10 Lições sobre Moisés

O estudo bíblico “10 Lições sobre Moisés”, está registrado em Êxodo 1 ao 3. Moisés nasceu numa época em que não podia nascer menino. Em um contexto de morte e escravidão, ele sobreviveu dentro de um cesto de junco no rio Nilo. Foragido da justiça egípcia por ter assassinado um egípcio e enterrado o corpo na areia, foi encontrado pela justiça divina no deserto de Midiã. Viveu 120 anos e alguns afirmam que sua vida se divide em 3 períodos: 40 anos no Egito, 40 anos na cidade de Midiã e 40 anos conduzindo o povo no deserto. Depois do chamado na sarça ardente, Moisés preferiu sofrer no deserto do que ser chamado filho da filha de faraó no Palácio. Um heroi da FÉ que falava face a face com Deus.

Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre Moisés” fale ao seu coração.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª 10 Lições sobre Moisés: DEUS OUVIU O CLAMOR E NADA MUDOU.

Antes de mais nada, vale a pena destacar que Deus agiu porque o povo orou. De acordo com Êxodo 2:23, “Os israelitas clamaram por socorro, e seu clamor subiu até Deus.” Assim que o povo de Deus clamou, aparentemente não aconteceu nada, pois Israel continuava escravo no Egito. Porém, Deus já estava agindo e preparando Moisés para libertar o seu povo das mãos de faraó. Então, creia que pelo fato de você não está vendo acontecer não quer dizer que Deus não está trabalhando.

Às vezes, desenhamos o caminho por onde achamos que Deus deverá vir até nós, mas os caminhos de Deus são mais altos que o nosso. Certa feita, Jesus estava ao lado dos discípulos no caminho de emaús e eles não perceberam. O povo não está vendo, mas Deus está guiando Moisés no rio Nilo; plantando Moisés no Egito; chamando Moisés do meio de uma sarça ardente e enviando ele para libertar o povo.A sua vida não está seguindo a esmo, tem um Deus eterno no controle de tudo.

2ª 10 Lições sobre Moisés: TEU CRESCIMENTO INCOMODA.

Faraó se incomodou com o crescimento do povo e logo começou a investir contra Israel. Isso significa que os nossos passos rumo ao crescimento, incomodam o maligno. É que quando você pega na Bíblia que alguém te chama, o cachorro late ou o vizinho aumenta o volume do som. Muitas coisas acontecem para nos tirar do foco. O inimigo sabe que você nas mãos de Deus é uma potência. Mas fique em paz, toda oposição contra sua vida te encaminha para o propósito de Deus lá na frente. Então, prossiga, pois quanto maior a perseguição, maior é o crescimento.

3ª 10 Lições sobre Moisés: GERE GRANDES PROJETOS DENTRO DE CENÁRIOS CAÓTICOS.

De acordo com Êxodo 2:2, “Joquebede, a mãe de Moisés, assim que deu à luz, precisou esconder o bebê por três meses.” Moisés foi gerado em um cenário de guerra e de extrema dificuldade. Isso nos ensina que quando o projeto é de Deus você não precisa temer a fúria do faraó, maior é Deus em sua vida. Muitos deixam as dificuldades sabotarem os sonhos e os projetos quando o dia mal bate na porta, mas saiba que é na tempestade que aprendemos a nadar. Então, creia que seus sonhos e seus objetivos em Deus são dignos de qualquer luta, preço e esforço. Não desista, porque a sua indesistência te fortalece para prosseguir e te ajuda a construir uma história de superação ao lado de Deus.

4ª ESCONDA O SEU PROJETO.

Segundo nos informa Êxodo 2:3 “Joquebede escondeu Moisés até onde pode, quando não conseguia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de juncos de papiro e o revestiu com betume e piche.” Assim como Moisés não podia ser visto, os nossos projetos também não podem ser contados para todo mundo. Há muitas pessoas más e sabotadoras de projetos. Plante e semeie no silêncio, e deixe que as pessoas vejam a colheita, apenas guarde a semeadura entre você e Deus. Aquilo que ninguém sabe, ninguém estraga ou atrapalha. Você não precisa correr para as redes sociais e mostrar o seu sonho para todo mundo, ao invés disso, entre no seu quarto, feche a porta e apresente seus sonhos e projetos para Deus. Quando chegar o tempo, todos verão o seu Moisés.

5ª DEUS USA PESSOAS ESPECÍFICAS PARA PROPÓSITOS ESPECIAIS.

Deus preparou Moisés e o lapidou para a grande missão de libertar o povo. Certamente, Moisés era um investimento de Deus feito a longo prazo. Quando Deus aparece na sarça, é como se Deus estivesse dizendo para Moisés: “Moisés, você é o meu investimento e eu não vou perdê-lo de vista, eu te guardei naquele cesto de junco no Rio Nilo e te plantei no Palácio para receber as instruções necessárias. Isso mostra que somos pessoas específicas e preparadas para um propósito especial. Então, não deixe nada te diminuir, somos pequenos, porém, o nosso Deus é grande.

6ª VAI PEGAR FOGO, MAS NÃO SERÁ CONSUMIDA.

Conforme Êxodo 3:2, “O Senhor lhe apareceu no fogo que ardia no meio de um arbusto. Moisés olhou admirado, pois embora o arbusto estivesse envolto em chamas, o fogo não o consumia.” A sarça pegando fogo representa a vida de Moisés. A vida de Moisés a partir de agora vai pegar fogo, mas tem um porém : “Não será consumida.” A vida tranquila de pastor das ovelhas de seu sogro Jetro, dará lugar a uma rotina muito mais desafiadora. O rebanho de ovelhas se tornará em um grupo de mais de um milhão de pessoas no deserto.

Sendo assim, entendemos que, ao assumirmos o chamado, a nossa vida pega fogo. Principados e potestades do mal se levantam, críticas destrutivas, torcida do contra, falsos amigos, porém, não são os sofrimentos que irão destruir os projetos de Deus na sua vida, pelo contrário, edificará ainda mais o seu ministério. Ninguém destroi a missão de um homem e de uma mulher chamados por Deus.

7ª NÃO DEU TEMPO DE LEVAR BAGAGENS.

Moisés saiu foragido do Egito, sendo assim, não deu tempo de levar bagagens e nem preparar as malas. Moisés saiu com a roupa do corpo. Da mesma forma, saímos foragidos do mundo, por isso, não devemos levar bagagem nenhuma. Para seguir os propósitos de Deus, as bagagens, os costumes do mundo e as práticas da vida velhas devem ficar para trás. A porta da salvação é estreita, Deus tem pressa em te usar como instrumento do Reino Dele e para onde Deus está te levando, você precisará apenas da presença dele com você. Amém?

8ª NÃO IMPORTA O LOCAL, E SIM O ENCONTRO.

Segundo nos informa Êxodo 3:2, “O encontro que Moisés teve com Deus não aconteceu no Palácio de faraó, mas no deserto e através de uma sarça que pegava fogo, mas não se consumia. Isso nos ensina que não importa o local do encontro com Deus, o mais importante é o encontro ser verdadeiro. Pois se o encontro é verdadeiro, você nunca mais deixará de se encontrar com Deus em seu quarto fechado. Então, que verdadeiramente haja um impacto em nossas vidas a partir do momento em que nos encontramos com Deus. E para aqueles que ainda vão se encontrar com Deus, que este encontro marque a sua vida para sempre.

9ª NÃO TEM COMO TER VIDA COM DEUS DE COSTAS PARA ELE.

De acordo com Êxodo 3:4, “Para Moisés se aproximar de Deus, foi necessário virar-se na direção do Senhor.” Sendo assim, entendemos que não é possível ter vida com Deus dando as costas para ele. Quem dá as costas para Deus anda na direção do mundo. Então, se envolva com Deus, se relacione e se posicione com ele. Não permita que haja distância entre você e Deus. E a melhor forma de diminuir a distância é orando, lendo a palavra e se afastando da aparência do mal, pois, quanto mais perto você estiver, mais audível será a voz de Deus ao seu coração e mais fortalecido você estará diante das adversidades da vida.

10ª TEM COISAS QUE DEUS NÃO TIRA.

Conforme Êxodo 3:5, “Deus disse para Moisés tirar as sandálias, pois aquele local era terra santa.” Certamente, muitos acham que as sandálias eram apenas um detalhe de pouca importância, porém, aquele era um sinal de reverência ao ambiente de Glória em que ele se encontrava. Vale a pena destacar que Deus não tirou as sandálias dos pés de Moisés (Se bem que ele podia fazer isso), mas deixou que Moisés tirasse. Isso nos ensina que há pecados e inclinações em nossas que precisamos tirar, pois é nossa responsabilidade. Somos nós quem decretamos um ponto final naquilo que atrapalha nossa comunhão com Deus. Eu sei que não é fácil divorciar-se de certas inclinações, porém, os resultados compensam nossas renúncias. Então, deixe para trás tudo que não te leva para frente, pois Deus é contigo.

Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre Moisés” tenha edificado sua vida.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima