10 LIÇÕES SOBRE O MANÁ.


Ele é um alimento provido milagrosamente por Deus que serviu como principal alimento dos israelitas durante a peregrinação no deserto. Leia sobre Êxodo 16.

1… ENQUANTO O POVO DORMIA, O PADEIRO TRABALHAVA.

No versículo 13 diz que “no dia seguinte, de manhã, havia orvalho em volta de todo o acampamento.” E depois que esse orvalho secou, lá estava o Maná prontinho para o povo colher e se alimentar. Enquanto o povo dormia na provisão já estava preparada por Deus. E é quando nós descansamos em Deus que as coisas acontecem. Enquanto estamos perdendo o sono  trocando a fé pelo desespero, nada acontece. Você tem fé para crer enquanto você descansa sua alma, seu ser em Deus ele sabe o que está fazendo? 

Filipenses 4:6 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.”

2… O MANÁ NUNCA APODRECE DENTRO DA ARCA.

No versículo 34 diz que “Arão fez como o Senhor havia ordenado a Moisés e colocou a vasilha (com maná) diante da arca da aliança para que ficasse guardada ali. Se o Maná fosse guardado de um dia para o outro em qualquer outro lugar ele apodrecia, mas dentro da arca estava a vara de Arão, as tábuas da lei e o pote de Maná e ele jamais apodreceu enquanto ele esteve dentro da arca. A arca é símbolo da presença de Deus, e aquilo que estava dentro da arca, na presença de Deus, não apodrecia. Seu casamento dentro da arca não apodrece. Sua comunhão dentro da arca não apodrece suas forças dentro da arca não se acabam. Só há uma forma de conservar os valores do céu. Só há uma forma de se conservar íntegro diante desta sociedade, é estar na presença de Deus.

3… DEUS ENVIA, MAS TEM QUE BUSCAR.

O versículo 21 diz que “Todas as manhãs cada um pegava o necessário para comer naquele dia, pois o calor do sol derretia o que ficava no chão.” O Maná era enviado por Deus do lado de fora das tendas, ou seja, o povo precisava sair de suas tendas para buscar o Maná no campo. Jesus é o pão Vivo que desceu do céu, mas nós precisamos buscá-lo de todo o nosso coração, com toda a nossa força e com toda a nossa alma. A Bíblia nos ensina a buscarmos a Deus em Isaías 55. 6 dizendo: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar e invocai enquanto está perto.” Devemos buscar a Deus enquanto temos força e enquanto temos saúde. Sabendo que o Maná está perto, sabendo que a presença de Deus está perto, só depende de nós para encontrá-lo. Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, mas precisamos sair do comodismo e buscá-lo de todo coração.

4… SÓ DEUS TEM A RECEITA DO MANÁ.

Qual era a receita do Maná? Qual era as medidas? Quais eram os ingredientes do Maná? Só Deus sabia a medida certa e os ingredientes certos. Só Deus tinha a receita completa para fazer o Maná. Só Deus tem a receita da verdadeira alegria. Só Deus tem a receita certa para salvar o pecador. Só Deus sabe a receita correta para sua vitória. Não se baseie na receita dos homens, não se baseie na receita do desespero ou do seu achismo, o livro de receita de Deus é a palavra e tudo o que você fizer na palavra pela palavra, você estará usando os ingredientes corretos que te levam a presença do Senhor.

5… O QUE TE ALIMENTA VEM DO CÉU.

Assim como o Maná serviu para alimentar o povo durante 40 anos no deserto, aquilo que te alimenta vem do céu, vem de Deus. Por isso que Jesus disse em Mateus Capítulo 4 na provação do deserto contra o maligno que Nem só de pão viverá o homem mas de toda palavra e sai da boca de Deus. Não deixe de se abastecer aquilo que vem do alto, com aquilo que vem de Deus para que no dia da angústia a sua força não seja pequena mas que ela seja a altura daqui está se levantando ou vai se levantar contra a sua vida. Se alimente de Deus em oração, se alimente de Deus pela palavra se alimente de Deus se consagrando se alimente de Deus carregando a sua cruz e renunciando o mundo. Só assim você vai conseguir atravessar.

6… O MANÁ É PRA TODA FAMÍLIA.

O versículo 16 diz que DEUS uma ordem dizendo: “Cada um de vocês deverá juntar o que for necessário para comer, de acordo com o número de pessoas que houver na família, dois litros por pessoa.” Deus tem um projeto chamado Maná e esse projeto não incluiria apenas um indivíduo da casa, mas toda a família. Os projetos de Deus não param em você, Deus tem planos para você e para sua família. Nenhum plano de Deus deixava de Fora a família, se você tem um grande projeto e a sua família não está incluída nesse projeto, rasga esse projeto agora porque Deus não vai assinar embaixo. Porque todo projeto de Deus tem a família. Quando Deus mandou Noé entrar na arca ele disse “entra tu e a tua família na arca.” Não adianta levantar uma bandeira de vitória e perder a sua família, então inclua sua família em todos os seus projetos para que Deus assine embaixo. 

7… NÃO VAI FALTAR MANÁ PRA TE SUSTENTAR NESTE DESERTO.

Em Êxodo 16:35 diz: ” E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos limites da terra de Canaã.” Enquanto Israel peregrinou pelo Deserto durante 40 anos, Acredite, não teve um dia em que eles não fossem para o campo em que o Maná não estivesse lá. Deus tem Maná, palavra, força e provisão para te sustentar o tempo que for necessário nesse deserto. Neste deserto você não precisa se alimentar com os pães de mentira do maligno. Neste deserto você não precisa se alimentar com as palavras dos opositores. Você tem um Deus que te alimenta no deserto, extraia da palavra, da presença dele tudo aquilo que você precisa para estar atravessando essa fase

8…O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE.

O maná descia uma vez por dia justamente para que o povo entendesse que o amanhã pertence a Deus. Não tinha como armazenar o Maná de um dia para o outro, a não ser de sexta para sábado. Tudo isso para que o povo aprendesse a lição preciosa da dependência de Deus. Deus nos dá a força nossa de cada dia, a força que Deus está te dando hoje é para lutar hoje, amanhã a força de hoje já não serve mais. Amanhã você precisa buscar a Deus novamente. Não tem como buscar a Deus hoje para uma semana inteira, todos os dias precisamos estar na dependência da presença de Deus, todos os dias precisamos nos fortalecer. Ser constante, como diz 1 coríntios 15.58, é buscar todo dia.

9…TEM UM PRAZO PRA VOCÊ BUSCAR O MANÁ. 

Uma outra lição que eu aprendo com o Maná é que tinha um prazo limite pra buscar ele no campo. O Maná não ficava o dia todo esperando as pessoas. O versículo 21 diz que ” Todas as manhãs cada um pegava o necessário para comer naquele dia, pois o calor do sol derretia o que ficava no chão.” Ei, tem um prazo. Deus não vai ficar nos esperando, Jesus está voltando. Enche a sua lamparina de azeite porque quando o noivo voltar ele não vai esperar você se abastecer para te levar, você tem que estar abastecido, tem um prazo, Jesus está voltando e a vida está passando. O que você tem para fazer para Deus, faça logo. Coloca a mão no arado e conserta o teu altar.

10… JESUS É O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU. 

O Maná alimentava o corpo, mas Jesus alimenta a alma. O povo comeu do Maná, mas morreu. Porém quem se alimenta do pão vivo Jesus nunca morrerá. O Maná tinha que ser buscado, Jesus também precisa ser buscado de todo o coração. Se o povo não se alimentasse do Maná ou daquilo que descia do céu, eles morreriam, e tem muita gente morrendo porque não se alimenta de Jesus, não nutrem a sua alma com o pão Vivo que desceu do céu. Jesus disse em João 6:48 em diante: “Eu sou o pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram.  Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá.  Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre.” Ou se alimentamos que Jesus que é o pão da vida, ou vamos se alimentar dos pães de mentira do mundo como diz Provérbios 23:3 “Não cobices os seus manjares gostosos, porque são pão de mentiras.”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *