O PARALÍTICO LEVADO POR QUATRO. 10 Lições (2/2)

O paralítico levado por quatro. 10 Lições, é a segunda parte. Assista também o primeiro estudo sobre o paralítico levado por quatro. Deus usou quatro amigos para levar o paralítico de Cafarnaum até Jesus. Chegando no local onde Jesus estava, encontraram a casa tão lotada que nem sequer havia lugar na porta. Não tinha como entrar, ainda mais carregando uma maca com um paralítico. Só que este obstáculo não é o fim da linha. E eu separei 10 lições sobre esta passagem de fé, determinação e esperança que vão impactar a sua vida. Leia Marcos 2, e confira aqui o estudo sobre o paralítico levado por quatro. 10 Lições.

1. OS PROJETOS DE DEUS COMEÇAM POR CIMA.

Em Marcos 2:4, diz que os amigos do paralítico “não podendo aproximar-se de Jesus, por causa da multidão, descobriram o telhado onde Jesus estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. Perceba que este projeto não está começando de baixo, mas de cima. O projeto não começa de baixo para cima, ou seja, sem a aprovação de Deus. Começar de cima significa iniciar projetos com a aprovação de Deus, orando e seguindo os princípios do Criador. Então, jamais comece nenhum projeto de baixo para cima, pois nestes projetos, Deus sempre fica para o final. Quando tiver uma ideia, objetivo ou um sonho , comece do alto em nome de Jesus. Afinal, quem comeca do alto, jamais pisará em pessoas ou permitirá que Deus fique do lado de fora.

O paralítico levado por quatro. 10 Lições

2. O QUE ESTAMOS FAZENDO NO LUGAR QUE DEUS NOS COLOCOU?

O versículo 2, diz que “logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam;”  A bíblia diz que a casa estava tão cheia que não havia mais lugar pra ninguém, porém os escribas e fariseus ignoraram um grande milagre que estava diante deles e usaram o lugar que eles ocupavam dentro da casa para criticar o que JESUS estava fazendo. Os escribas e fariseus conseguiram um lugar que todos queriam, mas infelizmente usaram o lugar para julgar e criticar. O que temos feito com o lugar que temos ocupado? Estamos lá para criticar, julgar, causar divisão? No trabalho, na Igreja, no grupo de amigos,… como administramos a posição onde Deus nos colocou?

Lembrando que, assim como muitos queriam estar dentro daquela casa, muitos desejavam ter a oportunidade de estar em nosso lugar, ter os dons, talentos e habilidades que temos. Então, use bem o lugar e as oportunidades que Deus te deu.

3. QUANDO AS PORTAS  DE BAIXO SE FECHAM, A DE CIMA SE ABREM.

O versículo 2 diz que “logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam;” A casa estava tão lotada que nem pela porta as pessoas tinham acesso. Era impossível o paralítico levado por quatro amigos entrar de forma natural naquele ambiente. O local ficou inacessível. A porta de baixo estava trancada, fechada, porém, os quatro amigos do paralítico encontraram uma porta aberta no alto. A porta de cima estava aberta. Assim, quando as portas aqui embaixo se fecham, Deus te fará lembrar que as portas de cima estão abertas. As coisas aqui embaixo se fecham para nos fazer olhar para cima.

4. É MELHOR TER AMIGOS DO QUE TER NOME.

Dentro da história não aparece o nome do paralítico levado por quatro amigos. O paralítico não tem “nome”, mas tem amigos, pois é melhor ter amigos do que ter nome. Há muitos famosos que estão rodeados de de pessoas, mas não tem amigos. De maneira que se o dinheiro acabar, acabam os “amigos”. Assim é a fama, passageira, porém os amigos são para toda vida. Deus te dê amigos que não se importem com suas condições financeiras; amigos que não estejam conosco por aquilo que temos de oferecer. Amigos que dão um jeito de nos levar a jesus quando nossas próprias pernas nos impossibilitar de caminharmos, com a expectativa de nos ver de pé, pois assim agiram os amigos do paralítico levado por quatro. Eles aproximaram o paralítico do milagre e se alegram ao vê-lo curado. com meu milagre.

O paralítico levado por quatro. 10 Lições

5…. TODA VEZ QUE VOCÊ FOR NA DIREÇÃO DE JESUS, VÁ DESCENDO.

O versículo 4, diz que os quatro amigos do paralítico “fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.” Com este gesto, o paralítico só chegou onde Jesus estavam, porque desceu. Portanto, toda pessoa que deseja tocar no coração de Jesus, jamais deverá se exaltar, mas descer e humilhar-se. Quem se exalta não alcança o favor do mestre. Um bom exemplo está registrado em Lucas 18:13: “Enquanto o publicano batia no peito e se orgulhava, o pecador batia no peito e dizia: seja propício a mim o pecador.” Quem é você na presença de Jesus? O publicano ou o pecador arrependimento? Afinal, a “escadaria” que nos leva à Jesus só funcina no sentido de descida, pois, quem mais perto quer chegar, mais degraus deve descer.

6. O PARALÍTICO LEVADO POR QUATRO RECEBEU PRIMEIRO A PALAVRA.

O versículo 2, diz que Jesus “anunciava-lhes a palavra”. Antes de ser curado, o paralítico levado por quatro, recebeu a palavra de Jesus. No ambiente em que Jesus está tem palavra. Se não tem a palavra, a casa pode estar cheia de pessoas, porém, vazia de Jesus. Casa cheia não é sinônimo da presenca de Jesus. O que confirma e autentica a presença do Mestre, é a mensagem pregada biblicamente. Casa lotada, bons pregadores, cantores, igreja com ar condicionado, milagre, (não que isso seja errado), porém, nada disso serve de sinal autêntico da presença de Jesus no ambiente, só a palavra.

7. O PARALÍTICO LEVADO POR QUATRO FOI PERDOADO ANTES DE CURADO.

O versículo 7, diz que os escribas murmuravam dizendo que Jesus estava blasfemando por perdoar os pecados daquele homem. Elas não acreditaram e acharam blasfêmia quando Jesus disse ao paralítico: “perdoados estão os teus pecados.” Para eles, só Deus poderia perdoar pecados, e isso deveria ser feito através de um sacrifício, ou seja, um Cordeiro tinha que ser morto para remissão do pecado, contudo, o que eles não sabiam é que estava ali o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Então, permita que o perdão desse Cordeiro te alcance nesse dia e deixe para trás toda opinião julgadora, críticas destrutivas e siga sua vida e seu ministério. Seja feliz na presença de Jesus, Aquele que te purifica de todo pecado. 

8. NOSSO TRABALHO É LEVAR OS “PARALÍTICOS” ATÉ JESUS. 

Os quatro amigos do paralítico são mencionados ate o momentoem que levam o paralítico de Cafarnaum até Jesus, porém, depois que o paralítico chega em Jesus, não se ouve mais falar dos quatro amigos. Eles simplesmente desaparecem no cenário. Isso porque a missão deles havia sido cumprida. Assim, o nosso trabalho é levar até Jesus, depois Jesus se encarrega de fazer a obra. E não é porque levamos até Jesus que devemos ter o nosso nome mencionado. Afinal, devemos diminuir para que Jesus cresça em nossa vida. O mérito não é de quem leva, mas sim de quem perdoa, cura e transforma, Jesus. A ele toda honra, toda glória e todo louvor, somos apenas canais pelos quais abrimos o telhado para alguém passar e chegar em Jesus. 

9. O PARALÍTICO LEVADO POR QUATRO NÃO FICOU PARALIZADO POR TODA VIDA.

A bíblia diz que aquele homem estava paralisado e, se não fosse seus amigos ele poderia viver para sempre daquele jeito. Rntao, tenha cuidado com aquilo que vem para te paralisar. Não deixe que eles tenham êxito sobre a sua vida e te paralisem. O que está te paralisando? Foi uma palavra que apunhalou seu coração? É uma situação difícil que você está passando? É a oposição do mal contra sua vida? São suas limitações? É um pecado? Permita-me ser um dos seus amigos nesta hora para te dizer que Jesus lhe ordena a ter bom ânimo. O mestre não aceita esta condição de paralisia em você. Ouça Ele te dizer: “A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.”

10… O QUE AUTENTICA O PERDÃO DE DEUS NA SUA VIDA, É A SUA CAMINHADA.

O paralítico de Cafarnaum entrou carregado e saiu andando. Aquele homem caminhando, é um sinal visível daquilo que tinha acontecido do lado de dentro com a sua alma. A sua alma estava perdoada e não era mais uma alma paralítica, pois o perdão de Jesus o colocou de pé. O que autentica o perdão de Jesus na sua vida é a certeza que está no seu coração produzindo passos na direção do mestre. Uma alma perdoada e o corpo caminhando na presença de Jesus.

Espero que tenha gostado do estudo sobre o paralítico levado por quatro. 10 Lições. Clique aqui para assistir o primeiro estudo aobre o paralitico de Cafarnaum. Aproveite e deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima