A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO. 10 Lições.(Parte 1)


A parábola do filho pródigo (Lucas 15), contada por Jesus, tem muito a nos ensinar. Jesus disse que um certo jovem tinha tudo na casa do Pai. Ele tinha comunhão, abrigo, alimentação, roupa, calçado, anel no dedo e o principal: o pai. Tudo que o pai possuía também era dele. Sua vida era cercada de bênçãos e nada lhe faltava. Mas um dia, a insatisfação junto com a curiosidade começou a falar mais alto no coração daquele jovem. E ele começou a vislumbrar um mundo atraente, colorido e cheio de emoções lá fora. Então, ele pede ao Pai a sua parte da herança e mergulha de cabeça numa aventura. Só que sem a presença do Pai. E esta aventura não vai terminar nada bem, o filho vai desperdiçar toda herança longe da presença do pai. 

1…O PRÓDIGO DESCOBRIU QUE O PROBLEMA NUNCA FOI O PAI.

O filho estava insatisfeito na presença do pai. E a partir de uma insatisfação, decidiu sair da casa do pai. Tem pessoa que vê defeitos em todo mundo, vê problema no pastor, na Igreja, nos irmãos, vê problema até em Deus. Só não vê, ou não quer ver, os próprios defeitos.  O filho descobriu que ele era o problema (pequei contra o céu e perante ti…V.21)

Muitas pessoas são rígidas com os defeitos dos outros, mas não são rígidas com os próprios defeitos. (E às vezes, defeitos e até maiores).

Cobram mudança do lado de lá, mas não mudam do lado de cá.

Faça como Jesus que via a qualidade das pessoas. Ele viu qualidade em Pedro que tinha um temperamento forte; viu qualidade em Zaqueu que era publicano e viu qualidade na mulher samaritana, na mulher pega em adultério. Então, muito cuidado porque o inimigo vai sempre estar usando isso pra te afastar da comunhão com Deus e da comunhão com os irmãos.

Com certeza, o filho via o mundo perfeito e a casa do pai cheia de defeitos, mas no final ele descobriu que o problema NUNCA ESTEVE DO LADO DE LÁ, MAS SIM DO LADO DE CÁ. 

2… DE CONVIDADO ESPECIAL À ESCRAVO.

Cuidado com caminhos que parecem direitos. Este é um dos alertas na parábola do filho pródigo. No mundo é  assim: no começo tem um tapete vermelho para te receber. Os “amigos” dizem: “Deixa que eu pago” ou “Você é o cara” ; “Seu lugar é aqui”. Até o dia em que você se torna escravo, mergulhado na tristeza,  no vazio de Deus,  nos  vícios e na distância. Foi isso que aconteceu com o jovem pródigo. Na parte “B” do versículo diz que “…ninguém lhe dava nada”. É isso que o mundo tem para dar: NADA!!!

É terrível chegar ao estado onde nenhuma mão se estende em nossa direção. 

A família de José entrou no Egito como convidados especiais, mas com o passar dos anos, entrou um faraó que não conhecia José, ou não reconhecia os feitos de José, e todo povo se tornou escravo. Sansão também era convidado especial de Dalila, até perder seu cabelo, suas forças, sua visão e se tornar escravo.

CUIDADO!! No mundo você vai de convidado especial à escravo, mas com Deus é DE ESCRAVO À CONVIDADO ESPECIAL DO REINO DE DEUS. Fique firme!!!

3…O PAI (DEUS) NÃO ESTÁ MORTO.

Na parábola do filho pródigo, quando o filho saiu de casa, era como se ele dissesse: “no meu coração o pai está morto”.

Para os judeus era uma afronta, um escândalo, pedir a herança enquanto o testador estivesse vivo. Era como desejar ver a morte do pai. Em Hebreus 9:16 e 17 diz:

“Porque onde há testamento necessário é que intervenha a morte do testador. 17. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?”

O testamento e a herança que ele contém, só passam a beneficiar o herdeiro depois da morte do testador. POR ISSO QUE JESUS PASSOU PELA MORTE PARA NOS DAR A HERANÇA CELESTIAL NO SEU REINO. Hoje temos uma herança porque Cristo, o testador, morreu e venceu.

Mas aqui na parábola o pai está vivinho da Silva, e o jovem não tem acesso a herança ou direito de gozar dos bens da Fazenda enquanto o pai está vivo. 

MUITOS JÁ EMPENHARAM ESFORÇOS PARA MATAR DEUS. APAGAR DEUS DA HISTÓRIA.

Mas ninguém vai apagar Deus da minha, da nossa história. Deus não está morto! Deus é real! E no que depender de nós, ele será exaltado e glorificado em nossas vidas. Cuidado com a cultura ateísta que coloca Deus de fora de tudo. Se você diz que crê, mas não coloca Deus no topo da lista de prioridades, então você precisa rever a sua FÉ.  Que Deus seja tudo em nós. Que pela palavra, seja dado passos na direção do CRIADOR. DEUS NÃO ESTÁ MORTO!

4…O INIMIGO ARRANCOU TUDO, MENOS O CAMINHO DE VOLTA. 

O inimigo tocou na riqueza, na comunhão, na paz, no amor no coração do jovem, mas não tocou e não obstruiu o caminho de volta para casa do pai.

Há um caminho. Um novo e vivo caminho com diz Hebreus 10:19 e 20:  “TENDO POIS, IRMÃOS, OUSADIA PARA ENTRAR NO SANTUÁRIO, PELO SANGUE DE JESUS, PELO NOVO E VIVO CAMINHO QUE ELE NOS CONSAGROU, PELO VÉU, ISTO É , PELA SUA CARNE, 

O inimigo não tem poder de arrancar o seu caminho de volta. O filho estava todo sujo, maltratado, quebrado por dentro e por fora, mas o caminho de volta ainda estava intacto. 

5…QUEM VAI MARCAR A SUA HISTÓRIA, O PORCO OU O BEZERRO?

Era humilhante demais para um judeu apascentar, cuidar de porcos. O porco era considerado um animal impuro. Cuidar de porcos era o fim da linha. O fundo do poço.  Mas o jovem cai em si, se converte do mal caminho o pai o recebe com festa e o bezerro, que era um animal puro, foi sacrificado para que houvesse festa.

Pronto, a vida do filho não seria marcada pelo porco, pela sujeira, pela impureza, mas sim pela morte de um animal puro.

E você, sabe porque o pai matou um bezerro, tendo em vista que o bezerro é um animal de grande porte? Porque a quantidade de pessoas para celebrar a Vitória do filho seria grande. Haveria muitos convidados. Pois QUEM VIU A DESONRA DO FILHO, AGORA CONTEMPLAVA A DUPLA HONRA QUE O PAI PROPORCIONOU a ele. Que sua vida não seja marcada pelo porco (pela impureza), mas sim pelo bezerro, (pela pureza de Cristo em sua vida).

6…VOCÊ NÃO É ESCRAVO, VOCÊ É FILHO.

Quando o filho retornou, ele pediu ao pai que o recebesse pelo menos como um de seus jornaleiros. Os jornaleiros eram a classe mais baixa de escravos. Existiam os escravos chamados SERVOS (que eram aqueles que estavam mais próximos de seus senhores/ patrões). Os escravos inferiores (Que eram aqueles subordinados à primeira classe de escravos SERVOS), e a terceira classe que eram os jornaleiros. Estes jornaleiros eram escravos que não pertenciam à propriedade, a fazenda, por isso era a classe mais distante. Eram trabalhadores temporários que, quando necessário, o patrão contratava a mão de obra deles.

Quando o filho pede para ser pelo um dos jornaleiros, ele está dizendo: DEIXA PELO MENOS EU TE VER EM VEZ ENQUANTO. ME RECEBE PELO MENOS COMO UM ESCRAVO DE NÍVEL INFERIOR. Mas o pai imediatamente o abraça, coloca vestes novas, sandálias nos pés, anel no dedo, e prepara a festa. Deus não nos trata como escravos, Deus nos trata como filhos. Seu relacionamento com Deus não se resume ao que você faz para Deus, mas sim na comunhão de um relacionamento de pai e filho. Não é pela obra, é pela FÉ. Não é pelo que você faz e sim pelo que ele já fez na cruz por amor a você. 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR: 11 lições sobre Gideão e os trezentos.

7…VESTES ESPECIAIS, ANEL NO DEDO E SANDÁLIAS NOS PÉS. 

▪︎ VESTES ESPECIAIS. 

Só Deus nos veste de forma especial. Adão e Eva perceberam que estavam nus. E na tentativa de esconder a vergonha do pecado, se cobriram com folhas de Figueira. Mas DEUS tinha roupas especiais para aquele momento de vergonha. SÓ  DEUS PARA NOS DAR VESTES DE LOUVOR (DE FESTA) AO INVÉS DE ESPÍRITO ANGUSTIADO, como diz em Isaías 61.

E existe uma veste especial que usaremos quando estivermos com Deus nas alturas, mas enquanto estivermos aqui, que se cumpra o que está escrito em Eclesiastes 9:8 que diz: “Em todo o tempo sejam alvos as tuas vestimentas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.”

8…ANEL NO DEDO.

Anel é símbolo de aliança e autoridade. A partir daquele momento o filho estava de volta aos braços do Pai. A aliança com Deus é sinal de autoridade. Em Ester 8.2, o rei Assuero dá o anel nas mãos de Mardoqueu como sinal de autoridade para selar as cartas de Vitória aos judeus. O pai nos concedeu uma aliança,  pela qual temos autoridade para vencer tudo aquilo que se levanta para roubar nossa comunhão com o pai. A autoridade de filho está sobre você. Existe uma aliança com Deus que nada pode anular. Muitas coisas já tentaram te tirar da presença, mas você ainda continua de pé. Use o anel, use sua aliança com Deus para despojar todo principado e potestades do mal. Receba esta palavra, você é filho (a), e a autoridade de Deus está sobre você. 

9…SANDÁLIAS NOS PÉS. 

Quem andava descalço eram os escravos. Aquele jovem estava descalço justamente porque se tornou escravo do mundo e de suas vontades. Por isso que o pai deu calçados novos ao filho. Deus calçou os nossos pés na preparação do evangelho. Em Efésios 6:15 diz: “E CALÇADOS OS PÉS NA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ;…” 

Isso quer dizer que não somos escravos,  somos soldados do Reino de Jesus. 

Calce os seus pés, você é filho (a).

10…CUIDADO COM A CULTURA DO “ME DÁ”.

Enquanto o filho mais novo se preocupava com a parte da herança,  a verdadeira e maior herança ele deixava para trás que era o Pai. 

Tem coisas que se chegarem em nossas mãos, vão nos destruir. Quem sabe o que é melhor para nós é Deus.  E se Deus já sabe o que é melhor para você, então descanse! Se for para sua perdição, Deus não vai deixar chegar em suas mãos. 

Tome muito CUIDADO COM PROJETOS QUE DEUS NÃO ASSINA EMBAIXO. 

Nenhum pai quer ver seu filho sofrendo, e Deus também não. 

Ore a Deus dizendo: “Pai, se o SENHOR não quer, então eu também não quero”.

Que a parábola do filho pródigo fale cada vez mais alto em seu coração. 

Conclusão:

Enfim, chegamos no final das lições sobre a parábola sobre o filho pródigo. Não perca a parte dois, onde você encontra mais dez lições sobre a parábola do filho pródigo. 


Uma resposta para “A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO. 10 Lições.(Parte 1)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *