A MULHER CANANÉIA.10 LIÇÕES


A Paz de Cristo seja sobre sua vida nesta hora! Hoje vamos falar sobre a passagem da mulher cananéia, que é um belo exemplo de perseverança e FÉ. Assim que JESUS entra no território daquela mulher cananéia ela aproveita a presença do mestre e lança a sua FÉ.

É bom lembrar que este território ficava na Galiléia dos gentios e não na Galiléia dos judeus.

1) LUTE CONTRA A OPOSIÇÃO MALIGNA. 

Não podemos aceitar sem resistir às investidas do maligno. Enquanto não houver resistência, o mal vai  ganhando terreno em nossa vida ou na vida de pessoas que amamos.

Em 1 João 3.8 está escrito que JESUS veio desfazer as obras do maligno. Desfazer as obras do mal é uma das especialidades de Jesus. Não escolha a neutralidade, mas conte  com JESUS para lutar e vencer todo mal. Jesus não é menos fiel ou menos protetor hoje do que nos dias passados, ele continua sendo o mesmo.

Diz a palavra: “Resisti ao maligno, e ele fugirá de vós!” (Tiago 4.7). 

2)  DESATE AS  AMARRAS  DE  ALGUÉM ATRAVÉS DA ORAÇÃO.

Interceda por alguém. Represente aqueles que não podem. Seja a oração de quem não tem forças para orar. Jeremias não precisava descer à casa do oleiro, já que sua vida era Santa diante de Deus, mas ele desceu à casa do oleiro para representar toda a nação de Israel que atravessava um inverno espiritual. Naquele momento a mulher cananéia representava sua filha que estava possessa por espíritos malignos. Eu sou a resposta da oração de alguém que orou por mim quando eu não era cristão.  Represente alguém em suas orações. 

Este alguém não pode, mas você pode. Este alguém não tem forças mas você tem. E a oração desata os laços do maligno. 

3) O SILÊNCIO DE DEUS. 

Jesus não respondeu palavra alguma àquela mulher. Não se desespere com o silêncio de Deus e não se intimide se a resposta for diferente daquilo que você esperava.

DEUS está sempre com seus olhos voltados para nós e se ELE não falar nada, exatamente nada, é porque o silêncio faz parte do processo. E assim foi com aquela mulher, o silêncio fazia parte do processo para aumentar a sua FÉ. 

4) NÃO ROMPA O SILÊNCIO COM A PESSOA ERRADA.

Os processos são aulas práticas de um Deus, que usa o processo para moldar-nos. Não se desespere e saia por aí falando para todo mundo o seu problema, achando que todo mundo é perito no assunto e está apto para te ajudar. Cuidado para quem você abre o coração. Quando contamos o nosso problema para a pessoa errada, corremos o risco de criar um outro problema.

A mulher cananéia rompeu o silêncio com Jesus. Se você entender o propósito, raramente contará o processo para alguém. 

5) O NÃO DE DEUS.

Jesus disse dois NÃOS. No primeiro ele disse: “EU NÃO FUI ENVIADO SENÃO ÀS OVELHAS PERDIDAS DE ISRAEL e no segundo foi: NÃO É BOM PEGAR OS PÃES DOS FILHOS…”

Você já recebeu o NÃO de Deus?

Eu já recebi o “não de Deus”. E acredite, o não Deus também é uma bênção.

Naquele momento o NÃO DE DEUS, NÃO estava nos meus planos, mas estava nos planos de Deus. Os “NÃOS” que recebi era Deus me ensinando a viver plenamente em cenários desafiadores ou me livrando de mal.

Deus pode me dizer NÃO, o que não pode é eu dizer NÃO  para os propósitos de Deus que são maiores do que os meus. 

O não de Deus é um sim para planos maiores. E se o não de Deus te fizer chorar agora é para te livrar de viver chorando a vida inteira.

Tudo tem um propósito, e o não de Jesus aqui nesta passagem era para testar a perseverança e aumentar a fé da mulher cananéia. 

6) DESENGANADA POR JESUS.

Não é o médico que está dizendo que não vai dar mais, não é o advogado que está dizendo que a causa dela está perdida.É JESUS. Mas mesmo sendo desenganada por Jesus, ela ainda assim continuou crendo. Muitos teriam parado na palavra do médico, na palavra do advogado, na palavra do homem.

Que FÉ é essa! A oposição dos discípulos não a parou, o silêncio e o não de Jesus também não a fizeram parar e agora mesmo sendo desencanada por Jesus ela continua crendo e perseverando. Que esta FÉ inunde o nosso coração. 

7) OUTROS PODEM ATÉ CAMINHAR COM VOCÊ, MAS NINGUÉM PODE CAMINHAR POR  VOCÊ.

Abrace a responsabilidade para si… Por mais que as pessoas queiram ajudar, a causa é sua. 

Entregue tudo a Deus e esqueça o pânico de perder o controle…

Se comprometa com Deus e tudo lhe será seguro. Vá em frente Deus é contigo e isso basta. Foi isso que aquela mulher fez.

8) ROMPA BARREIRAS PARA  ALCANÇAR A LIBERTAÇÃO.

A mulher cananéia rompeu barreiras em busca da libertação de sua filha.

Mesmo não se achando digna, mesmo algumas pessoas não dando créditos ao seu clamor, ela insistiu e Jesus a atendeu.

Clame, mesmo que te apontem, mesmo que queiram te calar, não se canse, Deus vai te ouvir. Lembre-se: a sua vitória não depende do que falam ao seu respeito, pois o que Deus fala sobre você é o que importa. E se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum. 

9) SUA ADORAÇÃO INCOMODA. 

Não pare por causa dos outros. Não se esforce para agradar ou se encaixar nos padrões da sociedade. 

Os gritos da mulher Cananéia incomodaram os discípulos, mas tocaram o coração de JESUS. 

Existem pessoas que se incomodam pela forma como você adora, se incomodam pela forma como você clama e se incomodam pela forma como você se posiciona.  Continue clamando, você está provocando o seu milagre!  Não seja bom para ser aceito, seja bom para se parecer com Cristo, se houver rejeição talvez seja um bom sinal.”

10) VOCÊ TEM DIREITO À GRAÇA DE DEUS.

Ao se dirigir a JESUS, a mulher cananéia sabia que não tinha direitos por se tratar de uma pessoa que não pertencia a linhagem de Israel. Era estrangeira, mas apelou para a graça e à misericórdia do Senhor. Nada mais nem menos do que isso move o coração do mestre em nossa direção para atender às nossas necessidades. Não temos direitos a exigir, assim como também não temos razão para desistir. Nós não temos nada, mas ele tem TUDO.

Conclusão:

Nem sempre temos os melhores começos, nem sempre a vida nos oferece as melhores oportunidades.

A mulher cananéia teve um começo cheio de obstáculos,  mas terminou sorrindo.  Sempre há uma saída e podemos fazer o melhor que pudermos com aquilo que temos agora e O fim das coisas podem ser melhores do que o seu início.

Deus te abençoe!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *