A Morte na Panela.10 Lições

A Morte na Panela.10 Lições

O estudo bíblico “A Morte na Panela.10 Lições” trata do momento em que a região de Gilgal estava atravessando um momento de crise; a falta de alimentos assolava por todas as partes. Foi neste contexto que Eliseu deu a ordem para que seus alunos fossem ao campo colher ervas para se alimentarem. Inicialmente, tudo estava indo bem, até alguém gritar: “a comida está envenenada!” Leia a passagem no segundo livro dos Reis 4:38, e confira o estudo bíblico “A Morte na Panela.10 Lições”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª A Morte na Panela.10 Lições: CUIDADO COM O QUE VOCÊ TRAZ DE FORA PARA DENTRO.

A princípio, não é normal gostar de coisas ruins, pois não fomos criados para este propósito, porém, infelizmente nem sempre agimos de acordo com o propósito de fazer o que é bom e agradável aos olhos de Deus. Isso acontece porque o maligno se aproveita de nossas fragilidades e nos induz ao mal. Então, tome cuidado com o que você traz de fora para dentro do seu relacionamento, do seu coração e de sua família. Aquilo que o junto oferece não deve servir de parâmetro para guiar nossos passos. De acordo com Josué capítulo 7, um homem chamado Acã, levou o mal para dentro de casa e no final, ele e sua família foram mortos. Afinal, não é o mundo que dita as regras sobre nós, por isso, aceite somente aquilo que vem de Deus.

2.ª A Morte na Panela.10 Lições: O ALIMENTO CONSUMIDO VIVIFICA, MAS O VENENO INGERIDO MATA.

Antes de mais nada, vale a pena ratificar que o veneno da panela era tão fatal, que bastava uma pequena ingestão do mesmo para que alguém viesse à óbito. Então, que alimento temos dado à nossa alma, alimentos de vida ou venenos de morte? Os seus pensamentos, sua visão e suas palavras trazem vida ou morte, vigie. As redes sociais estão repletas de morte na panela. De acordo com as pesquisas, houve um grande aumento no número de suicídio, adultério, depressão e ansiedade depois da chegada das redes sociais. Desta forma, é preciso tomar cuidado com o que você alimenta sua alma! Se alimente da palavra, pois ela é a única capaz de produzir vida em nosso interior.

3ª A Morte na Panela.10 Lições: AINDA HÁ PROFETA PARA CORTAR O VENENO.

De acordo com o versículo 41 Eliseu jogou um pouco de farinha na panela e o ensopado não lhes fez mal. Graças a Deus que havia um profeta de Deus no local, caso contrário, a tragédia seria certa. Da mesma forma, em nossos dias o veneno ronda a panela chamada igreja, porém, a presença de homens e mulheres de Deus cortam o mal pela raiz. Então, aprenda a consultar sua liderança sobre tais alimentos servidos na Internet e redes sociais. Assim como a presença de Eliseu foi fundamental para evitar o pior, a liderança precisa estar presente na vida dos irmãos através do ensino da verdade, assim o diabo não contamina ninguém.

4ª QUEM DENUNCIARÁ O VENENO NA PANELA?

Conforme 2 Reis 4:40, os alunos gritaram: “há veneno neste ensopado!”. O grito dos alunos, denunciou o veneno que havia na panela. Da mesma forma, em nossos dias, Deus levanta valentes para denunciar os alimentos envenenados, cheios de heresias em nosso tempo. Então, seja uma voz profética, para revelar onde está o veneno, pois o grito do povo de Deus, livra as vidas da tragédia.

5ª NÃO USE A FOME COMO PRETEXTO PARA INGERIR VENENO.

De antemão, o versículo 38, diz que naquela época havia fome na terra”. Os alunos, induzidos pela necessidade, inicialmente, não perceberam o perigo que havia naquele alimento. Da mesma forma, muitas pessoas, devido a necessidade sentimental, estão abrindo as portas para qualquer um. Saiba que a carência sentimental não é justificativa para abrir seu coração e deixar entrar quem não te ama de verdade. Um outro perigo é quanto a nossa fome espiritual, na busca por alimento, muitos cristãos caem em armadilhas. Então, seja cauteloso com determinadas “igrejas” e ensinos heréticos, não permita a fome cegar sua visão espiritual.

6ª SÓ A FARINHA (PALAVRA) TIRA A MORTE DA PANELA.

No verso 41, diz que Eliseu “jogou um bocado de farinha na panela e disse: “Agora podem comer”. Podemos dizer que a farinha, neste contexto, é símbolo da palavra de Deus, pois somente a Bíblia é o antídoto capaz de cortar o efeito venenoso das heresias. A palavra do nosso Deus é poderosa para combater todo tipo de sincretismo religioso. Então, jogue farinha em cima do veneno, pois, assim como o veneno não resistiu a farinha, este mal não resistirá o efeito da palavra em sua vida.

7ª FARINHA CURA?

De acordo com a medicina, a farinha não é um produto medicinal, porém, neste episódio, Eliseu jogou um pouco de farinha na panela e o alimento se tornou saudável para o consumo. Com certeza, muitos acharam que a ideia de pôr farinha na panela não fazia sentido algum. Da mesma forma é a palavra de Deus, aos olhos dos homens, a bíblia não passa de um livro antigo e obsoleto, porém, somente ela tem o poder de tirar o veneno de nossa alma. Assim, quem não crer, vive uma vida envenenada pelos vícios, pelo pecado e rumando para o abismo. O que para alguns é loucura, em 1 Coríntios 1:18, diz que “a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós cristãos, salvos por Cristo, e o poder de Deus”. Então, que nada substitua a palavra de Deus em nossas vidas.

8ª PIOR DO QUE O VENENO, É CONTINUAR COMENDO DELE.

Assim que alguém gritou que havia morte, veneno na panela, ninguém mais tocou no alimento. Desta forma, entendemos que a informação de morte na panela salvou a vida dos alunos. Portanto, quem não medita na palavra, está desinformado sobre os veneno da vida. Permita que a informação cause transformação no interior do seu ser, pois não basta só conhecer, é necessário praticar. Largue essa prática venenosa, pois Deus te fortalece para colocar farinha, palavra neste mal. Você sabe que é veneno, então pare tudo agora e seja purificado pela palavra.

9ª A PANELA É GRANDE.

Segundo a informação do versículo 38, em virtude da grande fome e grande quantidade de alunos, “foi colocado no fogo uma panela grande…” Desta forma, o inimigo age, enfermando coisas grandes. Seu ministério é grande, não permita que ele seja envenenado pelo pecado, pois, grande é a obra de Deus em sua vida. Assim como o veneno estava dentro da panela, o diabo deseja pôr seu veneno em nosso interior. Nossa família, salvação, ministério e a Igreja local são grandes bênçãos de Deus, se não fosse assim, o maligno não lutava dia e noite para destruí-los. Então, sabendo disso, vigie!

10ª É IMPOSSÍVEL ENGANAR QUEM CONHECE.

E para finalizar o nosso estudo, o versículo 39, diz que o aluno que colocou o veneno na panela agiu inocentemente, pois não sabia que aquela erva se tratava de um veneno. A falta de conhecimento colocou veneno na panela, porém, no local onde a refeição foi servida, havia alguém capaz de discernir a ação mortal da erva. Desta forma, quem não conhece a bíblia, é facilmente enganado, mas quem conhece a palavra não será envenenado por ventos de doutrinas malignas. De acordo com Efésios 4:14, não podemos ser meninos na fé, caso contrário seremos envenenados por ventos de falsas doutrinas. Afinal, a palavra deve servir de referência para o cristão.

Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo

3 comentários em “A Morte na Panela.10 Lições”

  1. Carlos Soares

    Paz do senhor, pastor sempre enriquecendo as nossas vidas com palavras edificantes, que Deus continue te honrando sempre.

  2. Ronaldo Soares

    Glórias à Deus! Meu querido e amado Pastor, A paz do Senhor Jesus Cristo. Aprendi muito com essa mensagem, o Espírito Santo.falou muito em meu coração e no coração de minha esposa. Quero agradecer meu querido pastor por ter disponibilizado um tempo para trazer esses ensinos maravilhosos. Deus abençoe sempre sua vida, seu ministério e família. Um forte abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima