A ABERTURA DO MAR VERMELHO.10 Lições.

A abertura do mar vermelho é uma emblemática passagem Bíblica onde podemos extrair várias lições edificantes para nossas vidas. Depois de sofrer 430 anos no Egito, o povo de Deus está prestes à gosar de liberdade, porém, entre eles e a liberdade existe um mar intransponível. Sem dúvidas, este é um grande milagre nas Escrituras. Leia a passagem sobre a abertura do mar vermelho em Êxodo14, e confira aqui as dez lições para nossa edificação.

1… A SAÍDA É PARA CIMA.

De um lado, estava a região de Pi-Hairote, que era uma cordilheira de rochas escarpadas e praticamente intransponível, e do outro lado estavam Migdol e Baal-Zefom, que alguns pensam ser fortes e guarnições nas fronteiras do Egito. Alem disso, atrás deles estavam os egípcios e mais adiante estava o mar. De maneira que o único caminho que restou foi o CAMINHO PARA CIMA, ou seja: DEUS era a saída, e a resposta. Acima de tudo, jamais se esqueça que quando todas as portas se fecharem para você, ao ponto de sentir-se num beco sem saída, Deus é a solução.

2… A ABERTURA DO MAR VERMELHO SÓ ACONTECE PARA QUEM ANDA PRA FRENTE.

Se voltassem, além de morrer nas mãos dos egípcios, eles não veriam o mar se abrir. O MAR não se abre pra quem volta, mas sim pra quem avança. Quem segue na direção de Deus não pode se assustar com o mar que está na frente e recuar. Assim como as promessas de Deus só funcionavam na vida do povo de Israel se eles avançassem, o que Deus tem pra nós só funciona quando não recuamos.  Hebreus 10:38 “Mas o justo viverá pela fé! Contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele”

ASSISTA AQUI A ABERTURA DO MAR VERMELHO PARTE 2.

3…  PRIMEIRO VOCÊ MARCHA, DEPOIS O MAR VERMELHO SE ABRE.

Primeiramente, Deus manda o povo marchar e só depois ordenou que Moisés tocasse nas águas. No versículo 15  “Deus diz a Moisés: Porque clamas a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem.” E só no versículo 16, que Deus diz para Moisés:  “levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.”  Percebeu que primeiro devemos caminhar / marchar, e só depois que o mar vermelho se abre? Caminhar com o mar aberto não é fé, fé é quando, mesmo com o mar vermelho fechado, você caminha. Afinal, primeiro o povo marchou, e só depois o mar se abriu.

4… SOMOS PERSEGUIDOS PORQUE TEMOS UMA HERANÇA.

É importante lembrar que Israel não é um povo rico financeiramente e não é uma ameaca política, visto que Israel não possiu poderio militar. Porém, mesmo assim é perseguido. E o motivo de toda perseguição se dá pelo fato de Israel ser o povo que, além de possuir promessas, Deus ama seu povo. O maligno sabe que através de Abraão, Deus tem uma Aliança, cuja a qual fará desse povo uma grande nação que o adore. Logo, nós também somos perseguidos porque temos uma herança. Não somos perseguidos por outro motivo a não ser nossa herança oriunda de uma comunhão com o nosso Deus. Mas não se assuste, Deus é por nós nessa caminhada.

5…NEM TODO VENTO FORTE VEM PARA DESTRUIR.

O versículo 21, diz que depois que Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, “Deus fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.” Deus enviou um vento forte para abrir o caminho. Nem sempre os ventos fortes vêem para destruir, mas para colocar as coisas no lugar. Houve tempestades que vieram sobre a nossa vida que nos fizeram orar, depender mais de Deus e pôr a nossa fe em ação.

6… DEPOIS QUE O MAR VERMELHO SE ABRE, NÃO PODEMOS VOLTAR.

Certamente, depois que Deus abriu o mar vermelho, de ambos os lados formaram-se dois paredões de água, e na retaguarda vinham os egípcios. Assim, não tinha como os israelitas irem para direita, para esquerda e nem para trás. Certamente, o cristão também deve seguir em frente olhando para o autor de sua fe, Jesus Cristo. Assim como faraó estava atrás, o maligno está atrás, buscando tragar aqueles que perdem o foco em Cristo. Então, seja sábio e não siga em outra direção, a não ser para frente e olhando para o autor de sua fé.

7… A ABERTURA DO MAR VERMELHO FOI CAMINHO PARA ISRAEL E SEPULTURA PARA OS EGÍPCIOS. 

Com Deus em nossa vida, os problemas são caminhos para atingirmos novos níveis e patamares mais elevados na fé e na comunhão com Deus. Porém, quem não tem Deus como os egípcios, os problemas da vida se tornam em Sepultura. Este problema não será o seu fim, este problema, esta dificuldade não será a sua Sepultura porque você tem Deus na sua vida. Então,  não pare,  Não olhe para trás e siga em frente. Só há uma saída, seguir em frente. Este mar não será a sua sepultura. 

8… É SÓ ATÉ ATRAVESSARMOS PARA O OUTRO LADO.

Enquanto Israel não chegou do outro lado, Faraó perseguiu e lutou contra o povo. Do outro lado do mar, Faraó não existia mais. Assim também acontece conosco. Enquanto não chegarmos no céu, seremos perseguidos. Por isso, não devemos parar de lutar. Do outro lado não só os problemas que vivemos aqui desaparecerão, mas também o maligno não estará do outro lado. O outro lado pertence a igreja vivendo com Jesus. Você precisa chegar do outro lado. Não fique de fora do projeto chamado CÉU. 

9… QUANDO ESTIVER ENCURRALADO CLAME E NÃO MURMURE.

Percebeu que o povo murmurou, mas Moisés clamou? Enquanto nada mudou para melhor. Porém, quando Moisés clamou, Deus deu direção a Moisés para tocar nas águas. Da mesma forma, haverão muitas situações que vão te encurralar, e nesta hora você precisará tomar uma das duas atitudes, orar ou murmurar. Nem todo vento vem para te destruir. Alguns, além de colocar as coisas no lugar, revelam quem está do seu lado.

10 … DEUS TRANCOU A PORTA.

Depois da abertura do mar vermelho, Deus fechou o mar, como alguém que tranca uma porta. Com isso, Deus trancou o caminho de volta para o Egito.Se por ventura, Israel quisesse voltar, deveriam entender que essa não era a vontade de Deus.  Então, jamais pense em voltar para o Egito. O caminho está fechado. O único caminho que está aberto é o caminho,  a verdade e a vida, Jesus. 

2 comentários em “A ABERTURA DO MAR VERMELHO.10 Lições.”

  1. Olinda Pereira Silva Chinholi

    A paz do Senhor Jesus pastor tudo bem.Gostaria de saber se o o senhor teria uma apostila com os estudos. Eu tenho no whatsapp,mas o watts ZAP está sempre me bloqueando. Tenho medo de ficar sem os estudos pois amo aprender mais a palavra do Senhor. Desde já agradeço que Deus continue abençoando sua vida, família e seu lindo ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima