O estudo bíblico “10 Lições sobre Pedro”, fala sobre um dos apóstolos que mais se destaca por sua humanidade, erros e acertos. Bom nas palavras e péssimo na prática, através dele podemos aprender muito mais que as 10 lições que eu separei sobre ele. Pedro, o simples pescador de peixe que se tornou em um grande pescador de almas de vidas. Acompanhe o estudo bíblico “10 Lições sobre Pedro” e seja edificado.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
1ª 10 Lições sobre Pedro: PEIXE VIVO PARA MORRER E HOMEM MORTO PARA VIVER.
Ao chamar seus discípulos, o propósito de Jesus era fazer daqueles homens simples, pescador de pessoas. Antes, os discípulos pescavam peixes vivos, porém, depois do chamado, passaram a pescar homens (pessoas) mortas espiritualmente com intuito de levá-las à vida. Fora da água os peixes morriam e fora do mundo os homens viviam. Os peixes seriam pescados vivos para morrerem e os homens (as pessoas) seriam pescados mortos em seus pecados para viverem uma vida santa e irrepreensível diante de Deus. Este é o poder da missão que Jesus entregou em suas mãos: pescar o homem pecador para que reviva uma nova criatura em Deus. Pedro continuou pescando, porém, para o Reino de Deus.

2ª 10 Lições sobre Pedro: DEUS JÁ CONTAVA COM A CONVERSÃO DE PEDRO.
De acordo com Lucas 22:32, Jesus disse que “quando Pedro se convertesse, logo em seguida deveria fortalecer a fé de seus irmãos”. Pedro, apesar de andar com Jesus durante três anos, ainda não era convertido, porém, as palavras de Jesus já confirmavam que em breve a conversão de Pedro seria uma realidade notória e, além dele se converter, ajudaria outras pessoas a terem um encontro verdadeiro com Jesus.
Isso nos ensina a desistir facilmente das pessoas que ainda não se converteram a Cristo. Alguns estão passando pelo processo de libertação, de mudança e transformação, mas de repente a chave vira, a transformação chega e elas serão mãos de Jesus para levantar outros na fé. E para confirmar a fé dos irmãos e cumprir o que Jesus disse, Pedro escreveu duas cartas que nos edificam até hoje. Vamos, levante-se! Faça tudo que acelera seu processo de conversão e seja uma bênção nas mãos de Deus e na vida das pessoas.
3ª 10 Lições sobre Pedro: BOM NAS PALAVRAS E PÉSSIMO NA PRÁTICA.
Pedro era o porta voz do grupo, pois entre os três mais chegado a Cristo, ele foi o que mais dirigiu a palavra a Jesus. Estas são algumas: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”; “Estou pronto para ser preso e morrer com o senhor!”; “Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.”. Isso mostra que Pedro era articulado nas palavras, porém, isto não é suficiente, pois a nossa virtude não está em falar, e sim praticar. Falar palavras bonitas, mas não praticar, não mudará a nossa vida. Por isso, em Tiago 1:22, diz que não devemos ser apenas ouvintes da palavra, mas praticantes da mesma. Afinal, falar e praticar são irmãos inseparáveis na bíblia.
4ª PEDRO ACHAVA QUE ESTAVA PRONTO.
De acordo com Lucas 22:33, Pedro disse a Jesus que estava pronto para ser preso e morrer pelo Senhor Jesus, porém, no versículo 34, Jesus disse que antes que o galo cantasse, Pedro o negaria três vezes”Pedro colocou confiança no seu próprio “eu”, assim começou a sua derrocada espiritual. Este foi o primeiro degrau de sua queda, a autoconfiança. A psicologia de autoajuda deixa Deus de lado, e coloca o homem no centro. Somos fracos, limitados e precisamos muito mais da ajuda do alto do que da autoajuda.
5ª CUIDADO COM O DISTANCIAMENTO.
Segundo Lucas 22:54, “Pedro seguia Jesus de longe”, e esse distanciamento físico é uma referência à vida espiritual de Pedro que estava longe da presença de Jesus. O distanciamento espiritual nos impede de sentir a presença do Senhor, ouvir a voz do mestre. A fogueira onde Pedro se aqueceu não pôde aquecer sua alma, pois as fogueiras do mundo não suprem a ausência do calor do amor de Deus. Enquanto Pedro estava longe, João acompanhava Jesus de perto até a cruz, na qual viu seu Salvador sofrer e morrer. Seja como João, siga Jesus de perto e mantenha acesa a chama do Espírito Santo dentro de ti.
6ª NÃO VIGIA POR UMA HORA, MAS FICA MAIS DE UMA HORA NA FOGUEIRA.
De acordo com Mateus 26:40, Jesus dirigiu a palavra a Pedro e lhe perguntou: “Nem uma hora pudeste velar comigo?” No Getsêmani, Pedro não conseguiu orar por mais de uma hora, porém, em Lucas 22:59, diz que Pedro ficou cerca de uma hora na beira da fogueira enquanto negava Jesus. Enquanto orava no Getsêmani, Pedro não usou a mesma intensidade na beira da fogueira. Isso serve de lição para todos nós, muitos não dedicam tempo à oração, à palavra de Deus e a igreja, mas maratonam várias séries, cujo cada episódio gira em torno de 40 a 50 minutos.
Quando não, passam horas e horas no celular assistindo vídeos curtos ou fazendo outras coisas que não edificam. Não quero dizer que não podemos ter vida social, porém, a forma como usamos o tempo, determina nossas prioridades. De acordo com Efésios 5:16, “Os dias em que vivemos são maus; por isso devemos aproveitar da melhor forma as oportunidades que Deus nos dá”.
7ª O MALIGNO SEMPRE TERÁ UMA FOGUEIRA QUANDO A SUA FÉ ESTIVER FRIA.
Assim como nos dias de Jonas tinha um barco prontinho para auxiliá-lo em sua desobediência, na vida de Pedro havia uma fogueira acesa, prontinha para juntá-lo na roda dos escarnecedores e levá-lo a negar Jesus. Então, cuidado pois o inimigo não perde tempo ao preparar seus laços. Quando chegamos no local da desobediência, a fogueira está preparada. Portanto, saiba que se você está em uma dessas fogueiras, Jesus está de braços abertos para te abraçar com sua graça. Afinal, onde o pecado abundou, superabundou a graça de Deus.
8ª SÓ NA FOGUEIRA DE JESUS TEM PEIXE E PÃO.
O cenário da queda de Pedro foi ao redor de uma fogueira, por isso, no capítulo 21 de João, Jesus preparou o mesmo cenário para recepcionar Pedro e perdoá-lo de seus pecados: uma fogueira com peixe e pães assados. Enquanto a fogueira do inimigo induziu Pedro a negar o mestre e deixá-lo incrédulo, a de Jesus estava cheia de graça e misericórdia. Os peixes que haviam na fogueira, são referências às almas que seriam resgatadas através dos apóstolos e da igreja; já o pão significa a palavra pela qual as pessoas se converteriam. A fogueira do mundo é vazia, mas a de Jesus tem alimento para sua alma.
9ª E A PEDRO!
Esta frase arranca lágrimas dos nossos olhos, pois, de acordo com Marcos 16:7, o anjo disse às mulheres para avisar aos discípulos E A PEDRO que Jesus iria adiante deles à Galileia.” O fato de Pedro negar Jesus três vezes não impediu Jesus de contar com Pedro novamente. Talvez você esteja como Pedro, dizendo: “caí e nunca mais Jesus contará comigo” ou “Nunca mais serei o mesmo cristão de antes.” Saiba que a misericórdia do Senhor Jesus não tem fim, pois Ele ainda conta contigo. Não foi em vão que este estudo chegou até você. Levante-se! O mestre te chama. Substitua o “E A PEDRO” e no lugar do nome de Pedro coloque o seu nome “E A….”
10ª FAZ OUTRA VEZ.
Depois da queda, Pedro voltou a ser pescador de peixes. Isso está registrado em João capítulo 21. Mas, por incrível que pareça, Jesus realizou mais uma pesca maravilhosa. Ou seja, Jesus pode fazer outra vez. É possível ter a mesma comunhão de antes. É injusto desistir de você, já que Jesus não desiste de você. Jesus se recusa a te deixar voltar para o lugar de onde ele te tirou. Me lembrei daquele hino: “FAZ OUTRA VEZ, FAZ OUTRA VEZ, FAZ OUTRA VEZ, COMO NA PRIMEIRA VEZ.”
Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre Pedro” tenha edificado a sua vida.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
Meu pastor que benção essas msg sua tem me ajudado que o senhor Jesus possa cada vez mais honra o senhor aqui e o evangelista Ari que fala com o senhor pelo ZAP Deus abençoe
Pastor Amilton, suas mensagens tem sido edificantes para o meu ministério, utilizo de aplicações para as minhas pregações, que Deus continue te abençoando na re relação da palavra.