11 Lições sobre a Páscoa

11 Lições sobre a Páscoa

11 Lições sobre a Páscoa, e um estudo baseado no cordeiro pascoal de Êxodo 12, que representa o cordeiro pascoal do novo testamento, Cristo Jesus. O cordeiro de Êxodo 12, não podia ter manchas; foi sacrificado à tarde; libertou o povo do Egito; Cristo, o cordeiro do Novo Testamento, também não tinha manchas, em Cristo não foi encontrado mancha e nem pecado algum; foi crucificado na parte da tarde e em sua morte, nos libertou da escravidão do pecado.

Os israelitas não foram salvos na vida do Cordeiro, e sim na morte, assim, nós também não fomos salvos na vida de Cristo, mas em sua morte na cruz do calvário, pois em Hebreus 9:22, diz que “Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados.” Então, não adianta o inimigo distorcer o verdadeiro significado da Páscoa, pois, sabemos que a Páscoa não é coelho, é cordeiro. Não é chocolate, é o sangue de Cristo sendo derramado para nos salvar. O maior “eu te amo” da história foi dito em silêncio numa cruz. Leia Êxodo 12, e confira as 11 Lições sobre a Páscoa.

Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo

1ª ELA É PARA QUEM OBEDECE A PALAVRA. 11 Lições sobre a Páscoa.

A princípio, quem seguiu à risca as instruções de Deus, recebeu o livramento. Se o povo não obedecesse, não haveria livramento e festa. A Páscoa também aponta para o estilo de vida obediente de Jesus. Filipenses 2:8, diz que, na forma humana, Cristo foi “obediente até a morte de cruz.” A Páscoa é símbolo da passagem da morte para a vida, mas só tem vida em Cristo quem obedece a sua palavra. A Páscoa é uma das passagens mais distorcidas da Bíblia, pois o diabo inverteu o verdadeiro significado da Páscoa para que a morte e ressurreição de Jesus sejam esquecidos.

Muitos focam no comércio, no chocolate e no coelho, mas isso não tem nada a ver com a Páscoa bíblica. Então, não foque na festa do comércio, o Coelho não te dá uma cruz, mas também não te leva para o céu. Ele não te cobra santidade, mas também não te salva. Saiba que muito mais do que a festa do comércio e do Coelho, você precisa do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.11 Lições sobre a Páscoa

2ª MUDANÇA DE CALENDÁRIO. 11 Lições sobre a Páscoa.

Inicialmente, Israel era uma nação escrava no Egito, e lá seguiam o calendário egípcio, porém depois da libertação, Deus estabeleceu um novo calendário. Por isso, Deus disse em Êxodo 12:2, “Este mês será o princípio dos meses;…” Deus havia estabelecido muito mais do que um calendário novo, e sim, uma vida nova e sem escravidão. O cronograma do Egito não servia mais para o povo liberto. Assim, o calendário do Egito, do mundo, não serve mais para quem foi liberto por Jesus. Em Cristo, você não precisa mais cumprir as agendas do pecado, pois, quem foi livre por Jesus é guiado pela agenda do céu.

3ª O SANGUE DE FORA REFLETIA O CORDEIRO DENTRO. 11 Lições sobre a Páscoa.

Assim que o cordeiro era morto, o sangue do mesmo era espalhado nos batentes da porta. Segundo nos informa Êxodo 12:7, que diz: “passem um pouco do sangue sobre as portas…” Este era um sinal de que dentro daquela casa existia um cordeiro sacrificado conforme Deus tinha falado. O que estava do lado de fora era reflexo do que estava dentro da casa. Assim, a lição que aprendemos é que aparência de santidade não salva ninguém, e sim a presença de Jesus dentro de nós.

Que a sua piedade apresentada do lado de fora não seja apenas aparência, pois, estão se preocupando mais com o exterior e não cuidam do templo do Espírito. Então, jamais se esqueça que o seu interior é o que mais importa para Deus, pois não somos um corpo que possui uma alma, mas uma alma que possui um corpo, isso porque depois da morte o corpo volta para o pó, mas a alma (ou espírito) volta para Deus.

4ª SÓ É PÁSCOA SE O CORDEIRO ESTIVER DENTRO DA CASA.11 Lições sobre a Páscoa

Em todo tempo, o cordeiro pascal estava dentro das casas. Assim, Jesus Cristo, o cordeiro de Deus, também precisa estar dentro do nosso ser. Quem entende o verdadeiro significado da Páscoa, não deixa Jesus do lado de fora da sua vida. Aqueles que sabem a importância do sacrifício de Cristo, não deixa-o para trás. É triste, porém, muitos estão como a igreja de Laodicéia, deixando Cristo do lado de fora. Jesus disse em Mateus 15:8: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.” Ser cristão nominal, não muda o destino de ninguém. O salvo é aquele que entende que sem Jesus não dá.

5ª O FOCO É O CORDEIRO.

Na Páscoa, o foco estava voltado para o cordeiro, assim, era possível cumprir à risca todas as exigências que Deus fez sobre o cordeiro. Com o foco no cordeiro, era possível observar se nele havia alguma mancha, ossos quebrados, idade avançada ou se era macho. Muitos estão perdendo a salvação, porque antes perderam o foco no cordeiro e olharam para o homem. Quem olha para os homens, param no caminho, mas se olhar para Jesus, o autor e consumador da sua fé, você vence o mundo e os prazeres da carne. Olhe para Jesus e siga.

6ª QUEM TEM PARTE COM O CORDEIRO ESTÁ PRONTO PARA SEGUIR VIAGEM.

Deus foi claro ao dizer que “Após comer estejam prontos para partir” (Êxodo 12:11). Assim, só participava da Páscoa quem estava pronto para seguir viagem, caso contrário não dava tempo de preparar as malas. Uma pergunta que não quer calar: você está pronto para partir e estar com Cristo? Suas malas estão prontas para morar com Je­sus? Em Filipenses 1:21: “O viver é Cristo, morrer é lucro!.” Só quem está pronto para seguir viagem e morar com Je­sus diz estas palavras, então, como estão suas vestes núpcias para encontrar o noivo? Apocalipse 19:7 “…chegou a hora das bodas do Cordeiro e sua noiva já está preparada”.

7ª FOMOS SALVOS NA MORTE E NÃO NA VIDA DE CRISTO.

Antes de mais nada, se o cordeiro não morresse, não haveria festa. Enquanto o cordeiro vivia, as famílias não tinham sangue para passar nos batentes da porta e não podiam participar dele. O cordeiro deveria ser morto, por isso, não foi a vida do cordeiro que salvou o povo, e sim, a sua morte. De acordo com Hebreu 9:22: “Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”. Portanto, a morte de Cristo foi o preço pago por nossos pecados, pois Ele não foi capturado, mas se entregou por nós. Na morte, Cristo nos salvou e em sua ressurreição, fundamentou a nossa fé, pois está escrito em 1 Coríntios 15:14: “e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação.”

8ª NUNCA SE ESQUEÇA DA VIDA AMARGA.

De acordo com Êxodo 12:8, ervas amargas deveriam ser misturadas no meio da refeição do cordeiro. Estas ervas eram símbolos da escravidão sofrida pelo povo de Deus enquanto estava escravizada no Egito. De acordo com a ordem divina, o povo deveria comer e se lembrar da vida amarga do passado. Assim, este episódio sobre as ervas nos remetem para nossa vida amarga antes de Jesus chegar. Então, jamais se esqueça de onde Jesus te tirou, pois a vida sem Jesus é amarga. Israel passou de convidados especiais no Egito, à escravos, pois quando outro faraó assumiu o trono, não conhecia os feitos de José e começou a afligi-los. Então, muito cuidado com o estilo de vida que ignora o cordeiro de Deus, Jesus Cristo.

9ª NÃO TEM COMO PARTICIPAR DO CORDEIRO EM SEU LUGAR.

Inicialmente, todos deveriam participar do cordeiro. O pai não podia comer pelo filho e nem o filho participar pelo pai, pois, era dever de cada um. O gesto de participar do cordeiro deixava claro que aquela pessoa acreditava na palavra e o livramento que Deus manifestaria através do cordeiro, era um ato de fé pessoal. Ninguém participava porque estava com fome, e sim porque tinha fé de tudo quanto Deus havia falado, de fato aconteceria. Assim como a participação da ceia, a salvação é individual. A fé dos pais não garante a salvação dos filhos que não creem em Jesus. Seu pai, seu pastor, seu amigo cristão, seu cônjuge, não podem participar da salvação por você. Lembrei das palavras de Deus pra Ló em Gênesis 19:17: “Escape por sua vida!”.

10ª SE NÃO PARTICIPAR PLENAMENTE DO CORDEIRO, NÃO É PÁSCOA.

De acordo com Êxodo 12:10, diz: “nao deixem nada sobrar, .” Ou seja, nada deveria sobrar, e se isto acontecesse, o restante do cordeiro deveria ser consumido pelo fogo. De certa forma, ou pelos israelitas ou pelo fogo, o cordeiro era totalmente consumido. Este foi um dos requisitos para que se estabelecesse a Páscoa: participar totalmente do cordeiro. Assim, aprendemos que não adianta seguir Cristo pela metade, pois, obedecer em parte é o mesmo que desobedecer, porque o caminho da fé é tudo ou nada. Tem pessoas aceitando uma parte do evangelho e a outra não, porém, com Jesus é tudo ou nada. Não adianta estar disposto a largar algumas coisas para seguir a Cristo, tem que abrir mão de sua vontade, do mundo, da carne e participar completamente do cordeiro.

11ª VAI PASSAR.

O grande significado da palavra Páscoa é “passar por cima.” Essa palavra aponta para o grande livramento quando a morte passava por cima, porém, não entrava na casa onde havia o sinal de sangue no batente das portas. Então, descanse o seu coração porque vai passar, nenhum sofrimento é eterno ou em vão para aquele que carrega a marca de Jesus Cristo. A luta, a perseguição, as afrontas que sofremos aqui, pelo nome de Jesus, tudo isso vai passar. O que não pode passar é a presença do Senhor em nossas vidas. Permaneça com o cordeiro dentro da sua casa porque quando a morte chegar o cordeiro já chegou primeiro dentro de sua casa para te ajudar a romper fases ruins e atravessar esse mar.

Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima