A Pequena Nuvem.10 Lições, é um estudo bíblico baseado no primeiro livro dos Reis 18:41. Depois de três anos sem chuva, Elias subiu no topo do monte Carmelo, prostrou-se até o chão com o rosto entre os joelhos, orou e a pequena nuvem que subiu do mar, trouxe abundante chuva. Acompanhe o estudo bíblico “A Pequena Nuvem.10 Lições”, é seja edificado por esta palavra.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo
1ª A Pequena Nuvem.10 Lições: A MÃO DE DEUS NÃO É A DO HOMEM.
Inicialmente, a nuvem era semelhante a mão de um homem, porém, era a mão de Deus agindo. Isto nos ensina sobre o cuidado para não confundir a mão dos homens com a mão de Deus. O cantor, o pregador, o pastor e homem algum, por mais usados que sejam, não passam de servos nas mãos de Deus. De acordo com Atos dos Apóstolos 12:22 e 23, “No mesmo instante que povo o ovacionava Herodes Agripa como Deus, um anjo do Senhor feriu Herodes com uma enfermidade, e ele foi comido por vermes e morreu”. Assim como Herodes Agripa gostou daquela adoração, ao ponto de não repreender o povo, muitos ministros do altar gostam quando são aplaudidos, porém, em Isaías 48:11b, diz que o nosso Deus não divide Sua Glória com ninguém.
2ª A Pequena Nuvem.10 Lições: PRIMEIRO OUÇA, E DEPOIS VEJA.
Conforme 1 Reis 18:41, “Elias disse para Acabe comer e beber, porque ele já ouvia o som de uma forte tempestade chegando!”. Percebam a incrível fé de Elias para ouvir barulho de temporal mesmo não havendo uma nuvem no céu. O milagre começou quando Elias ouviu. Da mesma forma, assim como Elias, nossa prioridade deve estar em ouvir a palavra de Deus. Elias não faz questão de comparar a pequena, e sim ouvir a voz de Deus, por isso, colocou a cabeça entre os joelhos.
Isso nos ensina que a nossa fé começa pelo ouvir a palavra de Deus, só assim os nossos olhos contemplarão os propósitos do Senhor em nossa vida. Muitos desejam ver milagres, mas não querem ouvir a voz de Deus. De acordo com 1 Samuel 3, a primeira experiência que o jovem profeta Samuel teve, foi ouvindo a voz de Deus, então, comece ouvindo, obedecendo e se prepare para ver o agir do Senhor em sua vida. O IMPORTANTE NÃO É O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO, E SIM O QUE DEUS ESTÁ MOVENDO.
3ª A Pequena Nuvem.10 Lições: PONHA A CABEÇA ENTRE OS JOELHOS.
O ato de Elias colocar sua cabeça entre os joelhos, é símbolo do cristão que, mesmo enfrentando tempestades, preferiu levar seus pensamentos em oração com Deus. Joelhos apontam para a oração, e quem não refugia o pensamento em oração, acaba vencido pelos problemas. Será que você não tem colocado a sua cabeça, o seu pensamento no problema, quando deveria colocá-la em Deus. Então, ponha sua cabeça na oração e contemple Deus no lugar das impossibilidades.
4ª ÉS PEQUENO, MAS EXISTE UM POTENCIAL DO CÉU EM VOCÊ.
Antes de mais nada, vale destacar que Deus começou um grande milagre através de algo pequeno. De acordo com o texto, a nuvem era pequena, mas trouxe chuva, pois havia um potencial de Deus dentro dela para chegar onde era necessário. A Pequena nuvem é símbolo do cristão, somos pequenos, limitados e falhos, porém, temos o potencial de DEUS em nós para levar chuva à terra seca, pois através do Espírito Santo habitando em nós somos mais que vencedores. Então, jamais desista por tentar agradar a Deus e não conseguir. Quando você chegar ao seu limite, lembre-se de Isaías 41.10, que diz: “Não tenha medo, pois estou com você; não desanime, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; com minha vitoriosa mão direita o sustentarei”.
5ª TEM SITUAÇÕES QUE EXIGEM MAIS DE VOCÊ.
Inicialmente, quando Elias orou para não chover, ele fez apenas uma curta oração. Da mesma forma, no Carmelo, Elias não precisou fazer uma oração longa, mas desta vez, Elias precisou fazer uma oração perseverante. Segundo o versículo 43, o moço do profeta Elias precisou de sete idas ao local que apontava para a nuvem. Da mesma forma, há situações que exigem de nós uma maior e mais profunda de nossa parte. Que você, assim como Elias, esteja disposto a orar com a intensidade, o tempo e o propósito que a situação exigir de você.
6ª NÃO SUBA SOZINHO, LEVE ALGUÉM CONTIGO.
Conforme o versículo 43 Elias estava acompanhado de seu moço. O propósito de levar o moço, consistia em proporcionar crescimento ao jovem obreiro. Enquanto Acabe saiu apressado, o moço aproveitou para estar com Elias no ambiente de crescimento. Então não cresça sozinho, leve sua família e seus amigos contigo. Há alguém sedento por crescimento, esperando alguém convidá-lo para escalar o “Everest” do conhecimento da palavra. Já está mais do que na hora de reunir sua família uma vez por semana para fazer o culto da família em sua casa. Pergunte a um amigo se ele aceita 30 minutos de aula em casa, uma vez por semana. Não suba só, compartilhe o evangelho com alguém, pois Deus não nos chamou para irmos sozinhos para o céu.
7ª DEUS TEM UMA SOLUÇÃO DE DENTRO DO PROBLEMA.
Conforme o versículo 44, havia “uma pequena nuvem, como a mão de um homem, SUBINDO DO MAR.” Toda vez que a bíblia cita o mar, geralmente se refere a algum obstáculo. O moço do profeta Elias, viu a pequena nuvem surgir do meio do mar, ou seja, de dentro do problema surgiu a solução. Da mesma forma, há momentos em que a solução vem junto com o problema. No deserto que Agar e Ismael, orientados por Deus, encontraram uma fonte. Enquanto peregrinava pelo deserto, Israel teve a companhia das colunas de nuvem e de fogo. Assim, o mesmo problema que nos traz dor e preocupação, é o mesmo que nos mostra que Deus está conosco até dentro do olho do furacão.
8ª NÃO DESPREZE OS PEQUENOS SINAIS.
Para muitos era só uma nuvem pequena e incapaz de trazer chuva, porém, Elias entendeu que a pequena nuvem, era um sinal de algo grande que estava à caminho. Isto nos ensina que o sinal do mover de Deus não precisa ser grande o nosso Senhor é grande, e isso basta. Então, esteja atento aos detalhes, às vezes a situação muda só um pouquinho para melhor, mas já é um sinal de mudança. As pequenas conquistas também devem ser celebradas.
Não espere grandes resultados para celebrar a Deus, pois para um bom entendedor, um pequeno sinal vindo da parte Deus basta para confirmar a vontade dele em nossas vidas. Um simples sinal já é um anunciador de boas novas. Antes, seu cônjuge não aceitava ouvir falar de Jesus, mas hoje já está mais aberto para o assunto, então, célebre! Afinal, É MELHOR UMA NUVEM PEQUENA QUE TRAZ GRANDE CHUVA, DO QUE UMA GRANDE NUVEM DE CHUVA PEQUENA.
9ª A CHUVA ERA O CÉU APLAUDINDO A FIDELIDADE DE ELIAS.
Primeiramente, no Carmelo, Deus respondeu com fogo a oração de Elias, e agora, no mesmo monte, Deus responde com chuva. Deus abriu as comportas do céu e derramou chuva como sinal para confirmar tudo que Elias havia feito em Israel. Nos dias de Noé a chuva desceu como sinal de juízo, mas nos dias de Elias a chuva significa o céu aplaudindo a obediência de um homem que, mesmo lutando sozinho, se manteve fiel a Deus. De acordo com o Salmo 37:23, “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho”. Então, que suas obras, suas ações e seus pensamentos sejam confirmados por Deus. Afinal, pode uma nação levantar-se contra sua vida, porém, se suas atitudes agradam a Deus, já era para o inimigo.
10ª QUANDO DEUS TE CONDUZ VOCÊ CHEGA PRIMEIRO ONDE CHEGARIA POR ÚLTIMO.
Além de Elias sair a pé, Acabe saiu primeiro em sua carruagem ruma à cidade de Jezreel, porém, Elias foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. E, segundo o versículo 46, “a mão do Senhor cingiu os lombos de Elias, e ele correndo na frente de Acabe até à entrada de Jezreel. Assim como Deus estava movendo a nuvem, também moveu Elias para chegar primeiro, onde pela lógica, ele chegaria por último ou nem chegaria. Assim, você também pode testemunhar esta realidade, pois com Deus ao nosso lado, nossa estrutura é outra. Então, receba a força de Deus, e corra na frente das suas limitações, dos seus problemas, dos seus medos e traumas. Deus é por você, então corra porque vem chuva aí!
Espero que tenha gostado do estudo bíblico “A Pequena Nuvem.10 Lições”. Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo