Os Dez Leprosos.10 Lições

Os Dez Leprosos.10 Lições

O estudo bíblico “Os Dez Leprosos.10 Lições”, está em Lucas 17.11 a 19. A lepra era uma das doenças mais terríveis na época da antiguidade. Doença altamente contagiosa que afastava a pessoa do convívio familiar, do convívio social, e ainda isolava as pessoas nas aldeias dos leprosos. A lepra devastava a pessoa por dentro e por fora. Na época, a medicina era pouco avançada, e só um milagre na vida da pessoa. E por falar em milagre, estava passando perto da cidade dos leprosos, nada mais e nada menos que JESUS: aquele que não tinha o remédio, mas era a própria cura. Uma palavra de JESUS, liberada na direção dos dez leprosos, marcou para sempre a vida daqueles homens.

Espero que o estudo bíblico “Os Dez Leprosos.10 Lições”, fale ao seu coração.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª Os Dez Leprosos.10 Lições: A ÚLTIMA CHANCE.

Segundo Lucas 17:11, “O leprosário ficava na fronteira entre a Galileia e Samaria.” A princípio, era a última vez que Jesus passava naquele lugar. Era a última chance, a última oportunidade para aqueles homens. Isso nos ensina que nunca sabemos qual será a nossa última chance de participar de um culto, de abraçar e de perdoar quem nos ofendeu. Então, abrace como se fosse a última vez, viva como se fosse o último dia. Dê o seu melhor em tudo que você fizer para Deus e para as pessoas, e não tenha a falsa sensação de que o amanhã lhe pertence.

2ª Os Dez Leprosos.10 Lições: UNIDOS PELA DOR.

No grupo dos dez leprosos tinha judeu e samaritano. Estes dois povos não se falavam de jeito nenhum. Mas ali, no ambiente de sofrimento, eles estavam unidos. Havia algo em comum: A DOR. E a dor une pessoas novamente; tem o poder de unir irmãos que estavam brigados, e ela revela quem são os verdadeiros amigos. Então, não espere a dor para se unir ou pedir e dar perdão, pois não devemos esperar o sofrimento para se unir. Antes da dor, devemos nos unir por amor. O amor deve ser a nossa maior motivação todos os dias.

3ª Os Dez Leprosos.10 Lições: APRENDA A OBEDECER SEM VER.

Os dez leprosos não foram curados imediatamente. De acordo com Lucas 17:14, “Enquanto eles iam se aposentar ao sacerdote, foram curados da lepra.” Certamente, a atitude dos dez leprosos foi de muita fé, pois mesmo estando enfermos, eles ousaram se apresentar ao sacerdote. Sendo assim, logo em seguidaca cura aconteceu. De acordo com 2 Reis 5, Naamã, agiu totalmente diferente dos dez leprosos. Na ocasião, o profeta Eliseu ordenou que Naamã mergulhasse sete vezes no Jordão para ele ser curado da lepra, mas Naamã retrucou em obedecer. Então, não espere ver algum sinal de melhoras para começar a acreditar. A fé não se manifesta no campo do visual, e sim no sobrenatural.

4ª ELES AINDA TÊM VOZ PARA CLAMAR.

As partes do corpo mais afetadas pela lepra são os olhos, as mãos, os pés e as orelhas. Não sabemos em qual estágio a lepra tinha afetado aqueles homens, mas uma coisa eles ainda tinham: VOZ PARA CLAMAR. Eles usaram o que tinham (a voz) para conseguir o que não tinham (a saúde). Eu não sei o estágio que este problema chegou, ou como está sua vida, mas você pode deixar de clamar. De acordo com Lucas 18:1, “Jesus falou sobre a necessidade de orar e nunca desistir.” A oração é um dever de todos nós. Ore sem desistir, há poder na oração de um filho (a) de Deus.

5ª VITÓRIA NA CAMINHADA.

A cura dos dez leprosos aconteceu progressivamente. Conforme caminhavam, obedecendo a direção que Jesus, eles eram purificados. A cura só aconteceu porque eles caminharam. Isso nos ensina que a nossa Vitória está na caminhada. Caminhando com Cristo somos aperfeiçoados. Assim como os dez Leprosos só foram curados após um encontro com Jesus, não adianta tentar se libertar sozinho, a transformação só vem após o encontro com Cristo e uma sequência de firmeza e constância. Jesus disse que os “oprimidos, cansados e sobrecarregados, devem vir a ele, pois só Ele tem descanso e liberação para oferecer.” Primeiramente, comece e, em seguida, Jesus te melhora a cada dia.

6ª ESTEJA UNIDO PELA GRAÇA E NÃO PELA DESGRAÇA.

De acordo com o contexto, entre os dez leprosos havia judeus e samaritanos. Historicamente, não havia relação amigável entre os dois povos. Eles só estavam unidos no mesmo ambiente por causa da lepra. Enquanto os dez Leprosos estavam unidos pela desgraça, o povo de Deus é unido pela graça. Por isso, não deve haver guerras e intrigas entre nós. Em Cristo não existem judeus e nem samaritanos; gregos e troianos, somos um povo unido pelo mesmo caminho e propósito. Enquanto a desgraça une os alcoólatras, os viciados em entorpecentes, os adúlteros e outras práticas pecaminosas, a graça de Deus une um povo lavado e remido no sangue do Cordeiro. Saiba que assim como os enfermos se atraem, os que são de Deus andam com o povo de Deus.

7ª NÃO BASTA ESTAR LIMPO DIANTE DOS HOMENS.

Os nove estavam satisfeitos com o veredito do sacerdote, mas o que voltou queria o aval, a aprovação de Deus. É melhor ser aprovado por DEUS que ser aprovado pelas pessoas. Então, não deixe as vozes contrárias te parar. Se o CEI aprova o seu trabalho, apenas continue. Faça o possível e busque sempre agradar a Deus. “quem agrada os homens não serve para ser chamado de servo de Deus.” (Gálatas 1:10)

8ª O REINO DE DEUS NÃO TEM ESPAÇO PARA O “EU”, E SIM PARA O “NÓS”.

De acordo com Lucas 17:13, “Os Dez leprosos clamaram: ‘Jesus, Mestre, tenha misericórdia de nós!”. Os dez leprosos NÃO gritaram “TENHA MISERICÓRDIA DE MIM”, e sim, “Tenha misericórdia de nós.” Isso nos ensina que no reino de Deus o individualismo, o egocentrismo e pensar só em si próprio não são bem-vindos. O “NÓS” significa união e trabalho em grupo. Por isso, Jesus disse que o Pai é nosso, e não só meu. Somos mais fortes juntos, pois quando o povo se une nada impede o agir de Deus. A nossa unidade atrai os milagres e a presença de Deus.

9ª NÃO OLHE PARA LEPRA DO OUTRO, E SIM PARA CURA.

Os leprosos não olharam para as feridas um do outro, e sim para JESUS. Nós precisamos olhar mais para JESUS, e olhar para as pessoas com um olhar de graça e misericórdia. Todos nós temos nossos defeitos e qualidades. Já vi muita gente se afastando de Jesus e parando nos defeitos das pessoas. Ninguém possui só defeitos, TODOS TEMOS QUALIDADES. Então, minimize os defeitos das pessoas e maximize as qualidades. Faça como os 10 leprosos que ao invés de olhar para a lepra, olharam para a cura. Orar sim, olhar não.

10ª TODOS PODEM SER CURADOS, MAS NEM TODOS PODEM SER GRATOS.

Os dez leprosos foram contemplados pela cura, porém, apenas um samaritano voltou para agradecer. E ELE FEZ QUESTÃO DE CHEGAR BEM PERTO DE JESUS SÓ PARA AGRADECÊ-LO. Gratidão é visão, pois ela está relacionada diretamente como avaliamos a vida. No decorrer de nossa vida, vemos pessoas passando por problemas iguais com reações diferentes. Enquanto uns reclamam, outros agradecem. Os que reclamam são aqueles que não vêem nada além de problemas. Mas aqueles que agradecem, não ignoram as dificuldades, porém, estão vendo a mão de DEUS no olho do furacão. Então, tenha um coração grato. De acordo com 1 Tessalonicenses 5:18, “Devemos dar graças a Deus em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus.”

Espero que o estudo bíblico “Os Dez Leprosos.10 Lições” tenha lhe ajudado.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima