A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO. 10 Lições.


A parábola do filho pródigo parte 2: Lucas 15: 11 ao 32

A princípio, ele tinha tudo na casa do Pai. Ele tinha comunhão, abrigo, alimentação, roupa, calçado, anel no dedo e o principal: o pai. Tudo que o pai possuía também era dele. Sua vida era cercada de bênçãos e nada lhe faltava. Mas um dia, a insatisfação junto com a curiosidade começou a falar mais alto no coração daquele jovem. E ele começou a vislumbrar um mundo atraente, colorido e cheio de emoções lá fora. Então, ele pede ao Pai a sua parte da herança e mergulha de cabeça numa aventura. Só que sem a presença do Pai. E esta aventura não vai terminar nada bem, o filho vai desperdiçar toda herança longe da presença do pai.

1…NÃO É ERRANDO QUE SE APRENDE.

Eu tenho certeza que você já ouviu alguém  dizendo a frase: É ERRANDO QUE SE APRENDE. Mas essa frase dá a ideia de que precisamos errar para aprender. Se esta frase estivesse certa, teríamos uma ideia de que o filho mais novo tinha que sair da presença do PAI, correr risco de vida no mundo, sofrer, ser amassado pelas pessoas, para só assim aprender.

Claro que não é isso que a parábola do filho pródigo nos ensina.

A maneira mais sábia de aprender é observando o erro dos outros. O filho pródigo é o exemplo real daquilo que o mundo pode fazer com uma pessoa que decide viver longe do pai celestial. O filho pródigo sofreu, mas teve um final feliz. Infelizmente há vários exemplos de pessoas que tomaram a mesma decisão do filho pródigo e não terminaram nada bem. Então, se não queremos ter o mesmo fim trágico, vamos tomar atitudes diferentes. Veja como o sábio Salomão aprendeu: “O que tendo eu visto, o considerei; e, vendo-o, recebi instrução”. (Provérbios 24:32)

E como se Salomão dissesse:  “EU APRENDI OBSERVANDO”

2… VOCÊ JÁ É HERDEIRO DO REINO.

A parábola do filho pródigo começa triste. A herança, ou parte da herança, só é dada depois que o testador morre. Mas aqui nesta parábola  o pai está vivo. Era como se o filho tivesse matado o pai no coração, e a partir daquele momento cortasse toda ligação emocional com o pai. Pedir a herança enquanto o pai estava vivo era algo inaceitável para os judeus.

Jesus passou pelo vale da sombra da morte para nos fazer herdeiros de todas as bênçãos.  Este é um dos motivos pelo qual Jesus venceu a morte. Hoje nós temos uma herança. Romanos 8:17 diz: “E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados”.

Guarde a sua herança e não desperdice-a por nada nesta vida. 

3…A MAIOR HERANÇA É O PAI.

A herança principal o filho deixou em casa, o pai.  Na oração do PAI nosso, o pai vem antes do pão. O problema é que hoje estão colocando o pão na frente do pai. O pão provém do pai, mas o pai não vem do pão. Quem tem o pai tem tudo. Toda herança terrena vai ficar, mas nada arrebatará o pai da nossa vida. Não troque a sua maior herança, que é o pai, pelas ofertas passageiras e enganosas desta vida. No final de tudo, o filho pródigo descobriu que o pai era sua maior herança. O DINHEIRO ACABOU, MAS O PAI CONTINUOU. A fonte do dinheiro seca, mas o pai é a nossa fonte inesgotável. 

4…QUE TIPO DE PESSOA ERA O MAIS VELHO:

▪︎ É AQUELE QUE PREFERE FICAR FORA DA FESTA DO QUE PERDOAR.

A parábola do filho pródigo nos ensina que o filho mais velho prefere ficar fora da festa do que perdoar o seu irmão. Prefere dar lugar a mágoa do que o perdão. Se liberte de toda mágoa. Você precisa prosseguir. Sua felicidade e seu futuro não podem ser penalizados por causa da irresponsabilidade de alguém. Entenda uma coisa: você precisa prosseguir sem este peso dentro de você. Há uma festa preparada pra você também! Perdoe quem nunca teve coragem de te pedir perdão. Nunca será entre você e as pessoas, é sempre entre você e Deus. Então, permita o tocar de Deus em teu coração. VOCÊ NÃO PODE EVITAR A FERIDA, MAS PODE EVITAR QUE AQUILO CONTINUE TE FERINDO ATÉ O DIA DE HOJE.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER: 15 Lições sobre Jonas.

5… QUEM É O MAIS VELHO:

É AQUELA PESSOA QUE é  rápida para ver o pecado do irmão, mas tardio para enxergar os próprios pecados.

O filho mais velho tem habilidade para ver os erros do irmão que saiu, mas não vê os erros dele que ficou. Ele não percebe a sua falta de amor ao próximo. Ele não vê que a vida dele é uma vida de aparência.

O filho mais velho representa os fariseus na parábola, pois os fariseus reclamaram de Jesus estar comendo com pecadores e publicanos. Os fariseus eram nota 10 por fora, mas o interior deles estava cheio de orgulho como um sepulcro caiado. Que você tenha habilidade para ver os seus defeitos, e olhar para as pessoas com o olhar da graça. A mesma graça que Jesus nos deu quando olhou para nós. Faça como Davi no salmo 139.24. 

“E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”

6…QUEM É O MAIS VELHO:

▪︎ É AQUELE QUE  se sente melhor que seu irmão. É isso que ele deixa claro no versículo 29.  “Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento,..” Era como se ele dissesse: EU sou melhor do que meu irmão. Ele não conseguiu, mas eu consegui. 

Quem se acha melhor nunca melhora. 

Deus não quer usar os que acham que são, Deus quer usar aqueles que reconhecem que sem Deus eles não são nada. Não se trata de ser melhor do que os outros, se trata de ser melhor que nós mesmos todo dia.

7…ENQUANTO ESTAVA NA CASA ERA IRMÃO, SAIU NÃO É MAIS?

A parábola do filho pródigo nos alerta que, para o irmão mais velho, o filho pródigo não era mais seu irmão .

Olha o que ele  diz ao pai em relação ao seu irmão no verso 30: “Esse teu filho”.

Repare que ele não chamou o pródigo de irmão. É teu filho e não meu irmão. 

Mas olha só o que o pai disse no versículo 32: “este teu irmão “. O pai estava dizendo: ele não deixou de ser seu irmão.

Quem se afasta da presença do PAI não deixa de ser nosso irmão (ã). Deus quer nos ver abraçando as pessoas que estão afastadas, e não rejeitando estas pessoas. Se para o irmão mais velho, o pródigo não era mais irmão,  para o pai ele ainda era filho.

8…FOI  BOM TER DADO TUDO  ERRADO.

Foi bom o dinheiro ter acabado; ninguém ter dado nada para ele e o fazendeiro o mandar cuidar dos porcos. Foi bom… Sabe por quê? Porque é dando errado que a gente abre os olhos.

Quando dá errado que a gente cai em si e começa a meditar sobre nossas decisões. Nossa comunhão com Deus… Os valores que estamos deixando para trás… O rastro de destruição que estamos deixando em nossa vida ou na vida das pessoas que nos amam. Deus permite que dê errado para o nosso bem, ele nos ama, e jamais quer nos perder de vista. E eu louvo a Deus por Ele não adotar  A CULTURA DO CANCELAMENTO. Ele não cancela a nossa filiação, ele não cancela o caminho de volta. Na verdade, a parábola do filho pródigo nos ensina que Deus é a única porta aberta quando todas estão fechadas. 

9…ARRUMA AS MALAS E VOLTE!

É Deus nos aconselhando nesta hora.

Arrume as mais e volte ao primeiro amor. Arrume as malas e volte a orar, a ler a palavra; volte a ter os valores que você tinha quando começou a caminhar com Jesus. O filho foi para uma terra distante. Se distanciou demais do pai. Mas não há distância que não possa ser encurtada pela graça de Deus.  A graça superabunda como um rio dentro de nós. Ninguém está fora do alcance de Deus.  Então ARRUME AS MALAS E VOLTE IMEDIATAMENTE e seja uma bênção. Afinal, para quem iremos nós se só Jesus tem palavras de vida eterna?

10…NÃO DESISTA DE SEU PRÓDIGO.

A parábola do filho pródigo nos ensina que todos nós temos um familiar pródigo, amigo pródigo,  um colega de trabalho pródigo. SÓ NÃO DESISTA DO SEU PRÓDIGO. Mesmo que você não esteja vendo o resultado de suas orações.  Não seja movido (a) pelos resultados, seja movido (a) pela FÉ. 

Fique firme. Um dia você vai chamar esta pessoa de meu irmão (a) em Cristo. Fale dele (a ) para JESUS.  “Pródigo” quer dizer DESPERDÍCIO. Por enquanto esta pessoa desperdiça sua vida com aquilo que não tem vida, mas chegará um dia em que ela aproveitará cada momento da vida na presença do Senhor. SÓ NÃO DESISTA DO SEU PRÓDIGO.

11…VOCÊ NÃO PRECISA IR PARA O MUNDO PARA TER TESTEMUNHO.

É isso mesmo! Você não precisa ir para o mundo para ter testemunho pra contar. Seu maior testemunho é permanecer na presença do pai. Você não precisa provar nada para ninguém. Você só precisa permanecer de pé na presença de Deus. Não dê a oportunidade para o mundo te ferir. 

NÃO tem festa para quem sai, tem festa pra quem volta. Se você está vivendo esta experiência amarga do mundo, saiba de uma coisa: Você não foi longe demais a ponto de não poder mais voltar. VOLTE,  TEM UMA FESTA PREPARADA PARA VOCÊ. Ainda que você tenha deixado de ser “cristão”, Deus não deixou de ser Deus! Há um lugar para você nEle, então volte!

12…QUANDO VOCÊ SAI QUEM MORRE NÃO É O PAI.

Esta é mais uma lição que aprendi com a parábola do filho pródigo.

Quando um filho pedia a herança antes do tempo era como se ele dissesse que o pai estava morto. Então, olha o que o pai disse no versículo 32 ao irmão mais velho sobre o pródigo: “este teu irmão estava MORTO”. Percebeu que quando saímos da presença do pai celestial quem morre não é Ele? Percebeu que sair da presença do pai é o mesmo que morte espiritual? Então guarde sua herança. Não desperdice seu tempo, sua vida, sua saúde com um mundo que, como diz lá  no versículo 16: “E ninguém lhe dava nada”, este NADA representa muito bem o que o mundo TEM para dar. Exatamente NADA, mas infelizmente tem muita gente com fama de que está vivo, mas está morto espiritual. Só o pai tem vida para nos dar. Arrume as malas e volte!!!

Conclusão:

A parábola do filho pródigo continua nos ensinando a permanecer no endereço certo que é a presença de Deus. Afinal de contas, só ele é o caminho, a verdade e a vida.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *