O estudo bíblico “A Arca na casa de Obede-Edom.10 Lições”, é baseado no segundo livro de Samuel, capítulo seis. No período do Antigo Testamento, a Arca da Aliança era o símbolo máximo da presença de Deus no meio de seu povo. Quando o rei Davi assumiu o trono, a arca não estava em seu devido lugar, e por este motivo, Davi colocou o propósito no coração de ir em busca da arca que estava na casa de Abinadabe.
Porém, um imprevisto aconteceu, a arca, que era conduzida sobre um carro novo de bois ,guiado por Uzá e Aiô, tombou, e para evitar que a arca caísse no chão, Uzá teve a péssima ideia de colocar a mão na arca e no mesmo instante, morreu. Davi ficou triste diante do ocorrido e deu ordens para que a Arca fosse levada à casa de um homem chamado Obede-Edom. E acredite, em apenas três meses que a arca ficou em sua casa, Deus abençoou toda sua família. Leia 2 Samuel 6, e confira o estudo bíblico “A Arca na casa de Obede-Edom.10 Lições”.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
1ª A Arca na Casa de Obede-Edom: PARA PERDER É FÁCIL, DIFÍCIL É RECUPERAR.
Anteriormente, Israel havia perdido a arca para os filisteus e depois desta perda, mesmo os filisteus devolvendo a arca, ela ficou 20 anos fora do lugar de origem. Isso nos ensina que perder é muito fácil, mas para recuperar o que foi perdido, é uma luta. Perder sua comunhão com Deus é fácil, basta um Clic no site errado, dizer “sim” para algo errado ou um olhar.
Para perder a família e a unção recebida é fácil, mas a recuperação requer um processo que inclui força e muita determinação. A dificuldade de recuperação se dá pelo fato de se tratar de valores, pois tudo que possui valor é conquistado e não achado. Então, fica a lição do céu para nossas vidas: não vale a pena perder os valores de Deus. Desta forma, pense sempre no resultado ruim que isso vai causar. Não dê de mãos beijadas aquilo que Deus te presenteou.
2ª A Arca na Casa de Obede-Edom: URSO, LEÃO E GIGANTE NÃO SÃO MAIS IMPORTANTES QUE A PRESENÇA.
De acordo com o contexto da vida de Davi, ele já havia vencido urso, leão e gigantes. Estes desafios, simbolizam nossas vitórias e objetivos alcançados, porém, nada se compara com a presença da arca, Deus em nossa vida. Particularmente o ato mais vitorioso de Davi foi trazer a arca de volta à Jerusalém, pois a arca era o símbolo máximo da presença de Deus no meio do seu povo. A presença de Deus era o segredo de Davi para vencer urso, leão e gigantes. Atualmente, há muitas pessoas deixando a presença de Deus para trás e indo enfrentar urso, leão e gigantes sozinho. Toda Vitória sem a arca de Deus em nossa vida, só são aparentes vitórias. O “tudo” só é tudo com Deus, então, que toda conquista em sua vida seja fruto da presença da arca, Deus.
3ª A Arca na Casa de Obede-Edom: CARRO DE BOI É COISA DE FILISTEU.
Conforme 1 Samuel 6:7, quando os filisteus enviaram a arca para fora de sua terra, usaram um carro de boi. Transportar a arca em um carro de boi, além de ser errado, era coisa de filisteus. A arca deveria ser conduzida pelos varais, e nos ombros dos levitas. Era proibido tocar diretamente na arca. A ARCA NÃO ERA CONDUZIDA NO INDIVIDUAL, MAS NO COLETIVO. Desta forma, entendemos que a referência da igreja é a palavra e não o que o mundo está ditando. Não é o mundo que rege nossa forma de conduzir a arca. Nossos cultos a Deus, não precisam se parecer com o mundo. Então, tome cuidado para não se descristianizar tentando imitar o mundo, pois o nosso padrão é a palavra. “Ah, mas é um carro de boi novo!” (versículo 3). É novo, mas é de boi. Cuidado com essas “novidades” que estão surgindo por aí.
4ª O TOQUE DA IRREVERÊNCIA.
De acordo com Êxodo 25:12, haviam quatro argolas nas duas laterais da arca por onde se introduzia os varais que serviam de alças para condução da arca evitando o contato direto com a caixa. A princípio, a atitude de Uzá pareceu ser uma atitude bem intencionada, então, por que Uzá morreu? Porque tudo indica que aquele era o toque da irreverência. Vale a pena lembrarmos que a arca ficou quase 70 anos na casa de Abinadabe. Quando a arca chegou na casa, Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, eram crianças. Eles cresceram vendo a arca. Almoçavam, jantavam, tomavam café e a arca estava ali. A arca se tornou em um objeto comum e familiar.
Tão comum que ele não viu problema algum em tocar a arca, apesar de haver uma ordem expressa de Deus que somente os levitas coatitas podiam tocar na arca. Então, tome muito cuidado, as coisas de Deus não são comuns e sem valor. A unção, os louvores, a palavra, o culto e o Reino de Deus não são coisas qualquer. Então, não deixe nada do céu perder o valor em sua vida, pois isto atrai morte espiritual.
5ª SE EM TRÊS MESES, DEUS ABENÇOA, QUANTO MAIS DURANTE ANOS.
Devido ao acidente, Davi achou melhor deixar a arca na casa de Obede-Edom. E de acordo com o versículo 11, “a arca do Senhor ficou na casa de Obede-Edom por três meses; e neste período Deus abençoou ele e toda a sua casa.” A bênção foi tão grande que as pessoas perceberam grande diferença na vida e na família de Obede-Edom. Desta maneira, cabe-nos a seguinte reflexão: se em três meses a arca, a presença de Deus na casa de Obede-Edom o abençoou em tudo, imagine a presença de Deus morando dentro de nós durante anos?!?! O segredo de Obede-Edom foi dar as honras e reverências que a arca merecia.
Da mesma forma, se honrarmos a Deus com tudo que temos e somos, o extraordinário de Deus nos acompanhará.Lembrando que a mesma arca da aliança ficou aproximadamente 70 anos na casa de Abinadabe, mas nada aconteceu, ou seja, a arca só ocupou espaço, por isso a bíblia não mencionou que nada de extraordinário aconteceu com a presença da arca na casa de Abinadabe, o sacerdote. Então fica a dica: A questão não é o tempo de crente, e sim a honra que você dá para quem está dentro da sua casa.
6ª NÃO DEIXE UZÁ FAZER.
Antes de tudo, vale lembrar que quem deveria cuidar e conduzir a arca eram os levitas da ordem dos coatitas, mas não isto que aconteceu. Uzá não é zeloso, para ele tanto faz, pois não está preocupado em fazer com excelência. Na visão de Uzá, a arca é apenas um objeto qualquer e sem nenhum valor. Atualmente, temos um grande problema na obra de Deus, pois há muitos “Uzás” fazendo a obra no lugar daqueles que deveriam fazer, mas não fazem. Quem poderia fazer com excelência, está olhando de braços cruzados. Sendo assim, não permita que esta seja sua realidade, Deus não conta com os “Uzás”, e sim contigo pra fazer a diferença.
7ª PALAVRA (tábuas da lei), MANÁ (provisão) e MISSÃO (a vara de Arão).
De acordo com Hebreus 9:4, “Dentro da arca havia um vaso de ouro contendo maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas de pedra da aliança.” Ao buscar a arca da aliança, automaticamente, Davi foi em direção à palavra de Deus (tábuas da lei); provisão (pote de maná) e sua missão ministerial (vara de Arão). Estes três valores só são encontrados na presença de Deus (a Arca), pois só no Senhor há palavra de vida, provisão de paz e missão para dar sentido a sua vida lhe mostrando o motivo de sua existência. Ou seja, em Deus temos tudo que precisamos. Então, jamais deixe esta fonte do lado de fora da sua casa.
8ª A ARCA NÃO VOLTA SOZINHA, TEM QUE BUSCAR.
Assim como a arca não voltou sozinha, tem que buscar, da mesma forma é a presença e a unção perdida, não funcionam no campo do automático. É necessário empreitar força, constância, regularidade no seu devocional e disciplina em vida espiritual. Conforme Isaías 55:6, “Devemos buscar ao Senhor enquanto podemos achar”, ou seja, aquele que busca o Senhor, certamente o encontrará. Segundo informa Jeremias 29:13, “Só vamos encontrar o Senhor se buscá-lo de todo coração”. A busca só terá êxito se for motivada pelo amor. Você sabe o que é preciso fazer para que a arca volte.
9ª SÓ GUARDE O QUE TEM VALOR.
A arca só guardava coisas de valor em seu interior. Dentro da Arca da Aliança havia as tábuas da Lei, um vaso com o maná do deserto e a vara de Arão que floresceu, ou seja, as tábuas eram a palavra, só coisas de valor. Sendo assim, guarde somente aquilo que te faz crescer. Não guarde rancor, ódio, mágoas, isto intoxica a sua alma. Afinal, seu coração não é uma lixeira, você é a arca de Deus. Então, ponha os traumas, os medos, pensamentos de mal, pessimismo, incredulidade e tudo que não serve, para fora. Você é um invólucro feito para carregar a presença de Deus e só aquilo que é bom.
10ª APARENTEMENTE NÃO PRECISAVA DE MAIS NADA.
Davi já estava estabelecido como rei, o reino de Israel era o império dominante da época e o Golias estava derrotado. Aparentemente não falta nada, porém, ainda falta o principal, a arca, a presença de Deus. Afinal, quem somos nós sem a presença de Deus em nossas vidas? De acordo com, Romanos 7:18, o apóstolo Paulo disse que em sua carne, não habita bem algum; e o querer estava nele, mas não conseguia realizar o bem.” Então, não permita viver sem a presença de Deus. Busque-O, custe o que custar! Não caia no engano que muitos dizem: “Depois que abandonei a fé, as coisas na minha vida melhoraram”. Eis aí um engano do maligno, pois ele é especialista em fazer que aparentemente esteja tudo bem. Tome muito cuidado!Espero que o estudo bíblico “A Arca na Casa de Obede-Edom.10 Lições” edifique a sua vida.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo
A Arca na Casa de Obede-Edom.10 Lições
Agente aprende muitas coisas aqui
Eu também estou aprendendo muito com essas explicações Deus abençoe sua vida pastor amilton.
Obrigado!
DEUS ABENÇOE POR ESSE CONTEUDO MARAVILHOSO MUITO BEM EXPLICADO PARABENS DEUS CONTINUE ABENCOANDO SUA VIDA.
Tenho apreendido muito com esse ensinamentos
Deus, tenho aproveitado para tirar as minhas próprias conclusões,
Obrigada pastor Amilton.
Que Deus continue te abençoando sempre!