A MULHER QUE UNGIU OS PÉS DE JESUS. 10 Lições 


Simão, que era um fariseu, convidou Jesus para jantar com ele e Jesus  em sua casa. Mas eis que de repente, subitamente surge uma mulher  que se prostra aos pés de Jesus chorando, começa a molhar os pés de Jesus com suas lágrimas, enxuga  com seus próprios cabelos; beija e unge os pés de Jesus com unguento. Separei 10 Lições sobre a mulher que ungiu os pés de Jesus. Esta passagem é combustível suficiente para não pararmos em nossas limitações. Leia a passagem que está em Lucas 7.40 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida. A Mulher que ungiu os pés de Jesus. 10 Lições 

1.. CONVIDOU MAS NÃO HONROU.

A primeira coisa que o anfitrião fazia quando convidava alguém pra sua casa, era mandar o seu servo lavar os pés do convidado. Em seguida o anfitrião dava um ósculo santo (beijo na testa), simbolizando as “Boas-vindas”. E para finalizar, o anfitrião (o dono da casa) ungia a sua cabeça com azeite simbolizando respeito. Mas em nenhum momento Simão foi hospitaleiro com JESUS. Simão convidou, mas não honrou. Quando a mulher percebeu que o ilustríssimo visitante Jesus não estava recebendo as honrarias devidas, ela imediatamente fez de forma melhor, tudo aquilo que o dono da casa não fez. Ei, você convidou Jesus pra entrar em sua casa, em sua vida, então dê a ele a honra que só ele merece. Não viva uma vida como se Jesus não estivesse dentro da sua casa.

2.. SE OS DE CASA NÃO FAZEM, DEUS CHAMA OS DE FORA.

A impressão que o texto passa, é que o fariseu Simão chamou Jesus tão somente pra testar Jesus ou tentar pegar uma falha um furo de Jesus. E já que ele achou que Jesus ficaria sem as honras devidas, Deus levantou alguém de fora para prestar honras à altura da pessoa de Cristo. A mulher que ungiu os pés de Jesus veio de fora e fez muito mais e melhor do que Simão que era de dentro. Que Deus possa contar contigo. Que não haja necessidade de Deus ter que levantar outro naquilo que ELE conta com você. 

3…PARA SIMÃO ERA SÓ UMA REFEIÇÃO, MAS PELA MULHER ERA A CHANCE DO PERDÃO.

Para Simão aquela era apenas uma oportunidade de se banquetear. Mas aquela mulher não está interessada na comida. Ela entendeu que Jesus era muito mais que um mero convidado. Ela entendeu que diante dela estava ali o dono de todo perdão, ela viu a oportunidade de mudar a sua vida e ser a pessoa que ela jamais seria. Esteja sempre ligado (a), não é apenas um culto. Não é apenas uma visita no lar de alguém que ainda não conhece a Cristo, esta é a grande oportunidade de tudo mudar pra melhor na sua vida ou na vida de alguém.

4..ELA NÃO FALA NADA, ELA FAZ.

Ela não abriu a boca nem pra pedir perdão,  só a atitude dela já valia mais que mil palavras. E é isso que Jesus quer de nós. A nossa vida com JESUS tem que ultrapassar os textões das redes sociais. 

O amor não está nas palavras, está nas ações. O amor desta mulher que ungiu os pés de Jesus é aquele que chamamos de amor sem palavras. O amor dela é o amor que foca em JESUS e jamais perde ele de vista.

5..QUEM NÃO ADORA, SÓ OBSERVA.

Já que a fama de Jesus não parava de crescer, parece que o fariseu Simão está convidando Jesus mais pra ganhar status do que pra adorar o mestre. Além de só observar, ele não só critica a ação da mulher, mas a de Jesus também. O que mais tem hoje é gente que não faz criticando quem faz. Há um contraste imenso entre a mulher que ungiu os pés de Jesus e Simão. Só que, pega essa palavra aqui para sua vida: “NADA INTERFERE UMA ADORAÇÃO VERDADEIRA.” Sempre vai existir os críticos, o que não pode acontecer é você parar de adorar Jesus por causa dos Simões que existem por aí.  

6.. JESUS NÃO DEIXA LEVAR POR CURRÍCULOS.

Jesus não se impressionou com o status sócio econômico, social e político de Simão,

pra Jesus o que vale mesmo é a intenção do coração. Por isso que o rei Davi, depois que caiu em pecado de adultério, disse no Salmo 51:17 “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” E foi o que Jesus fez, não desprezou a mulher e não se deixou levar pelo currículo de Simão. Estudo, se capacite, mas saiba que não é o cargo que ocupamos ou o currículo que nós temos que impressionará o mestre.

7..O PECADO VAI PARAR, MAS VOCÊ VAI CONTINUAR. 

No conceito de Simão, essa mulher era um caso perdido, uma pessoa irrecuperável, indigna de receber a atenção de Jesus. Mas ficou nítido que a partir daquele encontro o pecado parou e a mulher continuou. Pra Simão não tinha jeito, talvez até você esteja pensando que vai morrer nesse pecado. Talvez você, de tanto lutar contra uma inclinação da sua carne, já desistiu de você mesmo. Mas está aqui aquele que faz esse pecado parar e você continuar avançando e prosseguindo para o alvo. QUEM VAI PARAR É O PECADO, O MALIGNO, VOCÊ VAI CONTINUAR. 

8..SÓ VOCÊ SABE O TAMANHO DA TRANSFORMAÇÃO QUE JESUS FEZ NA SUA VIDA.

Pra explicar a devoção daquela mulher, Jesus conta uma parábola de dois devedores que tiveram suas dívidas  perdoadas.  Quem devia mais tende a amar mais. Assim como aquela mulher sabia de onde Jesus a tinha tirado, nós também sabemos de onde Jesus nos tirou. Eu sei quem eu era e sei quem sou hoje. Eu sei que de onde sai, só Jesus podia me tirar. Tem gente achando exagero sua busca. Tem gente achando que você se doa demais pra Jesus,  mas você sabe de onde Jesus te tirou, e sabe quem sem Jesus você não é nada.

9..PARA IR PROS PÉS TEM QUE DESCER.

O ato daquela mulher ir para os pés de Jesus, demonstra o tamanho da humildade e quebrantamento no coração daquela mulher. Os pés de Jesus foram apresentados pelo profeta Isaías como os pés que curam. Por isso que Isaías diz no capítulo 53, “E PELAS SUAS PISADURAS FOMOS SARADOS.” Enquanto Simão olhava para as mãos, no sentido de receber algo em troca por ter convidado Jesus,  aquela mulher olha para os pés de onde vinha cura e perdão para sua alma. Aos pés do mestre está o nosso socorro.

10..ELE SABE QUEM VOCÊ É, MAS MESMO ASSIM TE ACEITA.

Na mente de Simão, Jesus não sabe quem é aquela mulher. Na mente de Simão , se Jesus fosse profeta conheceria o histórico de vida daquela mulher. É claro que em sua eterna onisciência, Jesus sabe quem é aquela mulher e sabe melhor do que qualquer pessoa presente naquela reunião. Mas a questão toda é que mesmo ele sabendo quem ela é, ele não impede ela de se aproximar dele. Conosco também é assim,  mesmo ele sabendo quem nos somos, ela não nos impede de se aproximar dele. Por que ele sabe que todo aquele que se aproxima dele, tem a vida mudada da água para o vinho. O que está na mulher não passa para Jesus, mas a virtude de Jesus inunda a vida daquela mulher.


Uma resposta para “A MULHER QUE UNGIU OS PÉS DE JESUS. 10 Lições ”

  1. Muito só abençoado pela mensagem, mais a minha preocupação é que como a mulher percebeu-se que Jesus não foi honrado? Desde que a mulher estava fora.
    Muita abençao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *