10 LIÇÕES SOBRE JOÃO BATISTA.


Ele era primo de Jesus, filho de Zacarias e Isabel e fruto de um nascimento milagroso, já que sua mãe era idosa e estéril.

Não tem como negar a importância desse personagem bíblico, João Batista, o homem que  desde cedo já sabia qual era o seu propósito aqui na terra. E eu separei 10 lições sobre João Batista esta passagem que é bênção de Deus.  E é importante frisar que João Batista não é o apóstolo João que escreveu o evangelho de João, as epístolas de João e o livro de apocalipse. Acompanhe comigo as 10 lições sobre João Batista.

1… COMIDA DIFERENTE, LUGAR DIFERENTE E ROUPA DIFERENTE.

Como um legítimo sacerdote e filho de sacerdote, João Batista podia comer da oferta movida destinada aos sacerdotes, mas foi comer gafanhoto e mel silvestre. Como um legítimo sacerdote, ele também podia morar no templo, mas foi morar no deserto. Como legítimo sacerdote, ele poderia vestir o efode e o manto sacerdotal, mas ele se vestia com peles de camelo.

E eu aprendo que quem é de Deus não se alimenta de qualquer alimento espiritual, não frequenta qualquer lugare e não veste qualquer roupa. Esta é a melhor forma de você protestar contra o sistema do maligno. Faça a diferença. Cuidado com o que você come pra sua alma. Cuidado com os lugares que você frequenta e cuidado como se veste.

2… COLOCARAM  A CABEÇA DELE NO PRATO, MAS ELE NUNCA COMEU NO PRATO DO DIABO.

Quando João Batista soube do adultério incestuoso de Herodes ele Na mesma hora repreendeu Herodes reiteradamente dizendo em Marcos 6.19:  “Não te é lícito possuir a mulher de seu irmão.” E isso deixou Herodias completamente irada, a ponto dela não só querer a prisão mas a cabeça de João Batista. Em outras palavras, João Batista preferiu perder a cabeça no prato do que se contaminar com o manjando prato do rei.

E isso é muito ruim para o maligno. O maligno não quer que você morra por ser fiel a Deus, ele quer que você morra negando Jesus. Ele quer que você morra em seus pecados, mas não sendo fiel até a morte.

Apocalipse 2:10 “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.”

3… FOI PONTE PARA CRISTO PASSAR.

O que eu acho mais interessante no ministério dele, é que JB tinha a humildade de preparar um caminho para que, não o nome dele, mas o de outro alguém, o NOME  Cristo fosse conhecido. Por isso que ele disse lá em João 3.30 “IMPORTA QUE ELE CRESÇA E EU DIMINUA.” Muitos hoje não aceitariam este desafio de trabalhar para que o nome de outra pessoa aparecesse. Mas o exemplo de JOÃO BATISTA nos ensina a importância de ser ponte na vida de alguém. Na bíblia está cheia de heróis e heroínas anônimas porque o mais importante não é o nosso nome, mas o nome que está acima de todos os nomes, O NOME DE JESUS.  Que ele cresça e eu e você diminua.

4… JOÃO BATISTA NÃO PREGAVA O QUE O POVO QUERIA OUVIR.

Por isso que em (Mateus 3:7) ele diz para os fariseus e saduceus, “Raça de víboras! Quem vos induziu a fugir da ira vindoura?” 

É claro que eu não estou te incentivando a chamar ninguém de raça de víbora, mas o que eu quero fixar em seu coração é que não devemos pregar o que o povo quer ouvir, mas sim o que o povo precisa ouvir. Não o que o povo quer ouvir ,mas sim o que Deus quer falar. E outra: AME ouvir o que te confronta. Ame ouvir o que te coloca nos trilhos de DEUS. Evangelho não é massagem, é mensagem. É claro que a mensagem também tem seu lado consolativo, mas esteja aberto (a) pra receber a parte exortativa. Deus só exorta quem ele ama, e isso é um bom sinal.

5… A VERDADE ATRAI QUEM AMA ELA.

Veja que interessante: A igreja era no deserto, a palavra não massageava o ego, o pregador / pastor tinha um estilo totalmente estranho,  MAS O POVO ESTAVA LÁ FIRME E FORTE. Sabe por quê? Quem ama a verdade, quem ama a palavra é atraído (a) por ela. Quem ama a DEUS encontra um meio de encontrar ele no meio desta multidão de coisas que se colocam entre nós e o SENHOR. Quem ama Deus, sempre que possível, reserve um quarto fechado para estar a sós com ELE. 

6… PALAVRA PARA QUEM É DA CLASSE BAIXA E PALAVRA PRA QUEM É DA CLASSE ALTA.

Em Marcos 6.18 João Batista diz na cara de Herodes: “Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.” E eu aprendi que João Batista não mudava o tom da mensagem para agradar quem estava no palácio. João Batista falava doa quem doer. Herodes ouviu o que tinha que ouvir. Que Deus nos dê esta graça de não mudar a mensagem dependendo do público que a ouve. Que a verdade seja uma só quando estiver com seus amigos, quando for ministrar a palavra na congregação, quando estiver com seus familiares. Não mude, não esconda a verdade pra agradar ninguém. Mas faça isso usando as palavras certas para não afastar a pessoa do evangelho. Tem um jeito certo e o momento certo de falar sem espantar. 

7… PODEM ATÉ MATAR O PROFETA MAS NINGUÉM MATA A PROFECIA.

Matar João Batista não anula as profecias que Deus usou ele pra falar. Podem matar o profeta mas a profecia tem hora e dia marcado pra acontecer. Nada anula o que Deus já disse a nosso respeito. Ao longo dos tempos, vários cristãos foram martirizados, perseguidos e maltratados, mas nada disso anulou o destino da igreja que foi profetizado na palavra. Quem Deus usou pra escrever ou profetizar a bíblia, não está mais vivo, mas todas as palavras desta profecia estão se cumprindo.

8… JOÃO BATISTA FOI ASSASSINADO, MAS O REINO NÃO.

Nada para o Reino de Deus. Ao longo da história impérios e reinos se levantaram contra Deus e a sua obra na terra. Mas até hoje nenhuma ferramenta prosperou e nem prosperará. João Batista foi assassinado, mas Jesus continuou. Jesus foi morto, ressuscitou e foi assunto ao céu, mas os discípulos,  a igreja continuaram. E agora ele continua através de nós. Ninguém assassina o Reino de Deus. E Deus está te dizendo nesta hora: posso contar contigo?

9… NUNCA TENTOU ATRAIR A ATENÇÃO PARA SI.

João Batista nunca buscou holofotes pra si. Ele sempre deixou bem claro que, como voz no deserto, ele estava ali pra apontar pra Jesus como o caminho. 

Por isso que ele diz lá em João 1:29 “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Se policie toda vez que você estiver fazendo algo pra Deus. Sabe porque? Porque este só momento em que o maligno se aproveita para tentar nos envaidecer  e tirar Jesus do foco. Foi isso que aconteceu com Paulo e Silas em Atos 16: 17. O maligno através da menina dizia todo dia: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação!” Pra que ele falava isso? Justamente pra atrair a atenção e a glória para Paulo e Silas. Mas Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, colocou o maligno em seu devido lugar.

Faça o mesmo em nome de Jesus!

10… QUEM TENTAR COMPETIR NO REINO DE DEUS JÁ ESTÁ PERDENDO.

O que eu acho lindo em João Batista é que ele nunca competiu com Cristo. Havia uma pressão por parte dos discípulos de João para que JB competisse, mas olha o que ele diz lá em João 3:28 Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. E pega esta visão aqui ó: DEUS NÃO LEVANTA NENHUM MINISTÉRIO PARA COMPETIR COM OUTRO. Deus não levantou pastor pra competir com pastor. Deus não levantou igreja pra competir com igreja.  Se alguém se levantar pra competir, pode ter certeza que não foi Deus quem levantou.


3 respostas para “10 LIÇÕES SOBRE JOÃO BATISTA.”

  1. Mais uma das muitas ricas lições Deus abençoe pr Amilton Deolindo conte sempre com nossas Orações.

  2. Bom dia, Palavras Fies e verdadeiras, revelações que nos edificam, tenho sido abençoado com suas mensagens, que DEUS continue te usando grandemente em nome de Jesus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *