O JOIO E O TRIGO. (8 Lições)

Em Mateus 13:24 em diante, Jesus conta uma parábola pro povo dizendo:

— O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Leia Mateus 13:24-30

1… NÃO DURMA NA CEARA DO SENHOR.

O Versículo 25 diz que os homens dormiram, e o inimigo aproveitou que os homens estavam dormindo e semeou o joio no meio do trigo. É quando dormimos na fé e deixamos de vigiar a nossa vida espiritual, é  nessa hora que o inimigo semeia o joio no meio do trigo. Não podemos dormir na fé, precisamos estar vigilantes para que as heresias não entrem, para que a friagem espiritual não tome conta do nosso coração e para que nada deste século nos seduza. Sua vida é uma Seara, sua família é uma Seara e seu ministério é uma Seara, então não durma. O inimigo está esperando só uma distração sua, ele está esperando você dormir para semear o joio. 1 Pedro 5:8

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” 

Em Mateus 26:41 Jesus disse: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

2… FALSO CRESCIMENTO.

O joio representa o crescimento daquilo que é falso. E um dos meios do maligno atacar a obra de Deus é por meio do falso crescimento. Não tem problema algum a igreja crescer em quantidade. A Bíblia diz que a Igreja Primitiva crescia, Deus acrescentava aqueles que haviam de ser salvos na igreja, porém, o que não faltava na igreja era qualidade. O crescimento verdadeiro é aquele que está lado a lado com a qualidade. Quando a igreja cresce sem qualidade ela apenas incha. A igreja não pode crescer só na horizontal e não crescer na vertical com Deus, senão ela nunca será uma igreja relevante para a Sociedade. Que haja crescimento na sua vida, mas deixe de haver aumento das qualidades de Deus em você. Se você acha que cresceu, mas passou a depender menos de Deus, esse é um sinal do falso crescimento. O verdadeiro crescimento é aquele que te faz ser mais dependente de Deus e mais sensível à causa do próximo.

Atos 16:5, “Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia.”

3… A DIFERENÇA ESTÁ NO CONTEÚDO.

Uma lição muito importante que eu considero sobre o joio e o trigo, é que o joio não tem conteúdo, o joio é trigo só por fora, por dentro ele é oco, ele é vazio. O joio não passa de palha, o joio não passa de uma imitação do trigo. O joio do tem aparência. Assim como o trigo tem conteúdo, precisamos entender e jamais se esquecer que o que nos faz servos de Deus, o que nos faz trigo nesta Seara, é o conteúdo do céu que carregamos dentro de nós. Cuidado com o seu conteúdo. Cuidado com o que você leva dentro do coração. O que define se somos joio ou trigo não é a nossa aparência mas sim a essência que carregamos do céu de Jesus em nós. Deixe que Jesus te esvazie de tudo que não é dele e coloque o conteúdo do céu dentro de você. Você é trigo, e trigo tem conteúdo do céu para alimentar vidas. 1 Samuel 16:7, “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.

4… O JOIO NÃO SE INCLINA.

Pelo fato do joio não possuir semente, ele não se inclina, mas fica reto. Já o trigo, por causa do peso da semente, ele se inclina, se dobra. A semente do trigo é o fruto que ele dá. Nós somos trigo, e o trigo dá fruto. Um deles é se inclinar para Deus. Só quem tem o fruto da fé se inclina. Se inclinar é reconhecer a soberania de Deus. Se inclinar é ter a humildade para reconhecer que errou. O trigo é conhecido pela sua capacidade de se inclinar ao que é bom. Se inclina pra Deus, pra sua palavra e quando erra reconhece.

5… NÃO SEJA UM TRIGO COM ATITUDES DE JOIO.

O joio aponta para tudo aquilo que é falso, como falsa aparência, falsa Piedade e falso evangelho. E ele também aponta para as coisas ruins que deixamos crescer dentro de nós. Assim como no meio daquela Seara o joio cresceu no meio do Trigo, nós precisamos, como searas do Senhor, vigiar a todo tempo para que coisas ruins não cresçam dentro de nós. Se policie, se cobre todos os dias e peço a Deus para que te dê a vigilância necessária para guardar o seu coração de toda atitude de joio que possa brotar em seu interior  e externar em suas atitudes.  Salmos 139:24, “E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Que Deus nos alerte até sobre aquilo que achamos que é certo, mas que na verdade é nocivo para nossa alma ou é nocivo para as pessoas. Que a sua oração de todos os dias seja essa: me ajude Senhor a ter atitudes de trigo em nome de Jesus.

6… DEUS NÃO ERRA NO DIAGNÓSTICO.

No versículo 30 diz que no tempo da colheita o joio será arrancado primeiro, amarrado em feixes para ser queimado. E depois o trigo será colhido e colocado no depósito do Senhor. ” Deus sabe quem é o joio e quem é o trigo. O dia da colheita será o dia da vinda de Jesus e nesse dia Jesus tem o diagnóstico correto de quem é o joio e quem é o trigo. A colheita não é agora, então só essa palavra já basta para descansar o nosso coração em relação às atitudes dos joios e continuar nossa caminhada com Jesus. Deus sabe, Deus está vendo, ele sabe dar o diagnóstico correto. Por quê eu digo isso? porque tem muita gente parando por causa das atitudes dos joios. Tem muito trigo deixando a seara, se entristecendo e saindo da igreja por causa das atitudes dos joios. Mas fique em paz, é necessário que o joio cresça até o dia da colheita. Enquanto isso vai fazendo a obra e sendo trigo na Seara, porque tem um celeiro do céu te esperando no dia da colheita.

7… NÃO ARRANQUE NINGUÉM.

No versículo 28 os servos perguntaram: “O senhor quer que a gente arranque o joio?” E No versículo 29 o SENHOR diz:  “Não”,porque quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. A atitude de arrancar não cabia aos servos, mas ao Senhor. Por isso não cabe a nós classificar ninguém como joio ou trigo, mas só Deus sabe quem é o joio e quem é trigo. Deus não nos autorizou a arrancar porque nossos critérios de avaliação são passíveis de erro. Correríamos o sério perigo de arrancar o trigo como se fosse joio. A separação só acontecerá na segunda vinda de Cristo.

8… O JOIO É ARRANCADO, MAS O TRIGO É COLHIDO.

O joio é uma erva daninha. Erva daninha não se colhe, se arranca e queima. Mas o trigo é colhido por ser frutífero e plantado pelo SENHOR da ceara. JESUS disse em João 15:2 que “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. O que impede o corte são os frutos. Que você seja uma árvore frutífera na seara do Senhor.  Mateus 3:8 nos deixa um Conselho: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;” Os frutos bons revelam nossa conversão e arrependimento. Naquele grande dia o senhor te colherá para o céu,  até lá fique firme trigo !

1 comentário em “O JOIO E O TRIGO. (8 Lições)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima