12 Lições sobre a Sunamita.


12 LIÇÕES SOBRE A SUNAMITA.

Essa é uma das histórias mais lindas da bíblia. A história fala sobre uma mulher de nome desconhecido, mas que é um exemplo de fé. Ela passou por um momento difícil quando viu o filho desfalecer e morrer em seus braços. Mas o que me chama a atenção é que mesmo sabendo que o filho dela estava morto, ela não mandou enterrar o menino. Mas foi ao encontro do profeta Eliseu em busca de um milagre pro filho. É dela mesmo que estou falando A SUNAMITA. A mulher que disse: TENHO OBSERVADO, QUE ESTE QUE PASSA SEMPRE POR NÓS É UM SANTO HOMEM DE DEUS” Ela também disse outra frase bastante conhecida dos irmãos, o famoso “VAI TUDO BEM”… E eu separei 10  lições sobre a mulher Sunamita, uma passagem linda e maravilhosa que tem muito a nos ensinar.  Vamos lá! 12 lições sobre a Sunamita.

1…VISITA OU MORADA?

Eu aprendo que esta mulher não se conteve em ter a presença de Deus que estava na vida do profeta Eliseu só de vez em quando. Ela não queria a presença visitando ,ela queria a presença morando em sua casa.

Por isso que ela fez um quarto p o profeta para manter a presença de Deus em sua casa. Cristo não enviou o Espírito Santo para nos visitar, e sim pra fazer morada dentro de nós: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? (1 Coríntios 6: 19)

Faça como a Sunamita, retenha a presença de Deus em sua vida. E não se satisfaça com visita, mas se satisfaça com a presença de Deus fazendo morada em sua vida e em sua casa.

2…︎CONHECER, CONVIVER, CONFIAR.

Este é o passo a passo antes de confiar em alguém. Primeiro a Sunamita CONHECEU. Depois ela CONVIVEU (convidou Eliseu pra comer pão)  e só depois de um tempo ela CONFIOU.

Não vai colocando alguém para dentro da sua casa, para dentro do seu ministério, para dentro da sua vida sem antes conhecer e conviver.

Conhecer é quando alguém te apresenta à pessoa. CONVIVER é saber se as palavras desta pessoa estão  batendo com o modo de vida dela, será que esta pessoa não fala uma coisa é você outra? Será que as palavras têm tudo a ver com o modo de vida desta pessoa? Se ela passar no teste do conhecer do  conviver, então ela é uma pessoa digna de confiança. Por isso que a SUNAMITA confirmou: “Este que passa é um santo homem de Deus “

3.. O QUARTO É PEQUENO, MAS LÁ DENTRO TEM ALGUÉM QUE DEUS USA.

O quarto não era grande, pomposo, cheio de mobília, mas lá dentro estava um homem usado por DEUS.

E é isso que faz toda diferença. Não é a luxuosidade, a grandeza do lugar, o que vale mesmo é se quem está lá é usado (a) por Deus. O que a igreja mais precisa é de pessoas que sejam usadas por Deus. Muitas vezes a igreja não terá todo recurso financeiro que ela precisa. Não terá toda luxuosidade dentro da congregação, mas ter Homens e Mulheres que sejam canal de Deus já é bênção sem medida. Um lugar de pessoas pequenas, mas cheias do Deus grande, grande, grande.

4…CUIDADO COM A EXPOSIÇÃO EXAGERADA DA SUA VIDA.

É interessante notar que para Geazi a mulher que acabou de perder o filho disse que estava tudo bem mas quando ela encontrou o profeta Eliseu ela rasgou o coração dizendo. Meu filho está morto Se tem uma coisa que atrasa a benção de Deus na nossas vidas é a exposição exagerada da nossa vida. se guarde! Para que contar para os Geazi da vida se eles não vão te ajudar não abre o seu coração para pessoas erradas Por que a maldade pode estar no coração delas.

5…NÃO DECRETE MORTE ONDE DEUS DECRETOU A VIDA.

O filho dela morreu, mas ela não preparou o funeral, o enterro. Bem pelo contrário, ela foi atrás do profeta Eliseu para pedir ajuda. Não enterre aquilo que pra você está perdido. Deus tem o poder de renovar suas forças nesta hora para que você continue lutando pelo seu chamado, seu casamento ,seu filho, sua causa..

6…O EXEMPLO ARRASTA MAIS DO QUE DISCURSO.

Eliseu era um exemplo de homem de Deus. Além da SUNAMITA perceber e dizer que ele era homem de Deus, é bom lembrar que até aquela  jovem judia, que era escrava na casa de NAAMÃ, também disse que Eliseu era homem de DEUS. Sabe o que isso quer dizer irmãos? É o exemplo de Eliseu arrastando pessoas para a direção de Deus. Viva uma vida que busca ser exemplo, referência positiva pra alguém. 

A minha oração é pra que as pessoas vejam em você  um cristão (a) fiel a Deus. A minha oração é para que o seu testemunho fale alto na vida de alguém, a ponto de alguém dizer: vejo que vai ali um homem (mulher) de Deus.

7…TEM GENTE TE OBSERVANDO.

Não tenha dúvida disso. Tem gente que nos observa como inspiração pra vida deles. E tem gente que nos observa buscando algum pretexto pra falar mal do nosso modo de vida, do nosso proceder com o cristão. Mas olha só o que está escrito lá em I Pedro 2: 12

“TENDO O VOSSO PROCEDIMENTO CORRETO ENTRE AS PESSOAS, PARA QUE AQUILO EM QUE FALAM MAL DE VOCÊS, COMO (SE ESTIVESSEM FALANDO) DE MALFEITORES, OBSERVANDO AS VOSSAS OBRAS, GLORIFIQUEM A DEUS NO DIA DA VISITAÇÃO ”.

Tem pessoas que observam torcendo por uma má notícia vinda de nossa parte. Mas que todas essas pessoas sejam surpreendidas e glorifiquem a DEUS com as nossas obras.

8…MESA , FALA DE  HONRA.

Todo rei convidava o honrado pra sentar à mesa. Davi convidou mefibosete. Samuel quando foi ungir Davi disse que só sentaria à mesa quando Davi chegasse.

Não se sinta sozinho, esquecido (a) no canto por aqueles que deveriam te ver, por aqueles que deveriam te ajudar estendendo a mão pra você. Falo isso porque às vezes nos sentimos assim, o menor, o esquecido, o sem valor. Mas saiba que existe um Deus que te vê e cuida de você. E ELE sabe quem é você e o que você está passando. Não temas porque a caneta que escreve a sua história está nas mãos DELE. 

9…CADEIRA FALA DE POSIÇÃO. 

Assim como Deus confiou ao Eliseu a missão de profeta, Deus também nos confiou uma missão, um ministério, uma posição de confiança seja em casa, no trabalho ou na Igreja ( na obra do Senhor). E a minha oração é para que Deus não precise levantar outra pessoa em nosso lugar, porque vamos cumprir (com justica e sem pisar em ninguém) bem aquilo que ele nos confiou. E pra cumprir bem o ministério, a posição, devemos todos os dias nos posicionar na direção do CÉU.

10…O CANDEEIRO FALA SOBRE a chama que não pode se apagar. A chama do primeiro amor, da comunhão, da perseverança. Tem muita coisa que se levanta pra apagar esta chama em nossos corações, mas em Cristo somos mais que vencedores. A chama arderá continuamente sobre o altar, esta é a direção de DEUS pra nossas vidas. 

11…CAMA, FALA DE DESCANSO E DESCANSE.

DESCANSO fala de uma vida frenética demais. Sem pausa, sem descanso. Até Deus descansou no sétimo dia.

A mulher SUNAMITA sabia que Eliseu precisava descansar. Então tome cuidado com este mundo de Marta! Cuidado para que  o excesso de tarefas não roube, seu tempo com DEUS, não roube sua saúde física e mental, e o tempo com sua família.

E o DESCANSE fala da sua postura diante das adversidades, sua postura diante das incertezas da vida e do futuro. O salmista disse no salmo 91.1  que “aquele que habita no esconderijo do altíssimo à sombra do onipotente descansará”. Você já fez de tudo que podia, agora é hora de descansar e confiar em Deus.

12…QUARTO FALA DE INTIMIDADE.

O lugar mais íntimo da casa é o quarto.

Jesus disse em Mt 6:6: – mas tu, quando orares, entra no teu quarto, e fechando a tua porta, ora a teu pai, que vê o que esta oculto; e teu pai, que vê o que esta oculto, te recompensará”

Na oração do PAI nosso, Jesus disse que o pai era nosso, ou seja de todos que estavam ali presente. Mas aqui em Mateus 6.6, Jesus diz “TEU PAI”, ou seja: no ambiente do quarto fechado o pai é todo seu. E isso fala de intimidade Santa com Deus. Não perca o ambiente do quarto fechado onde TEU PAI te vê em secreto. 

Espero que tenha gostado das 12 lições sobre a Sunamita.


4 respostas para “12 Lições sobre a Sunamita.”

  1. MEU QUERIDO E NOBRE PASTOR, DESCOBRRI AGORA SUAS PUBLICAÇÕES, COMO TEM SIDO ENRRIQUECEDORA PARA MINHA VIDA E AUXILIO PARA AULAS DE ESCOLA BIBLICA, E TAMBEM PREGAÇÕES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *