12 Lições sobre a Sunamita

12 Lições sobre a Sunamita

O estudo bíblico “12 Lições sobre a Sunamita”, é uma das histórias mais lindas da bíblia. A história fala sobre uma mulher de nome desconhecido, mas que é um exemplo de fé. A Sunamita passou por um momento difícil quando viu o filho desfalecer e morrer em seus braços, porém, mesmo sabendo que seu filho estava morto, ela não mandou enterrar o menino, mas foi ao encontro do profeta Eliseu. A Sunamita é dona de duas frases muito conhecidas pelos cristãos. São elas: “ESTE QUE PASSA SEMPRE POR NÓS É UM SANTO HOMEM DE DEUS” e “VAI TUDO BEM”.

Espero que o estudo bíblico “12 Lições sobre a Sunamita” seja uma bênção em sua vida.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª 12 Lições sobre a Sunamita: VISITA OU MORADA?

Eliseu, era o profeta do momento. O homem mais usado por Deus naqueles dias. Como o legítimo profeta do Senhor, ele tinha a árdua missão de representar Deus em sua geração. A Sunamita viu Deus na vida do profeta Eliseu e ,por isso, fez um quarto para que o profeta fizesse morada. Ela não queria a presença de vez em quando, mas para sempre. Cristo não enviou o Espírito Santo para nos visitar, e sim para fazer morada dentro de nós. De acordo com 1 Coríntios 6: 19, “ o nosso corpo é santuário do Espírito Santo que habita em vocês”. Então, faça como a Sunamita, retenha a presença de Deus em sua vida. E não se satisfaça com visita, mas com a presença de Deus morando em sua vida.

2ª 12 Lições sobre a Sunamita: CONHECER, CONVIVER, CONFIAR.

Este é o passo a passo antes de confiar em alguém. Primeiro a Sunamita CONHECEU. Depois ela CONVIVEU, convidou Eliseu pra comer pão e só depois de conviver, ela CONFIOU. Isso nos ensina a não confiar em todo mundo. Não abra sua casa, seu coração e seu ministério antes de conhecer e conviver. Conhecer alguém é a fase inicial, é o primeiro contato com a pessoa. Em seguida vem a convivência. Esta fase é importante para saber se as palavras do conhecido batem com a prática. Afinal, uma coisa é falar, outra é fazer. Se ela passar no teste do conhecimento e da convivência, então ela é uma pessoa digna de confiança. Por isso, a SUNAMITA confirmou dizendo: “Este que passa por nós é um santo homem de Deus”.

3ª 12 Lições sobre a Sunamita: O QUARTO É PEQUENO, MAS DENTRO TEM ALGUÉM QUE DEUS USA.

O quarto não era grande, pomposo, cheio de mobília, porém, dentro do quarto havia um homem usado por DEUS. Isso nos ensina que não é a luxuosidade ou a grandeza do lugar, o que importa é quem está dentro. O que a igreja mais precisa é de pessoas que sejam usadas por Deus. Nem sempre, a igreja terá todo recurso financeiro que ela precisa. Não terá a luxuosidade dentro da congregação, porém, ter Homens e Mulheres de Deus já é suficiente. Há muitos lugares pequenos que abrigam homens e mulheres de Deus, e conheço grandes templos que abrigam líderes de caráter duvidosos. É claro que isso não é uma regra, afinal, o mais importante não é ter igrejas cheias de pessoas e recursos, e sim pessoas cheias de Deus.

4ª CUIDADO COM A EXPOSIÇÃO EXAGERADA DA SUA VIDA.

Após perder seu filho, a Sunamita disse para Geazi que estava tudo bem, porém, ao encontrar o profeta Eliseu, ela rasgou o coração e disse que seu filho estava morto. Isso nos ensina a expor a nossa vida e nossos problemas aos quatro ventos. O melhor caminho é orar e pedir direção a Deus. A exposição exagerada atrasa a bênção de Deus em nossas vidas. Então, seja uma pessoa reservada. Afinal, por que contar para “Geazi” se ele não vai te ajudar? Muitos só querem saber de seus problemas por mera curiosidade. Creia que Deus enviará um “Eliseu” em seu momento de luta e de dor.︎

5ª NÃO DECRETE MORTE ONDE DEUS DECRETOU A VIDA.

O filho dela morreu, mas ela não preparou o funeral, o enterro. Bem pelo contrário, a Sunamita foi em busca do profeta Eliseu para pedir ajuda. Não enterre aquilo que parece estar perdido. Deus tem o poder de renovar suas forças nesta hora. Continue lutando pelo seu chamado, seu casamento, seu filho, sua causa e não decrete o fim, a última palavra vem de Deus.

6ª O EXEMPLO ARRASTA MAIS DO QUE DISCURSO.

O profeta Eliseu era um exemplo de homem de Deus. Sobre ele a Sunamita disse: “observo que este que passa por aqui é um santo homem de Deus.” A jovem judia, escrava na casa de Naamã, também confirmou o lindo testemunho de Eliseu, dizendo: ”Há um profeta em Samaria (Eliseu)!”. Sem dizer uma palavra, o bom exemplo de Eliseu fez a diferença e arrastou pessoas ao encontro com Deus. Então, viva uma vida que seja referência positiva para alguém. Oro para que as pessoas vejam em nós, cópias originais de Jesus e que o nosso testemunho fale mais alto que nossas palavras.

7ª TEM PESSOAS LHE OBSERVANDO.

Não tenha dúvida disso, há pessoas que nos observam e se inspiram em nós. Por outro lado, existem aqueles que nos observam em busca de algum pretexto para falar mal do nosso modo de vida. De acordo com I Pedro 2:12, “devemos proceder de maneira correta entre as pessoas, para que, naquilo que falam mal de nós, vejam nossas obras e glorifiquem a Deus”. Isso nos ensina que há pessoas que nos observam e torcem por uma má notícia vinda de nossa parte. Que Deus nos ajude para que todos sejam surpreendidos e glorifiquem a DEUS com as nossas obras.

8ª A MESA É SÍMBOLO DE HONRA.

Todo rei convidava o honrado para sentar à mesa. Davi convidou mefibosete. Samuel, quando ungiu Davi, disse que só sentaria à mesa quando Davi chegasse. Não se sinta sozinho e esquecido no canto por aqueles que não honram sua vida, ministério e não estendem a mão para ajudá-lo. Às vezes, nos sentimos o menor, esquecido e sem valor. Mas saiba que existe um Deus que te vê e cuida de ti. Deus sabe quem você é e o que você está passando, mas não temas, porque a caneta que escreve a sua história está nas mãos DELE.

9ª A CADEIRA SIMBOLIZA POSIÇÃO.

Assim como Deus confiou a missão ao profeta Eliseu, Deus também nos confiou uma missão, um ministério, uma posição de confiança no trabalho ou na Igreja. Oro para que Deus não precise levantar outra pessoa em nosso lugar, em nome de Jesus vamos cumprir com justiça, sem pisar em ninguém, a missão que ele nos confiou. E para cumprir bem o ministério devemos todos os dias nos posicionar na direção do CÉU.

10ª O CANDEEIRO SIMBOLIZA COMUNHÃO.

Assim como a chama do candeeiro devia permanecer acesa para iluminação do local, nossa fé só ilumina a vida das pessoas se estiver acesa. Esta é a chama do primeiro amor, da comunhão e da perseverança. Tem muita coisa que se levanta para apagar esta chama em nossos corações, mas em Cristo somos mais que vencedores. A chama arderá continuamente sobre o altar, esta é a direção de DEUS para nossas vidas.

11ª A CAMA É SÍMBOLO DO DESCANSO.

A falta de descanso está atrelada a uma vida frenética e sem confiança em Deus. Aqueles que confiam em Deus, descansam nEle. A mulher SUNAMITA sabia que Eliseu precisava descansar. Então, tome cuidado com este mundo de Marta! Cuidado para que o excesso de tarefas não roube, seu tempo com DEUS, sua saúde física, mental, espiritual e familiar. A postura certa é descansar em Deus no dia da adversidade e das incertezas da vida e do futuro. De acordo com o Salmo 91.1, “aquele que habita no esconderijo do altíssimo deve descansar à sombra do Onipotente”. Você já fez de tudo que podia? Então é hora de descansar e confiar em Deus.

12ª O QUARTO SIMBOLIZA INTIMIDADE.

O quarto é o lugar mais íntimo da casa. De acordo com Mateus 6:6, Jesus disse que “na intimidade do quarto, em oração, o Pai nos vê em secreto e nos recompensa”. E na oração de Mateus 6:9, Jesus inicia dizendo “Pai nosso que está no céu”. As expressões “Teu Pai” e “Pai nosso” têm significados importantes. No ambiente do quarto fechado, Deus é “TEU PAI”, ou seja, Deus é todo seu, pois o quarto de oração é um lugar de intimidade com Deus. É você e Deus. Na oração do Pai nosso, o coletivo está em ação e não oração do quarto fechado a intimidade é evidente. Então, não perca o ambiente do quarto fechado, pois neste local TEU PAI te vê em secreto.

Espero que o estudo bíblico “12 Lições sobre a Sunamita” seja uma bênção em sua vida.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

4 comentários em “12 Lições sobre a Sunamita”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima