O RICO E LÁZARO. 10 Lições.

O rico e Lázaro. 10 lições, trata-se de uma célebre parábola contada por Jesus onde o desfecho da parábola do rico e Lázaro segue com a morte dos dois, porém, com destinos bem diferentes um do outro: o rico foi destinado ao lugar de tormento eterno, enquanto Lázaro desfrutava da companhia de Abraão em perfeita paz. O rico viveu uma vida sem Deus aqui na terra e uma eternidade sem Deus depois. Já o pobre Lázaro, andou com Deus na terra e desfrutou de um paraíso na companhia do Eterno. Leia Lucas 16.19, e confira aqui o estudo bíblico sobre a parábola do rico e Lázaro. 10 Lições para sua edificação.

1.. SEJA COMO LÁZARO, CONHECIDO NO CÉU.

Vale a pena observar que, por mais que fosse possuidor de várias riquezas, não é citado o nome do homem rico, porém, mesmo sendo pobre, Lázaro tem o nome citado. Essa é uma indicação de que Lázaro era conhecido no céu. Aqueles que reconhecem Jesus como Salvador, passam a ser conhecidos no céu. Em Mateus 7:22,23, Jesus diz as seguintes palavras: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”

Neste caso, alguém pode dizer: “como Jesus não conhece alguém se Ele é Onisciente?” Na verdade, o “nunca vos conheci”, significa que Jesus não conhece aquela pessoa como salva em Cristo. Assim, no céu aquela pessoa não é conhecida como tal. Portanto, não perca tempo, seja conhecido no céu como filho de Deus. Quem é conhecido no céu é temido no inferno. O rico e Lázaro. 10 lições.

2.. O CÉU É TÃO CÉU, QUE LÁZARO NÃO VIA O INFERNO.

Antes de mais nada, vale a pena frisar que não há nenhuma associação entre o Lázaro citado na parábola, com aquele que era amigo de jesus, cuja ressurreição aconteceu em João capítulo 11. Um outro ponto importante, é que no local onde o rico estava, era possível ter uma visão do seio de Abraão, porém, onde Lázaro estava não era possível ver o inferno. Assim, aprendi que nossos olhos só vão contemplar maravilhas. Chega de ver coisas ruins, no céu veremos as maravilhas que Deus preparou para aqueles que o amam. Como diz 1 Coríntios 2:9, “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; 

3.. QUEM NÃO SE PREOCUPA COM A SALVAÇÃO AGORA, SE PREOCUPARÁ DEPOIS.

O rico deixou para se preocupar com sua salvação quando já era tarde demais. Em Lucas 16:28, ele diz que tem cinco irmãos; e pede para que alguém lhes dê testemunho, ou seja, pegue o evangelho pa eles, a fim de que eles não venham também para o lugar de tormento onde o rico estava. Porém, quando tinha vida, ele não se preocupou nem um pouco com a sua salvação. Pelo contrário, ele viveu uma vida longe de Deus.

Mas Lázaro, enquanto estava em vida, se preocupou com a salvação, e agora, no céu, Lázaro não está nem um pouco preocupado porque a salvação está garantida. Veja o contraste entre Lázaro e o rico. A salvação não é assunto para depois, é assunto para agora. Hebreus 3:15, “Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” As pessoas estão deixando o principal do lado de fora das suas vidas, se prepare para o depois deste vida.

4..NÃO SE PERCA NESTE PEDACINHO DE VIDA.

Costumo chamar esta vida de pedacinho de vida. A bíblia chama de vapor. Em Tiago 4:14 diz: “Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” As pessoas se esquecem que depois daqui se inaugura uma eternidade com Deus ou sem Ele, dependerá daquilo que fizemos com vida. A passagem do rico e Lázaro é uma resposta para aqueles que dizem: “Morreu acabou”, pois, enquanto as pessoas dizem isto, a bíblia diz em Hebreus 9:27 “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso o juízo.” Disse Jesus: “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.” (Mateus 10:39).

3 verdades que o rico descobriu tarde demais:

1.. QUEM NÃO ORA AQUI CORRE O SÉRIO RISCO DE ORAR NO INFERNO. 

A “oração” do rico no versículo 27, foi: “Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,.” O rico se tornou um homem de oração, porém, ja não havia mais tempo. A oração tem o poder de nos conectar a Deus, não deixe de orar. Oração é alimento para alma.

2.. O RICO DESCOBRIU QUE A FAMÍLIA É UM PROJETO DE DEUS. 

No versículo 28 o rico diz: “Pois tenho cinco irmãos;…” Ele lembra que família é um projeto de Deus, porém, tarde demais. Não espere para valorizar sua família, ela é o seu único patrimônio. Isso porque não levaremos carro, casa, dinheiro para o céu, mas dá para pregar o evangelho para sua família e garantir que eles estejam no céu depois da jornada de cada um aqui nesta terra. Noé não levou nada a não ser sua família para dentro da arca. Faça como Josué: “eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” O nome disso é senso de propriedade por aquilo que Deus te deu.

3..ELE DESCOBRIU QUE DEUS EXISTE.

A Bíblia não tenta provar a existência de Deus, a existência de Deus é um fato. E este fato só pode ser compreendido pela fé,  (Hebreus 11:6) “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” Se Deus desejasse que fosse sem fé, ele aparecia e provaria para todos que ele existe, mas se Deus fizesse isso, não haveria necessidade de fé.

Jesus disse em João 20:29: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”. Com a parábola do rico e Lázaro, fica claro que depois da morte não existirá ateu. Alguns aqui na terra enchem a boca para falar que é ateu. Agem assim por influência e por status, mas na eternidade, com ou sem Deus , a história será outra.

Salmos 14:1: “DISSE o louco no seu coração: Deus não existe.” O rico e Lázaro. 10 lições

8.. CONDENADO NÃO PELO QUE FEZ, MAS PELO QUE DEIXOU DE FAZER.

É importante frisar que o rico não foi acusado por crimes horrendos. Não é tachado de caluniador, fraudulento, assassino, adúltero ou imoral. Ele não foi condenado por ser rico, mas por ser possuído pela riqueza, pois os bens materiais sem Deus nos deixa omisso na obra de Deus e às necessidades do próximo. Não foi o que o rico fez que o condenou, mas o que ele não fez que o condenou. Cuidado com o pecado de omissão. Uns serão condenados pelo que fizeram, mas outros serão condenados pelo que deixaram de fazer. Tiago 4:17 diz: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” O rico e Lázaro. 10 lições.

9.. DEPOIS DA MORTE TODO MUNDO QUER IR PARA O CÉU.

Depois daqui todos desejarão estar com Jesus no céu. Se você perguntar, todos vão responder que querem andar com Jesus no céu, porém, poucos são os que querem andar com Jesus aqui na terra. Na eternidade é fácil escolher, pois não há os prazeres da vida. Por isso, a escolha é aqui em vida, a escolha significa renunciar tudo que o mundo oferece por amor à Jesus. Aqui é por amor, mas se a escolha fosse depois da vida, seria baseada por interesse e não por amor. 1 Timóteo 6:7-8, diz: “Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.” Deste mundo só levamos a nossa salvação, então, se for para se apegar, se apegue  a Jesus. 

10… NADA NESTA TERRA VALE MAIS DO UMA ALMA.

Não podemos descobrir o valor da alma, só na eternidade. Cuide do seu corpo, saúde e estética, mas não se esqueça da sua alma. Ele jamais pensou em sua alma, depois, o arrependimento foi tão grande que ele tentou intervir sobre a salvação da alma de seus irmãos. A alma do ser humano vale tanto que não tinha na terra algo suficiente para pagar por ela, a moeda teve que vir do céu, Cristo veio pagar o preço de resgate da nossa alma. E em Mateus 11.28,29, Jesus define o assunto dizendo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”. Cuide da sua alma !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima