10 LIÇÕES SOBRE OS 12 ESPIAS.

1…DEUS NÃO MENTIU, A TERRA EXISTE.

Até os 10 espias concordaram o que Deus havia falado era verdadeiro. No Versículo 27 eles retornaram dizendo: fomos à Terra que você nos enviou e verdadeiramente a terra mana leite e mel e este é o fruto da terra.”

Ninguém tinha dúvida que aquilo que Deus tinha falado era verdade, a terra existe. O Céu também existe. Jesus disse que na casa do pai há muitas moradas. E o desejo de Jesus é que um dia estejamos com ELE, por isso que ele disse em João 14:3 “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.” O céu é real!! 

2… DEUS TE FAZ VER POSSIBILIDADES ONDE A MAIORIA VIU DIFICULDADES.

O propósito de Deus ao enviar os 12 espias, não era pra que eles olhassem para as dificuldades existentes ali, mas sim a beleza e fartura que aquela terra tinha. Tanto é que Moisés ordenou no capítulo 13. 20,  que os espias trouxessem fruto da terra. Em momento algum eles receberam ordem para ver impossibilidades. Os 10 espias passaram 40 dias espiando a terra, mas só viram dificuldade. Enquanto Josué e Calebe só viam possibilidades. Os 10 não estavam errados em reconhecer que ali havia dificuldades, mas sim ignorar as possibilidades que em Deus eles teriam. E é isso, não vamos ignorar as dificuldades, mas não podemos deixar que elas superem nossas esperanças em Deus em relação às possibilidades. 

3… MANTENHA SUA LÍNGUA EM HARMONIA COM A PALAVRA.

Olha o que os 10 espias disseram em Números 13:33 sobre elas: “e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.” Eles se consideram como gafanhotos. A língua deles não estáva em harmonia com o Deus que está enviando eles. Mantenha suas palavras alinhadas com a palavra de Deus. Nossas palavras não podem ser um punhal pronto pra ferir nossas esperanças. A palavra diz que em Cristo somos mais que vencedores. Também diz que Deus é o nosso refúgio e fortaleza. Então coadune sua boca como a palavra. (Fp 1.14). “Ousem falar com mais coragem e sem temor a Palavra de Deus” Coloque a palavra de Deus em seu coração, você não é gafanhoto, você é príncipe (esa) do Reino de Deus. O PROBLEMA NÃO É COMO VOCÊ VÊ O GIGANTE, MAS COMO VOCÊ SE VÊ.

4… NÃO ESTEJA DISPOSTO A VER, MAS VIVER.

Os 10 espias estavam dispostos a ver, a espiar somente. Para eles, só observar já bastava. Mas Josué e Calebe querem muito mais do que ver, eles querem habitar. Eles querem vivenciar. E quem está disposto a viver não olha para dificuldade, mas encara a dificuldade com fé. Não se satisfaça com menos do que aquilo que Deus tem preparado pra nós. Em nome de Jesus vamos viver o que Deus preparou pra nós. Vamos muito mais do ver, ou ouvir falar, vamos vivenciar.

5… O QUE VOCÊ FAZ QUANDO SE DEPARA COM GIGANTES?

Só a presença dos gigantes bastou para que os 10 espias retrocederem no propósito. E olha que cada espia representava uma tribo, era uma grande responsabilidade recuar. Retroceder era uma atitude vergonhosa pra toda tribo. O que você faz quando se depara com gigantes? O que você faz quando o ligar já está ocupado e parece que as vagas se esgotaram? Josué, Calebe e Davi trasporam os gigantes em nome do Senhor dos exércitos. Faça o mesmo e não retroceda no propósito. 

6… VAI LUTAR OU VAI MORRER NO DESERTO?

Os 10 estavam mais decididos a morrer no deserto do que lutar. Lutar faz parte da vida cristã. O Reino é tomado à força. Por isso que a Bíblia diz em Efésios 6.11 para nos revestirmos de toda armadura. Quem para de combater o bom combate por causa dos problemas, dos gigantes, está morrendo espiritualmente. Mas quem decide continuar ao lado de Cristo, já é mais que vencedor. Deus, às vezes, nos coloca em circunstâncias que conflituam com a sua promessa justamente para testar a nossa fé e confiança e nos provar que Deus é Ele. Lute!  MENTE DO EGITO NÃO ENTRA NA TERRA DA PROMESSA.

7…CUIDADO COM AS OPINIÕES E AS ATITUDES DA MAIORIA.

Dos 12 espias, 10, ou seja, a maioria trouxe um relatório de derrota e o povo abraçou a má ideia como se ela fosse uma verdade absoluta. A maioria nem sempre está certa. Cuidado com o senso comum. Nossos principais problemas estão nos paradigmas errados em que se assenta a nossa sociedade. Não seja influenciado pela maioria, mas tenha personalidade para escolher Deus todo dia. Os 3 jovens viram o reino se dobrar perante a estátua de Nabucodonosor, mas não se dobraram. 

8… VOCÊ REPRESENTA ALGUÉM. 

Segundo nos diz o versículo 3 do capítulo 13, era necessário que os espias fossem cabeças das tribos de Israel. Ou seja, eles representavam um povo e não podiam decepcionar. Você representa o povo Deus. Você representa uma família. Você não pode decepcionar. Mantenha-se puro diante desta humanidade pecaminosa. Não manche suas vestes. Não decepcione! 

9… NÃO É VOCÊ QUE VAI CONQUISTAR, É DEUS QUEM VAI TE DAR.

Eles só precisavam ficar firmes na presença de Deus. Havia uma promessa de eles herdar toda aquela terra. Eles eram os donos legítimos daquele lugar. Mas infelizmente, os 10 se esqueceram da promessa, e achavam que a Vitória seria na força de seus braços. Um exemplo de que Deus era quem dava vitória, foi a cidade de Jericó. Na ocasião eles só precisaram seguir a direção de Deus, e as muralhas vieram ao chão. Está mais do que provado que Deus ia dar e não seria eles que iriam conquistar. Nossas lutas existenciais são vencidas pela nossa permanência na presença do Senhor. Batalhas impossíveis não são conquistadas na força de nossos braços, mas sim pela força do Senhor em nossa vida. O impossível não é você que conquista, é Deus quem dá.

10… DEUS QUER MUDAR A REALIDADE DE ESCRAVIDAO EM LIBERTAÇÃO. 

O povo de Israel nasceu num contexto de escravidão. Eles estavam acostumados a serem escravos, mas quando Deus tirou eles com mão forte do Egito, foi para dar a eles a Libertação que eles nunca tiveram. Deus tinha um plano para mudar a realidade de escravidão daquele povo. Mas eles estavam acostumados com a vida velha e relutantes ao novo de Deus. O primeiro passo pra sair da realidade de escravidão é aceitar o que Deus tem pra você. Por mais que seja desafiador obedecer a Deus por causa dos gigantes, tenha coragem, fé e siga rumo à realidade que Deus tem pra sua vida. É se esquecer das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo. Pare de pensar que esta realidade é só para os outros.  Pare de pensar que só os outros são capazes de mudar de realidade, e mergulhe no projeto que Deus tem pra você. 

1 comentário em “10 LIÇÕES SOBRE OS 12 ESPIAS.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima