A VIÚVA DE SAREPTA. 10 LIÇÕES/ Parte 2.

1…MILAGRE EM TODO AMBIENTE. 

Elias está vivenciando milagres, Vitória em todos ambientes. Antes de chegar até a casa da viúva, ele está vivenciando o milagre do Querite. Em todo lugar falta água, menos para Elias, sem contar o alimento que chega trazido por corvos. E na casa da viúva não é diferente, ele vai vivenciar milagres, tanto ali na casa dela como depois também no Carmelo. Que todo ambiente em que você estiver seja palco dos milagres de Deus, a começar pela sua casa na sua família. Há vários ambientes que não são nada favoráveis como foi pra Elias, mas que até neles, que até nesse ambiente aí que você está enfrentando seja um lugar de muito mover e provisão do céu. A VIÚVA DE SAREPTA. 10 LIÇÕES. PARTE 2.

2… PARE DE SE AUTO SENTENCIAR.

No versículo 12 a viúva disse que “apanhou dois gravetos, e ia prepará-los para ela e para o seu filho, para que comam, e morram.” Apesar de Deus não falar nada, a mulher decretou a própria sentença de morte, incluindo a do morte do seu filho também. A viúva disse para Elias que era comer e morrer. Mas Deus não tinha falado que ela ia morrer. Ela mesma decretou a derrota. Ela mesma sabotou os sonhos dela e de sua família. Pare de se auto sentenciar, de se auto sabotar e de decretar o que Deus não disse.

Pare de sofrer por antecipação, quem está colocando um ponto final é você e não Deus. Não devemos desistir jamais, principalmente se a sua causa envolve sua casa e sua família. 

3… PRIORIDADE É COISA SÉRIA.

No versículo de número 12, A viúva diz que vai preparar (primeiro) pra ela e depois para o seu filho, “para que o comam, e morram.” Elias, o profeta, aqui representa Deus, mas a prioridade da mulher não é Elias, não é Deus. É ela e seu filho. E já que ela é a prioridade, ela vai comer e morrer. Elias detecta o problema que aquela mulher tinha em colocar DEUS como prioridade e confiar no SENHOR.

Por isso que Elias testa para exercitar a fé dela e diz pra ela preparar para Elias primeiro e só depois pra ela. Se ela prepara primeiro pra ela, ela come e morre, mas já que ela obedeceu e colocou Deus como prioridade, veio a palavra do profeta dizendo no versículo 14: “Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.” Depois de ouvir esta lição, quem você vai colocar no topo de sua lista de prioridades? Você ou Deus? 

4…O QUE DEUS TEM PRA TI É ALGO CONSTANTE. 

No versículo 14, Deus não usou o profeta Elias para dizer que um dia ela teria farinha e no outro não. Deus disse que a “farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.” A bênção era constante, enquanto não voltasse a chover, o mantimento não iria faltar. Deus não vai te dar uma alegria passageira que hoje você tem, amanhã não. Deus também não quer te dar a presença dele em vez enquanto. O que Deus quer fazer em sua vida é constante pra durar por toda a vida.

5… O FATO DE DEUS CUIDAR DE UMA ÁREA NÃO TE ISENTA DE PASSAR POR OUTRA.

A provisão daquela casa foi abastecida por Deus, mas no versículo 17 diz: “E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.” Enquanto a mulher comemorava a vitória, a tragédia bateu em sua porta. Ela celebrava a Deus em um culto de ações de graças, mas o pior aconteceu, seu filho morreu. O fato de Deus cuidar de nós, não nos isenta de passarmos por outras tempestades. O que devemos ter em mente é o que tinha o salmista no salmo de número 23.6 “Estou certo que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.” 

6… ENTREGA PRA DEUS ESTE PROJETO MORTO E ELE TE ENTREGARÁ VIDA.

O versículo 19 diz que “Elias tomou do colo da mãe, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, deitou em sua cama, orou a Deus e entregou o menino vivo pra sua mãe.” A viúva entregou o filho morto ao profeta, e Elias que representa Deus devolveu o filho Vivo e restaurado. Coloque nas mãos de Deus o que morreu em sua vida. Sua fé está sucumbindo? seu casamento está passando por uma crise? Entregue a Deus tudo o que para você está difícil caminhando para o impossível, e vá dormir em PAZ. Deus atua onde você entrega.

7… É HORA DE CONTAR OS SEUS MILAGRES.

Depois do milagre da provisão e da ressurreição do seu filho, aquela viúva agora tinha testemunho para contar, e não era pra contar o que Deus fez na vida de alguém, mas sim o seu próprio testemunho. O que Deus tinha feito na vida dela. E detalhe, a bênção veio dobrada porque houve provisão e ressurreição. Deus nos permite passar por tempestades para adquirirmos experiências, ter testemunhos de vitórias e provar a nossa fé nele. Só uma real provação testa a veracidade da nossa fé. 

Chegou a hora de você contar o seu próprio testemunho. Uma coisa é contar o que os outros viveram, outra coisa é contar o que você vivenciou com Deus.

8… COMO ESTAMOS RECEPCIONANDO A PRESENÇA DE DEUS?

A viúva não tem muita coisa, mas ela recepciona o profeta de Deus. Ela não conhecia Elias, mas recepcionou ele porque viu Deus na vida de Elias. Eu disse que Elias era o representante legal de Deus na terra. Receber Elias era o mesmo que estar abrindo as portas pra Deus. Como estamos recebendo Deus na nossa vida? Como está o nível de intimidade e comunhão com o Espírito Santo que veio habitar em nós? Jesus não foi bem recepcionado na casa de Simão, mas de repente entrou uma mulher pecadora na casa, ungiu, lavou, beijou e enxugou os pés de Jesus com seus próprios cabelos. Aí nos vem a pergunta? Como recepcionamos Jesus em nossa casa?

9… O TEU MOMENTO NÃO DEFINE A SUA HISTÓRIA. 

Aquela mulher disse que era comer e morrer. Ela se deixou levar pelo momento. É bem verdade que o momento era difícil, porém, ele não tinha o poder de definir a história daquela mulher. Mesmo a morte estando às portas, não permita que o seu momento difícil defina a sua história. Muitos são levados pelo momento e, por isso, botam tudo a perder. Quem define a sua história é Deus é não os momentos de aflição.

10… DEUS TE FAZ PROSPERAR NA CRISE.

O momento era ruim para todo mundo, havia escassez espalhada para todo lugar, contudo, na casa da viúva de Sarepta havia prosperidade. Deus te faz independente da crise que você venha enfrentar. Vença a crise colocando Deus na sua frente. Onde Deus passa o lugar nunca mais é o mesmo. Em nome de Jesus essa crise espiritual de um dia está fraco e outro dia está forte, vai passar e assim como o azeite da botija e a Farinha da Panela não acabou, você nunca mais vai ficar vazio. Deus te faz prosperar na crise. Afinal, Deus é o mesmo eternamente.

10 LIÇÕES SOBRE A VIÚVA DE SAREPTA, PARTE 2.

1 comentário em “A VIÚVA DE SAREPTA. 10 LIÇÕES/ Parte 2.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima