A ABERTURA DO MAR VERMELHO. 11 Lições.

A abertura do mar vermelho é relatada também em salmos 106: 9 e 10. “O Senhor Deus deu ordem,e o mar Vermelho se secou; ELE fez com que Israel o atravessasse como se estivessem pisando em terra seca. Ele os livrou das mãos daqueles que os odiavam; Deus os salvou dos seus inimigos.” A abertura do mar Vermelho não é um mito, mas um fato. Leia Êxodo 14.

1…A ABERTURA DO MAR VERMELHO FEZ OS PERSEGUIDORES VIRAR PLATEIA.

Faraó, pensando que Deus não ia proteger o povo, os perseguiu com intuito de matá-los. Porém, o que Faraó não sabia, é que ele e seu exército fariam parte de uma plateia que veria o grande livramento do povo de Deus. Enquanto você estiver na presença de Deus, quem ou que se levantar contra você, verá o agir de Deus cuidando de você.

Deus faz o inimigo da plateia do nosso milagre, da nossa perseverança, da nossa indesistência e da nossa santificação. O faraó nesta passagem, simboliza o inimigo. E a única coisa que o inimigo pode fazer é ficar ao derredor, porque o Salmo 125:2 diz que  “Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.” Eu disse para sempre!!!

2… DEUS QUER USAR AS SUAS MÃOS.

Êxodo 14:16 “Deus manda Moisés levantar o bordão que estava na mão dele e estender sobre o mar…” e em seguida o mar se divide em dois paredões e o povo atravessa. A abertura do mar vermlho foi a prova que Deus quer usar o que temos em nossas mãos. Nossos dons e talentos nos foram dados por Ele para fazermos a sua obra.

O que você tem em suas mãos? Sansão usou uma queixada de jumento que tinha em suas mãos e feriu mil homens. Davi derrubou Golias usando uma Funda que tinha em suas mãos, Jesus alimentou uma multidão usando cinco pães e dois peixinhos que estavam nas mãos de um menino. Coloque seu talento à disposição do Senhor e veja ele realizar coisas extraordinárias por meio das suas mãos. Só não se esqueça que para Deus usar o que está em suas mãos, antes você precisa estar nas mãos de Deus.

3… NA ABERTURA DO MAR VERMELHO TODOS PUDERAM MARCHAR.

Em Êxodo 14:15 Deus a Moisés: “Por que clamas a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem.” Deus não disse: “diga ao povo que ande ou corra, mas disse que o povo deveria marchar. A marcha é a caminhada de deslocamento de um exército. E no exercício de Deus caminhamos na marcha. Deus mandou o povo marchar porque a marcha é uma caminhada que todos podem fazer.

Sendo assim, nossa caminhada com Cristo também não deve ser feita em alta velocidade e nem vagarosamente demais, mas no ponto certo, em uma velocidade equilibrada, pois, em alta velocidade, além de você  deixar valores para trás, cansarás rápido demais, e vagarosamente demais, você acaba ficando para trás e se torna presa fácil para o inimigo. Marche como um bom soldado de Cristo, marcha é um ritmo que todos podem a acompanhar.  Deus não pede o que não podemos lhe dar.

4…SUA PROMOÇÃO VEM DISFARÇADA DE PROBLEMA.

A abertura do mar vermelho foi um dos momentos mais difíceis para Israel, porém, foi o momento difícil que Deus usou para promover Moisés diante dos olhos desconfiado povo de Israel. Por isso, Deus faz questão de que Moisés participe do milagre usando o bordão que ele tinha em suas mãos.

Às vezes, nossa promoção na fé vem disfarçada de problemas. Vem com nome de Golias, mas foi o problema Golias que Deus usou para colocar o nome de Davi em alta diante do povo. Muitas das vezes, a promoção vem disfarçada de traição, contudo, foi a traição dos irmãos de José que o colocou onde Deus queria, governador do Egito. Sendo assim, enfrente este problema sem reclamar, foi Deus quem colocou essa situação para te promover à níveis mais altos. Enfrente com FÉ!

5…A OPOSIÇÃO TE FARÁ PROVAR O SOBRENATURAL.

Em primeiro lugar, devemos entender: se faraó não viesse atrás com o seu exército, talvez tivesse tempo de construir barcos para atravessar o mar vermelho. Foi a oposição de faraó que provocou o milagre, o mar vermelho se abriu! A oposição que você enfrenta, vai te poupar trabalho e ainda fará você experimentar o sobrenatural de Deus.

A perseguição promove, molda e nos prepara. As dificuldades fazem parte do processo de Deus para nos amadurecer, nos impulsionar para o propósito e faz que o nome de Deus seja glorificado através da nossa vida. Acima de tudo, fique em Deus, porque nele, até quem tentar te atrapalhar, vai te ajudar a chegar mais perto.

6… VOCÊ VIVERÁ PARA CONTAR A HISTÓRIA. 

Segundo nos informa Êxodo 14:11, o povo disse a Moisés: “Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto?” O povo sem fé, disse que estar ali e estar em um cemitério seria a mesma coisa, para eles, era o fim da caminhada. Contudo, eles não sabiam que Deus daria o livramento e eles teriam história, testemunho para contar.

Assim, entendemos que se não fosse Deus, nós jamais saberíamos que houve um dia em que Deus abriu o mar e fez o seu povo passar. Mas Deus é fiel e a história foi contada pelos donos do milagre. Depois deste processo você viverá para contar sua história, seu testemunho com Deus. Tentaram te matar, mas sem querer te deram vida e fôlego espiritual para continuar escrevendo sua história com Deus.

7… A ABERTURA DO MAR VERMELHO FOI O “NUNCA MAIS” DE DEUS À FARAÓ!

Em Êxodo 14:13, Moisés disse ao povo para não temer, porque os egípcios que eles viam, nunca mais voltariam a vê-los. Deus eliminaria aquele problema de uma vez por todas. E verdadeiramente aquele povo nunca mais viu os egípcios. Receba um:nunca mais do céu” sobre a sua vida nesta hora! Esta situação difícil precisa ser encarada na perspectiva da fé, para que ela nunca mais seja vista.

Você crer que Deus pode fazer desaparecer desconfortos, problemas na sua vida de tal maneira que você nunca mais os verá? Então, nunca mais os vereis.

8…COM DEUS NUNCA ESTAMOS EM UM BECO SEM SAÍDA.

A abertura do mar vermelho prova esta verdade, pois Israel estava cercado por todos os lados e o mar parecia uma barreira intransponível. O mar vermelho à frente e perigos para todo lado, parecia que Deus tinha guiado o povo para o lugar errado. Porém, eles estavam no lugar certo,  no local do milagre. Conforme este episódio, às vezes parece que Deus permitiu as coisas erradas baterem na nossa porta.

Chegamos a olhar para o céu e perguntar por que Deus permitiu aquilo. Mas saiba que Deus jamais nos permite ir sozinho, Deus jamais nos envia sem ir na nossa frente. Quando você se vê cercado por todos os lados e num beco sem saída, creia que é o mesmo que abriu o caminho no mar para o povo passar. Afinal, é isso que Naum 1:3, a parte B, afirma: “Deus tem o seu caminho na tormenta, e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.”

9… PARA DEUS GUERREAR SUAS BATALHAS, APRENDA A FICAR QUIETO.

Desde já, esta é uma lição que não pode ser esquecida. Em  Êxodo 14:13, Moisés disse para o povo ficar quieto que eles veriam  o livramento do Senhor. Se aquietar era um sinal de fé e confiança que o povo deveria mostrar, e não ficar inquieto e murmurando. Ficar quieto é sossegar a alma em Deus. Precisamos aquietar a nossa alma, assim, Deus pelejará por nós. Filipenses 4:6 “Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças.”

10…A ABERTURA DO MAR VERMELHO É UM MILAGRE EXTRAORDINÁRIO.

O imaginável, o extraordinário aconteceu. Deus veio de uma forma que ninguém imaginava, extraordinária. Até essa altura não havia relatos de que Deus houvesse trabalhado dessa forma, abrindo o mar para o povo passar. Eu estou falando de coisas extraordinárias. Coisas que você nunca viu Deus fazer. Em nome de Jesus seus olhos verão. Toque nestas águas com fé, porque se for da vontade de Deus, ninguém poderá impedir. 

11… BENEFICIADOS PELA FÉ DE ALGUÉM.

O povo foi abençoado pela fé de Moisés. Moisés está na galeria dos herois da FÉ de hebreus 11. O povo está provando do milagre por causa da fé de um homem. Mas quando Faraó entrou com seu exército nas águas, o mar se fechou. Assim como milhares de pessoas foram beneficiadas pela fé de um homem, a sua família e muitas vidas serão abençoadas por causa da sua fé.  Não desista, não desanime. Através da sua fé muitos atravessarão mares.

1 comentário em “A ABERTURA DO MAR VERMELHO. 11 Lições.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima