10 Lições sobre Sansão

O estudo bíblico “10 Lições sobre Sansão”, e baseado na vida do nazireu de Deus cujo nascimento ocorreu através de um milagre. Sansão era um homem consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe. Possuidor de uma força incrível, ele era capaz de vencer um exército sozinho. Mas por não controlar seus impulsos, ele perdeu a batalha para si mesmo. Perdeu o respeito pelos pais, sua separação como nazireu, o controle sobre a língua, as forças até perder até perder a vida. Um triste fim para uma vida promissora. Considerando que Sansão matou mais inimigos em sua morte do que ao longo de sua vida, temos a sensação de que as coisas poderiam ser bem melhor se ele não tivesse perdido PARA ELE MESMO. SANSÃO, O HOMEM QUE VENCEU UM LEÃO, MAS NÃO VENCEU SUA INCLINAÇÃO.

Leia Juízes 13 ao 16, e confira abaixo o estudo bíblico “10 Lições sobre Sansão”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª 10 Lições sobre Sansão: CUIDADO COM O INDIVIDUALISMO.

Por várias vezes Sansão é visto lutando sozinho. Temos a impressão que Sansão é uma pessoa auto-suficiente demais e centralizadora. Vivemos numa sociedade extremamente individualista. Tem pessoas que são tão individualistas que não acham que não dependem de Deus. Ao enviar seus discípulos, Jesus os enviou de dois em dois. Isso nos ensina que a individualidade não é bem-vinda no Reino de Deus. Então, cerque-se de pessoas do bem e que amam te ver bem. E saiba que não é demérito, vergonha precisar da ajuda de alguém.

2ª “10 Lições sobre Sansão: MUITO TALENTO PARA POUCO CARÁTER.

A fragilidade do caráter de Sansão não suportou o peso de seu talento. Sansão venceu um leão, mas perdeu para suas inclinações e desejos. Venceu um exército, mas perdeu para ele mesmo. Era muito talento, porém, pouco caráter. Quem somos nós quando não há nenhum conhecido por perto? Muito cuidado, guarde o seu coração para não contaminar o seu caráter. Nenhuma conquista justifica o fracasso da sua comunhão com Deus. Sendo assim, faça uma aliança com seus olhos, sua boca e sua mente e diga: “em nome de Jesus não vou ver, não vou falar mais assim e nem pensar em coisas que não me edificam”. Não queira esses sentimentos ruins dentro de você.

3ª “10 Lições sobre Sansão: AS TRÊS DESCIDAS DE SANSÃO.

Sansão não resistiu a concupiscência da carne e dos olhos. De acordo com Juízes 14:1, “Sansão desceu à cidade de Timna;…”, em seguida, ele desceu para a cidade de Gaza e por último Sansão declinou até a cidade de Soreque, onde parou nos braços de Dalila. Três descidas fatais o fizeram escravo e levaram-no à morte. Perceba que Sansão não desceu de uma vez, mas aos poucos. A queda de um cristão é gradual. Quando Sansão abriu os olhos já era tarde demais. Suas sete tranças foram cortadas, e o pior, sua comunhão com Deus também. Então fica o alerta: C U I D A D O!

4ª O QUE ADOÇA OS LÁBIOS HOJE, AMARGA SUA VIDA AMANHÃ.

Sansão comeu do mel que havia na carcaça do Leão morto, que o próprio SANSÃO matou a caminho da cidade de Timna. Como nazireu, SANSÃO não podia tocar em nada morto. Atraído pelo mel, Sansão não resistiu e, além de comer, levou uma porção do mel para casa de seus pais. Então, tome cuidado com aquilo que é doce ao paladar, mas amarga sua comunhão com Deus. Cuidado com o que está chamando sua atenção no meio da podridão. Deus não quer te ver andando com coisas doces nas mãos que não provêm da mão dELE. É doce, mas a origem é podre e amarga a alma.

5ª NÃO BUSQUE O QUE DEUS TE AJUDOU A MATAR.

Falando ainda mais um pouco mais sobre o Leão morto. SANSÃO saiu do caminho só por causa de um leão morto. Isso significa que há muitos cristãos saindo do caminho da salvação por causa de coisas mortas. Muitos abandonam ministério, família, filhos, sonhos e perdem a unção de Deus. Não deixe que nada te tire da direção de Deus. Continue no caminho, na verdade e na vida que é Cristo Jesus. Ele é o Leão vivo da tribo de Judá.

6ª NA HORA NÃO ACONTECE NADA.

SANSÃO comeu do mel na carcaça do leão morto e continuou forte. Se deitou com uma prostituta e não aconteceu nada. Aparentemente está tudo certo, porém, vale a pena lembrar que ninguém perde a unção e comunhão com Deus de uma hora para outra. Pouco a pouco um abismo chama outro abismo, e quando a pessoa perceber pode ser tarde demais. Então, tome muito cuidado com esse tal de “não aconteceu nada” e “NÃO TEM NADA A VER”. Momentaneamente, está dando certo, mas não é certo. Não se lambuze com o mel que está na carcaça das coisas erradas porque Deus tem o melhor pra nós!

7ª OS CAPRICHOS DE SANSÃO VINHAM PRIMEIRO.

A maioria das guerras de Sansão eram guerras pessoais. Ele casou-se, contra a vontade de seus pais, com uma mulher filisteia. Pôs fogo na seara dos filisteus ao saber que sua mulher foi dada em casamento a outro homem. Devido a este incêndio, os filisteus incendiaram a ex-mulher de SANSÃO e toda sua família. Em Gaza, Sansão se relacionou com uma mulher de prostituições. E na cidade Soreque ele se apaixonou por Dalila, contou o segredo de sua força para ela, perdeu a força, a visão, e comunhão com Deus.

Perceba que as guerras de Sansão não foram em nome do Senhor, mas em nome de seu ego. Sansão só pensou nele. Em momento algum Sansão disse que venceria em nome do Senhor dos exércitos. Os interesses pessoais de SANSÃO vinham primeiro do que Deus e o propósito para o qual ele foi criado. Que essa não seja nossa realidade. Os planos de Deus são mais altos e maiores que os nossos. Então, lute em nome do Senhor, abrace a causa do evangelho.

8ª SANSÃO, O PEQUENO SOL.

O significado do nome de Sansão é “pequeno sol”, isso significa que ele foi criado por Deus para trazer luz e tirar Israel da escuridão causada pela opressão dos filisteus. Infelizmente, o sol não brilhou e Sansão não superou as expectativas que giravam em torno dele. Da mesma forma, nós somos a luz deste mundo, feitos para brilhar nas trevas. A luz só tem utilidade se não estiver escondida. O cristão não foi chamado para se esconder, mas para resplandecer. Somos luz, mas não se esqueça que, assim como SANSÃO era um sol pequeno, nós também somos pequenos, porque todo aquele que é gerado pelo GRANDE DEUS é pequeno. Não possuímos luz própria, afinal, é o Senhor quem nos ilumina.

9ª NÃO TOQUE NO MORTO, TOQUE NO VIVO.

Primeiramente, vale a pena frisar que o Nazireu era uma pessoa consagrada a Deus. O nazireu não poderia beber vinho, tocar em coisa morta e cortar o cabelo. Infelizmente, Sansão quebrou os três princípios do voto do nazireado. O toque em coisas mortas simboliza a associação com o pecado. Quem dá as mãos ao pecado, perde a força e a intimidade com Deus. O passado é coisa morta, voltar a vasculhar a vida velha é flertar com a iniquidade. O seu passado já foi lançado no mar do esquecimento. Então, deixe o passado no passado e toque no futuro preparado por Deus.

10ª O ESPÍRITO SANTO IMPELIA SANSÃO.

O Espírito Santo nunca abandonou Sansão. De acordo com Juízes 13.25, o Espírito Santo impelia (impulsionava) SANSÃO. Há momentos em nossas vidas que precisamos de um empurrãozinho do Espírito Santo para funcionarmos diante dos desafios da vida. Então, conte com o Espírito Santo de Deus, só ele ergue a sua cabeça todo dia. Ele te dá coragem para cantar e crer quando tudo estiver te levando para baixo, então, siga em frente.

Espero que tenham gostado do estudo bíblico “10 Lições sobre Sansão”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima