A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO (Lucas 10.25)


A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO (Lucas 10.25)

Essa célebre parábola é exclusiva do evangelho segundo Lucas. A parábola do bom samaritano está localizada no capítulo 10:25.

E a máxima dessa Parábola é a prática do amor e o cuidado ao próximo, o cuidado com as pessoas. A parábola do bom samaritano:

1… TEM  LUGAR NA HOSPEDARIA, MAS FALTAM  BONS SAMARITANOS. 

O problema desta passagem não é a falta de vaga na hospedaria, tem vaga.

O que falta mesmo é um bom samaritano pra socorrer aquele homem. Estamos vivendo uma crise de bons samaritanos. Vivemos no tempo do egocentrismo. Cada um pensando em si próprio ao invés de pensar no próximo. Nunca foi tão urgente a presença de bons samaritanos,  principalmente neste tempo de pandemia onde há várias pessoas precisando de um socorro e de um amparo. Não falta lugar na hospedaria,  mas cadê os bons samaritanos pra levar o próximo até lá?

2..CUIDADO COM O AROMA!

JESUS disse que o homem descia de Jerusalém (lugar de paz) para Jericó (aroma, perfume). Ele saiu de um lugar de paz em direção a um lugar que produzia uma fragrância  agradável. Há muitas pessoas que saem do lugar de paz atraído por um aroma que não traz paz pra sua vida. Abandonam família,  saem da presença de Jesus, abandonam uma vida de paz em busca de um atraente aroma no mundo, mas que no fim são caminhos de morte. O aroma é só pra atrair, mas no fiM a fragrância sai pra dar lugar a cheiro de coisas em decomposição. Não saia de Jerusalém. Permaneça na paz do SENHOR Jesus. Prefira a paz e não o falso aroma.

3…O LADRÃO QUER AQUILO QUE TE COBRE.

O homem perdeu a sua roupa. A roupa fala da nossa cobertura. Se alguém tirar nossa roupa, seremos envergonhados. Por isso que o inimigo quer levar aquilo que te cobre. Tudo isso pra te envergonhar. Envergonhar seu casamento, sua família,  seu chamado.

Cuidado com sua reputação! O inimigo quer deixar sua vida espiritual nua, vergonhosa.  Assim como Deus cobriu Adão e Eva, ELE quer nos cobrir de pureza e santidade. 

4… CUIDADO COM A VISÃO QUE NÃO GERA COMPAIXÃO.

Assim que o bom samaritano contemplou a situação daquele homem, imediatamente a VISÃO GEROU COMPAIXÃO. Quando nossa visão não gera compaixão tem alguma coisa errada.

A visão que não gera compaixão se chama miopia espiritual. O cristão que tem visão de Cristo sente a dor do próximo. A minha oração é que sua visão esteja gerando compaixão dentro de você a ponto de você ajudar o próximo. E não se conforme com uma visão míope, porque Deus te deu visão de águia.

5…OS ASSALTANTES (INIMIGO) SACERDOTE (RELIGIÃO), LEVITA (LEI) E O BOM SAMARITANO (GRAÇA)

Toda humanidade foi pega de assalto pelo inimigo através do pecado.

O sacerdote ( religião)  passou por nós, nos viu caídos no chão e não fez nada por nós. Veio o levita (a LEI), passou por nós e também não pode nos levantar do chão. Mas veio o bom samaritano (a graça), nos levantou do chão,  curou nossas feridas que nos separavam de Deus e nos plantou na hospedaria que é no centro da vontade de Deus. Está triste, cansado,  deprimido ? Levante-se, Deus através da sua graça  te põe de pé. 

6..TEM CRISTÃOS QUE SÓ FUNCIONAM DENTRO DA IGREJA.

Pare para pensar comigo sobre isso: O sacerdote e o levita só funcionavam dentro do templo. Todo ofício deles eram voltados para dentro de quatro paredes. 

Irmãos, eu amo congregar. Amo adorar a Deus no coletivo com meus irmãos. Amo exercer meu senso de comunidade. Inclusive quero abrir aqui um parêntese pra dizer que: “nao existe uma igreja em cada casa na bíblia,  o que existe é a igreja local dentro de uma casa”. Tanto é que o termo igreja na bíblia nunca está se referindo a um indivíduo, mas sempre a um grupo.

ENTÃO SE VOCÊ AINDA NÃO TEM UM ENDEREÇO ESPIRITUAL, OU ESTÁ AFASTADO (a), BUSQUE AÍ ONDE VOCÊ MORA UMA IGREJA SÉRIA PRA CONGREGAR COM OS IRMÃOS, VAI SER BENÇÃO DE DEUS PRA SUA VIDA. Mas voltando a lição que eu citei lá no começo, nosso cristianismo não pode funcionar só dentro da congregação. Precisamos ser benção dentro, fora e em qualquer outro lugar. 

︎7… SEU DOM, OU OFÍCIO NÃO TE TORNA MELHOR DO QUE NINGUÉM. 

O sacerdote não queria nem tocar no homem caído à beira do caminho. Não é porque você tem um dom ou um cargo de destaque ,que você vai deixar que a insensibilidade tome conta do seu coração. Deus não levanta ninguém pra pisar nos outros. Não seja transformado por uma farda, por um cargo, por sua função, mantenha sua integridade em Cristo. Continue no campo da humildade. E se você usar os dons e cargos para abençoar pessoas, Deus te confiará muito  mais. Porque Deus nos abençoou justamente para sermos bênçãos na vida de alguém. 

8..︎. NÃO  IMITE MAUS EXEMPLOS. 

O levita tinha o sacerdote referência, e infelizmente imitou o mau exemplo dado pelo sacerdote. Não seja levado pelo mal exemplo. Paulo disse: sejam meus imitadores como eu sou de Cristo.  Deus disse para o povo de Israel para que eles não imitassem os povos que estavam na terra prometida. Quando chegar a sua vez, faça a diferença. Sempre haverá alguém precisando de ajuda, sempre haverá alguém à sua espera. Faça a sua parte.

9..O PAGAMENTO SERÁ QUANDO ELE VOLTAR. 

O bom samaritano disse que quando ele voltasse pagaria todas as despesas que aquele homem  fizesse na hospedaria. Jesus vai nos pagar tudo. Toda recompensa será paga quando ele voltar. Então não desanime porque o vosso trabalho tem uma recompensa.  ELE foi, mas um dia ele voltará. Você crê que ele volta? Então permaneça firme na presença de Jesus. 

10..O MAIOR MINISTÉRIO É AJUDAR QUEM PRECISA. 

Esse sim é o maior ministério,  a maior missão. Seu cristianismo se torna melhor quando você doa um pouco de si para ajudar o próximo. E a melhor forma pra você se sentir motivado (a) a ajudar alguém, e se colocar no lugar desta pessoa. É você se imaginar na condição daquela pessoa. Imaginar o que ela está sentindo, está passando. Uma outra forma que me ajuda muito também, é você levar em consideração, que aquilo que você faz para as pessoas, na verdade você está fazendo pra Deus. Porque antes das pessoas vem  Deus, e entre você e o seu próximo está Deus. De maneira que quando você vai ajudar alguém, antes você passa por Deus.

Então, solte suas amarras de alguém HOJE 

11…CUIDOU SEM EXPOR O PRÓXIMO. 

O bom samaritano conseguiu cuidar sem expor a vida daquele homem. E é esse cuidado que devemos ter quando estamos ajudando alguém, o cuidado pra não tornar público o que aquela pessoa está passando.

Quem tem azeite (que aqui nesta passagem é um símbolo do Espírito Santo), cuida sem expor. E reparem que o bom samaritano também tem vinho (que simboliza alegria), ou seja: O BOM SAMARITANO CUIDOU SEM EXPOR, NA UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO E FEZ ISSO COM ALEGRIA. A bênção foi completa e bem feita para Glória de Deus. Que assim seja conosco quando chegar a nossa vez também. 

CONCLUSÃO:

Eu concluo esta lição com as palavras que Jesus disse para os seus ouvintes no versículo 37: VÃO E FAÇAM DE IGUAL MODO. Ou seja: vão  e façam como fez o bom samaritano. Esta  é a minha oração, que de todas as x lições que acompanhamos venhamos refletir em nossas vidas  os mesmos bons exemplos. 


3 respostas para “A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO (Lucas 10.25)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *