10 Lições sobre Jó

O estudo bíblico “10 Lições sobre Jó”, é baseado na vida de um santo homem de Deus que foi provado ferozmente, mas não negou a Deus. De acordo com Jó 13:15, ele disse: “Ainda que DEUS me mate eu o louvarei”. Sua fé é exemplo para todos nós. Mesmo debaixo de várias sentenças de dor, Jó afirmou que “O seu redentor vive e que por fim se tentará.” Ele também chegou a dizer: “Bem sei eu que tudo pode, e que nenhum dos teus propósitos podem ser impedidos.” Estas são algumas palavras do homem de Deus que da noite para o dia viu sua vida desabar e ele ficou debaixo dos escombros do sofrimento. Tudo foi embora, menos sua comunhão com Deus. Jó, foi fiel mesmo sem entender o porquê de tudo.

Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre Jó”, seja uma bênção em sua vida.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª 10 Lições sobre Jó: DEUS FOI O ÚLTIMO A FALAR.

Todos falaram, o inimigo, a mulher de Jó, os amigos de Jó falaram, até o próprio Jó, porém, após todos falarem, Deus falou. Depois de 37 capítulos, no capítulo 38, a voz de Deus ecoou. Todo mundo fala, mas fique com a voz de Deus para sua vida. Quando Deus fala não sentimos dúvidas e medo no coração. As pessoas, os inimigos, o maligno podem até falar, mas a última palavra vem de Deus.

2ª 10 Lições sobre Jó: JÓ NÃO PERDEU TUDO.

Deus era tudo que Jó tinha e ocupava o primeiro lugar em seu coração. Por isso, ao perder bens, filhos, saúde e riqueza, Jó ainda tinha tudo, Deus, a fonte de toda riqueza. Mesmo debaixo de dores, o relacionamento de Jó continuou intacto e mais forte do que antes. Quando DEUS é tudo que temos, não existe perda total. Então, pare de se lamentar pelo que se foi, e comece a se alegrar pelo que virá. Deus não foi embora da sua vida, nem mesmo em seu pior momento.

3ª 10 Lições sobre Jó: JÓ NUNCA ENTENDEU O MOTIVO DO SEU SOFRIMENTO.

No final da provação, Deus não deu explicação a Jó sobre o motivo de tudo aquilo ter acontecido. Deus se apresentou a Jó e a sua presença bastou, Jó sabia que o Senhor sempre esteve no controle de tudo. Eu sei que muitos de nós queríamos saber o “porquê” de alguns episódios ruins que aconteceram conosco, Jó também tinha vários porquês. Porém, o mais importante é saber que Deus está conosco, tudo que ele faz é bom e tudo que permite é necessário para cumprir um propósito. Já que sua vida está nas mãos de Deus, então ela está em boas mãos, assim, não há motivos para se questionar e muito menos se preocupar. Descanse em Deus!

4ª CINCO ÁREAS QUE O INIMIGO TENTA ATACAR PARA NOS DESESTABILIZAR.

Primeiramente, o inimigo ataca nosso relacionamento com Deus, pois ele sabe que sem Deus nada somos. Em seguida, com o intuito de desestabilizar a família, o ataque vem sobre nossas finanças. Em terceiro lugar, a fúria vem em forma de ataque contra nossos filhos, pois ele sabe que aquilo que doi em nossos filhos, doi muito mais em nós. E por último, e não menos importante lugar está o casamento, pois a crise conjugal tira a paz de qualquer pessoa.

E por fim, a saúde também é atacada, um diagnóstico contrário tira o chão debaixo dos nossos pés. Jó teve essas cinco áreas atacadas, mas permaneceu firme em Deus. Que Deus blinde essas cinco áreas da sua vida. Ainda que você tenha uma ou mais áreas afetadas, saiba que Deus pode restaurar todas. Sua comunhão com Deus, vida financeira, seu casamento, a vida de seus filhos e sua saúde. Deus pode restaurar qualquer área atacada na sua vida. Assim como foi com Jó, Deus restaurou o que o inimigo atacou, creia que será com você.

5ª JÓ SABIA DO PRINCIPAL.

JÓ não sabia de muita coisa. Ele não sabia porque estava passando por todo aquele processo, porém, sabia o mais importante: SEU REDENTOR ESTAVA VIVO. De acordo com Jó 19:25, Jó deu um brado e colocou para fora a confiança que estava em seu coração e disse: “eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.”Este “eu sei” significa dizer: “EU SEI, E NINGUÉM VAI ME ENGANAR E MUDAR MINHA CONVICÇÃO, E UMA HORA, NEM QUE SEJA NO FIM, O MEU REDENTOR VIRÁ ME SOCORRER”. Então, quando os dias amanhecem cinzentos, o seu REDENTOR vive, e cuida de você.

6ª SAIA DO OUVIR.

Depois da prova, Jó passou a conhecer verdadeiramente a Deus. Por isso, ele disse em Jó 42.5: “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem.” Depois do processo, Jó nunca mais foi o mesmo! Após uma experiência pessoal com Deus, o que era bom, ficou ainda melhor. De acordo com Jó 42.12, depois da provação, “o Senhor abençoou o último estado de Jó, mais do que o primeiro;…” O propósito de Deus é nos tirar do ouvir sobre milagre e nos levar a ver milagres. Uma coisa é ouvir, mas uma experiência mais profunda ainda é ver. Ouvir o que Deus fez na vida de alguém é maravilhoso, porém, Deus tem o propósito de nos fazer enxergar milagres em nossa vida também. Então, suba o nível de ouvir para o ver.

7ª QUAL SERIA SUA BIOGRAFIA?

Não sabemos quem de fato escreveu o livro de JÓ, porém, no capítulo 1.1, Deus usou as mãos de alguém para biografar a vida Jó. E a biografia inicial é um cartão de visita e serve de exemplo para todos nós. Sobre Jó, é dito que ele era “um homem íntegro, reto, temente a Deus e desviava-se do mal.” Em apenas um versículo, Deus usou alguém para listar quatro qualidades marcantes em Jó.

Não é Jó que se autodenomina, é alguém que diz sobre ele. Se alguém fizesse sua biografia, o que ela destacaria? Sei que não somos perfeitos, e Jó também não era, porém, como cristãos devemos lutar em busca das marcas de Cristo Jesus em nós. Então, procure agradar a Deus em todos seus caminhos. Mesmo na prova, Jó continuou íntegro, reto, temente a Deus e se desviando do mal.” É Deus quem nos fortalece para, até no dia mal, permanecermos fies.

8ª NEM TUDO SE VAI, SEMPRE SOBRA ALGUMA COISA.

De acordo com Jó 2.8, “sentado no meio das cinzas, Jó pegou um caco de telha para se coçar”. Naquele momento, tudo que tinha sobrado era caco de telha, com o qual Jó aliviava o incômodo causado pelas feridas. Isso nos mostra que sempre sobra alguma coisa. Por mais forte que seja, a tempestade nunca leva tudo. O caco do telhado apontava para o alto, pois a telha é a parte de vida de uma casa. Ninguém olha para o telhado com a cabeça baixa, ou seja, aquilo que sobrou apontava para o céu. Nem tudo se foi, você ainda tem uma referência chamada céu, Deus, então, lembre-se daquilo que lhe dá esperança.

9ª JÓ NÃO ESTAVA A PASSEIO.

Esta verdade está clara em Jó 1.7, na ocasião, Satanás respondeu que “estava passeando pela terra”. Ou seja, o diabo está a passeio, mas nós, assim como Jó, estamos em missão em busca de agradarmos a Deus. Somos peregrinos e forasteiros em terra estranha. Estamos aqui, mas não somos daqui.

10ª ADORARE QUANDO SOBRAR POUCO.

Conforme Jó 1:20, “Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça, se lançou em terra, e adorou a Deus.” Pensaram que Jó iria blasfemar e desistir, mas ele adorou. Isso nos ensina que é possível adorar a Deus quando sobra pouco. Mesmo com pouco apoio, recurso e pouca compreensão, Jó foi fiel no pouco, por isso, Deus o colocou no muito. Não se dê por vencido e seja fiel no meio deste furacão, e no final se cumprirá Jó 42:10, que diz assim: “o Senhor o tornou próspero de novo. Na verdade, o Senhor lhe deu o dobro do que tinha antes”. Receba esta palavra sobre sua vida nesta hora. Se formos fieis veremos o bem do Senhor em nossas vidas.

Espero que tenham gostado do estudo bíblico “10 Lições sobre Jó”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

2 comentários em “10 Lições sobre Jó”

  1. Quero agradecer ao pai, e a todos pelas palavras a partir de agora eu entendi que Deus sempre teve um propósito na minha vida. Obrigado senhor e todos, deixaram comentários positivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima