A CASA DO OLEIRO. 10 Lições


A casa do oleiro.

Naquela época o serviço de olaria era muito comum. Havia muitas olarias e com certeza o profeta Jeremias já tinha entrado em algumas, mas dessa vez, Deus tinha uma mensagem especial para ele naquela olaria.

Acompanhe as 10 lições sobre a casa do oleiro e fique a vontade para usá-las em suas pregações, estudo bíblico e principalmente em sua vida.

1️⃣ DESÇA À CASA DO OLEIRO POR ALGUÉM. 

Jeremias não precisava descer à casa do oleiro porque sua comunhão com Deus estava intacta. Jeremias era um vaso de honra nas mãos de Deus, mas ele desceu pela nação de Israel que se encontrava quebrada espiritualmente. 

Ore por alguém que está quebrado! Ore por alguém que não tem forças para descer à casa do oleiro. Veja o que está escrito em Filipenses 1:19:

“Pois estou certo de que o que se passou comigo resultará em libertação para mim, graças às vossas súplicas e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo.”

Desça à casa do oleiro com seus joelhos no chão por alguém. A casa do oleiro também é lugar de intercessão. 

2… QUANDO JEREMIAS CHEGOU, O OLEIRO JÁ ESTAVA TRABALHANDO.

Esta é mais uma lição importante dentre várias lições que a casa do oleiro nos ensina.

Antes de eu imaginar ou pedir, Deus já está trabalhando. Antes de determinados problemas bater em nossa porta, Deus já está trabalhando. Veja o que está escrito em Isaías 64:4

“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera.”

Deus é por você antes de tudo, pra te fazer forte na travessia das tempestades da vida. O agir de Deus é lindo!

3…QUEBRADO OU INTEIRO CONTINUE NA MÃO DO OLEIRO.

A casa do oleiro nos ensina a não desistirmos.

Às vezes a vida e os momentos difíceis nos quebram nos deixando em pedaços. E quando isto acontece, nos sentimos como o próprio vaso quebrado nesta história. Mas saiba que nos seus melhores ou nos piores dias o oleiro SEMPRE ESTARÁ com você. Veja o que está escrito no salmo 46:11 

“O Senhor Todo-Poderoso está do nosso lado; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”

Quebrado ou inteiro esteja nas mãos do oleiro!

4… OS MELHORES BARROS ESTÃO NOS LUGARES MAIS DIFÍCEIS. 

Existem aproximadamente 200 tipos de barro e acredite, os mais resistentes estão nos lugares de difícil acesso como mangue, lamaçal e longe do convívio da sociedade.

Tem pessoas que ninguém imagina que ela pode ser um vaso de honra para Deus, mas Ele pode pegar aqueles que estão no lamaçal do pecado e à margem da sociedade e transformar suas vidas. 

E estas pessoas vêm para o evangelho para fazer a diferença porque sabem que de onde Deus as tirou.

Veja o que está escrito em Lucas 7:47 ►

“Por tudo isso, te asseguro: o grande amor por ela demonstrado prova que seus muitos pecados já foram todos perdoados. Mas onde há necessidade de pouco perdão, pouco amor é revelado”.

Só você e Deus sabe de onde ele te tirou e se você hoje é uma benção nas mãos de Deus é porque ele foi nos lugares de mais difícil acesso e te resgatou. Deus pode moldar qualquer tipo de barro.

5…O OLEIRO TRABALHA DE DENTRO PARA FORA.

Na casa do oleiro, o barro recebe o toque das mãos do oleiro em seu interior. 

O oleiro põe a mão no barro amolecido e sem forma e começa a modelar de dentro para fora.

O trabalho de DEUS em nós também é assim, de dentro para fora. Isso porque a nossa parte mais importante está do lado de dentro. Veja o que está escrito em 2 Pedro 1:4 :

“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” 

O propósito de Deus é colocar a sua natureza divina dentro de nós. Veja também o que está escrito em 2 Coríntios 4:7 ►

“Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para demonstrar que este poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós mesmos.”

O que determina o valor de um vaso não é o seu acabamento, modelo ou pintura, mas sim o que contém em seu interior ou a sua utilidade.

6… VASO ENDURECIDO NÃO PODE SER MOLDADO.

Para amolecer, o oleiro joga água no barro, caso contrário, será impossível modelar o vaso.

Por diversas vezes tentei aconselhar pessoas que estavam com coração endurecido e percebi como é difícil ensinar quem não quer aprender, é difícil aconselhar quem não tem um coração amolecido pela fonte de águas vivas. Tudo que vemos acontecendo de ruim e as crises no mundo hoje, se dá por causa da dureza de coração de pessoas que preferem quebrar do que ser modelada conforme a vontade de Deus.

Veja o que está escrito em Hebreus 3:7 e 8: “Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz. 8 Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto,”

Muitas crises conjugais, familiares e em outras áreas da vida, poderiam ser evitadas se, no lugar de força, fosse usado flexibilidade produzida pela palavra. 

7…  QUEM NÃO É MOLDADO NÃO RECEBE AS IMPRESSÕES DIGITAIS DO CRIADOR.

Quem se recusa mudar ou receber o tratamento intensivo do ceu, nunca terá as marcas do caráter de Deus em sua vida. Para sermos imagem e semelhança de Deus precisamos aceitar que as digitais do CRIADOR fiquem gravadas em nós enquanto ele vai trabalhando em nosso ser.

Veja o que está escrito em Efésios 4:24

“Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.”

Tenha as marcas de Cristo em sua vida, este é o selo de qualidade de Deus em nós.

A evidência de que um dia você recebeu a salvação é que continua se arrependendo e crescendo em Cristo. 

Permita que as digitais do Criador fiquem em você enquanto ELE vai te moldando.

A casa do oleiro é lugar de receber as digitais do Criador. 

8… É MELHOR ESTAR NA CASA DO OLEIRO DO QUE NA CASA DO CATIVEIRO.

Às vezes não queremos descer à casa do oleiro pelo simples fato de não querermos obedecer o que ELE vai nos mandar fazer. Mas quem desce à casa do oleiro está mais próximo do que aqueles que não se aproximam e, quem se aproxima, também ouve o que não ouviria se estivesse do lado de fora. 

Veja o que está escrito em Jeremias 29:11:

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.”

Antes de Deus te direcionar para fazer, ele já te capacitou antes. Então não temas!

Infelizmente tem pessoas que escolheram obedecer mais o mundo do que a Deus, e não se aproximam do CRIADOR justamente para não obedecer. Grande é a obra do oleiro em nós, vale a pena servir à Jesus.

9… DEUS SÓ AMASSA QUEM ELE QUER MODELAR.

O material do qual somos feitos, exige que Deus nos modele constantemente. 

Somos de barro e, às vezes, Deus permite que algumas circunstâncias batam e nos amassem justamente para nos modelar no formato ideal que Deus quer.

Antes de Deus nos abençoar, Ele nos modela para encaixarmos na bênção.

Veja o que está escrito em Romanos 8:28:

“Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano.”

Aleluia! Que seja feita a vontade de Deus em nossas vidas. SER MOLDADO DÓI,  MAS VALE A PENA.

Então permita ser moldado por Deus, assim, podemos ter certeza de que no final será Vitória. No final Deus fará tudo contribuir para o nosso bem.

10…QUEBROU NAS MÃOS DO OLEIRO.

Não foi o oleiro que quebrou o vaso, mas o vaso por resistência e falta de liga, se quebrou nas mãos do oleiro.

A casa do oleiro nos ensina que é melhor se quebrar nas mãos do oleiro do que no mundo.

No mundo quebrou, joga fora, mas na mão do oleiro ele nos refaz novamente.

Veja o que está escrito em Isaías 40.29:

“Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos.”

E a obra que Deus faz é completa porque quando o vaso se quebrou na mão do oleiro, ele fez um outro vaso completo e sem remendo. Por isso não saia das mãos do oleiro e se entregue completamente aos cuidados de Deus.

Enfim, chegamos no final de mais uma lição. A casa do oleiro tem muito mais que 10 lições para nos passar. A minha oração é para que Deus te leve além destas 10 lições sobre a casa do oleiro e te faça prosperar pregando, ensinando e vivendo a palavra. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *