10 LIÇÕES SOBRE JOSAFÁ.


Ele foi surpreendido por uma guerra inesperada. E seu contingente militar era bem menor que o contingente do exército adversário. Só que ele não sabia que não precisaria levantar uma espada sequer nesta guerra. Em outras palavras, aquela guerra, a partir do momento em que ele decidiu buscar a Deus em oração, não era mais dele, mas do Senhor dos exércitos. É dele mesmo que estou falando, Josafá o homem que ouviu Deus falar: Nesta guerra você não terá que guerrear, só pare, fique de pé e veja a minha salvação, o meu livramento. Antes de acompanhar as 10 lições sobre Josafá, leia a passagem que está registrada em 2 Crônicas 20.1

1…QUANDO O ATAQUE VEM DE PESSOAS QUE ESTÃO PERTO DE NÓS.

O ataque não veio da babilônia, Egito ou da Assíria, (estas nações eram de longe) o ataque veio dos amonitas, moabitas e dos edomitas, ou seja, nações que praticamente eram vizinhas.

Muitas vezes os ataques vêm de pessoas que estão próximas a nós, de onde nunca imaginávamos que viria.

Pessoas que já foram nossos amigos, que já andaram conosco. Pessoas que nós estendemos as mãos pra ajudar lá trás. Só DEUS para blindar o nosso coração para que estes ataques não nos tirem da presença, e para que o veneno da malícia, da maledicência não tenha o efeito de nos tirar a paz.

2… A NOTÍCIA DA TERRA NÃO É MAIOR QUE A NOTÍCIA DO CÉU. 

A notícia da terra está no versículo 2: “Vem contra ti uma grande multidão”. E no verso 17 está a notícia do céu: “Nesta peleja não tereis que pelejar: parai, estai em pé, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque DEUS será convosco.

Qual notícia tem mais influência sobre nossa vida? Qual notícia vamos dar ouvidos? A terra não governa o céu. Lembre-se: sempre que uma má notícia bater em sua porta, esteja atento (a) ao que DEUS diz na palavra falando ao seu coração. 

3…ATÉ OS INIMIGOS SE UNEM QUANDO O ASSUNTO É DESTRUIR UM CRISTÃO.

Até quem é inimigo se junta quando o assunto é destruir o povo de Deus. 

Um grande número de povos, que eram inimigos entre si, se juntaram para destruir o povo de Deus.

Isso mesmo, esse povo que está se unindo para destruir Josafá e companhia, não são amigos uns dos outros não. Mas quando o assunto é parar a obra de Deus na vida de alguém,  aí você já sabe né!?!?

Se isso acontecer com você glorifique a Deus. Ninguém tenta derrubar que já está caído. A luz incomoda as trevas. Antes de um grupo fazer aliança contra você, o céu está unido em seu favor. Maior é aquele que peleja por nós. 

4…DEUS NOS FAZ TRIUNFAR ATÉ QUANDO A DERROTA JÁ É CERTA.

Sabe quais eram as chances de Josafá vencer a batalha sem Deus? zero. As chances de Davi sair vencedor contra Golias também eram zero.

Só Deus nos faz triunfar quando a derrota já é certa. SÓ DEUS NOS FAZ TRIUNFAR QUANDO TUDO PARECE ESTAR PERDIDO. Só DEUS pode nos levar do fracasso ao sucesso.

Eu ministro este triunfo sobre sua vida. Entrega e confia tão somente. Deus é o nosso triunfo nas batalhas da vida. E graças a Deus que nos dá Vitória por intermédio de Cristo Jesus. Com ele a Vitória, e não a derrota, que é certa.

5…SEMPRE QUE VOCÊ ESTIVER AGRADANDO A DEUS SE PREPARE PARA OS ATAQUES. 

Depois que você entrega o seu caminho para JESUS. Depois que você ganha almas. Depois que você passa pelo batismo nas águas. Depois que escolhe Deus ao invés do pecado. SE PREPARE PARA OS ATAQUES. 

Josafá estava agradando a Deus. Josafá é um rei justo que está fazendo o que Deus aprova e por não ter aliança com os inimigos eles se levantam contra ele.

Os inimigos podem até se levantar, mas Deus já está de pé. Quando isso acontecer não fique na defensiva, faça como JOSAFÁ intensifique sua busca pela face de Deus, mas não retroceda porque Deus é contigo. 

10 lições sobre Josafá.

6…RECONHEÇA SEUS LIMITES. 

A primeira coisa que devemos analisar diante de uma adversidade é reconhecer nossos limites. QUANDO JOSAFÁ APRESENTOU O PROBLEMA PARA DEUS, ELE RECONHECEU QUE ERA LIMITADO. Quando reconhecemos  nossos limites, Deus nos fortalece para rompê-los.

Por trás dos seus limites estão as suas maiores conquistas. Só não deixe que suas limitações sirvam de barreiras intransponíveis entre você e os projetos de Deus em sua vida. 

7…PARA ONDE VOCÊ VAI QUANDO AS COISAS FICAM DIFÍCEIS?

Josafá foi para casa se Deus. Deus vem primeiro. Josafá nem organizou o exército primeiro, antes  de tudo ele foi para casa de Deus, foi para a presença de Deus.

Em dias difíceis não se desespere, vá para os pés de Jesus. Olha o que está escrito lá no Salmos 34:18.

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”

Deus é aquele que está perto de nós a todo tempo. Quando o céu parecer estar nublado. Quando a alegria te abandonar. Quando os momentos de dor, de perda, de perseguições, injustiças e temor. Saiba que DEUS sempre estará com você.

8…DEUS SABE DA SUA LUTA, MAS ELE QUER TE VER CLAMANDO. 

Mesmo Deus sabendo de tudo que estava acontecendo, Josafá foi orar.

Isso é dependência de Deus na prática, é dependência declarada. É dizer para Deus que conta com ele. Orar é convidar Deus a participar não só de nossas guerras, mas também de nossas vidas.

Oramos a DEUS porque é ele quem sabe de tudo. Nós não sabemos o que realmente precisamos. Não sabemos o que fazer. E quando estamos em oração, estamos também sendo fortalecidos pelo SENHOR diante daquela luta que ele já sabe que estamos enfrentando.

Entenda uma coisa: Só vai dar certo se for orando.

9…LEMBRE-SE DAS PROMESSAS.

Josafá não começa a oração falando do problema, ele começa falando das promessas. Olha o que ele diz em 

2 Crônicas 20:7 “Porventura, ó Deus nosso, não lançaste tu fora os moradores desta terra, de diante do teu povo Israel, e não a deste à semente de Abraão, teu amigo, para sempre?” Ele lembrou das promessas apesar dos apesares. 

Nunca se esqueça das promessas de Deus para sua vida. Para chegar no final de alguma coisa, sempre lembre-se do resultado que todo aquele processo pode te levar.

PONHA OS SEUS OLHOS EM DEUS.

10…DEUS LUTA E VOCÊ FICA DE PÉ. 

Deus disse para Josafá que a luta era dele. Josafá tinha só que ficar de pé.

Deus quer que nossa postura seja esta diante das adversidades da vida: DE PÉ!!! De pé e revestido de toda  armadura de Deus. 

Na verdade o que acontece é que nós lutamos  de joelhos e Deus nos faz vencer de pé. Porque quem fica de joelhos diante de Deus, permanece de pé diante das adversidades. Foi exatamente isso que aconteceu com Josafá, ele se prostrou, orou e Deus o colocou de pé.

Que as 10 lições sobre Josafá enriqueçam sua vida e seu ministério. Saiba mais no meu canal do YouTube Amilton Deolindo. 


2 respostas para “10 LIÇÕES SOBRE JOSAFÁ.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *