A CURA DOS DEZ LEPROSOS. 10 Lições


 (Lucas 17.11 ao 19)

A cura dos dez leprosos está registrada em Lucas 17: 11 ao 19. A lepra era uma das doenças mais terríveis na época da antiguidade. Doença altamente contagiosa que afastava a pessoa do convívio familiar, do convívio social, e ainda isolava as pessoas em aldeias, conhecidas como aldeias dos leprosos. Além de despedaçar a pessoa por fora, a lepra também devastava a pessoa por dentro.

Na época, a medicina ainda era pouco avançada, e só um milagre na vida da pessoa. E por falar em milagre, olha só quem estava passando perto da cidade dos leprosos. Nada mais e nada menos que JESUS, a principio, aquele que não tinha o remédio, mas era a própria cura em pessoa. Uma palavra de JESUS liberada na direção dos 10 leprosos vai marcar para sempre a vida daquelas pessoas. 

1… A ÚLTIMA CHANCE.

A cura dos dez leprosos aconteceu entre a Galiléia e a Samaria. 

Jesus está a caminho de Jerusalém, lá ele vai ser morto e crucificado. Era a última vez que Jesus passava (fisicamente) ali na divisa da Galileia com a Judéia. Era a última chance, a última oportunidade para aqueles homens. Nunca sabemos qual será a nossa última chance de participar de um culto. De abraçar quem nos ama. De perdoar quem nos ofendeu. Então abrace como se fosse a última vez, viva como se fosse o último dia. Dê o seu melhor em tudo que você fizer pra Deus e para as pessoas. E não tenha a falsa sensação de que o amanhã nos pertence.

2.. UNIDOS PELA DOR.

No grupo dos dez leprosos tem judeu e samaritano. Judeus e samaritanos não se falavam de jeito nenhum. Mas ali, no ambiente de sofrimento eles estavam unidos. Eles tinham algo em comum, A DOR. E a dor une pessoas novamente. A dor tem o poder de unir irmãos que estavam brigados e que já não se falavam há anos. A dor também revela quem são os verdadeiros amigos que podemos contar. Não espere a dor para se unir. Não espere a dor para pedir e dar perdão. A Dor une, mas não devemos esperar o sofrimento para se unir. Antes da dor, devemos nos unir por amor. O amor deve ser a nossa maior motivação todos os dias. A cura dos dez leprosos nos mostra claramente isso.

3.. APRENDA OBEDECER SEM VER.

A cura dos dez leprosos não havia ainda acontecido, mas eles obedeceram. Eles não estavam vendo a cura, mas estava obedecendo aquele que cura, JESUS. Diferente de Naamã que recebeu uma ordem do profeta Eliseu para dar 7 mergulhos no rio Jordão, mas questionou achando que deveria ser do jeito dele e, somente depois de todo um processo, ele decide obedecer. Não espere ver pra obedecer. OBEDEÇA pela FÉ. Nem sempre vamos estar entendendo o processo,  mas obedeça assim mesmo.

Aquilo que você já sabe que agrada a Deus e  que é vontade de Deus pra sua vida, faça em nome de Jesus. Porque não andamos por vista, mas por FÉ. 

4…ELES AINDA TÊM VOZ PARA CLAMAR.

As partes do corpo mais afetadas pela lepra são os olhos, as mãos, os pés e as orelhas. Não sabemos em qual estágio a lepra tinha afetado aqueles homens, mas uma coisa eles ainda tinham: VOZ PRA CLAMAR. Eles vão usar o que tem (a voz) para conseguir o que não têm (a saúde). Eles vão usar a voz pra conquistar saúde. Eu não sei o estágio que este problema chegou, ou como está sua vida, sua casa, você pode não ter o que mais precisa neste momento, mas ainda tem voz pra clamar e ministrar que todo mal vá embora em nome de Jesus. Olha o que está escrito em Lucas 18:1 “E (JESUS) CONTOU-LHES TAMBÉM UMA PARÁBOLA SOBRE O DEVER DE ORAR SEMPRE, E NUNCA DESISTIR”. A oração é um dever de  todos nós.  Ore sem desistir, há poder na oração de um filho (a) de Deus.

5.. A VITÓRIA ESTÁ NA CAMINHADA.

Quando Jesus mandou que eles se apresentassem ao sacerdote, eles ainda não estavam curados. A cura foi acontecendo progressivamente, conforme eles caminhavam obedecendo a direção que Jesus havia dado a eles. A nossa Vitória está na caminhada. É caminhando com Cristo que vamos sendo aperfeiçoados, até chegarmos na estatura de fé que Deus deseja para nós. Tem pessoas esperando muito pra começar a caminhar com Cristo. Há pessoas esperando largar os vícios para depois entregar sua vida à Cristo. Mas a direção do CÉU é esta:  “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” A nossa Vitória está em dar os primeiros passos na direção do Mestre.

6.. ESTEJA UNIDO PELA GRAÇA E NÃO PELA DESGRAÇA.

Os leprosos estavam unidos pela desgraça que foram acometidos. A cura dos dez leprosos nos ensina jma grande lição sobre se unir na dor.

Em Cristo o povo está unido pela graça. Muitos estão se unindo pela desgraça dos vícios e pecados. Muitos estão se unindo no caminho dos pecadores. 

Saia fora dessas reuniões que desgraçam a vida e destroem sua comunhão com DEUS. Seja unido a Cristo pela graça que ele derramou na cruz sobre nós.  

7.. NÃO BASTA ESTAR LIMPO DIANTE DOS HOMENS, TEM QUE ESTAR LIMPO DIANTE DE DEUS.

Os nove estavam satisfeitos com o veredito do sacerdote, mas o que voltou queria o aval, a aprovação de Deus. É melhor ser aprovado por DEUS do que ser aprovado pelas pessoas. Não deixe as vozes contrárias te parar quando o céu estiver te aplaudindo, e aprovando o trabalho de suas mãos. Faça o possível e busque sempre agradar a Deus. Gálatas 1.10

“PORQUE, PERSUADO EU AGORA A HOMENS OU A DEUS? OU PROCURO AGRADAR A HOMENS? SE ESTIVESSE AINDA AGRADANDO AOS HOMENS, NÃO SERIA SERVO DE CRISTO”. Quem te justifica é Deus. 

8.. REINO DE DEUS NÃO TEM ESPAÇO PARA O “EU”, MAS SIM PARA O “NÓS”.

Os dez leprosos NÃO  gritaram “TEM MISERICÓRDIA DE MIM”; ou “Não Jesus, tenha misericórdia dele não, tenha de mim, eu preciso mais…”

O nome disso é individualismo, egocentrismo, pensar só em si próprio. Mas eles gritaram “TEM MISERICÓRDIA DE NÓS”. O “NÓS” fala de união, é trabalho em grupo, é IGREJA. Por isso que Jesus disse que o pai é nosso, e não só meu. Somos mais fortes juntos. Quando o povo se une, quando a família está unida, nada impede o agir de Deus. A nossa unidade atrai os milagres e a presença de Deus. 

9.. NÃO OLHE PRA LEPRA DO OUTRO, OLHE PRA CURA.

Os leprosos não estão olhando para as feridas um do outro, eles estão olhando para JESUS. Nós precisamos olhar mais para JESUS, e olhar para as pessoas com um olhar de graça e misericórdia. Todos nós temos nossos defeitos e qualidades. Já vi muita gente se afastando de Jesus e parando nos defeitos das pessoas. Ninguém é feito só de defeitos. TODOS NÓS TAMBÉM TEMOS QUALIDADES. Então, minimize os defeitos das pessoas e maximize as qualidades. Faça como os 10 leprosos que ao invés de olhar para a lepra, olharam para a cura. Estavam olhando para JESUS. Orar sim, olhar não. Ore para Deus transformar a vida de alguém hoje.

10… TODOS PODEM SER CURADOS, MAS NEM TODOS PODEM SER GRATOS.

Todos podem ser curados, mas nem todos podem ser gratos. Dos  10 curados, só um voltou pra agradecer.  Só um voltou pra dizer obrigado Jesus e dar glória a Deus.  E ELE FEZ QUESTÃO DE CHEGAR BEM PERTO DE JESUS SÓ PARA AGRADECER . Gratidão é visão.  Gratidão tem muito a ver com nossa forma de avaliar a vida. Há pessoas que estão passando pelas mesmas dificuldades, umas reclamando e outras agradecendo. Os que reclamam são aqueles que não vêem nada além de problemas. Mas aqueles que agradecem, não ignoram que estão passando dificuldades, porém, estão vendo a mão de DEUS no olho do furacão. Tenha um coração grato. Olha o que está escrito lá em 1 Tessalonicenses 5:18

” DEEM GRAÇAS EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS PARA VOCÊS EM CRISTO JESUS.”

▪︎ CONCLUSÃO:

Concluo a lição sobre os dez leprosos dizendo:

Nove foram incluídos na sociedade novamente, mais um foi incluído no reino dos céus. Nove curados e um curado e salvo. Nove foram declarados pelos sacerdotes como limpos, e um declarado pelo sumo sacerdote Jesus como salvo. 

ANTES NÃO, MAS AGORA ELE PODE SE APROXIMAR DO MESTRE. Pela graça de Jesus agora podemos nos aproximar de Deus. Que todo impedimento que te bloqueia de ser uma benção de Deus, caia por terra nessa hora!

Área de anexos

Visualizar o vídeo ✅ Pregação sobre os 10 leprosos. 10 Lições. do YouTube


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *