A MULHER SAMARITANA. 10 Lições


Jesus encontrou ela à beira de um poço, longe de tudo, longe de todos e longe dos olhares de julgamento. Jesus a confronta, mas sem condenar, e o resultado dessa história foi uma cidade convertida pelo poder do evangelho. Ela foi buscar água para o seu dia e recebeu uma fonte para sua vida.

Leia a passagem que está em João capítulo 4 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida.

1..FONTE PRÓPRIA DENTRO DE VOCÊ.

Jesus plantou uma fonte própria no coração daquela mulher. Quem tem uma fonte plantada no coração por Jesus não depende de poço. Quem tem esta fonte não depende de pessoas ou circunstâncias para seguir em frente com Jesus. Se marcar de ir para o culto com alguém e essa pessoa não for, quem tem fonte própria vai sozinho mesmo. 

Quem tem esta fonte, caminha com suas próprias pernas e não com as pernas dos outros.

Quem tem fonte jorrando de dentro para fora caminha se as circunstâncias são favoráveis ou não. Quem tem fonte não abandona Jesus.

Se você é esta pessoa, então você tem uma fonte própria plantada por JESUS, jorrando dentro de você. Chega de poço, Jesus te dá uma fonte própria.

2..PERTO DO POÇO,  MAS LONGE DA FONTE.

A mulher samaritana estava perto de muita coisa. Perto do poço da solidão, perto do poço chamado vida emocional destruída, perto do poço do mundo; só não estava perto da fonte chamada Jesus.

De nada adianta estarmos perto dos poços desta vida, perto dos prazeres deste mundo e longe da fonte do CÉU.

Amo cultuar com meus irmãos, mas de nada adianta estar no culto todo dia (como aquela mulher que estava ali todos os dias), se estivermos longe de Jesus que é a fonte.

3..JUDEU, PROFETA, MESSIAS.

A visão que a mulher tinha a respeito de Jesus, foi mudando conforme o tempo que ela dedicava na conversa com Jesus.

Primeiro ela achava que Jesus era um simples judeu, ela disse assim no versículo 9: “Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?”.

Depois desse episódio Jesus revela que a mulher tinha 5 maridos e o que estava com ela não era marido dela. 

Neste momento ela descobre que Jesus não era um simples judeu, mas sim um profeta de Deus.

Perceba que a visão está melhorando e já passou de um simples judeu para um profeta. E no versículo 26 Jesus se revela e ela crê que ELE é o messias, o Salvador ungido de Deus.

JUDEU, PROFETA e MESSIAS. 

Quanto mais tempo você passar com Jesus, buscando a presença dele, mais você conhece a vontade dele para sua vida, o que agrada ELE e o que desagrada.

Passe mais tempo com Jesus! Para muitos, ele é só um simples judeu, mas para quem passa tempo com Jesus, sabe que ele é o Salvador, o messias remidor da nossa alma.

4..ADORAÇÃO VERDADEIRA NÃO É LOCAL, MAS SIM O ESTILO DE VIDA.

O estilo de vida da mulher era o que mais importava para Jesus. Ela teve vários maridos, estava na solidão ao lado de um poço, mas estava preocupada com o local em que devesse adorar a Deus.

Ela estava preocupada com a geografia da adoração, mas não estava preocupada com o estilo de uma vida santa e purificada para Deus.

Não é proibido adorar a Deus no templo, amo congregar com meus irmãos, mas que isso seja fruto de um estilo de vida santa que você tem com Jesus, e não pela mera formalidade do ir pro ir.

De nada adianta você estar em uma igreja sadia, genuinamente bíblica, cristã verdadeira, se você não mudar de vida. Faça da santidade o seu estilo de adoração a Deus.

Se não houver culto em sua vida, não haverá vida no seu culto.

5..JESUS TEM O ANTÍDOTO PARA JUDEUS E SAMARITANOS.

Judeus e samaritanos, historicamente não se falavam. Havia um muro, uma barreira entre os dois povos. Que na verdade eram todos irmãos descendentes de Abraão.

A mulher até tentou levantar a barreira da dissensão dizendo para Jesus: “como tu sendo judeu me pede água?”, mas Jesus ignorou profundamente aquela guerra da desunião, sem sequer entrar no assunto.

Na verdade, Jesus tem o antídoto, o remédio para judeus e samaritanos/ para gregos e troianos/ para desafetos que professam a mesma fé/ para marido e mulher que estão brigados, e o principal de todos, JESUS tem o remédio para unir o homem que está em discórdia com Deus. O homem que está desunido e distante de Deus. JESUS É O PRÓPRIO REMÉDIO.

6..JESUS NÃO QUERIA BEBER ÁGUA, JESUS QUERIA COMUNHÃO.

O pedido de Jesus por água, era só uma estratégia para iniciar um diálogo e salvar aquela mulher.

Tem coisas que Jesus nos pede só para criar relacionamento de comunhão com ELE. Jesus pede nossa vida, Jesus pede santidade da nossa parte, pede para nós fugirmos da aparência do mal, mas tudo isso é porque ele quer ver nossa alma salva. Ele quer um relacionamento profundo e sincero entre nós e ELE.  

Às vezes, estamos muito atarefados, o dia passa e nos esquecemos dele e aí Ele permite que situações aconteçam para que assim possamos correr para os braços dele novamente.

Tiago 4:8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.

Jesus não vai te perder de vista.

7..JESUS QUER TE ENCONTRAR A SÓS.

Jesus preparou o cenário para ficar a sós com aquela mulher. Nem os discípulos mais chegados como Pedro, Tiago e João estavam presentes.

Isso fala do nosso momento a sós com Deus. Um momento para abrir o nosso coração, chorar e se derramar na presença de Deus dizendo tudo que sentimos, tudo que nos aflige, tudo aquilo que nos causa medo e pavor.

Permita essa fonte jorrar aí de dentro de você nessa hora. Onde é a sua dor? O que mais te preocupa e te deixa ansioso(a)? Peça a Deus para essa fonte jorrar de dentro pra fora e levar todo mal embora.

8.. PRIMEIRO JESUS LAVA, DEPOIS DÁ DE BEBER.

Jesus não acusa, ele confronta com a intenção de curar. Jesus não fere, mas sim revela a ferida para depois curar.

Primeiro Jesus mostrou a ferida daquela mulher para depois dar da sua água purificadora. Primeiro Jesus mostrou aquela mulher o que estava causando divisão entre ela e Deus e depois fez jorrar uma fonte do céu na vida dela.

O que o céu quer fazer conosco primeiro é nos lavar, nos purificar do pecado, para depois derramar as bênçãos, os sinais que seguirão aos que crêem.

9… AQUELA MULHER ERA UMA CHAVE.

Aquela mulher era a chave que Deus usaria para abrir as correntes espirituais de uma cidade inteira. Por isso que Jesus mesmo cansado vai e prepara todo cenário para estar a sós com ela. Paulo também era uma chave para ganhar os gentios para Cristo.

Você também é uma chave para ganhar famílias e pessoas que só você tem acesso. Não temas, apenas vá, Deus quer te usar para abrir prisões espirituais na vida de alguém.

10… JESUS PREPARA ENCONTROS.

Jesus preparou tudo para que o encontro com aquela mulher fosse possível. Nem os discípulos mais chegados Pedro, Tiago e João estavam presentes, Jesus mandou que os doze fossem comprar pão porque nenhum deles entenderiam o fato de JESUS estar conversando com uma mulher samaritana. Verdadeiramente este foi um encontro preparado por Jesus.

Saiba que a hora desta pessoa que você tem orado por ela vai chegar, Jesus prepara encontros.

11.. JESUS ESTÁ CANSADO DO CAMINHO, MAS NÃO DE VOCÊ. 

Fisicamente JESUS estava cansado, mas o espiritual estava renovado com força total.

JESUS estava cansado do caminho, mas não estava cansado da mulher samaritana.

E a mulher não percebeu que Jesus estava cansado, tanto é que ela comenta sobre muitas coisas, menos sobre o cansaço de Jesus. E sabe porque a mulher não percebeu que Jesus estava cansado? Porque ele sentiu-se renovado pelo fato de poder ajudar aquela mulher.

Jesus não se cansa de você. Jesus não se cansa de quem pede socorro a ELE. Jesus não se cansa de quem está tentando acertar. Jesus não se cansa de quem está lutando contra o pecado. Jesus não se cansa de vocês meus irmãos. Jesus se cansa dos falsos profetas. Daqueles que vivem na prática do pecado e pecam com prazer. Mas não se cansa de você.

12… DE PECADORA À MISSIONÁRIA.

Aquela mulher se tornou em uma missionária em Samaria.

JESUS pode levar qualquer pessoa ao nível

de pecador ao nível de missionário (a), homem e mulher de Deus.

Não desista de ninguém, e nem de você. Muitas vezes o adversário lança correntes mentais para te prender ao poço e te fazer acreditar que não têm mais jeito pra você, mas Jesus pode te tirar dessa realidade e te levar pra dele. Há um caminho alto e mais elevado do que o seu te esperando para te tirar da tristezas do pecado e te levar para as fontes que saciam a sua sede. Creia nisso nessa hora.


Uma resposta para “A MULHER SAMARITANA. 10 Lições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *