AS BEM-AVENTURANÇAS DE JESUS. 10 Lições

As bem-aventuranças de Jesus. 10 Lições, é um esboço que narra o momento em que Jesus estava com seus discípulos na região do distrito montanhoso à margem do Mar da Galiléia. Na ocasião, houve naquele local um grande ajuntamento de pessoas em volta do mestre. Então, Jesus prega o célebre sermão da montanha e através dele mostra as características que devem acompanhar aqueles que fazem parte do Reino de Jesus. Leia Mateus 5, e acompanhe aqui as bem-aventuranças de Jesus. 10 Lições.

1. A VERDADEIRA FELICIDADE NÃO É A QUE O MUNDO APRESENTA.

Nas bem-aventuranças, Jesus começa dizendo: “BEM-AVENTURADOS”, ou seja, mais do que feliz ou felicidade plena. As bem-aventuranças tratam de uma alegria superior àquela que o mundo apresenta. A verdadeira felicidade apresentada por Jesus no capítulo 5, consiste no fato de como procedemos para com Deus, com o próximo e conosco. O nosso procedimento para com Deus é apresentado nos seguintes versículos: 3 (humildade) 4, (quebrantamento) e 10 (perseverança). A nossa atitude em relação ao nosso próximo, está descrita nos versículos 6 (fome e sede de justiça), 7 (misericórdia) e 9 (pacificação). E por último, as bem-aventuranças de Jesus nos ensinam a agirmos justamente com si próprio nos versículos 5 (mansidão) e 8 (limpeza de coração). 

Perceba que nas bem-aventuranças de Jesus há ensinamentos abençoadores para toda vida. Então, sirva a Deus de todo seu coração, seja uma bênção na vida do próximo e busque as qualidades que te fazem crescer. Afinal, a verdadeira felicidade está logo ali e só depende de nós. E ela não é um prêmio conquistado por méritos; é um presente que recebemos de Deus através da graça dele em nossa vida.

2. BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO. V.3

Antes de mais nada, Jesus citou a pobreza de espírito como a primeira das bem-aventuranças, pois este é o primeiro degrau para quem quer alcançar as demais bem-aventuranças de Jesus. Ser pobre de espírito, é ser humilde. E sem humildade ninguém conquista nenhuma virtude do Espírito Santo. O primeiro degrau de uma grande escadaria de bênçãos,  se chama humildade. 

Pobreza não é sinônimo de humildade, conheço pessoas que são pobres economicamente, porém não são humildes. Já ouvi muita gente dizer que nasceu em uma família humilde como se humildade estivesse relacionada com pobreza. Uma pessoa humilde é aquela que reconhece que sem Deus ela não é nada. É aquela que reconhece que carece da graça e da misericórdia de Deus todos os dias. Afinal, a verdadeira humildade não abre espaço para a soberba, mas carente das riquezas de Deus. 

3… NAS BEM-AVENTURANÇAS DE JESUS FELIZES SÃO OS QUE CHORAM. V.4

Feliz é aquele que chora pelos seus pecados e sente tristeza diante de Deus quando o seu coração não corresponde ao coração de Deus. Este é o choro que produz arrependimento para a salvação. Bem-aventurados são aqueles que choram em busca de transformação com o propósito de serem uma bênção nas mãos do Senhor. Além disso, é importante lembrar que bem-aventurado é aquele que chora e não aquele que faz os outros chorar. Uma coisa é chorar, outra é fazer os outros chorar. Então,  cuidado, proteja o coração das pessoas de maneira que elas se alegrem com sua presença, afinal, Deus te levantou para enxugar lágrimas e não fazer pessoas chorarem.

4… BEM- AVENTURADOS OS MANSOS. V.5

Em princípio, vale a pena lembrar que essa é mais uma das bem-aventuranças de Jesus que ruma na contramão do mundo. Segundo o mundo, quanto mais agressiva for uma pessoa, mais forte ela é, porém, uma pessoa forte é aquela que controla seus impulsos e possui domínio próprio. A verdadeira mansidão vem de Deus como fruto do Espírito Santo. Uma pessoa mansa tem controle de si mesma e usa a força para o bem e jamais para o mal. Sabe quantas pessoas morreram assassinadas por não observarem o versículo 5? Muitas vidas seriam preservadas se no lugar de guerra e violência usassem a mansidão. Ser manso não é ser tímido, covarde, medroso e fraco. A mansidão não anula a nossa coragem 

para se posicionar com firmeza contra o erro. E por fim, ser manso é se submeter à vontade de Deus. Então, deixe Deus te domesticar todos os dias.

5… BEM- AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA. V.6

Nas bem-aventuranças de Jesus ter fome e sede de justiça é desejar ardemente o fim das tantas atrocidades cometidas no mundo. As informações sobre assassinatos, estupros, genocídios, homicídios, dentre outras; devem nos deixar com fome e sede de justiça. Não podemos ser indiferentes diante de toda essa injustiça. Imagine alguém com fome e sede de comida, assim devemos estar diante de Deus em oração pela humanidade. Não é tendo fome e sede de dinheiro e de bens materiais que seremos fartos, mas sim, tendo sede e fome de justiça que seremos saciados pela presença de Deus. É bom lembrar que fome e sede de justiça não é o mesmo que fazer justiça com as próprias mãos, e sim entregar a justiça nas mãos de Deus.

6. NAS BEM- AVENTURANÇAS DE JESUS, OS MISERICORDIOSOS ALCANÇAM MISERICÓRDIA. V.7

Anteriormente, falamos de humildade, quebrantamento, mansidão, fome e sede de justiça. E é impossível alguém com estas qualidades, não ser misericordioso. É interessante notar que as quatro primeiras bem-aventuranças são atitudes interiores, e as últimas quatro são atitudes exteriores, são atitudes que se manifestam do nosso lado de fora como resultado do crescimento do lado dentro. Quem é misericordioso alcança misericórdia também. A palavra misericórdia vem do latim (cordis, que quer dizer coração). Os romanos consideram o fato de um ser humano se comparecer pelo outro como algo que partia do coração, mas no hebraico, misericórdia quer dizer Rarramim, cujo significado é “útero”. Ou seja, ter misericórdia de alguém é possuir a capacidade de gerar uma nova pessoa. Quando Deus tem misericórdia de nós, Ele gera através da misericórdia uma nova pessoa.

7… BEM- AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO.

O coração aponta para a essência do nosso interior e para uma vida cristã pura e verdadeira. Na bíblia, a palavra “coração” significa mente, emoções e a vontade. Por isso, quando Jesus diz que bem-aventurado os puros, limpos de coração, ele afirma que a pureza deve penetrar em todas as áreas do nosso ser: nossos pensamentos, emoções, motivações, desejos e vontade. Sendo assim, quem tem um coração limpo, nasceu de novo e busca continuamente a santidade. E sabe qual é a recompensa de um coração limpo? O versículo 8 diz: “porque eles verão a Deus;”.

8… BEM- AVENTURADOS OS PACIFICADORES

Jamais devemos nos esquecer que Jesus é o maior exemplo de pacificação. Por isso, ele é chamado de príncipe da Paz em Isaías 9:6. Jesus era pacífico com o próximo porque a sua guerra era contra principados e potestades malignas. Muitos esperavam que Jesus fosse puxar a espada para o império Romano, mas ele desembainhou a espada contra o império das trevas.

A ONU (Organizaçao das Nações Unidas) fracassa em tentar manter a paz mundial. Só Cristo é o principal da paz. E enquanto o príncipe da paz, Jesus Cristo, não reinar no coração do homem, não há paz verdadeira. O homem sem Deus está em guerra contra Deus, o próximo e com a natureza. Só Jesus pode mudar esse quadro, ele tem a paz que excede todo entendimento. Que haja paz entre você e Deus, e o seu irmão.

9… BEM- AVENTURADOS OS QUE SOFREM PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DA JUSTIÇA.

Somos perseguidos porque temos uma herança e uma Aliança Eterna com Deus. Há uma coroa, um galardão,s uma recompensa nos esperando, porém, antes da coroa vem a cruz. Antes da Glória vem a luta. Atos 14.22 diz: “Importa-nos entrar no reino por meio de muitas tribulações.” Como o mundo odiou a Cristo, o mundo te odeia também. João 15:18 e 19: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.” Suporte! a cruz vem antes da coroa.

10… AS BEM-AVENTURANÇAS DE JESUS TRAZEM RECOMPENSAS.

Perceba que em todas as bem-aventuranças de Jesus há uma recompensa. Por exemplo: Os humildes terão o Reino dos céus; os que choram, serão consolados; os mansos herdarão a terra; os que têm sede e fome de justiça, serão fartos; os misericordiosos alcançarão misericórdia também; os limpos de coração, verão a Deus; os pacificadores serão chamados de filhos de Deus e os perseguidos, terão um céu como recompensa. Por isso que as bem-aventuranças de Jesus terminam com o versículo 12 dizendo: “Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus;” O Galardão é a nossa recompensa. Sendo assim, seja um bem-aventurado na presença de Deus. As bem-aventuranças de Jesus. 10 Lições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima