10 LIÇÕES SOBRE O SALMO 1


Em minha humilde opinião, este é o melhor salmo para iniciar todo o conjunto de salmos que vêm depois. O salmo 1 é a explicação de tudo que vem depois. O Salmos 1 é um contraste entre a vida do justo e a vida do ímpio. Um contraste entre aquele que serve e o que não serve a Deus. Leia o Salmos 1 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida.

1… QUEM ANDA PARA, QUEM PARA SE ASSENTA.

Repare que o salmo deixa claro no verso 1, que um abismo vai chamando o outro. Anda, para e se assenta. A tendência de quem escolheu andar no caminho do ímpio é esta: começa andando, depois para, e no final termina sentado, prostrado. O maligno tem um caminho cujo o fim dele é morte espiritual e eterna. A palavra é tão esclarecedora que não precisamos pagar pra ver, basta olhar os resultados que uma vida ímpia trás. Cuidado, as más conversações corrompem os bons costumes. Primeiro começa andando com quem não acrescenta valor algum. Depois ele para, PARA de fazer o que? Para de orar, ler a palavra e buscar o SENHOR. E por fim senta, se prostra com a vida espiritual fracassada. Ei, Deus tem planos maiores para sua vida.

2… UM ENVOLVIMENTO CADA VEZ MAIOR COM A PERVERSIDADE.

Ainda no versículo 1, o salmista falando do ímpio ele apresenta 3 estágios: ímpios, pecadores e escarnecedores. Uma progressiva maldade pra quem escolhe se afastar da presença do Senhor. Com o pecado não se brinca. O pecado transformou um anjo em um demônio. O pecado precisa só de um corpo, de uma oportunidade. 2 Pedro 2:20 Portanto, aqueles que chegaram a conhecer o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e que escaparam das imoralidades do mundo, mas depois foram agarrados e dominados por elas, ficam no fim em pior situação do que no começo.

Viu porque você não pode voltar?

3… ANTES!!!

Eu ministro a unção do “antes” sobre a sua vida. O versículo 2 diz que ANTES tem o seu prazer na lei do Senhor. Ou seja, antes de qualquer coisa, justo dá prioridade para a palavra. Antes de ler uma mensagem no celular ,ele lê a palavra. Antes de ouvir a voz de alguém na terra, ele ouve a voz de Deus pela palavra. Isso fala de prioridade. Fala de buscarmos primeiro o Reino de Deus. Que Deus venha antes na sua vida. Receba a unção do antes! Só pela palavra podemos nos afastar do pecado. A máxima é: “ou a bíblia te afasta do pecado ou o pecado vai te afastar dela.” E sabe porque ele consegue não andar, parar e se assentar? Porque antes do ímpio chegar a palavra já chegou antes. Antes do mal te alcançar a palavra já te alcançou antes.

4… VITÓRIA DE DIA E VITÓRIA DE NOITE.

No versículo 2 diz assim: “e na sua lei medita de dia e de noite.” Olha só irmãos, reparem que uma vida bem sucedida diante de Deus não está associada a conta bancária, mas sim a meditação e prática da palavra. De dia fala de momento bom, ou seja, quando tudo está bem ele está na palavra. E noite fala dos momentos difíceis, mas mesmo assim ele vai pra palavra. E aí eu posso dizer: QUE ROTINA SAUDÁVEL!

Muita gente se assusta com a palavra rotina. Mas se ela for uma rotina saudável, não há problema nenhum. Uma rotina saudável é  bem vinda em todas as áreas de nossa vida, principalmente em nossa vida com Deus. Receba Vitória de dia e de noite pela palavra.

5…O QUE NORTEIA NOSSA VIDA É A PALAVRA.

O salmista deixa claro que o ímpio não é um modelo a ser seguido. O salmista deixa que o justo está se baseando pela palavra para ser o que ele é. Graças a palavra ele pôde  ser lapidado e ser justo diante de Deus. O que norteia a vida dele é a palavra. Infelizmente muitos olham para fora da bíblia na busca de exemplos para balizar suas vidas. Direção espiritual só pela palavra. Olha o que a palavra diz sobre Jesus em Lucas 4:16 “No sábado, conforme o seu costume, foi até a sinagoga. Ali ele se levantou para ler as Escrituras Sagradas,” Depois deste texto de Lucas me vem uma reflexão: “Se Jesus precisou meditar na palavra, quanto mais eu.”

6… RAÍZES PROFUNDAS EM DEUS.

O versículo 3 diz que o justo será como a “árvore plantada junto a ribeiros de águas.” Se ela está plantada junto do Ribeiro, com certeza suas raízes estão buscando direto da fonte. Ou seja, o segredo dessa árvore está na raiz. A raiz é a parte da árvore que dá sua sustentação e extrai o alimento da terra. O cristão verdadeiro tem raízes profundas. É por isso que muitos não caem com a força  do vento. E raiz é uma parte da árvore que ninguém vê, só Deus vê o tamanho de suas raízes. Deixem falar o que quiserem acerca do seu nível de fé e temor a Deus. O nosso trabalho é continuar ao lado do Ribeiro de Deus, ELE está vendo nossas raízes. E outra, só vamos produzir frutos se estivermos enraizados no Ribeiro do céu. 

7… O ÍMPIO É GUIADO PELO VENTO. 

O versículo 4 diz assim: “Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.” O ímpio é uma palha seca, quem determina pra onde ele vai é o vento. A palha é a casca do grão e deveria ser removida pelo vento para se obter o valioso grão. Era o vento quem guiava a palha do grão. O vento da tempestade é quem guia o ímpio. Sabe porque? Porque ele não tem raízes firmadas junto ao Ribeiro. Qualquer probleminha desaba tudo. Como diz o salmo 46: “nos temos um refúgio, uma fortaleza e um socorro certo na hora da tristeza. “

8… TUDO QUANTO FIZER PROSPERARÁ

O versículo 3 deixa esta promessa sobre a vida do justo: “tudo quanto fizer prosperará”. Ou seja: O que ele fizer, baseado na palavra, ele vai prosperar. Não tem como dar errado aquilo que fazemos baseados na palavra. E esta prosperidade que o salmista fala, não está associada com riquezas materiais e nem com aquilo que o dinheiro pode comprar, mas sim uma prosperidade espiritual.  Esta é a maior prosperidade na vida de uma pessoa. Como diz Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,” Somos prósperos, pois temos a graça, a unção do Espírito Santo, a salvação em Cristo Jesus. Receba esta promessa sobre a sua vida: “tudo quanto fizer prosperará!”

9… DESTAQUE PARA O JUSTO.

Um outro ponto interessante irmãos no salmo 1, é que Deus cita primeiro o exemplo do justo. Deus faz questão de evidenciar, colocar em destaque o justo. Sabe porque? Porque o que atrai a presença de Deus na vida de uma pessoa é o estilo de vida santa que ela leva diante de Deus. Deus está atento e fica maravilhado quando ver um filho (a) sendo luz do mundo. Deus fez questão de citar o exemplo de Jó dizendo: “observaste o meu servo Jó?” Deus cita o justo primeiro para nos mostrar que ele quer de nós. 

10… É INEVITÁVEL A REFLEXÃO.

Irmãos, a primeira coisa que me veio em minha mente enquanto eu meditava no salmo 1, era uma inevitável reflexão sobre minha conduta diante de Deus. Como temos procedido ? Que a nossa postura seja a de 2 Timóteo 2:15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” Que a nossa postura seja a mais justa possível. Agindo de justiça para com Deus e o próximo. 

Pregação sobre o Salmo 1. (10 Lições)

10 LIÇÕES SOBRE O SALMO 1

Pregação sobre o Salmo 1. (10 Lições)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *