12 LIÇÕES SOBRE ABRAÃO.


A partir dele Deus elabora um plano, o plano de redimir o homem do pecado. O pai da fé, e um dos heróis da FÉ que saiu da sua terra pra obedecer sem ver. O homem que estava debaixo de uma promessa e tinha uma aliança com Deus. É dele mesmo que estou falando Abraão, o homem que nunca disse não pra Deus. E eu separei 12 lições sobre este personagem que é um dos mais marcantes da bíblia e que tem muito a nos ensinar através do seu exemplo de vida e fé. Então sem perda de tempo vamos mergulhar nas 12 lições sobre Abraão.

1.. NÃO OPEROU MILAGRE, MAS É CHAMADO DE PAI NA FÉ.

Abraão não foi usado por Deus para realização de nenhum milagre. Não vimos Deus usar Abraão para abrir mares. Não há informações sobre Abraão sendo usado por Deus para transformar águas amargas em águas potáveis. Abraão não foi usado para realizar milagre, mas é conhecido por pai na fé porque tinha FÉ para obedecer. Quem tem fé gera milagre, mas quem obedece a Deus tem uma vida inteira de milagre. A fé não só se resume a milagre de ordem sobrenatural, mas também a atitude para seguir o REI dos reis e e ser uma bênção nas mãos de Deus.

2..ABRAÃO NÃO SABIA  PARA ONDE IA, MAS SABIA QUEM IRIA COM ELE.

Quando Deus aparece para Abraão, Deus só manda ele sair da sua terra e da sua parentela para uma outra terra que seria mostrada. Mesmo sem saber para onde ia, Abraão seguiu a direção de Deus. A experiência foi tão forte e verdadeira, que nada fez Abraão desistir. O fato dele saber que Aquele que ele tinha contemplado iria com ele bastou. Se tivermos que passar por tempestades, intempéries, perseguição, rejeição e outras provas mais, não importa; o que importa é saber que Aquele que conosco está é maior do que tudo. Ele nos garante chegar onde precisamos chegar.

DEUS NÃO MOSTRA O DESTINO, MAS GARANTE ESTAR COM VOCÊ.

3… SAI DA TUA TERRA PRA VIVER NA MINHA.

Deus foi claro quando disse “TUA TERRA”, ou seja, seu território. Muitas vezes queremos ficarr na nossa terra, ou seja, queremos viver do nosso jeito, andar do nosso jeito em nossa terra (zona) de conforto. Em nossa terra não tem confronto, tem conforto, e isso nos faz querer ficar na nossa terra. Mas quando Deus nos chama e nos dá uma missão, é para o nosso crescimento. Moisés bem queria ficar na sua terra cuidando das ovelhas de seu sogro Jetro, por isso que quando Deus mandou ele libertar o povo, ele deu algumas desculpas pra Deus. Eu não sei de onde você precisa sair pra entrar no território de Deus, mas você sabe. Então não perca tempo e saia da sua e entre na DELE. 

4.. BÊNÇÃO, ABENÇOADO E ABENÇOADOR.

Abraão foi chamado para ser uma bênção,  um abençoado e um abençoador . 

BENÇÃO porque nunca disse não pra Deus. Sempre que Deus pedia, Abraão obedecia. Deus mandou ele sair da sua terra, ele  saiu. Deus mandou Abraão oferecer o seu filho isaque em holocausto, Abraão tremeu, mas obedeceu.

ABENÇOADO porque Deus era com ele. Já que Abraão obedecia a Deus, Deus cooperava também com ele derramando as bênçãos do céu sobre a vida dele.

E ABENÇOADOR porque compartilhava a bênção de Deus na sua vida com outras pessoas.  

Eu ministro esta Vitória sobre a sua vida nesta hora. Seja uma  BÊNÇÃO, ABENÇOADO E ABENÇOADOR.

5… SEJA VOCÊ UMA BÊNÇÃO PRIMEIRO.

No capítulo 12 verso 2, Deus diz pra Abrão “seja tu uma bênção.” E eu aprendo que antes de querermos que as pessoas sejam uma bênção, precisamos ser uma bênção primeiro. Tem muita gente por aí exigindo uma postura por parte das pessoas, mas ele mesmo não faz a parte dele como cristão. Apontar o erro de alguém não me faz uma bênção. Mas ser uma bênção pode contagiar positivamente a vida de alguém a ponto de alguém se sentir constrangido pelo bom exemplo e querer ser bênção também. Então, antes de qualquer coisa, seja você uma bênção primeiro. 

6… DEUS NÃO QUER VER QUEM TEM PROMESSAS OLHANDO PRA BAIXO.

Em Gênesis 15.5, Deus diz assim para Abrão: “Olha agora para o céu, e conta as estrelas,”. Ali, Abrão viu a infinitude do poder de Deus. Se ele quisesse vencer, deveria olhar pra cima. Deus te manda olhar agora para o CÉU também nesta hora, sabe por quê? Quem tem promessa não anda olhando pra baixo, mas leva os olhos para o céu de onde vem o seu socorro. Olhar pro céu porque o céu é a melhor referência que você tem para andar de cabeça erguida olhando pra Jesus, o autor e consumador da sua FÉ. 

7..CONSTRUTOR DE ALTARES.

Apesar de ter todas qualificações pra isso, Deus não mandou ele construir um templo. Mas por onde Abraão passou, ele deixou um altar de adoração a Deus. Isso fala que Deus valoriza as pequenas coisas que fazemos de coração pra ELE. Outra lição é que Abraão fazia questão de ser um autêntico adorador por onde passava. Abraão sabia que não era o local, mas sim, quem estava com ele. Que haja altares de adoração a Deus por onde você passar. Que haja uma ligação entre você e Deus constantemente. Que diante das propostas do mal, você erga altares pra Deus na presença de todos os seus inimigos, dificuldades pessoais e nas adversidades da vida.

8..ABRAÃO NUNCA MAIS VOLTOU PARA O LUGAR DE ONDE DEUS O TIROU.

Abraão nunca mais voltou pra sua terra. Quando Deus o chamou, ele estava em Harã, saiu de lá pra uma viagem sem volta. Deus nos chamou pra fora. O nome igreja vem do grego ekklesia, que significa assembléia,  reunião, ou seja, Deus nos tirou de nossa terra e nos congregou na presença DELE. Deus nos tirou do mundo, do lamaçal do pecado e nos congregou no território fertiu do Espírito Santo. Não volte de onde pra terra que Deus te tirou.

9..TEM COISAS QUE SÓ VAMOS VER E OUVIR ,DEPOIS QUE LÓ SAIR.

Irmãos, quando Abrão saiu da sua terra, Deus tinha dito pra ele sair da sua terra e da SUA PARENTELA. Mas ele saiu e levou um membro de sua parentela, ele levou o seu sobrinho LÓ. ABRAÃO SAIU DA PARENTELA, MAS A PARENTELA NÃO SAIU DE ABRAÃO. Que traria vários problemas para Abraão, até o dia em que não houve mais condições de caminharem juntos. É interessante notarmos que em Gênesis 13.14 acontece algo tremendo depois que Ló vai embora. Sabe o que acontece? Abraão ouve a voz de Deus e vê a terra que Deus disse que daria a ele. E eu aprendo que tem coisas de Deus na nossa vida que só acontecem depois que Ló sai da nossa vida. Deixe pra trás toda bagagem que Deus te mandou deixar e leve só aquilo que te faz mais que vencedor. Eu não sei, mas você sabe o que precisa sair…

Na matemática de Deus, subtração é adição, pegou?

︎10..NÃO GASTE ENERGIA TENTANDO MUDAR O OBSTINADO.

Samuel não conseguiu endireitar Saul.  Davi não conseguiu endireitar Absalão. Elias não conseguiu endireitar Acabe. Elizeu  não conseguiu endireitar Geazi. Jesus não conseguiu endireitar Judas. E Abraão não conseguiu endireitar LÓ. Não perca sua saúde, sua vida tentando endireitar o ingrato, o OBSTINADO.  Faça sua parte, e não mais que a sua parte, porque uma pessoa só muda quando realmente quer mudar. Eu não estou falando sobre desistir de alguém, não é sobre desistir de alguém é sobre não desistir de você, a ponto de se anular por causa de alguém que não quer mudança. 

Gaste tempo com quem está disposto a mudar e aí sim prossiga. Não tem como ensinar quem está disposto a não entender.

11..ESPANTE AS AVES DE RAPINA.

Em Gênesis 15.11 Abraão estava fazendo um concerto com Deus, uma aliança. E lá diz que “as aves de rapina desciam sobre a oferta que Abraão, Abraão porém as enxotava”. Quais são as aves de rapina que você precisa enxotar da sua vida? São os pensamentos? Pensamentos pessimistas? São as aves de rapina do pecado? Da dúvida? Da falta de administração do seu tempo e da sua vida? Sempre haverá algo para roubar sua comunhão com Deus. Esteja atento, as aves de rapina querem tocar no seu casamento, na sua família e na sua aliança com Deus. 

12..COM DEUS É “SAI QUE EU TE MOSTRO” E NÃO “EU TE MOSTRO PRA DEPOIS VOCÊ SAIR.

Se Deus mostrasse a terra ou o resultado final para Abraão, então a saída de Abraão não seria pela FÉ, seria pela visão que os olhos dele estavam vendo. Mas já que Deus mostrou só depois que ele saiu, então a saída de Abraão foi pela FÉ. COM DEUS É PELA FÉ. Você tem fé para obedecer? Então saia, então siga. Tem muita gente que condiciona a obediência à visão que está na frente dele. Se ele ver obedece, mas se não ver nada ou nenhum resultado, não obedece. Isso não é caminhar pela FÉ, mas sim caminhar por vista. 

Deus te chamou para andar pela FÉ. Quem não sai não vê…


3 respostas para “12 LIÇÕES SOBRE ABRAÃO.”

  1. Saudações em Cristo Jesus.
    tenho apreciado muito as mensagens extraidas da Biblia. As aplicações são os verdadeiros desafios para quem deseja carregar a cruz do Mestre Jesus. Tenho procurado compartilhar também essas mensagens com outros irmãos na fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *