A CURA DO HOMEM SURDO E GAGO. (10 lições)


O homem que sofria uma deficiência auditiva e na fala, é levado por uma multidão até Jesus. E já que Jesus não quer ser transformado em uma atração para o povo. Jesus leva o homem para longe da multidão e com dois toques e uma palavra (efatá) cura ele no particular. Leia a passagem que está registrada em Marcos 7:31.

1… ANDE COM PESSOAS QUE TE ARRASTAM PRA JESUS.

O versículo de número 32 diz que “E trouxeram aquele homem até Jesus e rogaram a Jesus para que Jesus pusesse as mãos sobre ele.” Aquele homem encontrou pessoas certas para o levar a pessoa certa. Seus Melhores Amigos são aqueles que te aproximam de Deus; são aqueles que intercedem por você e aqueles que querem ver você cada vez mais próximo de Jesus.

É muito fácil encontrar quem te leva para perdição, é muito fácil encontrar quem nos leve para balada, quem nos leve para os vícios. Difícil é encontrar alguém que nos leve até Jesus. Seus Melhores Amigos são aqueles que falam de Deus para você. Seus Melhores Amigos são aqueles que te arrastam para a presença de Jesus.

2… NÃO PRECISA DA MÃO, SÓ UM DEDO RESOLVE.

Olha que coisa interessante irmãos, no versículo de número 32, as pessoas que levaram o homem surdo e mudo até na presença de Jesus para que Jesus colocasse as mãos sobre ele. Só que no versículo de número 33, A Bíblia diz que Jesus apenas tocou no ouvido e tocou na língua. Ou seja, as pessoas imaginavam que para aquele homem ser curado, Jesus precisaria impor as mãos, mas apenas um toque de Jesus foi o suficiente para o milagre acontecer. Às vezes desanimamos de esperar por um milagre, às vezes desanimamos em esperar por uma saída, por causa dos vários processos que imaginamos que vamos ter que enfrentar até chegar na solução daquele problema, mas Jesus não precisa de vários processos para realizar o impossível. Com apenas um toque Jesus muda essa história, creia que apenas um toque tudo volta para o lugar. Com uma palavra de Jesus essa pessoa volta para os caminhos do Evangelho. Com um toque de Jesus a medicina é Surpreendida. Com uma palavra de Jesus, esse coração de pedra é quebrado e se torna um coração de carne e morada do Espírito Santo. Tudo isso com apenas um toque.

3… PRIMEIRO OUÇA PRA DEPOIS FALAR.

O versículo 35 diz que “logo se abriram os seus ouvidos e a prisão da língua se desfez e falava aquele homem perfeitamente.” Repare irmãos que não é uma coincidência, mas uma cristocidência, é uma orientação bíblica o fato de Jesus tocar primeiro no ouvido e só depois na boca. Com isso eu aprendo que Jesus está nos ensinando que o mais importante é ouvir e não falar primeiro. A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. Quem não senta para ouvir, quem não senta para aprender não pode se levantar para falar e não pode se levantar para ensinar. Ouça a palavra que te dá crescimento. Ouça a palavra que alimenta o seu coração e destrava sua boca para falar das maravilhas de Deus. 

4… TEM COISAS QUE VOCÊ NÃO SABE, MAS JÁ ESTÁ ACONTECENDO.

Quando Jesus diz Efatá, aquele homem não ouviu até porque ele era surdo. Ele não ouviu, mas já estava acontecendo. Tem coisas que ainda não vimos, não ouvimos, mas Deus já está preparando, já estão acontecendo. O homem não ouviu Jesus falar, mas os tímpanos dele já estavam obedecendo a voz do mestre. Então, fique somente na presença de Deus para não embargar aquilo que Deus tem projetado para sua vida. Você não precisa ver ou ouvir porque as coisas de Deus se discernem espiritualmente. A única coisa que você precisa fazer é permanecer ao lado de Jesus como estava aquele homem.

5…O QUE JESUS FAZ PODE PARECER ESTRANHO, MAS É CHAVE.

O ato de Jesus colocar os dois dedos no ouvido cuspir e tocar na língua daquele homem, parece ser algo estranho inconcebível, mas tudo que Jesus faz é a chave que abre as portas. A forma como Jesus trabalha é surpreendente, a pedra derruba gigante e grito derruba muralhas, leões famintos jejuam. O que Deus faz Pode parecer estranho, os caminhos que Deus percorre não são os nossos caminhos, os  pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos. Você está disposto a continuar crendo mesmo que isso seja estranho demais para você? Fique em paz porque o jeito que Deus vai fazer é o que menos importa, o importante é que ele vai fazer, o importante é que ele está fazendo.

6…RECEBA AS PALAVRAS DE JESUS NA SUA BOCA.

A saliva de Jesus na boca daquele homem era um símbolo da palavra de Jesus, ou seja, aquilo que saía da boca de Jesus estava na boca daquele homem. A partir dali o dialeto dele mudaria. Ele não só falaria, mas também teria um dialeto de vitória nos lábios. A partir daquele momento as palavras de Jesus estavam na boca daquele homem.

Em Jeremias 1:9, “Deus estendeu a mão pra Jeremias, tocou na boca dele e disse: “Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.” Jesus quer colocar a sua palavra em nossa boca para termos palavra de vida para quem precisa, para não andarmos com o dialeto de derrota nos nossos lábios e para termos palavra de vida para nós mesmos. Receba a palavra nos seus lábios oriunda do Coração de Jesus para o seu coração.

7…A MULTIDÃO NÃO VIU PROCESSO ,MAS VIU O RESULTADO.

Jesus havia tirado aquele homem do meio da multidão. Jesus afastou ele da multidão justamente porque eles não entenderiam o processo, mas entenderiam o resultado. Muitas vezes, se alguém souber o processo que você está passando vão murmurar, vão reclamar e farão igual a mulher de Jó quando mandou ele amaldiçoar a Deus, se desviar e morrer. Durante o processo, fale com poucos, fale somente com aqueles que Deus tocar no teu coração. Durante o processo a multidão não precisa saber, quando o resultado aparecer eles entenderão e saberão de todo o processo e o porquê de você ter passado por tudo que passou.

8…RECEBA UM EFATÁ DE DEUS EM SUA VIDA, PRINCIPALMENTE NO SEU CORAÇÃO. 

O efatá que Jesus disse no versículo 34, é uma palavra aramaica que significa “abre-te.”

Muitas vezes nosso coração tá duro, com dificuldade de absorver o que é de Deus, com dificuldade de se abrir para Deus. Às vezes o nosso coração parece uma pedra as portas estão fechadas para tudo aquilo que é de Deus, mas nessa hora receba o efata de Deus. Não somos cristãos triunfalistas, sabemos que no mundo teremos aflições. Não somos cristãos triunfalistas para seguir a Jesus somente pelas vitórias, mas estamos ao lado de Jesus nas dores também, mas sabemos que a qualquer momento Deus pode dizer um Efatá e tudo que está travado, tudo que está fechado na nossa vida venha se abrir para a glória de Deus. Receba o Efata do céu sobre a tua vida nessa hora sobre e tua família.

9… PRA JESUS TODOS CARECEM DE UM SALVADOR.

O versículo de número 31 diz que “Jesus tornando a sair dos termos de Tiro e Sidom, foi até o mar da Galiléia pelos Confins de Decápolis. Ou seja, Jesus ainda está num território gentil. Jesus está atendendo um povo que não é judeu. Jesus realizou três Milagres fora dos arraiais de Israel e ainda entrou na cidade de Samaria onde judeu nenhum tinha coragem de entrar para ser bênção na vida de alguém. Pra JESUS não há distinção entre judeus e gentios, pois todos são pecadores e carecem do Salvador. Jesus não faz acepção de pessoas, Jesus veio salvar a humanidade. Para Jesus Ninguém está fora do alcance da Graça, nenhum povo, nenhuma língua, nenhuma tribo, nenhuma nação está fora do alcance do cajado do sumo pastor Jesus. Jamais olhe para alguém e Imagine que esse alguém é irrecuperável, que esse alguém está fora do alcance da Graça de Jesus. Não seja vencido pela condição pecaminosa das pessoas, mas seja motivado pelo tamanho do Amor e Graça que Jesus tem para lhes oferecer.

10… DOIS SENTIDOS QUE O MALIGNO QUER TIRAR DE VOCÊ: A FALA e a AUDIÇÃO.

Havia duas áreas que estavam travadas na vida daquele homem: uma era a audição e a outra era a fala. Tirando uma lição espiritual, estes são os dois sentidos que o inimigo quer travar na nossa vida. O inimigo quer travar os seus ouvidos para que você não ouça a voz de Deus e não ouça a palavra. O Cristão se alimenta pelo ouvido e é pelo ouvir que a nossa fé é edificada. É impossível seguir Jesus sem ouvir ele. Por isso que João 10:27 diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” Deus nos levantou como uma voz profética para essa nação, Deus enviou os seus discípulos para falar, para pregar a sua palavra. Por isso que o inimigo se levanta para que você se cale ao invés de falar. Mas 2 Timóteo 4:2 diz: “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.” Não deixe nada tampar os seus ouvidos e calar a sua voz.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *