11 LIÇÕES SOBRE A PÁSCOA.

O cordeiro pascoal de Êxodo 12, representa o cordeiro  pascoal do novo testamento, Cristo Jesus. O cordeiro de Êxodo 12 não podia ter manchas, o cordeiro pascoal do novo testamento também não tinha manchas, em Cristo não foi encontrado mancha e nem pecado algum. O de Êxodo 12 foi sacrificado à tarde, Cristo também foi crucificado à tarde. O cordeiro pascoal de Êxodo 12 libertou o povo do Egito, Cristo, o cordeiro de Deus nos libertou da escravidão do pecado. Em Êxodo 12 os israelitas não foram salvos na vida do Cordeiro, mas sim na morte do cordeiro. E nós também não fomos salvos na vida de Cristo, mas sim na morte de Cristo Jesus na cruz do calvário, pois em Hebreus 9:22, diz que “Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados.” Se o cordeiro de Êxodo 12 não morresse, não haveria festa, celebração. Tanto é que até hoje a Páscoa é uma das principais festas judaicas. Mas se o cordeiro do novo testamento, Cristo, não morresse, também não haveria festa no céu, as bodas do cordeiro. Então, não adianta o inimigo distorcer o verdadeiro significado da Páscoa, porque sabemos que a Páscoa não é coelho, é cordeiro. Não é chocolate, é sangue o de Cristo sendo derramado para nos salvar. O maior “eu te amo” da história foi dito em silêncio numa cruz. Leia Êxodo 12, e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida. 

1… A PÁSCOA É PRA QUEM OBEDECE A PALAVRA.

Quem seguiu à risca as instruções de Deus, recebeu o livramento. Se o povo não obedecesse, não haveria livramento e nem festa. A Páscoa também aponta para o estilo de vida obediente de Jesus. Filipenses 2:8, diz que, na forma humana, Cristo foi “obediente até a morte, e morte de cruz.” A Páscoa é símbolo da passagem da morte para a vida, mas só tem vida em Cristo quem obedece a sua palavra. A Páscoa é uma das passagens mais distorcidas da Bíblia. O diabo inverteu o verdadeiro significado da Páscoa para que a morte e ressurreição de Jesus sejam esquecidos. Muitos focam no comércio, no chocolate e no coelho porque chocolate e coelho não cobram obediência e renúncia de ninguém. Mas a Páscoa aponta para a obediência, e pela obediência de um homem só, diz Romanos 5:19, “muitos serão feitos justos.” Então, pare de focar na festa do comércio, o Coelho não te dá uma cruz, mas também não te leva para o céu. O Coelho não te cobra santidade, mas também não te salva. Saiba que muito mais do que a festa do comércio e do Coelho, você precisa do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

2… MUDANÇA DE CALENDÁRIO.

Como uma nação escrava no Egito, Israel tinha que seguir o calendário egípcio, mas depois da libertação Deus estabeleceu um novo calendário. Por isso que Deus disse assim em Êxodo 12:2, “Este mês seja para vós o princípio dos meses; será o primeiro mês do ano. Deus estava estabelecendo muito mais do que um calendário novo, mas sim, uma vida nova e sem escravidão. O calendário do Egito não servia mais para aquele povo que estava liberto. E eu aprendo que o calendário do Egito, do mundo, não serve mais para quem está liberto por Jesus. Em Cristo, você não precisa mais cumprir as agendas do pecado. Quem foi liberto por Jesus é guiado pelo calendário do céu. 

3… O SANGUE DE FORA ERA REFLEXO DO CORDEIRO QUE ESTAVA DENTRO DA CASA.

Em Êxodo 12:7, diz assim: E tomarão um pouco do sangue e passarão sobre os dois umbrais e sobre as vergas das portas das casas…” Assim que o cordeiro era morto, o sangue do mesmo era espalhado nos batentes da porta. Este era um sinal de que dentro daquela casa existia um cordeiro sacrificado conforme Deus tinha falado. O que estava do lado de fora era reflexo do que estava dentro da casa. Com isso eu aprendo que aparência de santidade não salva ninguém, mas sim a presença de Jesus dentro de nós. Que a sua piedade apresentada do lado de fora não seja apenas aparência. Muitos estão se preocupando mais com o lado de fora e não estão cuidando do templo do Espírito. Nunca se esqueça que a parte mais importante do seu ser está no lado de dentro. Você não é um corpo que possui uma alma, você é uma alma que possui um corpo, isso porque depois da morte o corpo volta para o pó, mas a alma (ou espírito) volta pra Deus.

4… SÓ É PÁSCOA SE O CORDEIRO ESTIVER DENTRO DA CASA.

Em todo tempo, em Êxodo 12, o cordeiro pascoal é apresentado dentro das casas. Isso significa que Jesus tem que estar do lado de dentro do nosso ser. Quem entende o verdadeiro significado da Páscoa não deixa Jesus do lado de fora da sua vida. Quem sabe a importância do sacrifício de Cristo, não deixa ele pra trás. É triste, mas muitos estão como a igreja de Laodicéia, deixando Cristo do lado de fora. Jesus disse em Mateus 15:8 “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.” Ser cristão nominal, só de nome, não muda o destino de ninguém. O salvo é aquele que entende que sem Jesus não dá.

5… O FOCO É O CORDEIRO. 

Na Páscoa o foco, as atenções estavam voltadas para o cordeiro, assim era possível cumprir a risca todas as exigências que Deus fez sobre o cordeiro. Com o foco no cordeiro, era possível observar se nele não havia alguma mancha, ossos quebrados, idade avançada ou se ele era macho. Isso só era possível se o foco estivesse no cordeiro. Muitos estão perdendo a salvação, porque antes perderam o foco no cordeiro. Muitos estão olhando para o homem, focando o status ou os erros dos homens e estão perdendo a visão do cordeiro que é Cristo. Se você olhar para os homens você para, mas se olhar para Jesus, o autor e consumador da sua fé, você vence o mundo e os prazeres da carne. Olhe para Jesus e siga.

6… QUEM TEM PARTE COM O CORDEIRO ESTÁ PRONTO PRA PARTIR.

Deus foi muito claro ao dizer as seguintes palavras em Êxodo 12:11 “Ao comer, estai prontos para partir: cinto atado, sandálias nos pés e cajado na mão. Comereis às pressas: é a Páscoa do SENHOR!” Só participava da Páscoa quem estava pronto pra seguir viagem. Caso contrário não dava tempo de preparar as malas. Uma pergunta que não quer calar: você está pronto para partir e estar com Cristo? Suas malas estão prontas para morar com Je­sus? Paulo disse assim em 

Filipenses 1:21: “Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro!.” Só quem está pronto para seguir viagem e morar com Je­sus diz estas palavras. Como estão suas vestes núpcias para encontrar o noivo?  Apocalipse 19:7 “Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Ele, porque chegou a hora das bodas do Cordeiro e sua noiva já está preparada”.

7… FOMOS SALVOS NA MORTE E NÃO NA VIDA DE CRISTO.

Se o cordeiro não morresse, não haveria festa. Enquanto o cordeiro estava vivo, as famílias não tinham sangue para passar nos batentes da porta e não podiam participar dele. O cordeiro deveria ser morto. Não foi a vida do cordeiro que salvou o povo, mas sim a morte do cordeiro. Se Cristo não morresse em nosso lugar não haveria salvação. Hebreu 9:22, diz: “Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” A morte de Cristo foi o preço pago por nossos pecados. Ele não foi capturado, ele se entregou por amor a nós. Na morte Cristo nos salva e na ressurreição Ele fundamenta a nossa fé, pois está escrito em 1 Coríntios 15:14 “e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação improdutiva a vossa fé.”

8… NUNCA SE ESQUEÇA DA VIDA AMARGA.

Assim disse Deus em Êxodo 12:8: “Naquela mesma noite, comerão a carne grelhada no fogo; com pães asmos, não fermentados, e ervas amargas, a comerão.” As ervas amargas eram símbolos da escravidão sofrida pelo povo de Deus enquanto estava escravizada no Egito. O povo deveria comer e se lembrar da vida amarga do passado. Essas ervas amargas nos remetem para nossa vida amarga antes de Jesus chegar em nossa história. Nunca se esqueça de onde Jesus te tirou. A vida sem Jesus é amarga. Israel passou de convidados especiais no Egito à escravos. Quando José entrou com sua parentela no Egito, eles foram convidados especiais, até que outro faraó assumiu o trono e não conhecia os feitos de José e começou a afligi-los. Então, muito cuidado com o estilo de vida que ignora o cordeiro de Deus, Jesus.

9… NÃO TEM COMO EU PARTICIPAR DO CORDEIRO NO SEU LUGAR.

Todos tinham que participar do cordeiro. O pai não podia comer pelo filho e nem o filho participar pelo pai. Cada um tinha que fazer a sua parte. O gesto de participar do cordeiro deixava claro que aquela pessoa acreditava na palavra e o livramento que Deus manifestaria através do cordeiro. Era um ato de fé pessoal. Ninguém participava porque estava com fome, mas sim porque tinha fé de tudo quanto Deus havia falado, de fato aconteceria. Assim como a participação da ceia, a salvação é individual. A fé dos pais não garante a salvação dos filhos que não creem em Jesus. Seu pai, seu pastor, seu amigo cristão, seu cônjuge, não podem participar da salvação por você. Lembrei das palavras de Deus pra Ló em Gênesis 19:17: “Escapa-te por sua vida!”

10… SE NÃO PARTICIPAR PLENAMENTE DO CORDEIRO, NÃO É PÁSCOA.

Em Êxodo 12:10, diz: “Nada deixareis sobrar até pela manhã; caso isso aconteça, queimareis o que restar.” Ou seja, nada deveria sobrar, e se isto acontecesse, o restante do cordeiro deveria ser consumido pelo fogo. De certa forma, ou pelos israelitas ou pelo fogo, o cordeiro era totalmente consumido. Este foi um dos requisitos para que se estabelecesse a Páscoa: participar totalmente do cordeiro. Com isso eu aprendo que não adianta seguir Cristo pela metade. Não adianta obedecer em parte. O caminho da fé é tudo ou nada. Tem pessoas aceitando uma parte do evangelho e a outra não. Jesus é tudo ou nada. Não adianta estar disposto a largar algumas coisas para seguir a Cristo, tem que abrir mão de sua vontade, do mundo, da carne e participar completamente do cordeiro. Deus te abençoe meu irmão/ã.

LIÇÃO BÔNUS: 11… VAI PASSAR.

O grande significado da palavra Páscoa é “passar por cima.” Essa palavra aponta para o grande livramento quando a morte passava por cima, mas não entrava na casa do povo de Deus que tinha o sinal de sangue no batente das portas. Então descanse o seu coração porque vai passar. Nenhum sofrimento é eterno ou em vão para quem carrega a marca de Jesus Cristo. A luta, a perseguição, as afrontas que sofremos aqui pelo nome de Jesus, tudo isso vai passar. O que não pode passar é a presença do Senhor em nossas vidas. Permaneça com o cordeiro dentro da sua casa porque quando a morte chegar, quando as dificuldades chegaram, o cordeiro já chegou primeiro dentro de sua casa para te ajudar a romper fases ruins e atravessar esse mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima