A NUVEM DO TAMANHO DA MÃO DE UM HOMEM. 10 Lições


Depois de três anos sem chuva, a mesma voz profética que disse que não choveria segundo a sua palavra no capítulo 17, é a mesma voz do capítulo 18 dizendo pra Acabe: “Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva.” Leia a passagem que está no livro dos Reis capítulo 18.41 em diante e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida.

1…NÃO CONFUNDA A MÃO DE DEUS COM A MÃO DO HOMEM.

A nuvem era como a mão de um homem, mas não era a mão de um homem. Era a mão de Deus agindo. Cuidado pra não confundir a mão do homem com a mão de Deus. Por mais que aquela pessoa seja uma bênção, ela não passa de um servo (a) sendo canal nas mãos de Deus. Quando alguém nos ajuda a Glória é de Deus. Quando alguém faz a Glória é de Deus. Em Atos 12:22 O povo atribuiu Glória a Herodes Agripa dizendo que a voz dele era igual a voz  de um deus, e não de homem! E Herodes Agripa gostou tanto daquela adoração que nem repreendeu o povo.

Mas no versículo 23 do capítulo 12 de atos, a bíblia diz que “No mesmo instante, um anjo do Senhor feriu Herodes, por ele não haver dado essa glória a Deus; e foi comido por vermes e morreu. Deus não divide Sua Glória com ninguém. (Isaías 48:11b).

“A minha glória não a darei a outro” Romanos 11:36 “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”

2…COMECE OUVINDO PRA DEPOIS VER.

No versículo 41 Elias disse a Acabe: “Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva.”

O primeiro ponto que eu quero destacar é a FÉ incrível que Elias tinha pra ouvir barulho de um temporal se nem nuvem no céu tinha. E o segundo ponto que me chama atenção, é que Elias começa ouvindo primeiro pra depois ver a chuva. A prioridade de Elias era ouvir, tanto é que quem olha e vê a nuvem, é o moço de Elias, porque Elias estava com a cabeça entre os joelhos. E eu aprendo que se ouvirmos vamos ver. A fé começa pelo ouvir a palavra de Deus, e depois desta fé pela palavra, nossos olhos começam a contemplar os sinais do céu na nossa vida. Tem pessoas querendo ver, mas não querem ouvir a voz de Deus primeiro. A primeira experiência que o profeta Samuel teve com Deus, foi ouvindo a voz de Deus. Comece ouvindo, obedecendo e se prepare pra ver o agir do Senhor em sua vida. O IMPORTANTE NÃO É O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO, MAS SIM O QUE DEUS ESTÁ MOVENDO. 

3… COLOQUE A CABEÇA ENTRE OS JOELHOS.

Irmãos, olha que coisa linda: o versículo 42 diz que Elias colocou seu rosto, sua cabeça entre os joelhos. Elias não colocou sua cabeça no problema, na dificuldade, Elias colocou a cabeça na oração, nos joelhos. Joelhos falam de oração. Será que vice não está colocando a sua cabeça, o seu pensamento no problema, quando deveria colocar a sua cabeça em Deus? Tem joelhos aí? Então coloque sua cabeça na oração, coloque sua mente no céu é contemple Deus ao invés de contemplar impossibilidades.

4… VOCÊ É PEQUENO, MAS EXISTE UM POTENCIAL DO CÉU DENTRO DE VOCÊ. 

A nuvem era pequena, mas trouxe chuva. A nuvem era pequena, mas havia um potencial de Deus dentro dela pra chegar onde tinha que chegar. A nuvem pequena sou eu, é você, somos nós. Somos pequenos, limitados e falhos, maa temos um potencial de DEUS dentro de nós pra levar chuva em terra seca. Temos um potencial de Deus, através do Espírito Santo habitando em nós, para chegarmos onde precisamos chegar. Então, jamais desista porque tentou, mas nao conseguiu agradar a Deus. QUANDO você chegar no seu limite, lembre-se do que Deus diz em Isaías 41.10 “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu te segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” A nuvem é pequena, mas Deus é Grande , Grande, Grande…

5… TEM SITUAÇÕES QUE EXIGEM MAIS DE VOCÊ. 

Quando Elias orou pra não chover, a oração foi curta. Quando Elias orou pedindo a Deus que derramasse fogo do céu, a oração foi curta. Mas agora, pra chover de novo, Elias precisa orar muito mais. Diz a bíblia no versículo 43 que o moço precisou de sete idas ao local que apontava para a nuvem. Há situações que exigem uma postura de oração maior da nossa parte. Uma oração mais específica por algo. Que você, assim como Elias, esteja disposto (a) a orar com a intensidade, tempo e propósito que a situação exigir de você. 

6…NÃO SUBA SOZINHO, LEVE ALGUÉM CONTIGO.

No versículo 43 a bíblia diz que Elias estava acompanhado de seu moço. Elias levou alguém para o crescimento. Enquanto Acabe saía apressado, o moço aproveitava pra estar no ambiente do crescimento. Não suba sozinho, não cresça sozinho, leve sua família e seus amigos também contigo. Compartilhe a palavra com alguém. Cuidado para não ir e deixar sua família sem o conhecimento. Cuidado para não crescer sozinho. Já passou da hora de você reunir sua família e uma vez por semana fazer o culto da família na sua casa. Já passou da hora de você encontrar um amigo (a) que aceita 30 minutos de aula em um dia da semana em casa. Subir sozinho fala de estarmos indo para o céu sozinhos, sem compartilhar o evangelho com alguém. Deus não nos chamou pra subirmos pro céu sozinhos.

7… DEUS TEM UMA SOLUÇÃO DE DENTRO DO PROBLEMA.

O versículo 44 diz que havia “uma pequena nuvem, como a mão dum homem, SUBINDO DO MAR.” Mar fala de problema, de obstáculo, geralmente mar na bíblia está associado a grandes problemas. E aqui o moço de Elias diz que a nuvem vinha subindo no meio mar. Tem hora que, junto com o problema, vem a solução. No meio do deserto de Agar e Ismael, Deus mostrou uma fonte. No meio do deserto de Israel, Deus fez uma coluna de nuvem e uma de fogo. O mesmo problema que nos traz dor e preocupação, é o mesmo que nos mostra que Deus está conosco até dentro do olho do furacão. 

8… NÃO  DESPREZE OS PEQUENOS SINAIS.

Para muitos era só uma nuvem pequena e incapaz de trazer chuva. Mas Elias entendeu que aquela nuvem, mesmo sendo pequena, se tratava de um sinal de alvo grande que estava à caminho. O sinal que Deus nos envia não precisa ser grande, Deus já é grande e isso basta. Por isso esteja atento aos detalhes. É sabe o que eu aprendo? Às vezes a situação mudou só um pouquinho pra melhor, mas mudou. Às vezes a conquista foi bem pequena, mas foi uma conquista. Não espere grandes resultados para celebrar a Deus. Para um bom entendedor, um pequeno sinal vindo da parte Deus basta pra confirmar a vontade dele em nossas vidas. Um pequeno sinal já é um anunciador de coisas grandes. Ele não vai no culto, mas já aceita ouvir você falar de Jesus sem te criticar. Não despreze os pequenos sinais. É MELHOR UMA NUVEM PEQUENA QUE TRAZ GRANDE CHUVA, DO QUE UMA GRANDE NUVEM DE CHUVA PEQUENA.

9…A CHUVA ERA O CÉU APLAUDINDO A FIDELIDADE DE ELIAS.

Primeiro, Deus respondeu com fogo a oração de Elias, e agora Deus responde com chuva. Deus abriu as comportas do céu e derramou chuva para confirmar tudo que Elias havia feito em Israel. Nos dias de Noé a chuva desceu como sinal de juízo, mas nos dias de Elias a chuva significa o céu aplaudindo a obediência de um homem, que mesmo lutando sozinho (humanamente falando) foi fiel a Deus em tudo. Salmo 

Salmos 37:23 “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho.” Que suas obras ,suas ações, seus pensamentos sejam confirmados por Deus. Pode ter uma nação contra você, mas se suas atitudes agradam a Deus, já era para o inimigo.

10… QUANDO DEUS TE CONDUZ VOCÊ CHEGA PRIMEIRO ONDE CHEGARIA POR ÚLTIMO. 

Elias saiu a pé e depois de Acabe, mas chegou primeiro na cidade de Jezreel. No versículo 46 diz que foi “a mão do Senhor Que estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jezreel. Assim como Deus estava movendo a nuvem, também foi Deus quem moveu Elias pra chegar primeiro onde pela lógica ele chegaria por último ou nem chegaria. Você pode testemunhar esta realidade, com Deus ao nosso lado, nossa estrutura é outra. O versículo 46 diz que Elias veio na frente do Acabe que tinha saído primeiro. Corra na frente das suas limitações, corra na frente dos seus problemas. Contra na frente dos seus medos e traumas. Deus é sobre ti e por ti. Corra que vem chuva aí!!

A NUVEM DO TAMANHO DA MÃO DE UM HOMEM.


Uma resposta para “A NUVEM DO TAMANHO DA MÃO DE UM HOMEM. 10 Lições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *