Ezequiel 47. 10 Lições, abrange uma visão com boas aplicação pessoais. Durante uma visão incrível, um homem com um cordel, mede vários estágios do rio onde o profeta Ezequiel é convidado a entrar. Até que o último não era possível atravessar a não ser nadando. “E mediu mais quinhentos metros, e o rio era tão fundo, que eu não podia atravessar. Era fundo demais para ser atravessado, a não ser a nado.” Ezequiel 47.5. Atente para todos os detalhes desta passagem, pois, cada nível tem sua importância e não pode ser desprezado. Leia a passagem em Ezequiel 47, e confira as aplicações neste estudo de Ezequiel 47. 10 Lições.
1… DEUS MOSTRA OS LUGARES ONDE NÃO POSSO PERMANECER MAIS.
A princípio, quando Deus mediu as águas que davam nos joelhos, ele mostrou que as águas nos pés já não era mais o local onde o profeta Ezequiel deveria permanecer. Além disso, Deus tinha muito mais a manifestar naquela visão, por isso era necessário continuar avançando.
O nosso Deus é especialista em nos mostrar tanto os lugares onde não podemos permanecer como também é especialista em mostrar o caminho que devemos seguir. Na passagem de Elias no Querite, Deus mostrou que o Querite já não era mais o lugar onde Elias deveria ficar, imediatamente Deus descortinou uma nova direção para o profeta. Então, esteja atento à voz de Deus e não se permita ficar em lugares onde você já deveria ter saído. Existem lugares roubando sua comunhão com Deus, e te discristianizando cada vez mais. Portanto, é necessário você rumar para uma nova etapa de intimidade profunda com Deus. Para o nível que Deus está te levando você não pode permanecer na mesmice.
2… SÓ ENTRE EM ÁGUAS QUE FORAM MEDIDAS POR DEUS.
Antes de tudo, o profeta Ezequiel, além de esperar o tempo de Deus medir o rio, não ousou pisar na água onde Deus não havia medido, ou seja, ele não ousou a caminhar em lugares onde Deus não caminhou. A medida apontava para a aprovação de Deus. Deus mediu, aprovou, convidou o profeta e ele confiou no Senhor. Assim também deve ser a vida do cristão. O crente verdadeiro não anda em Águas que Deus não mediu. Então, cuidado com caminhos, amizades, acordos, doutrinas, etc. que não foram medidos por Deus. Sendo assim, só passe por onde Deus passou.
3… NÃO SE SATISFAÇA COM OS LUGARES DE PASSAGEM.
Todas as etapas, todas as fases apresentadas no texto de Ezequiel47, apontam para um nível de importância na nossa vida espiritual. Porém, é necessário perceber que os níveis não eram lugares para se estacionar, pois eram de passagem. Além disso, o propósito de Deus era levar o profeta até o final daquela experiência. Existem experiências em nossas vidas que foram super importantes para aquele determinado tempo, mas não podemos estacionar, precisamos buscar mais profundidade. Então, não estacione em uma oração sem vida e um conhecimento limitado da palavra. Em Oséias 6:3, diz: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.”
4… EZEQUIEL 47 NÃO TRATA DE SURF, E SIM DE MERGULHO.
Todo surfista pratica o esporte na superfície das ondas do mar. Enquanto surfar aponta para superficialidade, mergulhar é sinônimo de profundidade. É importante salientar que o mergulhador, não é visto pelas pessoas. Diante disso, entendemos que o rio de Deus não é um lugar de exibição, mas de mergulhos profundos. Deus não quer te encher do Espírito para você se apoiar na força do seu braço. Muitos têm usado o rio de Deus, para se exibirem e outros para competir. Querem a glória, mas não querem o rei da Glória. Não surfe, mergulhe nas etapas de Deus.
5… PÉS PURIFICADOS.
As águas que flutuam do trono eram tão purificadoras, que no versículo 8, diz que estas águas eram capazes de purificar até mesmo as águas do mar mais salgado da terra, o mar morto. Lá diz que “…as águas do mar morto ficarão saudáveis.” Esse poder purificador das Águas está atuando nos pés do profeta Ezequiel para nos mostrar como deve ser pura, santa e verdadeira a nossa caminhada com Deus. Portanto, a única maneira de não tropeçar com os nossos pés nas pedras de tropeço, é purificar os nossos pés na preparação do Evangelho de Jesus Cristo, como diz Efésios 6. Que Deus purifique sua caminhada e te livre de toda queda espiritual.
6… JOELHOS PURIFICADOS.
A outra parte que as Águas Purificadoras atingiram, foram os joelhos do profeta Ezequiel. Isso mostra a importância de um joelho consagrado purificado na presença do Senhor. Joelhos que se dobram perante Deus, estão fortalecidos para não se dobrarem diante das a diversidades. Quem não dobra os joelhos perante Deus, dobrará perante os problemas e dificuldades. Então, permita que a oração consagre e purifique a sua vida todos os dias, para isso, você precisa ser tocado pelo nível dos joelhos que se chama oração. Portanto, avance todos os dias, porque as águas que te levam a uma vida consagrada pela oração, já foram medidas por Jesus.
7… CINTURA CONSAGRADA.
Após os pés e joelhos consagrados, agora é a vez de uma cintura consagrada. A cintura é o lugar onde prendemos a nossa roupa. Se Deus não cingir a nossa cintura, nossas vestes espirituais caem e a vergonha se apresenta em nossa vida. Cintura também pode significar domínio, pois, quando um lutador agarra o oponente pela cintura, ele o domina. Assim, Deus quer nos agarrar pela cintura e nos dominar em águas profundas. As águas na cintura significa que 50% já está dominado, o próximo passo e a próxima medida com o cordel se encarregará de levar ao nível 100% dominado. Oro para que Deus te domine 100%.
8… DIGA NÃO AO SEU CONTROLE.
Não se satisfaça com águas nos pés, no quadril, mergulhe cada vez mais fundo no rio de Deus. Quanto mais mergulhamos nos rios do Espírito, mais pertencemos a Deus. Quando Ana entendeu que não era do jeito dela tudo mudou. A Arca de Noé era guiada pelo comandante do céu e não pelo da terra, assim é a nossa vida, o controle está nas mãos de Deus, quando o dilúvio vem, não nos desesperamos porque sabemos quem está no controle. Quanto mais fundo no rio de Deus você mergulha, menos controle você tem de si mesmo e mais controle Deus tem de você.
9… É VOCÊ QUEM ESCOLHE O SEU NÍVEL DE INTIMIDADE COM DEUS.
Muitos escolhem ficar na superficialidade porque ela não exige renúncia de ninguém. A a proposta do Evangelho não é nos deixar fora deste Rio. Muitos acompanham Jesus de longe e somente com os lábios. Enquanto isso, alguns estacionaram em níveis e outros estão só olhando para o rio e ainda criticam aqueles que estão caminhando nos níveis propostos pelo Senhor. Portanto, faça como Maria, escolha a melhor parte, escolha a profundidade e não a neutralidade. Afinal, esta é a sua chance, não deixe-a passar.
10… PÉS FORA DA TERRA.
Finalmente, chegou o momento em que os pés do profeta não estavam mais fincados na terra. O versículo 5, diz que eram águas que só podiam atravessar a nado. Pés na terra falam de mente terrena e um coração que está abraçado nas coisas terrenas. A ideia, de Deus é nos fazer mais espirituais do que terrenos com o passar do tempo. Então, não Estacione nesta terra porque você está aqui mas não é daqui, a sua mente e coração precisam estar naquilo que vem de cima.