
O estudo bíblico “10 Lições sobre Jesus”, é baseado na vida e no ministério terreno de Cristo. Sobre ele, João disse no capítulo 1 versículos 1 ao 5: “No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. 2 Ele existia no princípio com Deus. 3 Por meio dele Deus criou todas as coisas, e sem ele nada foi criado. 4 Aquele que é a Palavra possuía a vida, e sua vida trouxe luz a todos. 5 A luz brilha na escuridão, e a escuridão nunca conseguiu apagá-la.” JESUS era verdadeiramente homem e Deus, cheio de graça e cheio de verdade. E se fossemos falar aqui de tudo que ele fez e quem ele é, de acordo com João 21.25, “não haveria lugar suficiente no mundo todo para conter os livros que se escrevessem sobre JESUS”.
Espero que o estudo bíblico “10 Lições sobre Jesus” inunde o seu coração de amor pelo Mestre.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
1ª 10 Lições sobre Jesus: QUEM ELE É, É MAIS IMPORTANTE DO QUE O QUE ELE FAZ.
O evangelista João, no capítulo 1, versículo 1, apresenta quem de fato é Jesus. Ele diz que Jesus é o verbo vivo e é Deus. João dá ênfase a quem JESUS é, e não o que ele faz ou pode fazer. Jamais se esqueça quem é Jesus e não apresente-o como milagreiro para as pessoas. Não quero dizer com isso que Jesus não tem poder para operar milagres, porém, este não deve ser o motivo que nos aproxima do Mestre. O caráter de Jesus deve ser a nossa maior motivação para mudar. Quem ele é, se refere ao caráter e santidade, aquele serve de espelho para nossa transformação. Quem se identifica com quem JESUS, tem sua vida transformada. Então, fica a lição: não busque Jesus pelo que ele faz, mas pelo que ele é. Conheça quem JESUS é, e só depois verás o que ele faz.
2ª 10 Lições sobre Jesus: JESUS FOI APRESENTADO POR DEUS.
De acordo com Mateus 3:17, Deus apresentou Jesus. Jesus foi batizado e, em seguida, o pai o apresentou para a humanidade, dizendo: “Este é meu Filho amado, que me dá grande alegria”. Isso nos mostra que aqueles que são de Deus, dispensam apresentação e reconhecimento dos homens. Quem é de Deus não precisa de autopromoção, é o céu quem apresenta. Também não precisa pisar em ninguém para alcançar a bênção. Então, que o céu te apresente como canal de bênção na vida de alguém. O casamento ia acabar, mas Deus te enviou como uma solução.
3ª 10 Lições sobre Jesus: ELE DISCIPULOU E NÃO MANIPULOU.
Manipular significa manusear alguma coisa ou algum objeto. Manipular as pessoas é tratá-las como “coisas”, “objetos”. Os manipuladores de pessoas visam dominá-las para depois explorá-las. O manipulador domina bem as palavras e persuade as pessoas para benefício próprio. Mas Jesus não agiu assim. Ele mostrou o evangelho puro e simples aos seus discípulos, e não fez dos seus discípulos fantoches para obter benefício próprio em cima deles. Bem pelo contrário, em Mateus 7:15, Jesus os alertou acerca dos “falsos profetas que vêm vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores”. Por isso, Jesus contagiou através do exemplo e da VERDADE.
4ª JESUS NÃO SE DOOU PELA METADE, SE DOOU POR COMPLETO.
Em João capítulo 13 versículo 1, diz que “Jesus amou os seus até o fim” Tudo o que Jesus fez não foi superficial, a motivação foi o amor. Ele se doou para valer, por inteiro. Então, fica a lição, se for pra fazer, faça bem feito. Não se doe pela metade pra quem se doou por INTEIRO por você na cruz. Não faça nada superficial para Deus.
5ªJESUS NÃO FOI UM CARA LEGAL, FOI UMA AMEAÇA.
Jesus não foi um “gente boa”, amigo de todos ou um cara legal como dizem por aí. Se Jesus não confronta o inferno, ele não seria crucificado. Jesus era uma e continua sendo uma ameaça ao Reino das trevas. No sentido espiritual, ele disse aos seus discípulos em Mateus 10:34 “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;” Jesus não veio a passeio, ele veio desfazer as obras do maligno e implantar o reino de Deus dentro de nós.
6ª JESUS FEZ DISCÍPULOS E NÃO FÃS.
Fazer fãs é muito fácil, basta cantar bem, falar bem, ser um pop star e pronto. O fã não está preocupado com o estilo de vida do ídolo dele. Ele não se preocupa se o ídolo tem várias mulheres, se é mentiroso, se fuma, se bebe. A vida íntegra de Jesus fez toda diferença no desenvolvimento dos discípulos. Só pra você ter uma ideia, nem sempre os discípulos foram sal e luz, mas o exemplo de Jesus contagiou-os a viverem para Deus e se tornaram sal da terra e luz do mundo.
7ª O PROPÓSITO DE JESUS ERA MAIOR QUE A SUA DOR.
Eu já ouvi e vocês também já ouviram alguém dizer a célebre frase: “Eu nasci para sofrer”. Mas na verdade quem nasceu para sofrer foi Jesus, Ele nasceu destinado a sofrer. Isaías 53 profetizou: “o castigo que nos traz a paz não estava sobre nós, estava sobre ELE, e por suas pisaduras (Que quer dizer pisadas de sofrimento) fomos sarados”.
Apesar do sofrimento fazer parte do ministério de Cristo, a sua dor não foi maior que o seu propósito. O objetivo de nos salvar era tão grande que nem a dor conseguiu impedi-lo. Então, que nada é ninguém te pare. Por mais que esteja difícil, nenhuma dor se compara à dor de Jesus, por isso, Ele é bálsamo para todos aqueles que estão debaixo de sentença de dor. Assim, concluímos que você não nasceu para sofrer. Que seu propósito no Reino de Jesus seja maior que a sua dor, afinal, nenhuma dor dura para sempre.
8ª JESUS NÃO DEIXOU A OBRA INACABADA.
Na cruz, JESUS deu o brado de Vitória dizendo: “ESTÁ CONSUMADO!”. Esta palavra no grego se pronuncia TETELESTAI.Esta foi a última palavra de JESUS na cruz. E olha que interessante, todo artista, ao terminar sua obra prima, olhava e dizia: TETELESTAI. Da mesma forma, todo infrator tinha uma lista criminal de papiro chamada “escrito de dívida” fixada na porta da prisão, depois de cumprir a dívida. o juiz riscava a lista e escrevia no rodapé “TETELESTAI”, ou seja, o criminoso estava livre da prisão. E todo atleta quando cruzava a linha de chegada também dizia “TETELESTAI”, como se fosse um “Eu venci!” Jesus fez a obra completa! Que nada te faça parar no meio do caminho dos planos de Deus para sua vida. Como Deus disse em Daniel 12.13, ele diz pra você nesta hora: “TU PORÉM VAI ATÉ O FINAL.”
9ª JESUS ERA DE CIMA, POR ISSO, NÃO FOI RECEBIDO AQUI EMBAIXO.
De acordo com Atos 1:2, Jesus foi muito bem recebido no CÉU. Enquanto na terra as portas estavam fechadas, no céu havia grandes honrarias para Jesus, afinal, aqueles que são do céu jamais serão amado pelo mundo.
A nossa recepção está preparada para quando chegarmos em casa. Conforme está escrito lá em Jeremias 29:11: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, PARA VOS DAR O FIM QUE DESEJAIS”.Você deseja estar com Jesus?
10ª JESUS SAROU QUEM NÃO FERIU, SAROU QUEM O FERIU E SAROU MESMO ESTANDO FERIDO.
A passagem de João 18.10, nos ajuda a entender a décima lição, pois nela, Pedro corta a orelha de Malco, o servo do sumo sacerdote, porém, na mesma hora Jesus restaurou a ferida que Pedro causou naquele homem. Não foi Jesus quem feriu Malco, mas mesmo assim ele sarou. Mesmo Malco estando na multidão que veio ferir Jesus, o mestre o curou. E na cruz, mesmo ferido, Jesus sarou a humanidade de seus pecados. Que obra magnífica! Se ele sara quem o feriu, imagina quem grita por socorro?
Que o estudo bíblico “10 Lições sobre Jesus”, tenha edificado sua vida.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo
Estou aprendendo muito sobre a palavra de Deus pelos ensinamentos do pastor Amilton.
Que Deus abençoe sua vida e sua família grandemente muito obrigado
gloria Deus por essas lições maravilhosas, fui grandemente edificados por essa palavra. Deus lhe abençoe pastor!