10 Lições sobre João Batista

10 Lições sobre João Batista

O estudo bíblico “10 Lições sobre João Batista”, é baseado na vida do maior profeta nos tempos de Jesus. Ele era primo de Jesus, filho de Zacarias com Isabel e fruto de um nascimento milagroso, pois sua mãe, além de idosa, era idosa e estéril. Não tem como negar a importância desse personagem bíblico, João Batista, o homem que desde cedo já sabia qual era o seu propósito aqui na terra. Também é importante frisar que João Batista não é o apóstolo João, aquele que escreveu o evangelho, as epístolas de João e o livro de apocalipse.

Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre João Batista”, edifique a sua vida.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª 10 Lições sobre João Batista. COMIDA, LUGAR E ROUPA DIFERENTE.

Como legítimo sacerdote e filho de sacerdote, João Batista podia comer da oferta movida destinada aos sacerdotes, mas comia gafanhoto e mel silvestre. Ele podia morar no templo, mas foi morar no deserto. Podia vestir o éfode e o manto sacerdotal, mas vestia-se com peles de camelo. Isso nos ensina que aqueles que são de Deus, não se alimentam de qualquer alimento espiritual, não frequentam qualquer lugar e não vestem qualquer roupa. Esta é a melhor forma de você protestar contra o sistema maligno. Então, faça a diferença e tome cuidado com o alimento espiritual que você come, com os lugares que você frequenta e com o tipo de roupa que veste.

2ª 10 Lições sobre João Batista. CABEÇA NO PRATO E COMER NO PRATO.

João Batista soube do adultério incestuoso de Herodes e na mesma hora o repreendeu reiteradamente. De acordo com Marcos 6.19, João Batista disse a Herodes: “Não é lícito possuir a mulher de seu irmão.” A fala de João Batista deixou Herodias completamente irada, a ponto dela não só querer a prisão, mas também a cabeça de João Batista. Podemos afirmar que João Batista preferiu ter sua cabeça no prato do que se contaminar com o manjar do prato do rei Herodes. E isso era tudo que o maligno não queria, pois ele não deseja que você morra por ser fiel a Deus. O propósito do maligno é nos fazer morrer sem Jesus, e nos deleites do pecado. Porém, de acordo com Apocalipse 2:10, “ Aqueles que forem fieis até a morte, receberão a coroa da vida”.

3ª 10 Lições sobre João Batista. FOI PONTE PARA CRISTO PASSAR.

O que eu acho mais interessante no ministério dele, é que João Batista tinha humildade para preparar um caminho onde o seu nome não, mas o de Cristo seria exaltado. Por isso, em João 3.30, João Batista diz: “IMPORTA QUE ELE CRESÇA E EU DIMINUA”. Com certeza, poucos aceitariam este desafio, trabalhar para que o nome de outra pessoa aparecesse. Porém, o exemplo de JOÃO BATISTA nos ensina a importância de ser ponte na vida de alguém. A Bíblia está cheia de herois e heroínas anônimas, afinal o mais importante não é o nosso nome, mas o Nome que está acima de todos os nomes, O NOME DE JESUS. Então, que ele cresça e nós diminua.

4ª NÃO PREGAVA O QUE O POVO QUERIA OUVIR.

A prova que João Batista não falava o que o povo queria ouvir está Mateus 3:7. O texto afirma que João Batista disse aos fariseus e saduceus: “Raça de víboras! Quem vos induziu a fugir da ira vindoura?” Não quero dizer que você tenha que chamar as pessoas de raça de víbora, e sim fixar em seu coração a necessidade de NÃO pregar o que o povo quer, mas o que precisa ouvir. Então, ame ouvir o que te confronta e te coloca nos trilhos de DEUS. Evangelho não é massagem, é mensagem. É claro que a mensagem também tem seu lado consolativo, mas esteja aberto (a) para ser exortado pela palavra. Afinal, Deus só exorta, corrige quem ama, e isso é um bom sinal.

5ª A VERDADE ATRAI QUEM A AMA.

Veja que interessante: A igreja era no deserto, a palavra não massageava o ego, o pregador / pastor tinha um estilo totalmente estranho, MAS O POVO ESTAVA LÁ, FIRME E FORTE. Isso nos ensina duas lições: Primeira, não mude a mensagem para encher a igreja. Segundo: quem ama a verdade, não olha para os obstáculos, pois até no deserto busca a Deus. Quem ama a DEUS encontra um meio de encontrá-lo no meio da multidão de problemas. Então, sempre que possível, reserve um quarto fechado para estar a sós com ELE.

6ª PALAVRA PARA QUEM É DA CLASSE BAIXA E DA CLASSE ALTA.

De acordo com Marcos 6.18, João Batista falou na cara de Herodes: “Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.” Isso nos ensina que João Batista não mudava o tom da mensagem para agradar quem estava no palácio. João Batista falava a verdade doa quem doer. Herodes ouviu o que tinha que ouvir. Então, que Deus nos dê a graça de não mudar a mensagem dependendo do público que a ouve. Que a verdade seja uma só, mesmo quando estiver com seus amigos, for ministrar a palavra na congregação ou quando estiver com seus familiares. Não mude, não esconda a verdade para agradar ninguém. Mas faça isso usando as palavras certas para não afastar a pessoa do evangelho. Tem um jeito certo e o momento certo de falar sem espantar.

7ª PODEM ATÉ MATAR O PROFETA MAS NINGUÉM MATA A PROFECIA.

Matar João Batista não anulou as profecias que Deus falou através de sua boca. Podem matar o profeta mas a profecia tem hora e dia marcado para acontecer. Nada anula o que Deus já disse a nosso respeito. Ao longo dos tempos, vários cristãos foram martirizados, perseguidos e maltratados, mas nada anulou o destino da igreja que foi profetizado na palavra. Quem Deus usou para escrever ou profetizar a Bíblia, não está mais vivo, mas todas as palavras desta profecia estão se cumprindo.

8ª O REINO CONTINUA VIVO.

Nada pára o Reino de Deus. Ao longo da história, impérios e reinos levantaram-se contra Deus e a sua obra na terra. Mas até hoje, nenhuma ferramenta prosperou e nem prosperará. João Batista foi assassinado, mas Jesus continuou. Jesus foi morto, ressuscitou e foi assunto ao céu, mas os discípulos, a igreja continuaram. Em nossos dias, continua através de nós. Ninguém assassina o Reino de Deus. Deus te diz nesta hora: posso contar contigo?

9ª NUNCA TENTOU ATRAIR A ATENÇÃO PARA SI.

João Batista nunca buscou holofotes para si, mas sempre deixou bem claro que, como voz no deserto, ele estava ali para apontar o caminho, Jesus. Por isso, ele disse em João 1:29, “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Isso nos ensina a se policiar toda vez que fizermos algo para Deus, pois é neste momento em que o maligno se aproveita para tentar nos envaidecer e tirar Jesus do foco. Foi isso que aconteceu com Paulo e Silas em Atos 16: 17. O maligno, através da menina, dizia todo dia: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e eles anunciam o caminho da salvação!”. O propósito era atrair a atenção e a glória para Paulo e Silas. Mas Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, colocou o maligno em seu devido lugar. Portanto, faça o mesmo, em nome de Jesus!

10ª QUEM TENTAR COMPETIR NO REINO DE DEUS JÁ PERDEU.

João Batista nunca competiu com Cristo. Havia uma pressão por parte dos discípulos de João para que ele competisse, porém a resposta que João deu está registrada João 3:28. Ele disse: “Eu não sou o Cristo, sou enviado…”. Isso nos ensina que DEUS NÃO LEVANTA NENHUM MINISTÉRIO PARA COMPETIR COM OUTRO. Deus não levantou pastor para competir com pastor; igreja para competir com igreja. Saiba que se alguém se levantar para competir, tenha certeza que não foi Deus quem o levantou.

Espero que tenham gostado do estudo bíblico “10 Lições sobre João Batista”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

5 comentários em “10 Lições sobre João Batista”

  1. Jacyele Barros

    Revelações profundas da parte de Deus!
    Suas mensagens tem nos edificado muito!
    Que Deus continue lhe usando nessa sabedoria e humildade!
    Obg por compartilhar as revelações do céu conosco, tem me ajudado a compreender melhor a palavra de Deus!

  2. Alex Bedore

    Mais uma das muitas ricas lições Deus abençoe pr Amilton Deolindo conte sempre com nossas Orações.

  3. José Carlos da Silva

    Bom dia, Palavras Fies e verdadeiras, revelações que nos edificam, tenho sido abençoado com suas mensagens, que DEUS continue te usando grandemente em nome de Jesus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima