
O estudo bíblico “A Ressurreição de Lázaro.10 Lições”, é baseado em uma história repleta de detalhes e diversos ensinamentos para a nossa prática de vida diária. Este é o segundo vídeo sobre a ressurreição de Lázaro, uma passagem que é uma fonte inesgotável de lições da palavra. Leia a passagem que está escrita lá em João 11 e confira abaixo o esboço sobre “A Ressurreição de Lázaro.10 Lições”.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
1ª A Ressurreição de Lázaro.10 Lições: O MILAGRE NÃO ACONTECE PORQUE AMAMOS JESUS.
De acordo com as palavras do mensageiro enviado pelas irmãs de Lázaro, “estava enfermo alguém que era amado por Jesus”. Elas pediram para o mensageiro dizer que estava enfermo aquele que Jesus amava, e não aquele que amava Jesus. Marta e Maria apelaram para o amor de Jesus por Lázaro e não para o amor de Lázaro para Jesus. O amor de Jesus não falha, é perfeito, mas o nosso amor é falho. Todos os presentes de Deus que vêm em nossa direção, são frutos do amor dEle por nós e não do nosso amor por ele.
2ª A Ressurreição de Lázaro.10 Lições: UM MILAGRE INÉDITO.
Os judeus nunca tinham visto um milagre de ressurreição como este. A filha de Jairo e o filho da viúva de Naim foram ressuscitados pouco tempo depois de morrerem, mas Lázaro já estava morto há quatro dias. Jesus nunca tinha operado uma ressurreição em alguém depois de tantos dias morto, foi algo inédito. Então, se prepare para ver milagres inéditos em sua vida. Coisas que seus olhos ainda não viram podem acontecer.
3ª A Ressurreição de Lázaro.10 Lições: NÃO É DEMORA, É MELHORA.
Para muitos Jesus estava demorando, Marta chegou a dizer que se Jesus tivesse chegado antes, o irmão dela não teria morrido. Mas esta aparente demora tem um propósito. Pra Marta é demora, mas pra Deus é melhora. Deus está caprichando. Os planos e os caminhos de Deus são maiores que o nosso. Não firme as estacas da sua FÉ no cenário que se apresenta na sua frente, mas firme sua FÉ e descanse naquele que é a ressurreição e a vida.
4ª RESSURREIÇÃO E VIDA, E VIDA E RESSURREIÇÃO.
Primeiramente Jesus disse que era a ressurreição e a vida. Esta ordem nos ensina que antes da vida vem a ressurreição, ou seja, depois da ressurreição do povo de Deus, começa a vida eterna com Deus. A vida verdadeira começa depois da nossa ressurreição. De acordo com 1 Tessalonicenses 4:16 ” os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” Ou seja, está para começar a melhor de todas as vidas. Então, permaneça firme na presença de Jesus. Nós ainda não chegamos em casa, pois existe um lugar sem dor e sem choro preparado pelo Senhor Jesus.
5ª O RELACIONAMENTO COM JESUS FAZ A DIFERENÇA.
A palavra “está enfermo aquele que tu ama”, dita pelo mensageiro, aponta para o relacionamento que Lázaro tinha com JESUS. Relacionamento de amigo. Por isso, Jesus disse aos discípulos, que já não os chamaria mais de servos, mas de amigos, pois tinha compartilhando tudo o que ele tinha ouvido do PAI celestial. Jesus sempre projetou um relacionamento de comunhão com seus discípulos. Não é servir a Deus por medo, mas servir a Deus por amor. É na hora do aperto que descobrimos como vale a pena se relacionar com Jesus, pois somente com ele conseguimos estrutura para vencer.
6ª NÃO ERA APÓSTOLO MAS ERA AMIGO.
De acordo com o contexto bíblico, Lázaro não era apóstolo, e sim amigo de Jesus. Desta forma, entendemos que a maior posição que podemos alcançar em Cristo é a posição amigos. Enquanto muitos querem seguir a Cristo em busca de status, Lázaro nos ensina a buscar comunhão de amigos de Jesus. Um relacionamento íntimo com Jesus faz toda diferença. Então, comece abrigando Cristo em seu coração e mantenha comunhão íntima e sincera com ele. Afinal, seguir a Cristo é mais do que um cargo, é relacionamento de amigo, de intimidade e comunhão com ele.
7ª QUEM ABRE A PORTA DA CASA PARA JESUS, É AMPARADO NO DIA DA DOR.
A casa de Lázaro era um lugar que Jesus gostava de estar. A porta da casa estava sempre aberta para Jesus entrar. Por isso, quando a dor bateu à porta, Jesus o amparou até mesmo depois de morto. Então, abra a porta do seu coração para Jesus entrar. Ele não só estava na casa de Lázaro para participar de uma refeição, mas para ampará-lo para sempre. Creia que ele também está com aqueles que abrem as portas da vida para ele entrar.
8ª OS AMIGOS DE JESUS TAMBÉM TÊM PROBLEMAS.
Muitas pessoas saem da presença de Jesus e abandonam o evangelho quando os problemas batem à porta, porém, o exemplo de Lázaro serve de alerta para todos nós. Os amigos de Jesus também tem problemas.A proposta de Jesus nunca foi “se me adorar eu te livrarei de tudo.” Na verdade, quem fez esta proposta foi o adversário na tentação do deserto. Ele disse que daria tudo de bom se Jesus o servisse. A nossa adoração a Deus deve ser através do amor incondicional. Os jovens na fornalha de fogo estavam dispostos a adorar a Deus até a morte. Por isso disseram: “e ainda que Deus não nos livre, não dobraremos os nossos joelhos”. Jesus já fez tudo que precisava por nós, por isso, devemos enfrentar os problemas em nome de Jesus, e permanecer ao seu lado custe o que custar.
9ª NINGUÉM PERGUNTOU SE CHEIRA MAL.
Assim que Jesus mandou tirar a pedra, Marta disse que o defunto cheirava mal, porém, em momento algum Jesus perguntou se Lázaro cheirava mal. Neste caso, a fala de Marta soava com ar de incredulidade, como se fosse perda tempo investir naquela causa. Isso nos ensina a lutar pelos entes queridos que ainda não entraram no trilho do evangelho. Para os outros, esta pessoa que você tanto ora pela conversão, já cheira mal. Muitos dão sua causa como perdida, e dizem: “cheira mal”, mas Jesus é aquele que não vê como o homem. Enquanto muitos não acreditam, Ele manda tirar a pedra e contemplar o milagre. Afinal, Ele é a ressurreição e a vida e quem crer nele, ainda que esteja morto, viverá.
10ª OS VIVOS EM CRISTO INCOMODAM.
Enquanto Lázaro estava morto não incomodava ninguém, mas depois que Jesus o ressuscitou, queriam matá-lo. De acordo com João 12:10, “os principais sacerdotes decidiram matar também Lázaro,…”. Isso nos ensina que enquanto estamos mortos no pecado e distantes de Jesus, o maligno não está nem um pouco preocupado com a gente. Basta você andar na contramão do sistema mundano que ele fica furioso. Então, fica a lição: contra sua vida o maligno só pode ficar furioso, porque, de acordo com 1 João 5:18, aqueles que são de Deus o maligno não toca.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo
Palavra maravilhosa eu amei
Palavra maravilhosa
Graça e Paz que Palavra abençoada, muito bom, Deus abençoe a cada dia.