10 LIÇÕES SOBRE JOSUÉ. 

Ele tinha a dura tarefa de substituir de nada mais e nada menos que o grande líder Moisés e concluir a promessa que Deus fez a Israel de retirá-los da escravidão e levá-los à terra prometida.

Com certeza uma missão nada fácil. E eu separei 10 Lições sobre Josué, o “braço direito” do grande líder Moisés. Leia a passagem que está em Josué capítulo um e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida. 

QUATRO LIÇÕES SOBRE A FRASE: “MOISÉS MEU SERVO É MORTO.” DO VERSÍCULO 2:

1…”MOISÉS MEU SERVO É MORTO”, AGORA É A SUA VEZ.

O que Deus queria plantar na mente de Josué era o seguinte: “Moisés foi uma bênção, mas a vez dele já passou, agora é a sua vez de ser uma bênção escrevendo a sua história ao meu lado.”

José, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Enoque… foram uma bênção, mas a vez deles passaram, o tempo deles passou, agora é a nossa vez de sermos uma bênção nas mãos do nosso SENHOR. Moisés atravessou o mar dele, agora é a nossa vez de atravessar o nosso Jordão. 

2…”MOISÉS MEU SERVO É MORTO”, MAS VOCÊ ESTÁ VIVO. 

Nem tudo se vai quando vai um homem de Deus. Nem tudo se vai quando vai uma mulher de Deus. Moisés se foi, mas a vida continua. Moisés se foi, mas a obra continua. Na pandemia, muitos, e bota muito nisso, morreram espiritualmente. Em casa estavam e em casa ficaram. A morte de Moisés aqui foi física, mas milhares de cristãos morreram e morrem espiritualmente. Lamentamos muito, aconselhamos, visitamos, mas a obra continua através das nossas vidas.

NÃO DEIXE O LUTO, A MORTE ESPIRITUAL DE ALGUÉM,  PARAR SEU MINISTÉRIO. A edificação é coletiva, mas a salvação é individual. 

3… “MOISÉS MEU SERVO É MORTO”, MAS DEUS ESTÁ VIVO.

DEUS não está morto. Era Deus dizendo: “Josué, o principal nesta história não é Moisés, sou eu.”

Não viva como se Deus estivesse morto. Não deixe as circunstâncias desfavoráveis sepultarem a sua FÉ naquele que vive e reina para sempre. Salmos 90:2 “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.”

Deus não se vai quando tudo vai embora. Josué, Moisés morreu, mas Deus está vivo!

4… “MOISÉS CONTINUA SENDO MEU SERVO.”

Que tremendo! Moisés tinha morrido, mas Deus fez questão de chamar ele de meu servo. Deus não diz que Moisés foi meu servo, mas sim, Moisés meu servo. 

O mesmo acontece em Mateus 22:32 onde Jesus diz: ►‘Eu Sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Por isso, Ele não é Deus de mortos, mas sim, dos que vivem!” 

Repare que Jesus não diz que Deus foi, mas que Deus É Deus de Abraão, Isaque e Jacó. A nossa história com Deus é para sempre, é eterna. Nem a morte pode decretar um ponto final na nossa história com Deus. Ande com JESUS na terra pra andar com ele no CÉU. 

5… TEM MATURIDADE PARA VER DEUS USAR OUTROS PRIMEIRO?

Deus nunca tinha falado com Josué. Esta foi a primeira vez que Deus falou com Josué. Josué não se sentiu inferiorizado por causa disso. Josué não sentiu inveja de Moisés por causa disso. Tenha maturidade para ver Deus usar outras pessoas.

Quando reconhecemos o chamado de Deus na vida de alguém, a lei do reconhecimento volta,  sabe por quê? Da mesma forma, lá na frente Deus vai usar alguém para acreditar no seu chamado. Jônatas reconheceu Deus na vida de Davi, e mesmo estando Jônatas já morto, Deus usou Davi para reconhecer e ajudar Mefibosete que era filho de Jônatas. 

6…DEUS É PERITO EM ANIMAR OS DESANIMADOS.

Anote esta frase: “DEUS NÃO DESANIMA NINGUÉM”. Nunca houve um episódio em que Deus falasse para desanimar alguém. Deus sempre apareceu para animar seus servos e servas. Para Gideão ele diz: “Vai nesta tua força.” Para Abraão ele disse que lhe daria uma nação. Para Maria, mãe de Jesus, ele disse em Lucas 1:30 “Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.”

Se você ouvir uma voz que te abate, que te desanima, tenha certeza que não foi Deus que falou com você. Por quê? Porque Deus não desanima ninguém. 

E outro detalhe: DEUS NÃO PRECISA ANIMAR TODO MUNDO, ele anima um e através deste um ele anima todos. DEUS PODE TE COLOCAR ANIMADO NO MEIO DOS DESANIMADOS. 

7… JOSUÉ NÃO CAIU DE PARAQUEDAS.

Desde de quando saíram do Egito, Josué estava sempre pronto. Sempre presente para auxiliar Moisés. Josué nunca disse não para Deus. Ele estava presente na batalha contra Amaleque. Ele foi um dos doze espias que Moisés enviou para espiar a terra. Ele não é um aventureiro mal intencionado na obra de Deus, ele tem história. Ele não está se levantando agora para ensinar sem antes sentar para aprender. Ele aceitou esperar o tempo e passar pelos processos necessários. Ele não deu um jeitinho em nada, mas passou por onde tinha que passar,  por isso é um legítimo sucessor de Moisés.

Que isso sirva de lição pra todos nós quando estivermos no ventre dos propósitos de Deus. Não seja prematuro, mas espere o tempo de gestação nos propósitos de Deus em sua vida. 

8… DEUS NÃO É REFÉM DA PRÓXIMA GERAÇÃO.

Josué faz parte de uma geração anterior àquela que nasceu no deserto. Daquele Povo que saiu do Egito, só restou Josué e Calebe. E eu aprendo que DEUS não é refém da próxima geração que está vindo. Deus não está esperando as crianças crescerem pra fazer seus propósitos. Deus conta com a geração atual, Deus quer usar a nossa geração. Quando chegar a vez da próxima geração, Deus vai usar, mas Deus não pode ficar esperando uma geração crescer para só então começar executar seus planos.

Que não passe de nós os propósitos e projetos do Senhor. Então diga para Deus: “Deixa que eu vou, pode contar comigo SENHOR.”

9… SOUBE ESPERAR O TEMPO.

Josué nunca se rebelou contra Moisés. Mesmo havendo um grupinho que se rebelou contra Moisés, que foi o caso de Corá, Datã, Abirão e outros como diz lá em Números 16.1, Josué escolheu não fazer parte do grupinho dos rebeldes.

Nunca houve uma atitude apressada de Josué quanto a isso. O tempo é fundamental para nos preparar. Quem não sabe esperar o tempo de Deus, não está pronto para tomar posse da promessa.

10… QUEM FOI O SUBSTITUTO DE JOSUÉ?

Não houve um sucessor de Josué no mesmo molde de liderança dele e Moisés. Enquanto Moisés estava vivo, houve uma solenidade indicando que Josué seria o sucessor de Moisés. Mas o mesmo não se repetiu quando a liderança de Josué estava perto do fim. Veio o tempo dos juízes, mas a liderança dos juízes não era o mesmo tipo de liderança dos tempos de Moisés e Josué, porque ela era uma liderança fragmentada, ou seja, eles não governavam toda a nação unificada, mas uma parte dela.

Que venhamos deixar um legado de bons substitutos na obra de Deus. Que o Reino de Deus não sofra nas mãos de quem não tem compromisso com o dono da obra. Muitas vezes quem vem depois não tem o mesmo temor de quem estava a frente antes. Oremos…

Espero que tenham gostado das 10 lições sobre Josué. Saiba mais no meu canal no YouTube, Amilton Deolindo

2 comentários em “10 LIÇÕES SOBRE JOSUÉ. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima