidade; o de Abraão, além de Sara ser estéril, o casal já estava com a idade avançada. Saiba que entre você e a Vitória sempre haverá um obstáculo, mas não pare. Traumas do passado, se acha incapaz, problemas sem fim e vícios são alguns “PORÉNS” que devemos enfrentar na força do Espírito Santo. Então, seja um cristão valente e jogue por terra os “PORÉNS” que já foram vencidos por Jesus na cruz do calvário. De acordo com Hebreus 11:32, faltaria tempo para falar sobre Jefté e outros herois que venceram seus “PORÉNS”.
2ª 10 Lições sobre Jefté: A REJEIÇÃO ESTARÁ NA ROTA DE QUEM É CHAMADO.
A princípio, não tem como ser aceito sem antes ser rejeitado. Mas fique tranquilo porque a rejeição dos homens não anula a escolha de Deus. De nada adiantou expulsar Jefté, porque até na cidade de Tobe, ele continuou exercendo as habilidades de liderança. A rejeição não pára os separados por Deus. Tentaram fazer o mesmo com Moisés, Davi e até com o próprio Jesus, mas não adiantou. O céu sabe quem somos e para quê estamos aqui. A oposição torce o nariz, despreza a sua pregação e seu ministério, porém, na hora da batalha, terão que chamá-lo como um Jefté de Deus. Afinal, a rejeição funciona como adubo para o seu crescimento.
3ª 10 Lições sobre Jefté: NÃO IGNORE AS QUALIDADES DE NINGUÉM.
Primeiramente, a Bíblia destaca as qualidades de Jefté. De acordo com Juízes 11:1, “Jefté era valente valoroso, porém filho de uma prostituta…” Os irmãos de Jefté ignoram as qualidades e focam no defeito. Um defeito foi o bastante para ele ser expulso da família. Jesus edificou a igreja como um corpo com membros ligados uns aos outros. De acordo com João 17:23, “devemos andar em unidade, assim, o mundo conhecerá que Cristo foi enviado pelo Pai…”. Perceba a responsabilidade que está sobre nossos ombros.
A nossa união é o fator vital para que o mundo conheça que Jesus é o enviado pelo Pai. Uma igreja amável, acolhedora, unida e cheia do Espírito Santo, fará o mundo testificar que Cristo vive e reina dentro dela. Então, funcione como o corpo de Cristo, não maximizando os defeitos e ignorando as qualidades uns dos outros. Afinal, não existe convivência pacífica onde os defeitos do outro são supervalorizados.
4ª NÃO SE VITIMIZE.
Conforme os versículos 2 e 3 do capítulo 11, os irmãos de Jefté o expulsaram de sua casa e tiraram a herança dele. Em seguida, os homens levianos (que eram os barras pesadas da cidade de Tobe), se juntaram a Jefté e ele se tornou chefe dos homens de má reputação. Perceba que a vida de Jefté não parou, Jefté não entrou na caverna da lamentação por causa da rejeição. Jefté tinha tudo para ser uma pessoa derrotada, sem vida, sem sonhos, sem projetos e sem esperanças. Então, não escolha a postura de uma pessoa desanimada, derrotada e vitimizada, por causa do abandono. Há um futuro lindo pela frente te esperando, e você não pode parar na incapacidade de alguém que não viu suas qualidades. Continue, sua vida precisa fluir na presença de Deus.
5ª NÃO É ONDE VOCÊ NASCE QUE DETERMINA O QUE VOCÊ VAI SER.
Podemos dizer que Jefté, por ser filho de uma prostituta, já nasceu no prejuízo. Seu pai, Gileade, tinha apenas uma esposa, mas acabou gerando um filho de seu relacionamento com uma prostituta. Pelo menos Gileade, pai de Jefté, assumiu a paternidade. Semelhante a Jefté, muitos herdam uma difícil herança familiar. Enquanto, uns herdam um bom nome e nascem em um lar repleto de amor e cuidado, outros não têm a mesma sorte. Porém, independente do ensinamento que você recebeu de seus pais, de sua realidade e origem familiar, DEUS é rico em graça e misericórdia para te acolher, te capacitar e fazer uma reviravolta em sua vida. Jefté pode até ser filho de uma meretriz, mas o pai de Jefté, é Deus.
6ª NEM SEMPRE OS MELHORES ESTARÃO DO SEU LADO.
De acordo com o versículo 3, “os homens levianos se juntaram a Jefté”. Estes homens eram pessoas de má fama e mal vistas pela sociedade. Da mesma forma, o ministério de Jesus também não foi diferente, pois em seu grupo apostólico havia um Pedro complicado, um Judas traidor e um Tomé incrédulo. Pessoas com diversas dificuldades e que precisavam ser lapidadas. Conforme 1 Samuel 22:2, “Na caverna de Adulão, juntaram-se a Davi todos os que estavam em dificuldades, endividados, descontentes; e ele se tornou o líder deles. Do mesmo modo, pessoas de todos os tipos se aproximam de nossas vidas. Deus conta conosco para levá-las a um encontro verdadeiro com JESUS, afim de que sejam transformadas. Então, se a pessoa quer ser ajudada, faça sua parte.
7ª NÃO TENTE AGIR NA FORÇA DE SEU BRAÇO.
Assim que Jefté foi expulso de sua própria casa, ele não tentou resolver nada na força do braço. Por muito pouco, muitos teriam brigado, discutido ou montado uma rebelião contra seus opositores. Mas Jefté fez o que devemos fazer, entregou nas mãos do Senhor. Quando assumimos o controle, onde não deveria, Deus sai de cena. Então, evite desgastes desnecessários e entregue tudo nas mãos de Deus.
8ª VOCÊ NÃO PRECISA DE PADRINHOS, SÓ PRECISA DE DEUS.
No versículo 6, do capítulo 11, os mesmos que rejeitaram Jefté, souberam que tinha uma grande habilidade e unção de Deus para liderar, e tiveram que chamá-lo para que ele liderasse o grupo e os ajudassem a vencer o inimigo. Que bênção! Está claro que as pessoas fecham e é Deus quem abre a porta, pois na vida do cristão não existe a história de padrinho. Assim, quem te planta na empresa é Deus, as pessoas são apenas canais pelos quais Deus opera. Não precisamos brigar ou fazer politicagem, pois na hora certa, o próprio Deus fará um caminho.
9ª A PRECIPITAÇÃO CUSTA MUITO CARO.
No versículo 31, ele se precipitou ao fazer um voto a Deus. Se tivesse vitória, sacrificaria o primeiro que saísse na porta e fosse ao encontro dele, porém, infelizmente, sua filha saiu ao seu encontro. De acordo com alguns teólogos este texto é bem controverso. Os estudiosos sugerem que, pelo fato de Jefté estar familiarizado com a prática de sacrifícios humanos das nações pagãs, ele sacrificou sua filha, mesmo Deus não aceitando o voto. De acordo com Levítico 18:21, está claro que Deus abomina tal atitude. Uma outra linha de raciocínio fornece uma observação interessante: se Jefté sacrificasse sua filha, ele jamais entraria para lista dos herois da fé em Hebreus capítulo onze. Então, não se precipite, espere e ore, pois a precipitação leva-nos ao abismo. Afinal, é melhor esperar um pouco do que beber águas amargas.
10ª NÃO DÊ O QUE DEUS NÃO TE PEDIU.
A princípio, Deus não pediu nada a Jefté. Isso nos ensina a não tentar surpreender o coração de Deus através de sacrifícios, pois a obediência vale mais. Conforme o Salmo 51:17 “Deus se agrada de um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, e não sacrifícios”. É Deus quem determina o vamos lhe dar.
Espero que tenha gostado do estudo bíblico “10 Lições sobre Jefté”.Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
Pessoal, obrigado pelos comentários!
Glória a Deus Mensagem maravilhosa gostei muito.
Sou evangélica mas estou iniciando e tem mim ajudado muito obrigado Deus vós abençoe
Sou evangélico ,
tenho usado essas ligações nas minhas pregações muito bom e ótimo
Sou evangélico tenho usado essas ligações nas minhas pregações muito bom e ótimo
Que benção essas lições!
Me ajudam muito
Eu sou evangelista e tenho sido tremendamente abençoado por meio dos seus ensinos através das lições tenho usado os seus áudios/videos nas prisões bem como em outros lugares onde ministro e também com grupos devocionais estou em Moçambique sou casado tenho 71 anos e o Senhor me tem abençoado tanto a mim como a minha esposa e filhos. Bênção
Que bênção meu irmão Carlos!
Maravilha benção pura PR Amilton glória a Deus