10 LIÇÕES SOBRE O JOVEM RICO.


O jovem rico esteve diante de Jesus Cristo e teve a oportunidade de mudar a sua vida. Mas apegado às suas riquezas, decidiu não seguir o mestre, JESUS. Leia a passagem que está em Mateus 19.16/ Marcos 10.17 e Lucas 18.18 em diante. 

1…POR QUE JESUS NÃO ACEITOU SER CHAMADO DE BOM?

PRIMERO: O conceito de bom para o judeu era dado só pra quem começa e termina alguma coisa. Por exemplo: na criação quando terminava uma obra, a bíblia diz que Deus dizia que era bom. Gênesis 1:12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e VIU DEUS QUE ERA BOM. Deus viu que era bom porque ele começou e terminou. Por isso que no versículo 17 Jesus diz: “Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. E aqui está o segredo do porque Jesus não aceitou ser chamado de bom pelo jovem rico. O que Jesus começou, ele ainda não tinha terminado. Jesus tinha começado a obra redentora, salvadora, mas ela só terminaria na cruz. Sendo assim, JESUS NÃO aceita o título de bom que o jovem rico queria dar pra ele. No Reino de Deus bom mesmo é quem começa e termina. É quem começa na fé e termina na fé. Não é começar na fé e terminar na carne. O título de bom fica pro final.

2…SEGUNDO e segunda lição: JESUS NÃO SE ENCANTA COM PALAVRAS BONITAS.

Uma outra lição sobre o jovem rico é a de que ele chega elogiando Jesus com segundas intenções. Ele chega elogiando Jesus pra não ser censurado. É tipo assim: eu te elogio, fecho contigo e você não me censura, você não me corrige. Só que Jesus não se deixa levar por palavras moles, palavras doces de paladar amargo. Cuidado com os elogios, aprenda a discernir porque às vezes eles são inofensivos, são de coração, mas às vezes eles vêm para envaidecer o seu coração e te fazer pecar contra Deus ou te privar de falar o que aquela pessoa que está te elogiando precisa ouvir.

3… Terceira lição sobre a palavra BOM do jovem. SE JESUS É BOM, ENTÃO POR QUE VOCÊ NÃO SEGUE ELE?

O jovem diz com os lábios que Jesus é bom, mas o seu coração quer estar longe de Jesus. Muitos lábios falam que Jesus é bom, mas não seguem ele. Sobre este assunto Jesus disse em Mateus 15:8 ► “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.” Jesus é realmente bom pra quem segue ele. 

4…ANTES DE QUERER A VIDA ETERNA TEM QUE QUERER PAGAR O PREÇO DA RENÚNCIA. 

A primeira coisa que o jovem rico está interessado é na vida eterna. Ele quer saber sobre o processo de chegada a vida eterna, mas quando Jesus diz que a renúncia vem antes da vida eterna, pronto, acabou a disposição do homem. E é o que acontece hoje, em nossos dias a realidade é a mesma. Quem não quer a vida eterna!?!? Quem não quer morar no céu com jesus?!?! Porém, quando o assunto é renúncia,  quando o assunto é cruz… fazem como o jovem rico fez no versículo 22 “E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.” É mais confortável morrer abraçado com o mundo e seus prazeres do que renunciar tudo que o mundo tem pra nos oferecer. Renunciar é trocar o nada pelo tudo. E já que a nossa vida não se resume no aqui e no agora, quem renunciou tudo por Jesus, um dia vai descobrir que a única riqueza que realmente temos é Jesus. Quem quiser vir após mim negue-se a si mesmo.

5… BOM NAS PALAVRAS E PÉSSIMO NA PRÁTICA. 

Irmãos, repare que dos dez mandamentos Jesus só citou os que apontavam para nossos deveres em relação ao próximo, veja bem: do versículo 18 ao 19 Jesus diz não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Jesus só citou o nosso dever para com o próximo. E aí no versículo 20 o jovem enche a boca e fala: “Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; o que me falta ainda?” Tem guardado mesmo? Então, já que ele disse que guardava os mandamentos em relação ao próximo, Jesus diz no versículo 21: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E já que tudo aquilo que ele falou não era de fato verdade, ele se entristece e não segue Jesus. Bom nas palavras e péssimo na prática. Cuidado para os seus lábios dizerem uma coisa e seu corpo fazer outra.

6… SEGUIR JESUS CONSISTE EM DEIXAR ALGUMAS OU ALGUMAS COISAS. 

Pra seguir Jesus o jovem tinha que deixar o amor às riquezas pra trás. O problema não era o dinheiro que estava na carteira, mas sim o mamom, o amor ao dinheiro que estava no coração. Todos, sem exceção, vão ter que deixar alguma coisa pra seguir Jesus. A mulher samaritana deixou o cântaro. Zaqueu deixou a vida de corrupção. Pedro precisou abrir mão do temperamento forte. E conosco não será diferente. As leis do Reino não mudaram, continuam as mesmas. O que você deixou? O que você precisa deixar pra seguir a verdadeira riqueza, aquela que nunca vai acabar? O problema desse jovem não era possuir muito, mas o muito o possuir ele.

7… ELE CONSEGUIU CHEGAR RUIM E SAIR PIOR.

De todas as pessoas que se encontraram com Cristo, este jovem é o único que saiu pior do que chegou. Ele recebeu a atenção de Jesus; ele recebeu a palavra; ele recebeu a solução da cura pro seu coração, mas mesmo assim ele conseguiu sair pior do que chegou. Ele desperdiçou a maior oportunidade da sua vida. A dureza do coração dele conseguiu vencer ele, e aquilo que te vence fica mais forte sobre a sua vida. Jesus é a pessoa certa, mas se não agirmos como servos fiéis, se não agirmos com prudência colocando em prática o que conhecemos na palavra, o final será o desvio da fé e o nosso último estado será pior do que o primeiro. Como diz 

2 Pedro 2:20 ►”se depois de fugir das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, são uma vez mais influenciados e vencidos por elas, seu último estado tornou-se ainda pior que o primeiro.

8…ELE BUSCOU A PESSOA CERTA, MAS FEZ TUDO ERRADO.

O primeiro passo ele deu. Diferente de muitos, ele buscou a pessoa certa. Ele buscou Jesus. Ele buscou a pessoa certa, mas não aceitou as palavras da pessoa certa. Como pode alguém buscar a Jesus e não aceitar o que sai da boca dele? Foi isso que aquele jovem fez. Pra muitos, buscar a Jesus significa ficar só com as palavras boas que saíram da boca dele. Quando a palavra é de conforto elas abraçam, mas quando é de confronto elas se afastam. Por isso que muitos estão até dispostos a buscar Jesus, a pessoa certa, até um determinado período. Mas quando o assunto é renúncia, o fato de estar buscando a pessoa certa, não é suficiente para a permanência das pessoas ao lado de Jesus. Você está buscando a pessoa certa Jesus? Então, independente do que ele te mandar fazer, será bom pra você. 

9… ELE RECEBEU A RESPOSTA CERTA, MAS TOMOU A DECISÃO ERRADA.

A resposta que Jesus deu a ele era tudo que ele precisava. Ele tinha a palavra, mas não procedeu conforme ela. Temos a resposta certa na palavra, mas precisamos tomar a decisão certa de segui-la. Quando a bíblia está só debaixo do braço e fora do coração, temos a resposta certa com atitudes erradas. A palavra certa é tudo que precisamos para triunfarmos sobre as tempestades e o mundo, basta misturar a palavra com a decisão que ela aponta pra nossas vidas. Naamã tinha a resposta certa: “7 mergulhos no Jordão “, mas estava querendo, relatando pra tomar a decisão errada. Sansão tinha a resposta certa: “não toque em nada morto, não beba bebida forte e não corte o cabelo.” Mas infelizmente ele tomou a decisão errada. A informação certa não salva ninguém que toma a decisão errada.

10… CHEIO DE JUVENTUDE, CHEIO DE RIQUEZAS, MAS CHEIO DE UMA ALMA VAZIA.

Este jovem tinha tudo pra ser uma potência nas mãos do Senhor. Ele tinha tudo pra ser um discípulo promissor de Jesus. Era jovem, tinha toda a vida pela frente e toda a oportunidade de investir o seu futuro no reino de Deus. Era rico e podia investir sua riqueza para patrocinar o ministério de Jesus ou ajudar o próximo. Mas infelizmente não fez. Pessoas cheias de muita coisa como saúde, riquezas materiais, juventude, influência, talentos, não servem pra nada no Reino se alma está vazia. Deixe Jesus encher a sua alma com o conteúdo do céu nesta hora e tudo que você tem, tudo que você é será de grande proveito no Reino de Deus.

10 LIÇÕES SOBRE O JOVEM RICO.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *