A Mulher Samaritana.10 Lições

A Mulher Samaritana.10 Lições

O estudo bíblico “A Mulher Samaritana.10 Lições”, é baseado no evangelho descrito por João capítulo 4. Jesus, cansado do caminho, encontrou a mulher samaritana à beira do poço de Jacó. Longe de tudo e longe dos olhares de julgamento, a mulher samaritana busca água em uma fonte terrena que não pode saciar sua sede. Sem condená-la, Jesus a confrontou, e o resultado deste diálogo foi uma cidade convertida pelo poder do evangelho. A mulher Samaritana veio buscar água e recebeu uma fonte para sua vida.

Espero que o estudo bíblico “A Mulher Samaritana.10 Lições”, fale muito ao seu coração.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª A Mulher Samaritana.10 Lições: FONTE PRÓPRIA DENTRO DE VOCÊ.

De acordo com João 4:14, Jesus disse que a água que ele dá “torna uma fonte que brota dentro da pessoa”. Isso significa que a fonte de Jesus, colocou um fim na dependência que a mulher tinha do poço. Saiba que aqueles que possuem a fonte de Jesus não dependem de pessoas ou circunstâncias para seguir em frente. O nome disso é independência espiritual. Quem possui esta fonte não depende das pernas dos outros para caminhar com Cristo; não para por causa das circunstâncias e independente de quem solte sua mão, ele continua na presença de Jesus. Então, receba essa fonte própria dentro de você.

2ª A Mulher Samaritana.10 Lições: PERTO DO POÇO, MAS LONGE DA FONTE.

A mulher samaritana estava perto de muita coisa. Perto do poço da solidão, da vida emocional destruída, do mundo e do pecado, porém, longe de Deus. Isso mostra que não adianta estarmos perto dos poços prazerosos desta vida, mas longe da fonte do CÉU. Enquanto as pessoas constroem suas casas sobre a areia, aqueles que estão perto da fonte, não se abalam no dia da tempestade. A fonte de Jesus é inesgotável.

3ª A Mulher Samaritana.10 Lições: JUDEU, PROFETA, MESSIAS.

A visão da mulher samaritana mudou conforme o tempo que ela passou conversando com Jesus. Conforme o versículo 9, ela achava que Jesus era um simples judeu. Após revelar que a mulher estava no sexto relacionamento, ela descobriu que Jesus não era um simples judeu, e sim um profeta de Deus. E para finalizar seu propósito, no versículo 26, Jesus a fez entender que Ele era o Messias prometido. Desta forma, entendemos que quanto mais tempo passamos com Jesus, mais conhecemos a sua vontade e quem de fato ele é. Então, passe mais tempo com Jesus! Para muitos, ele é apenas um simples judeu, mas aqueles que passam tempo com Jesus, sabem que ele é o Salvador, o messias remidor da nossa alma e o nosso Deus.

4ª A VERDADEIRA ADORAÇÃO NÃO É LOCAL.

A mulher samaritana estava mais preocupada com a geografia da adoração, do que com seu estilo de vida errado. O fato dela estar com sua vida emocional e espiritual destruída, não lhe preocupava tanto quanto o local da verdadeira adoração. A mulher samaritana estava presa a um dogma, por isso, o estilo de vida da mulher era o que mais importava para Jesus. Ela teve vários maridos, estava na solidão ao lado de um poço, porém, preocupada com o local da adoração. Isso nos ensina que sem santidade não existe a verdadeira adoração.

Uma outra verdade aplicada é: não é proibido adorar a Deus no templo, amo congregar com meus irmãos. Antes, devemos nos preocupar com o nosso interior e com o nosso estilo de vida santa, e não pela mera formalidade de estar presente no culto. De nada adianta você estar em uma igreja sadia, genuinamente bíblica, cristã verdadeira, se você não mudar de vida. Faça da santidade o seu estilo de adoração a Deus. Afinal, se não houver culto em sua vida, não haverá vida no seu culto.

5ª JESUS TEM O ANTÍDOTO PARA JUDEUS E SAMARITANOS.

Historicamente, judeus e samaritanos não se falavam. Havia um muro, uma barreira entre os dois povos. Que na verdade eram todos irmãos descendentes de Abraão. Por um dado momento, a mulher samaritana tentou levantar a barreira da dissensão dizendo para Jesus: “como tu sendo judeu me pede água?”, porém, Jesus ignorou profundamente a guerra da desunião e nem sequer tocou no assunto. Na verdade, Jesus tem o antídoto, o remédio para judeus e samaritanos; gregos e troianos; desafetos que professam a mesma fé; para marido e mulher; pais e filhos, e JESUS tem o remédio para unir o homem que se encontra em discórdia com Deus. JESUS É O PRÓPRIO REMÉDIO.

6ª JESUS NÃO QUERIA BEBER ÁGUA, QUERIA COMUNHÃO.

O pedido de Jesus por água, era só uma estratégia para iniciar um diálogo e salvar aquela mulher. Assim, aprendemos que Jesus nos pede algo em busca de relacionamento de comunhão. ELE pede nossa vida, santidade da nossa parte, pede para fugirmos da aparência do mal, com o propósito de nos salvar. O mestre deseja um relacionamento profundo e sincero conosco. Para isto, ele permite que as tempestades venham para nos aproximar dele e de seus projetos. De acordo com Tiago 4:8, “Devemos Chegar a Deus, e ele chegará a nós. Saiba que Jesus não aceita te perder, pois ele te ama.

7ª JESUS QUER TE ENCONTRAR A SÓS.

Jesus preparou o cenário para ficar a sós com a mulher samaritana. Nem os discípulos mais chegados como Pedro, Tiago e João estavam presentes. Isso fala do nosso momento a sós com Deus. Um momento para abrir o nosso coração, chorar e se derramar na presença de Deus dizendo tudo que sentimos, o que nos aflige, o que nos causa medo e pavor. Então, permita que essa fonte jorre dentro de você. Onde é a sua dor? O que mais te preocupa e te deixa ansioso? Peça a Deus para essa fonte jorrar de dentro para fora e levar todo mal embora.

8ª PRIMEIRO JESUS LAVA, DEPOIS DÁ DE BEBER.

Primeiramente, Jesus mostrou a ferida da mulher samaritana, dizendo: “Você não tem marido, pois teve cinco maridos e não é casada com o homem com quem vive agora”. E logo em seguida mostrou a solução ao dizer no versículo 26 que “ele era o Messias”. Jesus não acusou a mulher samaritana, e sim a confrontou com a intenção de curá-la. O mestre não a feriu, mas revelou onde estava a ferida. Saiba que Jesus primeiramente deseja nos lavar e purificar do pecado, para depois derramar as bênçãos, os sinais que seguem aos que nEle crêem.

9ª A MULHER SAMARITANA ERA UMA CHAVE.

A mulher era a chave que Deus precisava para abrir as correntes espirituais de uma cidade inteira. Por isso, Jesus, mesmo cansado do caminho, prepara o cenário para estar a sós com ela. Paulo também era uma chave para ganhar os gentios para Cristo. Da mesma forma, somos as chaves que ganharão as famílias. Então, não temas, siga em frente, pois Deus deseja usá-lo para abrir prisões espirituais na vida de alguém.

10ª JESUS PREPARA ENCONTROS.

Jesus preparou tudo para que o encontro com aquela mulher fosse possível. Nem os discípulos mais chegados Pedro, Tiago e João estavam presentes, Jesus mandou que os doze fossem comprar pão, pois nenhum deles entenderiam o fato de JESUS conversar com uma mulher samaritana. Verdadeiramente este foi um encontro preparado por Jesus. Saiba que a hora desta pessoa que você ora, chegará. Então, não desista dela, Jesus a encontrará à beira de um poço.

Espero que tenha gostado do estudo bíblico “A Mulher Samaritana.10 Lições”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1 comentário em “A Mulher Samaritana.10 Lições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima