A MULHER ADÚLTERA.10 Lições

O esboço sobre A mulher adúltera.10 lições, foram extraídos do evangelho descrito por João, capítulo oito. O texto narra a história de uma mulher adúltera pega no ato de um adultério. Na ocasião, a mulher adúltera foi levada pelos homens até a presença de Jesus. O intuito era ter o que acusar o mestre, porém, a mulher estava condenada pelos homens, mas perdoada por Jesus. No final, aquela que tinha tudo pra ser condenada, além de ser perdoada recebe um título honroso dado por Jesus dizendo: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?”Leia a passagem que está escrita João 8, e confira o estudo sobre a mulher adúltera.10 lições.

Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo

1ª A MULHER ADÚLTERA. 10 LIÇÕES E O LIVRAMENTO.

A princípio, todo aquele teatro montado pelos escribas e fariseus, era uma armadilha para tentar capturar Jesus em alguma falha. A armadilha era a seguinte: se Jesus perdoasse e absolvesse a mulher, ele estaria indo contra a lei Moisés, sem contar que os inimigos poderiam argumentar que Jesus estaria incentivando o pecado de adultério.

E por outro lado, se ele condenasse a mulher adúltera à morte, ele estaria se levantando contra Roma, pois os romanos haviam retirado dos judeus o poder de infligir penas de morte às pessoas. Assim, sabiamente, Jesus não fez nada do que eles queriam naquele momento. Entendeu a artimanha do maligno contra a vida de Jesus? Então, que Deus te dê discernimento para perceber os laços do passarinheiro contra sua vida.

2ª A MULHER ADÚLTERA E AS APARÊNCIAS FARIZAICAS.

Os fariseus e escribas são rotulados e conhecidos por viverem uma vida de aparência. Longe da essência da piedade, seus estilos de vida não passam de aparências. Aparentemente são santos, mas estão podres por dentro. Até mesmo o cenário montado com a mulher adúltera no meio, não passava de uma encenação, eles não estavam preocupados em cumprir a lei, e sim capturar Jesus em alguma falha. Com lábios prontos e com o coração distante de Deus, eles não passavam do nível de aparência da piedade.

Assim, a lição que fica é que, se você deseja agradar Jesus, se afaste da hipocrisia. Jamais faça algo para impressionar as pessoas. O segredo é olhar para Jesus, ele não tinha parecer, mas tinha essência. Jesus não estava preocupado em falar sobre algo bom, mas de fato fazer o que era agradável a Deus. Portanto, siga o exemplo do mestre, ele é o nosso guia e maior exemplo.

3ª JESUS REESCREVEU A HISTÓRIA DA MULHER ADÚLTERA. 10 LIÇÕES

A história da mulher adúltera.10 lições estava com sua reputação manchada e acabada. Os escribas e fariseus não pensaram duas vezes em expor em público a vida daquela mulher, porém, o fato de JESUS escrever na areia, aponta para uma nova história na vida daquela mulher sendo escrita por Jesus. Assim, toda vez que o pecado te vitimar ou querer te parar, permita que Jesus reescreva sua história novamente. Jesus pode fazer tudo novo, e te coloca nos trilhos da santidade novamente. Receba Romanos 5.20: “Onde o pecado abundou, superabundou a graça”. Deixe que a graça de Deus grave a lei dele no seu coração e seja mais que vencedor!

4ª NÃO FISCALIZAR A VIDA DA MULHER ADÚLTERA.10 LIÇÕES

O coração dos escribas e fariseus, estava pior do que o da mulher adúltera. Eles eram cheios de ódio no coração e cheios de falsa aparência, mas mesmo assim, queriam tirar o cisco do olho da mulher adúltera, enquanto em seus olhos permanecia uma trave. Quando Jesus mandou que atirasse a primeira pedra aquele que não tinha pecado, Jesus fez menção de Deuteronômio 17.7 e Levítico 24.14, estas duas referências citam que aqueles que testemunharam o crime deveriam ser os primeiros a atirar a pedra.

A prova de que aquela cena se tratava de um falso testemunho contra a mulher adúltera, está no fato da ausência do homem adúltero, assim, nenhuma “testemunha” teve força ou legalidade para atirar a primeira pedra. Então, tome muito cuidado para não ser intolerante com os erros dos outros e carinhoso com os seus erros. Muito mais do que criticar os erros alheios, é repudiar os nossos pecados. Afinal, quanto mais santidade, mais misericórdia teremos com as pessoas. E isso não quer dizer ser conivente com o pecado dos outros, mas sim, mãos estendidas no lugar de dedos apontados.

5ª NO TRIBUNAL DE CRISTO A MULHER ADÚLTERA ESTÁ PERDOADA.

Sem querer, os acusadores da mulher adúltera colocaram-na no tribunal de Cristo. Antes, ela estava no tribunal dos homens, neste não há graça, perdão e compaixão, mas no tribunal de Jesus, sim. Então, é melhor estar nas mãos de Jesus do que nas mãos dos homens. Da mesma forma, Davi pecou contra Deus por fazer um senso contando seus homens de guerra.

Na ocasião, Davi disse “Caia eu, pois, nas mãos do SENHOR, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens.” (1 Crônicas 21). Ou seja, quem conhece a Deus, não quer ficar nas mãos dos homens, pois, em qualquer circunstância, as mãos de Deus sempre são melhores. Na presença do Senhor, quem cuida de nós em nossas falhas é Jesus. Jamais saia das mãos de Deus.

6ª NÃO VALORIZE MAIS AS FALHAS DO QUE O PERDÃO.

A mulher adúltera deu mais valor ao perdão de Jesus do que suas falhas. Ela aceitou a fala perdoadora de Jesus e seguiu em frente. Então, não maximize os erros cometidos, supervalorize a graça e o perdão de Jesus sobre a sua vida. Tudo que o maligno quer é que você se auto penalize pelos erros cometidos, mas não seja massacrado pelo que aconteceu, apegue-se à graça de Deus. Em 1 João 1:7, diz: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de TODO pecado.”

7ª O PERDÃO NÃO É INCENTIVO PARA PECAR.

Jesus não diminuiu a gravidade do pecado da mulher adúltera, ele não disse que ela era inocente ou que seu pecado era algo inofensivo. O mestre não mandou a mulher para casa como se nada tivesse acontecido. Afinal de contas, o perdão de Jesus era um incentivo à mudança e não uma legalidade para pecar. Então, aproveite o perdão de Jesus para mudar. Faça desta oportunidade um combustível para sua vida espiritual, pois, quando o arrependimento é genuíno e verdadeiro, o perdão é absorvido e abraçado com unhas e dentes.

8ª A MULHER ADÚLTERA E A REINCIDÊNCIA.

Jesus disse para a mulher adúltera: “Vai e não peques mais”. E esta fala deve soar como um alerta para nós, pois, Deus não quer que nossa vida seja uma gangorra espiritual. De acordo com Gálatas 5:1, foi para a liberdade que Cristo nos libertou. E por isso devemos permanecer em Cristo. Assim, depois de perdoados, devemos mudar nossa postura e manter uma rotina espiritual saudável para tropeçarmos nos mesmos erros. Então, nada de reincidência, para que haja um resultados diferentes, devemos tomar atitudes diferentes. Seja radical contra aquilo que adoece a sua alma.

9ª A MULHER ADULTERA NÃO SE JUSTIFICOU, CONFESSOU.

A mulher adúltera pecou, mas não buscou justificativas para o seu erro, mas se arrependeu e alcançou a misericórdia. Então, jamais procure justificar seus erros. Nossas justificativas são apenas desculpas para continuarmos pecando. O segredo está em simplesmente reconhecermos. Antes do filho pródigo voltar para casa, ele reconheceu que pecou contra o céu, o jovem não colocou a culpa em ninguém, mas assumiu o erro e chamou a responsabilidade para si e viu sua vida ser restaurada. Tenha um coração disposto a crescer, pois, quem tem um coração ensinável, cresce.

10ª SEM PEDRAS PARA APEDREJAR A MULHER ADÚLTERA.

Jesus era o único que passava no crivo da pergunta: “Aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra”. E, além de não ter pecado algum, Jesus também não tinha pedra em suas mãos. Segundo nos informa 1 Pedro 2:22: “Ele não cometeu pecado algum, nem qualquer engano foi encontrado em sua boca.” Jesus em tudo foi tentado mas não pecou em nada.

Então, sinta Jesus arremessando perdão, graça e amor em sua direção, ao invés de pedras. Tudo que você precisa para seguir sua vida está nas mãos dele. Eu não sei que pedrada estão arremessando em sua direção, mas saiba que das mãos de Jesus vem a graça para consertar sua vida e não ter mais do que se envergonhar. Os fariseus e Escribas queriam matar, mas Jesus deu vida. Espero que o estudo sobre a mulher adúltera.10 lições, fale muito ao seu coração.

Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo

.

3 comentários em “A MULHER ADÚLTERA.10 Lições”

  1. Você meu amado, tem o dom da pregação, pois as aplicações que são feitas de maneira dinâmica e altruísta, vale a pena alguém conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima