Baseado em Mateus 7:24, o estudo bíblico “A Casa sobre a Rocha.10 Lições”, é rico em informações. Com o proposito de ensinar sobre ouvir e praticar a palavra de Deus, Jesus deu um belo exemplo em uma casa edificada sobre a Rocha e outra casa edificada sobre a areia. Ambas as casas sofreram as mesmas adversidades chuvas, inundações e ventos, porém, a casa edificada sobre a Rocha ficou firme, mas a casa edificada sobre a areia não resistiu, e foi grande a sua queda. Antes de terminar o sermão do monte, Jesus nos deixou esta grande pérola das parábolas. Acompanhe o esboço “A casa sobre a Rocha.10 Lições”, e seja edificado.
Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo.
1ª A Casa sobre a Rocha.10 Lições: OUVIR E O PRATICAR, DOIS IRMÃOS INSEPARÁVEIS.
A princípio, Jesus deixou bem claro no versículo 24, que a mensagem ouvida foi a mesma. Apesar da palavra ser semeada de forma igual a todos, a prática da mesma é o que define se nossa casa está sobre a rocha ou sobre a areia.
De acordo com a Bíblia, ouvir e praticar são dois irmãos inseparáveis, por isso, em Mateus 7:29, diz que “Jesus ensinava com autoridade, e não como um escriba”, pois a vida do mestre não se resumia apenas em ensinar, mas praticar o ensino ministrado, já os escribas, conheciam, mas não praticavam. Não existe imprudência maior do que ouvir, pregar a palavra, ensiná-la e possuir um exemplar da Bíblia, mas não praticá-la. Afinal, não é o acesso que muda a nossa vida, e sim a prática da palavra.
2ª A Casa sobre a Rocha.10 Lições: NÃO SÃO AS CIRCUNSTÂNCIAS, É O ALICERCE.
A chuva atacou o teto; o vento deu contra as paredes e os rios atacaram a base de ambas as casas. Perceba que as turbulências foram iguais, mas a casa sobre a rocha resistiu e permaneceu de pé. Desta forma, compreendemos que as circunstâncias não determinam se permaneceremos de pé ou sucumbiremos em meio às provações da vida, pois elas não são fatores determinantes. Então, se revista de toda armadura de Deus para que você possa transpor as ciladas do adversário.
3ª ª A Casa sobre a Rocha.10 Lições: PROVA DO ALTO.
Antes de mais nada, vale a pena destacar que a chuva que veio contra as duas casas, é símbolo das provações que Deus nos permite passar. Assim como a chuva vem do alto, a origem das provações também são. As provações de Deus, buscam nos dar crescimento da fé, maturidade espiritual e aprovação do alto, pois Deus só prova quem ele quer aprovar.
De acordo com Tiago 1.2,3, “devemos considerar como motivo de grande alegria o fato de passarmos por diversas provações, pois a provação produz perseverança.” De acordo com 2ª Coríntios 1:8, Paulo disse que “é possível Deus nos provar além de nossas forças”. Então, se Deus lhe provar além de sua capacidade, não temas, pois Ele nunca abandona seus filhos.
4ª DECEPÇÕES AO REDOR.
Segundo o contexto da parábola sobre os dois alicerces, o vento que veio contra as paredes da casa, simboliza as decepções que as pessoas nos submetem, porém, aquele que almeja seguir em frente com Jesus, não deve parar no obstáculo da decepção. As pessoas nos abandonam, nos decepcionam, descumprem as promessas, mas Deus permanece fiel. Mesmo decepcionado e traído, Jesus seguiu.
Portanto, aquele que ouve e pratica a palavra, tem estrutura para seguir mesmo depois das decepções. Em Lucas 11.27, uma mulher gritou do meio da multidão e disse: “Jesus, Bem-aventurado o ventre que te gerou e o seio que te amamentou”, porém, no verso 28 Jesus respondeu dizendo: “bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a praticam.” Então, não seja apenas ouvinte, mas praticante da palavra.
5ª TENTAÇÃO DE BAIXO.
Segundo a parábola, uma grande inundação atingiu a base da sobre a rocha. As águas turbulentas são símbolos de um ataque furioso do mal. As pessoas costumam dizer que o inimigo está furioso, mas isso não é novidade, porém, Jesus se manifestou para destruir as obras do diabo. De acordo com Mateus 5, o diabo tentou Jesus para destruí-lo, mas a fúria do diabo não pode fazer nada contra quem é guiado pelo Espírito Santo. No deserto, Jesus tinha a palavra na boca e no coração, assim, o maligno foi rapidamente derrotado. Então, ore como Jesus orou, e diga ao pai “não me deixe cair em tentação e me livre do mal.” Desta forma, quando o maligno se levantar para te fazer cair, a prática da palavra te manterá de pé.
6ª QUEM ESCOLHE O TERRENO É VOCÊ.
Inicialmente, devemos lembrar que Jesus é a Rocha citada na parábola, pois só ele é a estrutura preparada por Deus para edificarmos a nossa fé sobre ele, porém, a escolha é nossa. Deus deu ao homem o livre arbítrio para escolher onde edificar a sua casa espiritual. Perceba que na parábola da casa sobre a rocha, quem escolhe o terreno é o homem, e não Deus. Portanto, edificar a casa sobre a Rocha é uma escolha diária, então escolha os princípios de Deus todos os dias.
7ª NÃO EXISTE MEIO TERMO.
A princípio, só existem dois tipos de solo, rochoso ou arenoso. Assim, ou a nossa casa espiritual está na Rocha ou na areia. Desta forma, não adianta dizer que a nossa casa espiritual está edificada no fundamento de Cristo se não o obedecemos, pois é através da atitude que conhecemos a estrutura da casa. A casa sobre a areia não suporta provações por amor a Cristo e não está disposta a ir até o final. Então, antes que venham os maus dias, construa a sua casa sobre a Rocha, ainda dá tempo.
8ª NÃO EXISTE OUTRO FUNDAMENTO SÓLIDO.
Jesus deixou claro que não existe outro fundamento. De acordo com 1ª Coríntios 3:11, “ninguém pode pôr outro fundamento, sobre o que já existe, Jesus Cristo”. Desta maneira, toda pessoa que está em Cristo, não desmorona no dia mal, mas permanece de pé. Então, não se iluda com as areias das falsas religiões, do mundo e seus prazeres, mas permaneça com a solidez da Rocha, ela é o único alicerce para sua família.
9ª O FUNDAMENTO NÃO É VISTO.
A princípio, o fundamento de uma casa não pode ser visto, assim, Cristo que é o fundamento de nossa fé, não pode ser visto pelos olhos naturais. O propósito do cristão não deve começar pela visão, pois Deus estabeleceu o critério da fé, para que somente através dela possamos edificar a nossa casa. Então permaneça nele, pois só assim saberão que a sua família está edificada sobre a Rocha.
10ª PROBLEMAS IGUAIS ATITUDES DIFERENTES.
As duas casas estão edificadas, sofrem as mesmas tribulações e os problemas são iguais para as duas, porém, a diferença está na reação de cada uma. O segredo da casa sobre a rocha, está em sua estrutura, assim também é o cristão, somente em Deus temos estrutura para vencer. O fato de nossa casa estar sobre a Rocha, não significa ausência de tempestades, e sim permanecia inabalável em meio às tempestades. Em Cristo temos a estrutura da Rocha e não a da areia. Espero que tenha gostado do estudo bíblico “A casa sobre a Rocha.10 Lições”. Deixe seu comentário.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.