10 Lições sobre Josafá

O estudo bíblico “10 Lições sobre Josafá”, é baseado em 2 Crônicas 20.1. Na ocasião, Josafá foi surpreendido por uma guerra inesperada e seu contingente militar era bem menor que o contingente do exército adversário. Porém, Josafá não imaginava que não seria necessário levantar uma espada sequer na guerra. Em outras palavras, aquela guerra, a partir do momento em que ele decidiu buscar a Deus em oração, não era mais dele, e sim do Senhor. Josafá ouviu Deus dizer que naquela guerra ele não precisaria lutar, mas confiar e ver o livramento que o Senhor daria.

Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre Josafá”, edifique sua alma.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª 10 Lições sobre Josafá: QUANDO O ATAQUE VEM DE PESSOAS DE PERTO.

O ataque não veio da babilônia, Egito ou da Assíria, estas nações eram de longe, o ataque veio dos amonitas, moabitas e dos edomitas, ou seja, nações que praticamente eram vizinhas. Isso nos ensina que muitos dos ataques que sofremos vêm de pessoas que estão próximas a nós, onde nunca imaginávamos. Pessoas que já foram nossos amigos e andaram conosco. Até mesmo aquelas que, outrora, ajudamos. Só DEUS para blindar o nosso coração para que estes ataques não nos tirem da presença, e para que o veneno da malícia, da maledicência não tenha o efeito de nos tirar a paz.

2ª 10 Lições sobre Josafá: A NOTÍCIA DA TERRA NÃO É MAIOR QUE A DO CÉU.

De acordo com o versículo 2, “uma multidão vinha contra Josafá”, esta era a notícia da terra. Porém, no versículo 17, o céu respondeu: “Nesta peleja não tereis que pelejar… porque DEUS será convosco.” Qual notícia tem mais influência sobre nossa vida? Qual delas daremos ouvidos? Saiba que a terra não governa o céu. Então, sempre que uma má notícia bater em sua porta, esteja atento ao que DEUS diz na palavra, pois somente a palavra deve exercer influência sobre o nosso coração.

3ª 10 Lições sobre Josafá: QUANDO O ASSUNTO É DESTRUIR UM CRISTÃO, OS INIMIGOS SE UNEM.

Nesta ocasião, até quem era inimigo se uniu para destruir o povo de Deus. Um grande número de povos, que eram inimigos entre si, se juntaram para destruir o povo de Deus. Isso mostra que quando o assunto é parar a obra de Deus na vida de alguém, até os inimigos fazem aliança. Se isso acontecer com você glorifique a Deus, pois, ninguém tenta derrubar quem já está caído. A luz incomoda as trevas. Antes de um grupo fazer aliança contra você, o céu está unido em seu favor. Afinal, maior é aquele que peleja por nós.

4ª DEUS NOS FAZ TRIUNFAR ATÉ QUANDO A DERROTA JÁ É CERTA.

Sabe quais eram as chances de Josafá vencer a batalha sem Deus? zero. As chances de Davi sair vencedor contra Golias também eram zero. Isso nos ensina que quando a derrota é certa, só Deus nos faz triunfar. SÓ ELE NOS FAZ VENCER QUANDO TUDO PARECE ESTAR PERDIDO. Só DEUS pode nos levar do fracasso ao sucesso. Então, receba este triunfo sobre sua vida. Entrega e confia em Deus, pois ele é o nosso triunfo nas batalhas da vida. E graças a Deus que nos dá Vitória por intermédio de Cristo Jesus, afinal, com ele a Vitória é certa.

5ª SEMPRE QUE ESTIVER AGRADANDO A DEUS, SE PREPARE PARA OS ATAQUES.

Depois que você entrega o seu caminho para JESUS, começa a ganhar almas, passa pelo batismo nas águas e escolhe Deus ao invés do pecado. SE PREPARE PARA OS ATAQUES. Josafá estava agradando a Deus. Ele era um rei justo e fazia o que Deus aprova, mas por não ter aliança com os inimigos eles se levantam contra ele.Os inimigos podem até se levantar, mas Deus já está de pé. Quando isso acontecer não fique na defensiva, faça como JOSAFÁ intensifique sua busca pela face de Deus, mas não retroceda, pois Deus é contigo.

6ª RECONHEÇA SEUS LIMITES.

Primeiramente, a atitude a ser tomada em uma batalha, é reconhecer nossos limites. QUANDO JOSAFÁ APRESENTOU O PROBLEMA PARA DEUS, ELE RECONHECEU QUE ERA LIMITADO. Se reconhecemos nossos limites, Deus nos fortalece para rompê-los. Por trás dos seus limites estão as suas maiores conquistas. Só não deixe que suas limitações sirvam de barreiras intransponíveis entre você e os projetos de Deus em sua vida. Então, avance!

7ª PARA ONDE VOCÊ VAI QUANDO AS COISAS FICAM DIFÍCEIS?

Josafá foi para casa se Deus, porque Deus está em primeiro lugar e não quer ser lembrado só no dia da adversidade. Antes mesmo de organizar seu exercício, Josafá deu prioridade a sua comunhão com Deus. Isso nos ensina que em dias difíceis não devemos nos desesperar, mas confiar no Senhor. Então, vá para os pés de Jesus. De acordo com o Salmo 34:18, “Deus está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”. Quando o céu estiver de bronze, a alegria te abandonar e a dor das injustiças invadirem sua casa, vá para os pés do Senhor.

8ª DEUS SABE DA SUA LUTA, MAS QUER TE VER CLAMANDO.

Mesmo Deus sabendo de tudo que estava acontecendo, Josafá precisou orar. Isso é dependência de Deus na prática. É dizer para Deus que conta com ele. Orar é convidar Deus a participar não só de nossas guerras, mas também de nossas vidas. Oramos a DEUS porque é ele quem sabe de tudo, pois nós não sabemos o que realmente precisamos. Quando estamos em oração, somos fortalecidos pelo SENHOR diante das lutas que enfrentamos. Entenda uma coisa: Só vai dar certo se for orando.

9ª LEMBRE-SE DAS PROMESSAS.

Josafá não começou a oração falando do problema, e sim falando das promessas. Segundo, 2 Crônicas 20:7, Josafá lembrou da promessa feita a Abraão. Apesar dos problemas, ele lembrou das promessas. Então, jamais se esqueça das promessas de Deus para sua vida. Para chegar no final de alguma coisa, lembre-se do resultado que todo aquele processo pode te levar, e assim, PONHA OS SEUS OLHOS EM DEUS.

10ª DEUS LUTA E VOCÊ FICA DE PÉ.

Deus disse para Josafá que a luta era dele, mas Josafá deveria ficar de pé. Deus quer que nossa postura seja está diante das adversidades da vida: de pé e revestido de toda armadura de Deus. Lutamos de joelhos e Deus nos faz vencer de pé, porque quem fica de joelhos diante de Deus, permanece de pé diante das adversidades. Foi exatamente isso que aconteceu com Josafá, ele se prostrou, orou e Deus o colocou de pé. Então faça o mesmo e saia desta guerra mais que vencedor.

Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre Josafá”, tenha edificado sua alma.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima