10 LIÇÕES SOBRE O MAR VERMELHO


1… A SAÍDA É PARA CIMA.

De um lado, estava Pi-Hairote, que era uma cordilheira de rochas escarpadas e praticamente intransponível. Do outro lado estavam Migdol e Baal-Zefom, que alguns pensam que eram fortes e guarnições nas fronteiras do Egito. Atrás deles estavam os egípcios e diante deles, na frente deles estava o mar. De maneira que o único caminho que restou foi o CAMINHO PARA CIMA. Ou seja: DEUS era a saída, Deus era a resposta. Nunca se esqueça que quando todas as portas se fecharem pra você e você se sentir num beco sem saída, Deus é a solução.

2… O MAR SÓ SE ABRE PRA QUEM ANDA PRA FRENTE.

Se voltasse, além de morrer nas mãos dos egípcios, eles não veriam o mar se abrir. O MAR não se abre pra quem volta, mas sim pra quem avança. Quem segue na direção de Deus não pode se assustar com o mar que está na frente e recuar. Assim como as promessas de Deus só funcionavam na vida do povo de Israel se eles avançassem, o que Deus tem pra nós só funciona quando não recuamos.  Hebreus 10:38 ► “Mas o justo viverá pela fé! Contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele”

3…  NÃO É ESPERAR O MAR SE ABRIR PRA MARCHAR E SIM MARCHAR PARA O MAR SE ABRIR. 

No versículo 15  “Deus diz a Moisés: Porque clamas a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem. E só no versículo 16 que Deus diz pra Moisés:  “levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. Primeiro Deus mandou o povo marchar e só depois Deus manda Moisés tocar nas águas.  Reparou que primeiro a gente caminha, marcha e só depois que o mar se abre? Caminhar com o mar aberto não é fé, fé é quando mesmo com o mar aberto você marcha e caminha. O povo precisou marchar primeiro e só depois deles marcharem que o mar se abriu.

4… SOMOS PERSEGUIDOS PORQUE TEMOS UMA HERANÇA.

Israel não é um povo rico financeiramente. Israel Não representa ameaça porque não é um povo com poderio militar. Mas mesmo assim é perseguido. E sabe porque toda esta perseguição? Porque Israel tem uma promessa. O maligno sabe que através de Abraão, Deus tem uma Aliança com este povo e faz de tudo para destruí-lo. Nós também somos perseguidos porque temos uma herança. Não somos perseguidos porque por outro motivo a não ser nossa herança oriunda de uma comunhão com o nosso Deus. Mas não se assuste, Deus é por nós nessa caminhada.

5…NEM TODO VENTO FORTE VEM PRA DESTRUIR.

O versículo 21 diz que depois que Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, Deus l fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.” Deus enviou um vento forte pra abrir o caminho. Nem sempre os ventos fortes vêem para destruir, mas sim para colocar as coisas no lugar. Teve tempestades que vieram sobre a nossa vida que nos fizeram orar mais, que nos fizeram depender mais de Deus e por a nossa fe em ação.

6… PAREDE NA DIREIRA, NA ESQUERDA E EGÍPCIOS  NA RETAGUARDA.

Assim que o mar vermelho foi aberto por Deus, de um lado a pia um paredão e do outro lado um outro paredão e os egípcios vinha atrás. Eu aprendo que não tinha como os israelitas irem para direita, para esquerda e nem para trás porque atrás de mim os egípcios. Tem um muro de cada lado do caminho e o maligno vindo atrás justamente pra você não se desviar nem pra direita, nem pra esquerda e nem ficar preso lá atrás no passado, mas seguir firme na direção de Jesus. 

7… CAMINHO PARA O POVO DE DEUS E SEPULTURA PARA OS EGÍPCIOS. 

Com Deus na nossa vida os problemas são caminhos para atingirmos novos níveis e outros patamares mais elevados na fé e na comunhão com Deus, mas para quem não tem Deus como os egípcios não tinham os problemas da vida se tornam em Sepultura. Este problema não será o seu fim, este problema, esta dificuldade não será a sua Sepultura porque você tem Deus na sua vida. Então,  não pare,  Não olhe para trás e siga em frente. Só há uma saída, seguir em frente. Este mar não será a sua sepultura. 

8… É SÓ ATÉ ATRAVESSARMOS PARA O OUTRO LADO.

Faraó persegue, luta e se levanta contra o povo de Deus até o povo chegar do outro lado do mar. Do outro lado, Faraó não existe mais. Lute e não desista de lutar jamais, porque a nossa luta é até chegarmos do outro lado. E do outro lado não só os problemas que vivemos aqui desaparecerão, mas também o maligno não estará do outro lado. O outro lado pertence a igreja vivendo com Jesus. Você precisa chegar do outro lado. Você não pode ficar fora do projeto chamado CÉU. 

9… QUANDO ESTIVER ENCURRALADO CLAME E NÃO MURMURE.

Reparou que o povo murmurou e Moisés clamou? O povo murmurou e a murmuracao, reclamação não resolveu nada. Mas quando Moisés clamou, ainda que Deus tenha respondido a oração de Moisés com o conhecido “porque clama a mim Moisés?” Foi depois da oração que Deus deu a direção de Moisés tocar nas águas. Haverá muitas situações que vão te encurralar, e nesta hora você tera que tomar uma das  duas atitudes, orar ou murmurar. Nem todo vento vem pra te destruir. Alguns, elem de colocar as coisas no lugar, revelam quem está do seu lado.

10 … DEUS TRANCOU A PORTA.

Quando Deus fechou o mar, além de matar os egípcios, ELE também estava fechando o caminho de volta para o Egito. Se Israel quisesse voltar, deveriam entender que essa não era a vontade de Deus.  Nunca pense em voltar para o egito. O caminho está fechado. O único caminho que está aberto é o caminho,  a verdade e a vida, Jesus. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *